Niétotchka Niezvânova

Resenhas - Niétotchka Niezvânova

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol | @carolreads 11/07/2019

Niétotchka Niezvânova
Tudo o que eu sabia, antes de iniciar a leitura, é que Niétotchka Niezvânova é um romance inacabado de Dostoiévski.

Não gostei tanto da leitura, apesar de muitas das minhas impressões (desenvolvimento dos personagens e o final repentino e sem explicações) poderem ser justificadas pela ida de Dostô para a prisão e a falta de tempo para terminar seu romance.

A leitura do quinto livro do projeto #dostôesselindo foi uma montanha russa para mim. A leitura foi mais ou menos assim: adorei o primeiro capítulo do livro e fiquei extremamente incomada com o amor de Niétotchka por seu pai... quando ela chegou na casa do príncipe voltei a me interessar pela história maaaas no capítulo seguinte me desinteressava novamente. O importante é que conheci mais um pouco do Dostô e que mesmo com dificuldade consegui terminar a leitura haha.

Estou doida para ver a discussão no grupo LidoLendo do facebook e a live da professora Raquel. Meu interesse nem é tanto pela história do livro, mas sim para saber como o autor lidou com esse período de sua vida (a primeira vez que Dostoiévski foi preso).

site: https://www.instagram.com/carolreads

Victor225 22/03/2023

Parecia uma tentativa de romance bastante ambiciosa do Dostô, mas acabou de maneira bem abrupta devido a sua prisão:( Apesar de ter sido um dos menos cativantes até agora *na minha opinião*, é interessante ver o relacionamento totalmente abusivo e manipulador do padrasto egoísta e convencido de Nietótchka. Que homenzinho, hein!
Também é curiosa a paixão dela por Kátia que, apesar de a dar um alívio e a deixar em êxtase, se dá somente depois de certos comportamentos estranhos por parte de Kátia, muito movidos pelas diferenças de personalidade e pela imaturidade natural de uma criança.
Resumo: Nietótchka só sofre a bichinha xd

pulsaodemorte 04/12/2020

Esse livro tem um efeito de eco, em poucas palavras durante a leitura é mais imediato tomar pra si os sentimentos narrados do que imaginar uma cena (o que normalmente eu faço enquanto leio), eu ainda não sei dizer se é o jeito que ele escreve ou o como....sei lá, é muito traumático lkkkk ecoa pra sempre cada momento do sofrimento da personagem, você fica pensando conforme a história vai desenvolvendo em como foi bem construída a teia das relações da infância e os reflexos que vão surtir na menina em cada acontecimento do seu futuro. É um livro excelente, com passagens absurdas.

Bruno 31/01/2021

Um romance inacabado do Dostoiévski, devido a sua prisão na Sibéria, que tinha muito potencial. Apesar de ter um fim abrupto, vale muito a pena a leitura, digno de reflexões e com uma temática que lembra um pouco Humilhados e ofendidos.

Carol 05/07/2022

Obra inacabada... conhecimento relevante antes de iniciar a leitura!
Quando iniciei a leitura, não estava a par de que era um romance inacabado de Dostoiévski em virtude de sua prisão na Sibéria. Entretanto, esse desvio do projeto inicial não faz da obra menos notável e rica em significados. A vida da precoce órfã, Niétotchka, é narrada brilhantemente revelando o desamparo e a conturbada relação com as suas famílias biológica e adotiva, explicitando impecavelmente seus tormentos pessoais e angústia. O enredo é inusitado e, ao mesmo tempo, substancial para a época, testemunhando um puro e belo relacionamento homoafetivo entre a protagonista e a filha de seus tutores. Surpreendentemente, a obra pincela temas que seriam descobertos e abordados tempo depois pela psicanálise, observando-se uma clara interpretação do complexo edipiano.
Leitura leve, envolvente e condizente com universo dostoievskiano. Recomendo!

Rhuan Maciel 17/04/2022

Esse romance possuía tudo para ser um dos grandes de Dostoiévski, entretanto ele não fora acabado da forma que o autor queria inicialmente, abordando do início ao fim da vida da protagonista. Fica aquele sentimento de que deveria existir mais, de que a história não foi finalizada. Isso deixa o futuro da narrativa para a imaginação do leitor. O livro antecipa questões freudianas do complexo de édipo, trazendo à personagem uma nuance psicanalítica antes da própria psicanálise existir. Também a narração torna-se um dos pontos altos, com vários momentos de tensão. Outro aspecto é a forma que a relação homoafetiva foi tratada, não possuindo aquele olhar de estranheza implícita pelo escritor, mas retratando de uma maneira normal. Niétotchka Niezvânova é mais uma personagem com uma ânsia intelectual que Fiódor criou, uma mulher inteligente e sonhadora. Caso houvesse o acabamento do jeito que o russo queria, não possuo dúvidas de que seria mais uma obra a figurar entre Crime e Castigo, Irmãos Karamázov, O Adolescente, Os Demônios e O Idiota.

felipe feng 31/05/2021

A obra conta com a narração de Niétotchka sobre a sua vida, a partir do momento que adquiriu "consciência" e começou a observar e entender os acontecimentos de sua casa. Ela se passa em três momentos distintos, o primeiro, quando vive em uma casa extremamente pobre, onde sua mãe sustenta Iefimov, um violinista fracassado cuja única felicidade é falar mal de outros músicos; o segundo, quando após a morte de ambos os pais, vai viver na casa do Principe, e durante a sua estadia apaixona-se por Kátia - essa parte é interessante porque mostra o amor delas de forma bem natural, em contraposição ao século XIX quando a homossexualidade era vista como doença; a última parte mostra Niétotchka com 16 anos morando com parentes do Principe. Apesar do amor que ela sente pela sua benfeitora, a protagonista percebe um clima misterioso na casa; todos se portam de forma taciturna, como se estivessem sozinhos, criando uma tensão insuportável que Niétotchka com sua curiosidade afiada deseja entender. É um bom livro, não é o melhor do Dostoíevski, mas para quem gosta de Psicanálise freudiana vai se interessar pelas tramas familiares, do relato sobre o amor da personagem principal pelo pai, e das emoções oscilantes entre amor e ódio que ela sente pela mãe.

Mari 03/08/2021

O romance inacabado de Dostoiévski
Embora eu já tenha lido alguns críticos dizerem que ?Nietótchka Niezvânova? é uma obra importante de Dostoiévski, ela raramente é mencionada. Muito provavelmente por ser uma obra inacabada.

Dostoiévski não terminou o livro. ?

Em 1849, enquanto escrevia o romance, Dostoiévski foi preso por fazer parte de um grupo de ativistas que se opunham ao regime totalitário Russo. Nesse grupo estava Mikhail Petrachévski, que já era alvo da polícia militar do império. Quando Petrachévski foi capturado, todo o grupo foi preso com ele.

Foram condenados à pena de morte.

Curiosamente ou milagrosamente, num ato inesperado, minutos antes da execução, quando todos já estavam diante do pelotão de fuzilamento, um indulto foi concedido pelo Czar Nikolai I. O imperador decidiu anular a pena de morte e envia-los para alguns anos de prisão e trabalho forçado na Sibéria.

Anos depois, após sair da prisão, Dostoiévski já não sentiu mais a inspiração para continuar o livro. Pudera!

Em ?Niétotchka? acompanhamos a vida de uma doce menina de 8 anos de sua infância até a sua adolescência (a ideia inicial era continuar até o final de sua vida).

Dostoiévski aborda - com sua sensibilidade indiscutível em compreender e descrever a alma humana - questões delicadas como drama familiar, abandono, pobreza e a descoberta da sexualidade.

Boris Schnaiderman, maior tradutor das obras russas aqui no Brasil, disse em uma entrevista que a visão de Dostoiévski antecipa importantes descobertas da psicanálise ?chegando intuitivamente a conclusões que Freud só chegaria anos mais tarde.?

Freud foi um grande admirador de Dostoiévski . Em um famoso artigo escrito por ele chamado ?Dostoiévski e o Parricídio? fica claro como os romances do autor foram matéria de estudo em sua busca pelos males da alma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6