A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

vvitoriaviana_ 01/02/2023

Ser Jovem enquanto Velha, Velha enquanto jovem
A ciranda das mulheres sábias, da autora Clarissa Pinkola Estés, traz uma leitura rápida, mas muito complexa, onde nos permite conectarmos com ?a mulher oculta? e entendermos a importância das mulheres mais velhas ao nosso redor.
Com temáticas importante como, feminismo,magia e natureza. Indico a todos aqueles que buscam se conectar com seu eu interior

Drika 30/01/2023

É como colocar um espelho na sua frente e abraçar?
É como colocar um espelho na sua frente e abraçar todos os fantasmas que estão além do espelho, mas quem são esses fantasmas? Bom, eles podem ser seus antepassados mais antigos, que você possa nem ter ouvido se quer falar deles, mas de qualquer forma eles estão lá. Ou talvez tenha conhecimento da sua história e como seus antepassados direta ou indiretamente contribuíram para você estar onde esta hoje.
Quem não conhece a história de suas antepassadas este livro abre a curiosidade e gratidão que talvez não tivesse aflorada ainda. Este livro é a gota que faltava para florecer esta vontade. ??
Esse livro me fez olhar para as matriarcas da família de uma forma mais respeitosa e acolhedora.
?Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem.?

?Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem. ?

Izy 28/01/2023

Melhor do ano
Eu enrolei bastante para ler, porque eu não sou adepta a livros nesse estilo, mas cada vez que eu lia eu gostava bastante, apesar de demorar.

A escrita é envolvente e lembrativa, eu amei demais.

MJGalvão26 28/01/2023

Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem.
Um livro que trás através de pequenas fábulas o arquétipo da velha sábia. O livro é pequeno mas com muitos ensinamentos.
Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem.
Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros vivem também.

Pietra Galutty 28/01/2023

"ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem": a sabedoria da grande avó
Clarissa Pinkola Estés (1945-), Ph. D., acadêmica consagrada, poetisa, psicanalista junguiana, especializada em traumas pós-guerra e cantadora (guardiã das velhas histórias na tradição latina). Internacionalmente conhecida pelo seu Mulheres que Correm com os Lobos (1989).
Aqui, aprendemos a não nos deixar dominar por ninharias de grande importância.

"O amor será o remédio mais vital. Você será seu milagre".
"O que é mais provável é que no portal do paraíso queiram saber com que intensidade escolhemos viver; não por quantas "ninharias de grande importância" nos deixamos dominar". (pg. 9).

Em A Ciranda das Mulheres Sábias (2007), Pinkola Estés retoma o estudo do sagrado feminino, agora em reverência maior à maturidade feminina - uma profunda homenagem às mulheres que aprenderam a acumular sabedoria ao longo de suas existências. Com uma linguagem metafórica, que se assemelha às antigas histórias contadas de mães para filhas, a autora cultua as lições que mulheres mais velhas têm a ensinar - é um alento, em meio a uma cultura que valoriza a juventude de forma obsessiva.

"(...) "ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem" - o que significa estar plena de um belo conjunto de paradoxos mantidos em perfeito equilíbrio". (pg. 11)

Ao longo deste curto ensaio, Pinkola Estés revisita histórias onde as jovens não são salvas por príncipes encantados - salvam a si mesmas depois de receberem orientação de uma mulher mais velha, mais sábia (a grande avó). Trata-se de um arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica. A autora nos aconselha a unir o melhor dos dois mundos, ou seja, duas representações do espírito - o "espírito jovem" e a "alma velha" precisam coexistir, devem ser abraçados mutuamente.

"(...) não se deveria considerar que a heroína mais jovem, muitas vezes ingênua, apesar dos apuros e desafios que enfrenta nas lendas, seja uma página em branco. Como as jovens na vida real, ela geralmente tem uma impressionante sabedoria própria. As vezes, porém, é também dominada pelo medo de seguir o que sua alma sabe". (pg. 18).

"(...) a dupla da mais nova e da mais velha juntas assume a missão de dar bênçãos necessárias uma à outra para seguir adiante, sair-se bem, ser corajosa e audaz, e levar o tipo de vida na qual as almas são bem-nutridas". (pg. 20).
"Numa psique equilibrada, essas duas forças, o espírito jovem e a alma velha e sábia, se mantêm num abraço em que mutuamente se reforçam". (pg. 21).

A sabedoria vem de algo ancestral, tão antigo quanto o tempo, a força do feminino, a vivência e a memória coletiva. O espírito da "grande avó" não é um conceito concreto e fechado, mas uma descoberta que pode ser feita em qualquer tempo da vida.

"Pois a alma de uma mulher é mais velha que o tempo, e seu espírito é eternamente jovem... sendo que a união desses dois compõe o "ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem". (pg. 21).
"Embora fossem derrubada de tantos modos, voltaram a crescer. E vicejaram como árvores em flor". (pg. 63).
"(...) embora a película externa da alma seja magoada, arranhada ou chamuscada, ela se regenera de qualquer modo". (pg. 67).

Ao final, o livro é um grande carinho ao coração. É um ode ao poder da mulher, poder que todas temos e devemos aprender a desenvolver. Um ode à fé que precisamos carregar em vida, apesar das dificuldades, apesar do sofrimento. Tudo pode ser convertido em sabedoria, quase que divinamente.

"Saiba que você é abençoada, apesar das hesitações, quedas, tempo perdido, certezas, perspicácias e mistificações, pois tudo isso é combustível para avançar..." (pg. 23).

"Não importa onde ou como vivamos, não importa em que condições... nunca estamos sem nosso supremo aliado, pois, mesmo que nossa estrutura externa seja insultada, agredida, apavorada ou mesmo destroçada, ninguém poderá extinguir o estopim dourado, e ninguém poderá matar sua guardiã subterrânea". (pg. 48).

"Todas nós pertencemos a uma linhagem longuíssima de pessoas que se tornaram lanternas luminosas a balançar na escuridão, iluminando o próprio caminho e os passos de outras". (pg. 62).

Sancha 25/01/2023

Abuelitas
"Ninguém poderá matar a minha guardiã subterrânea."

O livro é uma imersão ao eixo central de mulheres que ao longo da História atravessam suas jornadas nas mais diversas situações e sempre crescendo com elas, ao ponto de que todas nós, filhas e netas herdássemos cada milímetro de sabedoria para decidirmos os passos a seguir. Outro ponto bastante reflexivo é a convocação  para este lugar de mulher sábia, com múltiplas habilidades em "Olhar" para o outro assim como a si mesma de maneira acolhedora, mas não apenas com o olhar, o diálogo com essa Mulher Sábia, por vezes se dá, no ato de cozinhar, escrever, tocar, costurar, acolher,  tecer, pintar, cantarolar, ler um história, dançar, essas e mais algumas ações acaba que nos conectando com a nossa mulher sábia que viva dentro do nós, marcadas por sentidos e sentimentos que afloram neste regaste de se conhecer quanto mulher marcada por sua história de vida!

Jordan 24/01/2023

Pra pensar?
O livro é pequeno e chama muita atenção desde o primeiro capítulo, então acho que por isso li todo ele em dois dias.
Leitura muito boa e interessante, me senti acolhida com cada palavra da autora. Ela fala sobre como precisamos nos conectar com nossa alma e como essa conexão ajuda na nossa relação com nós mesmas e com as pessoas que amamos, como é importante admirar nossas origens e as mulheres que vieram antes de nós. amei muito!

isabel_fmelo 19/01/2023

Quando uma pessoa vive de verdade todos os outros vivem tbm.
Gostei muito da escrita, principalmente nos capítulos finais, recordando todas as mulheres fortes em diversas áreas, locais, de idades diferentes mas que conservam em si grandes ensinamentos.

Lily 15/01/2023

A ciranda das mulheres sábias
Uau gente... Que livro bom de ler. Um livro acolhedor e cheio de sabedoria, um livro que "te olha" e diz: "tá tudo bem, tudo certo".
Não é uma narrativa fictícia e sim uma conversa direta mesmo. Senti o que a autora quis passar no começo, ela nos chama para sentar e conversar, e é muito bom, parecia aqueles momentos com uma senhora sábia que te conta histórias que acabam virando conselhos. De novo... Muito bom kkkk
Achei que é um livro rápido para ler, no meu caso, demorei um pouco, mas não por falta de vontade e sim por não estar com muito tempo ultimamente.
Então é isso, recomendo demais, nunca tinha lido nada da autora e o já gostei de cara.

Isa 15/01/2023

Sem palavras!!
Que livro maravilhoso. Cada palavra. Me apaixonei desde a primeira página. Sou grata por ter lido!!!

Cecília 13/01/2023

Amém
Tive em meus pensamentos uma pessoa em particular ao ler. Esta merece ter a experiência de conhecer a escrita da autora e o que ela tem a dizer. Me deu ânsia de estudar mais sobre sua vida, história e cultura. Amém! Quando uma pessoa vive de verdade, as outras também vivem.

Raiane64 08/01/2023

Esse livro tocou em todo meu coração ??
Lembrei das minhas avós como elas são guerreiras e mostrar todo amor delas, no abraço e no olhar . ...

Sandra 04/01/2023

A sabedoria feminina
Entrar em contato com a sua mulher oculta, resgata a sua ancestralidade que estava adormecida; é a sabedoria de todas as mulheres da sua história em vc.

Camila.Straubel 03/01/2023

A ciranda das mulheres sábias
Outro livro perfeito escrito por Clarissa Pinkola, que leitura maravilhosa recomendo demais esse livro muito lindo e tão rápido de ler vale muito a pena.