O lado difícil das situações difíceis

O lado difícil das situações difíceis Ben Horowitz

Resenhas - O lado difícil das situações difíceis

Solinercia 05/03/2024

Começa bom e termina ótimo
Antes de tudo, acho importante mencionar que estudei administração e trabalhei em banco por um tempo antes de largar porque não gostei do mercado. No entanto... Isso não muda o fato de que tenho um grande interesse na área (ainda pretendo concluir o curso).

Esse livro reavivou um pouco do meu interesse. Eu genuinamente não gostaria de trabalhar nesse meio, mas... Existe algo de muito admirável na luta pelo sucesso. Esse livro se debruça particularmente sobre as situações que ninguém menciona, momentos muito difíceis como demissão, contratação, venda de empresa, etc. É riquíssimo em um conhecimento normalmente pouco divulgado na área porque, bom, ninguém quer admitir suas falhas.

Acho que é uma leitura interessante para todos aqueles que desejam trabalhar em empresas de tecnologia ou abrir um negócio de médio porte. Recomendo especialmente pra quem tem medo de empreender, porque aqui, vai encontrar as respostas para as coisas que teme. É uma leitura leve e fluída, vale muito a pena.

Luiz felipe 02/04/2024

Aula de pratica
Espetacular o livre ?Hard things about Hard things?, é assim que começo essa resenha.
Os 3 primeiros capítulos nos aprisionam na historia do conhecido Ben Horowitz, grande empreendedor do Vale do Silício. Suas historias são muito importante pra nos mostrar a realidade do que é empreender, talvez por estar passando por momentos de muito trabalho, me senti na pele dele (em suas devidas proporções), trazendo-me todo o momento de incertezas, angustias, alegrias e expectativas, prendendo-me de forma espetacular.
Os capítulos que se seguem não me prendem da mesma forma, apesar de entender que ele fala muito sobre coisas que cada um passa em seu devido momento, porém não podemos negar a excelente forma de escrita, sempre finalizando o pensamento dos capítulos com um compilado prático. Além disso, o conhecimento técnico de Ben traz conteúdo para todo o livro, tendo ideias que são significativas abordadas em seus respectivos locais, e ideias excelentes, que se mostram a base do seu pensamento, sendo relembradas durante todo o livro (Ex. ?Contrate pelos pontos fortes, não pela ausência dos pontos fracos?), só que de forma muito balanceada, tornando a leitura fácil.
Simplesmente recomendo esse livro para todos que conheço, traz um conhecimento do dia a dia que, mesmo para quem não dirige sua empresa, fica atraído pela dinâmica da escrita.
Parabéns a Ben Horowitz.

Vinícius 21/04/2018

Realista
Tenho um certo asco de livros de negócios genéricos, apesar de ser administrador, esse tipo de literatura na maioria das vezes acaba me desapontando com textos superficiais, chatos e que propõem soluções de alto astral para problemas genéricos. Tenho uns 10 livros desse tipo fechados aguardando uma oportunidade de ler e sempre acabava lendo outro tipo de coisa, por isso demorei um pouco a começar esse livro.

Eis que Ben Horowitz escreve um livro totalmente diferente do que domina o mercado editorial de livros de negócios com um texto frio, realista e incisivo, com diversos ensinamentos e testemunhos seus em situações reais pela qual passou. Leitura agradável, relativamente curta e muito instrutiva, com certeza um dos melhores livros de negócios e gestão dos últimos tempos!
Alan Moreira 08/08/2018minha estante
Vlw pela resenha Vinícius!

Vinícius 08/08/2018minha estante
De nada!

Heloisa Motoki 03/04/2019

Realidade de quem viveu o empreendedorismo
O livro é ótimo, mostra a realidade de quem viveu o empreendedorismo com situações reais e opções reais de como lidar.

Um pouco distante de pequenos empresários por ser referência grandes empresa com vários ceo, cfo.. Mas ainda vale a leitura

Cadu 05/01/2023

Aos grandes da indústria tec
Não é um livro sobre Business de modo geral, é um livro sobre grandes empresas que viveram o boom da tecnologia e com isso entenderam melhor do que ninguém o que é ser diretor executivo dentro de uma empresa que vai de 50 a 500 funcionários em poucos dias ?

O autor aborda muito a proximidade dele com grandes nomes como Bill Campbell, Bill Gates, Steve Jobe, Larry Page .. seus relacionamentos com HP, IBM e suas transações gigantescas a beira de um colapso ?

Se vc é ou gosta desse universo retrô da gestão em big techs vai fundo? caso contrário não perca seu tempo!

Aurelio.Junior 20/01/2021

Um guia para novos líderes e empreendedores
De uma leitura leve, o livro te leva através da caminhada e história profissional do autor. Durante o desenrolar do livro a gente passa a entender o porque do título! Inclusive hoje algumas das estratégias que eu uso na minha empresa que coincidentemente abri pouco antes de concluir a leitura, foram desenvolvidas enquanto lia a obra. Mas o melhor é que ele prova que não existe fórmula pronta para se desenvolver no mundo do empreendedorismo. E pontua cada situação que vai ou pode acontecer na vida de um empreendedor e/ou líder! Os lados difíceis das situações difíceis ficam bem claros.

Dal Molin 19/09/2021

Ajuda para indecisos
Livro excelente para acalmar as ansiedades de "não estar dando certo na carreira" e com dicas valiosas sobre o tratamento de pessoas no âmbito profissional

Ram 17/11/2023

Não é pra tudo mundo
O livro é dedicado a donos, fundadores ou executivos de grandes empresas. Senti falta de conteúdos para a grande maioria de empreendedores e não só a elite da elite. Entretanto, é muito bem escrito, de fácil entendimento e flui bem.

Carol 20/02/2023

Um dos melhores livro que li de liderança...

Especialmente sobre a posição de C level...

O cara tem lugar de fala pois já esteve em situações... não eh um acadêmico ou consultor.

Li há jns 4 anos e sempre me lembro...

Realmente acrescentou...

Kat 08/11/2022

Diferente do que estou acostumada
Sou uma pessoa que adora ler romances, tive que ler esse livro para um trabalho na faculdade e eu fui a única do grupo que leu todo. Eu adorei esse livro, devorei nas oportunidades que tinha e aprendi bastante. É uma história realmente inspiradora. Recomendo.

Ronan.Azarias 23/08/2020

Livro pé no chão
achei interessante a premissa pé no chão do livro. Não tem motivação, mas sim objetividade. Mostra linha de ação, não sugestões genéricas. Isso torna o livro uma leitura muito indicada para administradores de primeira viajem.

Geo 04/07/2022

Leitura obrigatória e necessária
Apesar da maioria dos exemplos citados pelo autor terem como plano de fundo empresas de tecnologia e startups, é facilmente adaptável para qualquer negócio. Foge completamente dos padrões dos livros e publicações sobre empreendedorismo, desmistificando muitos conceitos e padrões sobre "ter uma empresa".

Mr. Jonas 28/01/2019

O lado difícil das situações difíceis
Você já se imaginou como o CEO de uma empresa de tecnologia, em alto crescimento, no meio da bolha de internet dos anos 2000? Não? Pois é, esse é o cenário e a aventura que Ben Horowitz conta nesta obra prima do empreendedorismo digital. O livro conta a saga de Ben, no comando de uma startup chamada Opsware, que veio a ser vendida para a HP posteriormente por U$ 1,6 bilhões de dólares. Leitura obrigatória para CEOs de primeira viagem, executivos de startups em alto crescimento e investidores que querem saber como é estar do outro lado da mesa. O livro trata dos desafios de empreender passando pelos momentos difíceis sem desistir e focando sempre em desenvolver o negócio apesar das adversidades.
Ser um CEO é ser capaz de fazer a melhor aposta, quando não existem apostas. Existem dezenas de livros de gestão e liderança escritos por CEOs e grandes executivos. O problema com estes livros é que eles explicam o que fazer numa empresa quando a direção é relativamente clara e o negócio está focado em se tornar o líder de mercado e continuar a crescer. Porém, o dia a dia de um CEO fundador de uma empresa é bem diferente disso.
É complicado ser um CEO, mas se existe uma habilidade chave que se destaca nos melhores CEOs é a capacidade de fazer a coisa certa, mesmo quando não existem boas opções. Existem momentos nos quais você vai querer se esconder e as coisas não estarão indo bem, mas é nessas horas que você pode fazer a maior diferença como CEO.
Ben Horowitz, em sua empresa, a Opsware, teve que lidar com o estouro da bolha de internet de 2000 e recomeçar do zero sua linha de produtos, para evitar que a empresa quebrasse. A situação foi tão crítica, que Ben chegou a ter que fazer uma reunião na Opsware e pedir que os funcionários que estivessem pensando em pedir demissão o fizessem naquele momento.
Isso fez com que as pessoas que ficassem estivessem focadas em crescer e garantiu que os profissionais que acreditavam na empresa permanecessem e os profissionais que não tinham uma visão de longo prazo acabassem saindo. Esse esforço para garantir que apenas os membros do time que realmente acreditassem no negócio ficassem, foi a escolha acertada e, no longo prazo, levou o preço da ação de centavos de dólar para U$ 7 em pouco tempo.

Criis.Souza 16/01/2023

Essencial para gerir uma empresa
Faz mais de um ano que criei uma empresa na área ambiental e já passei por algumas situações muito difíceis. O livro do Ben tratou delas e de tantas outras que eu ainda nem havia pensando! A leitura é fluida, assim como os conceitos que são facilmente incorporados na gestão da empresa. Indico a todes!

Layziane 10/09/2020

O livro traz lições importantes, mas é uma leitura bem cansativa e bem repetitiva. Não indico o livro por isso. Existem outros livros que trazem a mesma lição, mas são melhores de serem lidos.