A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

Abelha_literaria_ 08/05/2024

De mulher pra mulher
Um papo feminino, conselhos de amigas, uma coisa calma e reflexiva.

Minha nota não foi maior pois senti falta de uma profundidade a mais. Senti falta de sentir o arrepio na espinha e a sensação da minha cabeça ?explodir?, sabe? Mas no geral, um bom livro

Fabiene.Barbosa 04/05/2024

Um retrato poético da importância da nossa ancestralidade, de se reconhecer enquanto mulher a partir das inúmeras mulheres que vieram antes de nós e que contribuíram para sermos quem somos hoje.

Eliane 02/05/2024

Mulheres
Segundo livro que leio da autora. Traz muitos ensinamentos e reflexões através de mitos, lendas e relatos da história pessoal da autora. Cativante.

luwz 26/04/2024

A ciranda das mulheres sabias
Um livro simplesmente perfeito, é incrível como a clarissa escreveu e desenvolveu essa história.
Sobretudo na maturidade, uma misteriosa força se apodera das mulheres, manifestando-se em comportamentos inesperados, arroubos de energia, intuições perspicazes, ímpetos apaixonados. É um impulso arrebatador que as impele rumo à salvação e à reconstrução de toda e qualquer integridade despedaçada. Como uma grande árvore que, quando ameaçada pela doença ou agredida pela fúria do homem, se recusa a morrer e, milagrosamente, com paciência e persistência, continua a nutrir-se através de suas raízes, restaura-se e renasce.
Mantendo o próprio espírito vital, gera novos frutos, aos quais, por sua vez, confiará esta herança inestimável. Com uma linguagem mágica e sugestiva, Clarissa Pinkola Estés retoma e desenvolve os temas que inspiraram seu extraordinário Mulheres que correm com os lobos, entoando um poético hino ao feminino.
O aspecto mais sedutor do livro reside, justamente, na representação simbólica contida nas avós. Das matriarcas da mitologia às avós dos contos de fadas, passando por aquelas anônimas de suas vivências profissionais, a autora chega às avós de suas tradições familiares, descrevendo de forma magnífica a chegada à América das ancestrais que passaram a fazer parte de sua vida familiar, aquelas 'quatro velhas refugiadas que saltaram de enormes trens pretos para o nevoeiro noturno na plataforma onde nós as aguardávamos com grande expectativa'. Ao final, as nove preces de gratidão - por todas as idosas do mundo, pelas mulheres mais velhas matreiras, pelas avós nas cozinhas, pelas tias perspicazes, pelas filhas que estão aprendendo, por todas as filhas e velhas.

Jude 25/04/2024

Aprendi sobre racionalismo apaixonado
?quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem.? bíblia. para lembrar de ser quem se é. para lembrar de alimentar aquilo que a alma quer.

emanoelle.santos1 10/04/2024

A Ciranda das Mulheres Sábias
Da mesma autora de "Mulheres que correm com os lobos" , A ciranda das mulheres sábias é um livro sobre Feminismo Ancestral.

Uma mulher feliz faz com que as outras mulheres fiquem felizes.

Esse livro reverência às grandes mulheres sábias (idosas/Vovós) e seus conhecimentos atemporais.

Uma jovem pode até desejar e acreditar que um príncipe é a resolução de seus problemas, mas na verdade, será uma idosa de aparência excêntrica que a ajudará a encontrar as respostas que tanto precisa.

Esse pequeno livro, bem diferente do que tenho lido, trouxe uma sensação bem gostosinha. A autora reforça a ideia de respeito por aquelas que sabem mais que nós, de união, amor e acolhimento.

[Quote]

"Naquela época eu acreditava, como criança, e acredito hoje, como psicanalista e mulher mais velha, que se você viver sua vida profundamente a seu próprio modo e da melhor forma possível, sua vida passa a ser não apenas um exemplo, mas um banquete para outras - uma abundância que, entre os justos e plenos de coração, há de voltar para você multiplicada por mil."

Ro 25/03/2024

Por elas... ?
As experiências importam mais que a idade. Relacionando a velha sábia à alma e a moça jovem ao espírito, a autora nos mostra que uma não anula a outra, pelo contrário. A alma e o espírito devem procurar estar sempre juntos, se auxiliando, se ressignificando.

Esse livro é um grito lindo de sororidade, ancestralidade e intuição. Acalenta, envolve, mostra que o colo não exige menoridade.

Acredito que seja um livro "de momento". Se estiver na sua hora, ele conversará com você. Se não estiver, guarde-o com carinho. Em outro momento vocês se encontrarão novamente e poderão tentar outra vez.

augusto.defragacardoso 24/03/2024

Aprendendo com mulheres sábias
Nesse livro a psicóloga junguiana estadunidense trás grandes reflexões, valorizando a sabedoria feminina. Jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Reconhecendo a força das abuelitas, o sentimento de satisfação de uma avó, que é mãe de uma mulher que é mãe. E da importância das mulheres velhas para todos que convivem com elas. Pois "quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem."

Isadora1603 06/03/2024

?.
Não tenho palavras pra descrever a profundidade desse livro, ele trás um pensamento tão profundo e radiante do começo ao fim.
É mais do que apenas um livro, é uma poesia tão bela e bem escrita, e além de tudo é um ensinamento sobre o ser, ensina sobre a alma.
Acredito que todos deveriam ler esse livro algum dia, acima de tudo as mulheres, acredito que ele trás algo importantíssimo para mulheres, que talvez assim como eu, acreditam numa ancestralidade que precisa e merece ser honrada, então é simplesmente 5 estrelas e se pudesse dar mais eu daria muito mais.
Se você estiver lendo isso, eu peço de coração que adicione esse livro na lista tbr... Xx

Kelly tirelli 04/03/2024

A Ciranda das mulheres sábias
Clarissa Pinkola nos convida nesse profundo livro, a refletir sobre a mulher sábia. Sabedoria essa que não está relacionada ao quanto vc sabe academicamente, vai mais além. É uma sabedoria ancestral, coletiva, sendo percebida em nossas avós, ou em outras mulheres ao nosso redor, ou mesmo dentro de nós, que não sabemos ?de onde vem?, mas que está ali presente. Confrontando nossa relação com o mundo atual, e o adoecimento que ele gera ao fazer com que se perca o contato com nossas raizes. E a importância de rever e fortalecer esse contato novamente. Um livro muitíssimo interessante.

AnaVaz1 26/02/2024

Curto e sagaz
"Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem."

A sabedoria da mulher oculta se faz presente em nossos corpos. Como fazemos para reavivá-la? Como ouvir os ensinamentos guardados pelas nossas gerações passadas?

LuizaSabbag 25/02/2024

À todas as mulheres que nos antecedem e nos habitam
Um livro lindo, cheio de significados e que nos faz sentir realmente em volta de uma lareira com nossas mulheres. Acho que toda mulher deveria ler, pra se encontrar e se sentir valorizada

Aline.Roglio 12/02/2024

Jovem enquanto velha
Velha enquanto jovem. Saber a hora de aconselhar, guiar, estimular e dançar. Dançar. Calar quando o silêncio for mais eloquente que qualquer fala.

Rebeca.Mello 11/02/2024

Sobre o livro...
Foi a leitura mais aleatória que fiz, que embora simples, considerei uma leitura poética, que tem sua profundidade, e denota a força da mulher. Eu imaginava um livro que teria histórias, mas não é. Só lendo pra entender, embora não seja uma leitura que agradaria todo leitor.

Raksa 10/02/2024

Reconexão
Livro sensível e inspirador, sou muito fã da autora que sempre explode minha mente com suas reflexões e maneiras de ver o mundo.