Super-histórias no universo corporativo

Super-histórias no universo corporativo Joni Galvão

Resenhas - Super-histórias no universo corporativo

Renata 25/08/2022

Interessante, mas específico
O tema realmente é interessantíssimo! Não me arrependo da leitura, a visão que ele da sobre a construção de histórias é muito boa. Quando iniciei a leitura, imaginei que seria algo mais aplicável a qualquer área do mundo corporativo. Os conceitos e técnicas que ele apresenta visualizo mais facilmente aplicáveis a apresentações sobre marcas. Não consegui visualizar na prática como utilizar as dicas montando uma apresentação por exemplo sobre planejamento comercial para o CEO da empresa. Consegui sim utilizar algumas reflexões do livro em uma apresentação que estava produzindo em paralelo a leitura, mas não foram muitas aplicações práticas para meu dia a dia hoje. De qualquer forma foi um livro que agregou muito à minha forma de ver, contar e criar minhas histórias (pessoais e profissionais). A leitura é muito leve e agradável.

Chewie 03/10/2017

"Muito" conteúdo para pouca prática...
O livro tem conteúdo relevante. Não há como negar. Mas infelizmente o autor não utiliza da sua experiência para fundamentar os conceitos apresentados com uma perspectiva realmente prática.

O storytelling pode ser utilizado em diferentes frentes, desde a apresentação da marca até nas apresentações. No aspecto da marca, o autor apresenta alguns exemplos, mas no aspecto das apresentações (que era o meu objetivo ao buscar esse livro) o autor peca (e MUITO) ao precisar chegar apenas lá pela página 160 (de 200) para trazer alguns casos da sua experiência.

Por causa disso, ao meu ver, quando o autor aborda a construção de histórias de uma marca, esse livro parece ajudar as pessoas que trabalham no departamento de propaganda de uma empresa quando for lidar com uma agência de publicidade. Um público muito restrito para ter essa abordagem em grande parte e nas partes principais do livro. Se levarmos em consideração que TODAS as áreas de uma empresa precisam fazer uma apresentação, contar uma história, poderia ser algo sim voltado para o storytelling e toda sua amplitude, mas usar de um exemplo prático e real para a maioria das pessoas do ambiente corporativo para de vez quando ampliar essa visão para a história de uma marca.

Novamente, o livro tem conteúdo. Sim. Tem. Mas sua aplicabilidade poderia ser MUITO melhor.