A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

maria.e.sousa.7 03/12/2023

Relembrando a velha sábia
Eu tinha lido esse livro lá em 2007/2008, numa fase em que a velhice ainda parecia muito longe?

Reli-o agora por indicação do analista (junguiano), novo - comecei um novo processo terapêutico e ele é, de fato, mais jovem) e é a primeira vez que faço análise com um homem. Entrei nos 50 em algumas questões relacionadas a essa idade e fase estão me incomodando. Muito. Por isso o analista sugeriu essa leitura.

Os 50 são essa chamada de atenção, o tempo liminal: definitivamente não somos mais jovens, estamos adentrando esse tempo da velhice, das avós, mesmo que não sejamos avós - eu já sou tia-bisa! Não é muito fácil lidar com isso, mas não também não precisa ser um grande drama!

Não me conectei tanto com boa parte do livro, algumas coisas ??? me pareceram abstratas ou repetitivas demais - um pouco uma repetição de partes do mMulheres que correm com os lobos - que eu li lá nos anos 90 - para mulheres velhas.

Contudo, teve um capítulo que, de fato, me mobilizou, que foi o capítulo TÁNCOLÓ NAGYMAMÁK, As avós que dançam. Ler sobre aquelas avós realmente velhas, tendo passado por tantos desafios, Campos de concentração, de trabalhos forçados, tantas perdas, tendo vivido tanto tão intensamente apaixonadamente, mas também lidando com tantas dificuldades e vê-elas dançando tão sofregamente, energeticamente, incansavelmente num casamento? destruindo dançadamente 25 jovens!!!!!! Com esse eu me conectei! Aqui fez sentido! É essa velhice que eu quero!!!

Recomendo!

3,5/5

thabooks 01/12/2023

Um aprendizado
A autora nos mostra que o lugar que almejamos tem as suas facetas. E nós também.
É um livro curtinho mas muito válido.

Anne 02/11/2023

Sempre Clarissa!!
No livro, Clarissa, nos faz entrar em contato com o nosso interior, vasculhando as profundezas da alma feminina.
O resgate da sabedoria e da intuição presente em todas a mulheres, jovens e velhas. O livro fala da divindade da sabedoria das mulheres maduras, da valorização das grandes mães, q as vezes tb podem ser jovens. Da sabedoria q está presente também nos erros e na alegria de aprender com eles no desenrolar das vivências, nas reparações.

Almopa 26/10/2023

Eu diria que é um livro que cumpre com excelência tudo o que promete: abordar os arquétipos da maturidade feminina e apresentar exemplos do que a autora escreve. No geral, é muito agradável de se ler, talvez devido ao seu tamanho não muito extenso e à forma como foi escrito, parecendo ser direcionado principalmente para um público feminino. No entanto, também pode ser bastante cansativo ter que interpretar cada história e extrair uma mensagem delas, devido a complexidade (diversas interpretações).

Anna2111 19/10/2023

Livro muito fofo
Ele fala muito sobre sabedoria e o poder de uma avó, acho que todas nossas avós, bisavós e mães devem ler este livro, encantador.

Amanda3913 14/10/2023

Cheiro de lar
Cheiro de lar, leitura confortante como se a autora me conhecesse ou minhas tias e mãe.
Fez-me lembrar da minha força e de minhas ancestrais.

Claudia.Lopes 27/09/2023

Não vivemos só, somos mulheres
Livro encantador, desperta o interesse em deixar fluir as nossas intuições femininas,
Precisamos umas das outras, somos fortes ao mesmo tempo frágeis,
Mas, jamais nos esqueçamos das que estiveram aqui antes de nós
Que as mulheres velhas não se cansem de nós ensinar, que as mulheres novas não sufoquem a sabedoria que receberam em seus instintos
Leitura deliciosa
Sdds da minha avó,
Uma leitura necessária, afinal
"Seja jovem enquanto velha, velha enquanto jovem, porque quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros vivem também".

Cinthya B 18/09/2023

Jovem enquanto velha
Não sei bem por onde começar, nem mesmo o que dizer.

Dessa vez não me alongar, de fato um grande aprendizado. Nada como a sabedoria do tempo. Mesmo que podada em sua mais explendora plenitude, viveremos em outras.

E como diria nosso querido Will Shakespeare, a prole e a forma de vencer a morte.

Gratidão as ancestrais.

Rfgaugustin 15/09/2023

Lindo. Bem lírico também.
Uma exaltação à figura das avós, ao amor feminino, e ao processo de envelhecer e amadurecer.

"Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem"

Curtinho, ótimo para um fim de semana.

Marina516 15/09/2023

Que livro maravilhoso, leitura fluída e com uma enorme carga de aprendizado. É um livro para aqueles que querem desacelerar e entender a visão das "abuelitas". Indico muito!

GiArgia.Gschwendtner 13/09/2023

Resgate e honra
Esse livro traz vários mantras e resgate de rituais ancestrais com o potencial de transformação empoderar as mulheres. De fato, a cada capítulo me sentia em roda, próxima ao fogo, compreendendo um pouco sobre a vivência na Terra a partir de uma cosmovisão feminina.

deborajournal 07/09/2023

Para nunca esquecer: Somos livres de almas sábias
Como um doce complemento a Mulheres Que Correm Com Os Lobos, esta obra é tão densa e profunda quanto a outra que já li da autora. Ela traz reflexões do quanto precisamos lutar para sermos quem somos, jovens herdeiras da nossa descendência sábia e livre.
Ser o que elas foram e manter viva esta chama para continuarmos a oferecer sabedoria, as que vêm depois de nós, é mais um dos nossos propósitos.
Somos herdeiras da nossa ancestralidade, temos que estar atentas para continuar sendo jovens livres e velhas sábias ao tempo que também sejamos jovens sábias e velhas livres.

Mariane 27/08/2023

Outra obra inspiradora de Clarissa
Eu sou suspeita de resenhar uma obra da Clarissa, porque ela sempre me encanta. Esse livro me trouxe inspirações sobre a minha intuição, o meu eu de dentro que talvez seja uma velha mulher sábia e que, sendo mantida por perto, sempre me guiará por caminhos mais seguros. Essa troca da velha com a jovem que ela tanto cita ao decorrer do livro sempre foi o que manteve as mulheres fortes e indestrutíveis, tenho certeza disso. Juntas, aprendemos muito umas com as outras e ensinamos também a quem quiser aprender. Enfim, Clarissa sempre enaltece esse poder que as mulheres tem, apenas sendo elas mesmas. Fico pensando se o ser mulher não é um ser mágico, sabe? Daqueles que tem uma sabedoria infinita, preciosa e um conhecimento aprimorado de como usar esse poder para mudar tudo ao redor. Ela até fala sobre isso também, sobre mulheres parecerem fadas madrinhas das estórias infantis.
Ser mulher não é nada fácil, mas é mágico. Ah! É sim!
"Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem.
Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem."
*Leiam Mulheres que correm com os lobos também para se aprofundarem mais ainda nesse universo feminino da mulher selvagem, da essência das nossas forças femininas incansáveis, poderosas e inspiradoras.

Danie 27/08/2023

Dançando com as mulheres sábias
Tem livros que não precisam de muitas páginas para te tocar. Esse é um exemplo.
Pinkola, nos leva para dançar com nossas ancestrais, agradecer o nosso sagrado feminino.
Pinkola, nos ajuda a não temer pelo envelhecer.
Que dancemos e sejamos sem filtro.
Que sejamos força da natureza!