A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

Lorena.Bentolila 05/03/2023

É como sentar e tomar um chá com uma senhora sábia/amada...
Que pequeno livro gigante. Me envolveu desde o início. No início a autora, como uma velha senhora, nos convida para sentar e ouvir as histórias. E você realmente se sente sentada com essa senhora amada e sábia, vendo as belezas e dores da ancestralidade. O livro trás mensagens lindas e poderosas sobre a potência e força dessas velhas mulheres sábias. Quero reler daqui a alguns anos para poder aprecia-lo em todas as minhas formas, como jovem e como senhora, com a alma e com o espírito.

Gaby 03/03/2023

Incrível
Esse livro nos direciona à uma viagem interior ao encontro de nossas ancestrais, e o principal, identificar que temos um poço de cada uma delas em nós.

Eluane.Piano 02/03/2023

Ciranda Das Mulheres Sábias
Que livro, realmente me deixou muito pensativa e me fez refletir sobre algumas coisas que acontecem em nossas vidas. Ele me fez de refém e tem um lugar alugado na minha mente

Nicole.Delfrate 01/03/2023

Sobre valorizar a ancestralidade
Um livro muito lindo e profundo que em poucos páginas faz você olhar pra dentro da sua caminhada e ver sobre a importância daquelas que já passaram por sua vida e te ensinaram com muito amor e paciência sobre a vida. A autora faz diversas ligações com mitos da mitologia e também nos conta um pouco sobre sua cultura, recomendo a todos!

*Si* 22/02/2023

Das Velhas Sábias
O livro nos faz um convite? Sente-se junto ao fogo, pegue uma caneca de chá, se prepare para um mergulho mágico na sabedoria das anciãs de todas as idades, de todos os tempos. Com uma delicadeza poética, a autora nos conta histórias dentro de histórias, lendas, fábulas, sobre a sabedoria que mora em toda mulher, seu estopim dourado. O que não pode ser roubado. Mesmo destruída, por dentro das nossas raízes, essa sabedoria pulsa, e será o impulso que nos fará vicejar novamente, e sempre!

Heloisa 22/02/2023

Viver com medo é viver pela metade
Pérolas de sabedoria, cutucadas cirúrgicas nos egos diante dessa sociedade tão moderna que não tem mais tempo de olhar para o minuto anterior e nem saborear o minuto presente.

Esse pequeno livro traz a sabedoria de viver da mulher em qualquer idade, dá sentido às mulher maduras que temem a velhice. Estamos presas numa roda viciada em parar o tempo (como se fosse possivel), com medo e horror de ver que o tempo passar.

Eu continuo amando meus cabelos brancos e acreditando que meu corpo retrata a felicidade de cada etapa superada.

É um livro que traz ideias libertárias.

Paola 17/02/2023

Mais um livro poderoso e levemente complexo da Clarissa Pinkola.
Pra quem já passou pelas mais de 500 páginas de Mulheres que Correm com lobos, já está acostumada com o movimento de leitura dela.

Um livro lindo!

estantedanays 15/02/2023

Força e ancestralidade
É um ótimo livro. Fala muito de ancestralidade e da força e inteligência das mulheres. Tem muitas frases fortes que te fazem refletir, mas acredito que muita coisa - se você for nova assim como eu - só vai compreender totalmente quando for mais velha.

É um livro que nos faz pensar em outras mulheres que admiramos. Na mulher que queremos ser.

Ele valoriza as mulheres mais velhas como mulheres sábias, que conhecem muito da vida.

Recomendaria esse livro para todas as mulheres sim pois achei ele muito bonito. Embora tenha muitas analogias e palavras difíceis, pelo menos para mim, é tranquilo de ler. Só achei meio confuso alguns pontos por conta disso.

Michelle 12/02/2023

Ciranda das mulheres sábias
Um pequeno grande livro, muito gostoso de ler, acolhedor que logo desde o início parece que a autora uma velha sábia me convidava pra sentar e ouvir aquele conteúdo.

"... que continuem sempre a nos ensinar a amar este mundo e todos os seres que nele estão... das formas que mais importem para a Alma." (pág. 99)

Raya 09/02/2023

Me senti uma senhorinha participando de todos os relatos. Assim como também me senti uma jovem inexperiente. Como é bom ter acesso a uma leitura que nos relembra a importância das que vieram antes de nós.

taifmiranda 08/02/2023

É um livro curto, mas bastante denso... Traz umas reflexões legais, mas tem muitas que provavelmente vou compreender melhor um dia que eu estiver mais velha e reler esse livro

auroras 06/02/2023

Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem.
Esse livro nos convida para uma conversa direta sobre a maturidade feminina e uma profunda homenagem às mulheres sábias que passam sua sabedoria para as próximas gerações e que ao dar essas orientações as jovens percebem que não precisam de um príncipe encantado para as salvarem, elas mesmas podem se salvar.

A escrita da Clarissa Pinkola Estés é super inteligente, direta e que te faz refletir com base em poucas palavras. É interessante como a autora traz essa reverência à maturidade e também traz uma forte crítica à cultura que supervaloriza a juventude, é comum ver uma mulher mais velha sendo deixada de lado ao ter o seu conhecimento desvalorizado por não ser considerado importante. O livro enaltece o arquétipo da velha sábia visando as nossas avós que tem tanto para nos ensinar e me fez pensar no quanto falhamos no simples ato que é parar para ouvi-las. Um ponto que acho interessante é o fato da autora ser uma psicanalista junguiana e os conceitos de Jung estarem bem presentes em sua escrita.

Essa leitura me trouxe muitas reflexões positivas para o meu próprio amadurecimento e me senti conectada comigo mesma, mas achei o livro um tanto repetitivo, não é algo que afeta tudo o que é contemplado, longe disso, só é uma coisa que me incomodou um pouco. É um livro curto, rápido e de fácil leitura. Fica aqui a minha indicação, vale a pena ser lido.

"O lugar que almejamos é a terra
onde os humanos ainda são tão perigosos
quanto divinos,
onde o que é derrubado cresce de novo,
e onde os ramos das árvores mais velhas
florescem por mais tempo.
A mulher oculta conhece esse lugar.
Ela conhece.
E você também."
Vaninha e Livros 16/02/2023minha estante
Fiquei curiosa.

auroras 17/02/2023minha estante
É um livro ótimo, muito inteligente e tranquilo de ser lido.

Jeane Tertuliano 06/02/2023

Adorável!
A Ciranda das Mulheres Sábias é um abraço bem apertadinho nos corações femininos! Cada aconselhamento inteligente acaba nos dotando automaticamente de uma sapiência que, até então, desconhecíamos por mera desatenção.

Willsp 03/02/2023

ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem
Não achei um livro de fácil leitura, mas dá pra absorver bastante coisas bonitas.

?se você vive sua vida profundamente a seu próprio modo e da melhor forma possível, sua vida passa a ser não apenas um exemplo, mas um banquete para outras.?

Dflower 03/02/2023

Seja uma árvore!
É um livro que remete à sabedoria das vovós, ao conhecimento adquirido da vivência e experiência. Há vários mitos de como esse conhecimento é transmitido e como é a base para a sociedade.
Destaca a genialidade da mulher madura.
Não é o tipo de literatura que eu esperava, por isso, não consegui aproveitar tanto.