O que é Ideologia

O que é Ideologia Marilena Chaui

Resenhas - O que é ideologia

beca 10/03/2024

O que é ideologia?
Marlene Chauí tem uma escrita fenomenal e fácil para leigos sobre todos os temas abordados. Trazem uma reflexão real e muito verdadeira sobre coisas que muitas vezes nem percebemos serem deturpadas, já que somos ensinados dessa maneira desde o ensino fundamental básico, ou melhor, desde que nascemos. O livro é extremamente interessante, cativante e importante. Essa leitura me trouxe um conhecimento imensurável, super indico.

Ny 30/12/2023

O que é ideologia?
Meta de 2023 concluída! 23/23

O livro trás uma introdução muito rica sobre o que se trata a ideologia. A princípio trás o conceito de ideologia da antiguidade, logo após, vem aos poucos para modernidade com muitos exemplos. É um livro que recomendo ler de maneira linear, sem ler outros livros ao mesmo tempo, para que assim absorva bem o conteúdo. Gostaria de ter feito isso, pois como demorei para terminar, acabei esquecendo de algumas partes...Pretendo reler novamente.

Alex 29/01/2023

Primeiros passos
Para você questionar os dogmas que sempre ouviu (e reproduziu) sobre sucesso, família, Estado, Deus, mercado, educação e deixar de ser um alienadinho.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/10/2019

Marilena Chauí versa, nesta obra introdutória, sobre a origem e os mecanismos, fins e efeitos sociais, econômicos e políticos dessa fabricação de ilusões e uma história imaginária coletiva.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8511010130

Erika.Chada 11/10/2022

Ótimo livro
"A ideologia é um conjunto de ideias e valores e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. "

Ela da uma explicação plausível do como e porque as coisas funcionam do jeito que são, porque tem o patrão, porque tem o empregado, porque tem que fazer faculdade. Desta forma ela apaga as diferenças e dar a sociedade a sensação de encaixe e pertencimento sem questionar o porque. As coisas são assim porque sempre foram e serão desta forma.

Gostei do livro, mas só entendi perto do final.

Gisele 13/12/2021

Um ótimo livro para compreender como alguns conceitos nos foram empurrados. A leitura é difícil, fica confusa em muitos pontos porque parece não ir direto ao ponto, mas no final cumpre seu objetivo.

Élida Mercês 25/01/2021

Com um texto objetivo e didático, na medida em que o assunto permite, Marilena Chauí explica o conceito de ideologia por meio da demonstração de como ela funciona, como instrumento de dominação política, ao lado do Estado. Vale a leitura.