Preconceito Linguístico

Preconceito Linguístico Marcos Bagno

Resenhas - Preconceito Linguístico

vsc80 31/08/2009

Profº Pasquale já era!!!
Depois que eu o li, parei de achar que Pasquale ERA A AUTORIDADE em língua portuguesa...
Tenho o livro autografado pelo próprio autor, depois de ter assistido uma palestra maravilhosa!!!

Lu 29/07/2009

Diversidades linguísticas
Eu aprendi com este livro a nao julgar nenhuma pessoa pelo modo como ela fala...pois existem diversidades linguísticas...e não maneira errada ou certa de se falar!!! Muiiiiito bom.

Dani Antunes 08/07/2009

O melhor livro sobre o assunto.
Bagno é incrível nesse livro. Pediram na faculdade e eu não queria ler. Comecei e não conseguia parar. Já li e reli. Um aprendizado enorme. E um "cala boca" bem dado sobre alguns "mitos". Só lendo (e gostando de Linguística) pra entender.

raquelpets 25/04/2009

Para todos os leitores
Um livro que deveria ser lido por todo o mundo para quebrar a visão que as pessoas têm de CERTO e ERRADO da língua. A língua é viva, é dinâmica. Ninguém pode determinar regras para a fala de uma língua. A língua é nossa, é de todos.

Vânia 21/03/2009

"Digo buenas e me espalho..." (Kleyton e Kledir)
Língua "padrão"? "Culta"? Pra quem? O que se fala numa região, pode ser um baita palavrão em outra.

Érika dos Anjos 11/03/2009

Respeitando as diferenças
Mesmo sendo uma defensora incorrigível da última flor do lácio inculta e bela, este livro de Marcos Bagno fez com que eu visse certos 'erros' de uma forma bem diferente, bem menos punitiva do que antes.

O autor mostra que esses erros e mitos que vemos no dia a dia são decorrentes de várias transformações de vida e de meio dos seres humanos, como 'no Maranhão se fala o português mais correto do Brasil', 'Português é muito difícil' ou 'O certo é falar assim porque se escreve assim'.

Um excelente livro-base para quem quer entender um pouco mais sobre linguística e sobre as modificações da língua portuguesa.

Filib Jurj 13/01/2009

Se você ri de quem fala "brusa", "chicrete" ou corrige quem fala "errado" ou diferente da forma descrita pela gramática normativa, você precisa ler este livro.