A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

Mariane 27/08/2023

Outra obra inspiradora de Clarissa
Eu sou suspeita de resenhar uma obra da Clarissa, porque ela sempre me encanta. Esse livro me trouxe inspirações sobre a minha intuição, o meu eu de dentro que talvez seja uma velha mulher sábia e que, sendo mantida por perto, sempre me guiará por caminhos mais seguros. Essa troca da velha com a jovem que ela tanto cita ao decorrer do livro sempre foi o que manteve as mulheres fortes e indestrutíveis, tenho certeza disso. Juntas, aprendemos muito umas com as outras e ensinamos também a quem quiser aprender. Enfim, Clarissa sempre enaltece esse poder que as mulheres tem, apenas sendo elas mesmas. Fico pensando se o ser mulher não é um ser mágico, sabe? Daqueles que tem uma sabedoria infinita, preciosa e um conhecimento aprimorado de como usar esse poder para mudar tudo ao redor. Ela até fala sobre isso também, sobre mulheres parecerem fadas madrinhas das estórias infantis.
Ser mulher não é nada fácil, mas é mágico. Ah! É sim!
"Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem.
Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem."
*Leiam Mulheres que correm com os lobos também para se aprofundarem mais ainda nesse universo feminino da mulher selvagem, da essência das nossas forças femininas incansáveis, poderosas e inspiradoras.

Danie 27/08/2023

Dançando com as mulheres sábias
Tem livros que não precisam de muitas páginas para te tocar. Esse é um exemplo.
Pinkola, nos leva para dançar com nossas ancestrais, agradecer o nosso sagrado feminino.
Pinkola, nos ajuda a não temer pelo envelhecer.
Que dancemos e sejamos sem filtro.
Que sejamos força da natureza!

Samanta.Caberlon 24/08/2023

Não amei, nem odiei... é interessante pensar nos antepassados e nas formas como levamos os mesmos sempre conosco, mas nossa... um livro de 100 páginas ser tão cansativo? me segurei muito pra não abandonar
Julia.Piscitelli 19/09/2023minha estante
Eu tô me sentindo assim e com vontade de abandonar

Aninha 22/08/2023

Sensacional, inspirador, inteligente. Sabedoria feminina passada por gerações, a força das avós e das aprendizes. Me identifico em cada linha.
?Seja jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem?.

Karin 20/08/2023

Tive um pouco de dificuldade com a leitura... Mas eu gostei do que pude compreender. Sinto que preciso reler em outro momento para aproveitar mais o conteúdo. Mas o livro trás algumas reflexões ricas sobre a grandeza de ser mulher e das relações entre elas/nós.
Recomendo a leitura, sobretudo para pessoas que gostam e entendem psicanálise. Talvez consigam compreender melhor.

Leticia 13/08/2023

Esperava mais
Tem uns trechos interessantes, porém esperava uma escrita mais científica e menos lúdica. Esperava bem mais, pois a premissa é bem interessante.

Mi Aragão 10/08/2023

Este livro desperta um grande interesse em nós, mulheres, especialmente em um mundo onde há tantas disputas constantes. Ele nos convida a uma profunda reflexão.

Leila 09/08/2023

A Ciranda das Mulheres Sábias escrito por Clarissa Pinkola Estés, é um livro que busca explorar os arquétipos femininos, contos de fadas e mitos para oferecer insights sobre o papel das mulheres na sociedade e como elas podem se reconectar com sua essência interior. No entanto, esse tipo de obra não me impacta em nada por suas abordagens e narrativas, acho de uma chatice sem tamanho, um blá-blá-blá sem fim,rs #mejulguem.

O livro propõe uma jornada pelo inconsciente feminino, explorando simbolismos e metáforas para examinar temas como a autoaceitação, empoderamento e cura emocional. Através da análise de contos de fadas e histórias antigas, a autora oferece interpretações profundas sobre a psique feminina e como as mulheres podem encontrar força e sabedoria em suas experiências.

No entanto, pra mim, esse tipo de obra e outras similares (haja visto que também tentei ler Mulheres que correm com os lobos e abandonei) não ressoa como em outros leitores, principalmente leitoras, que geralmente se sentem representadas e inspiradas por esse tipo de abordagem. Acho que sou muito realista e pragmática para esse tipo de literatura.

A leitura é uma experiência subjetiva e o que toca profundamente um leitor pode não ter o mesmo efeito em outro, vivo dizendo isso aqui. E é sempre importante lembrar que a literatura tem uma ampla gama de estilos e abordagens, e o que pode não funcionar para mim pode ser profundamente significativo para outros leitores. A chave é encontrar os livros que ressoam com a sua sensibilidade e oferecem insights ou entretenimento que se alinham com o seu gosto pessoal e visão de mundo (e esse claramente não se alinha com o meu).

Enfim, simbora pro próximo que a fila por aqui tá grande!
Julia.Piscitelli 19/09/2023minha estante
Nossa, obrigada por escrever minha resenha kkkk eu tô com vontade de abandonar esse livro, as vezes eu me perco nas metáforas que ela escreve, sei lá

Leila 19/09/2023minha estante
kkkkkk tamojunta!

fbiaggioni 09/08/2023

Curtinho
Livro pra se ler em poucas horas com uma temática super importante. Nos trás muitas reflexões sobre nossas raizes.

Smbdouthers 06/08/2023

"Ser velha enquanto jovem e jovem enquanto velha."

"Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem."

Carolina317 02/08/2023

Gostei
Faz pensar sobre o lugar social que as mulheres mais velhas ocupam. Experiência traz sabedoria, traz saber acolher e aconselhar os mais jovens.
Como é reparador ter referências de mulheres sábias em nossas vidas.

Berenice.Thais 02/08/2023

Passado
Um.livro que mostra o passado e o futuro mais um livro que leio dessa autora que fala sobre o poder feminino que juntas somos imbatíveis

Bia 31/07/2023

P E R F E I T O !!!
Gente, não consigo nem descrever esse livro.. só leiam! Me sentindo renovada... Após a leitura, repasse o livro para uma mulher que te inspira, esse sentimento precisa ser compartilhado (já sei quem vou presentear ??)

brendinha37 31/07/2023

Pegue um chá e acomode-se
Embarcar nesse emaranhado de linhas tao bem dispostas é como se sentar ao lado de uma senhora astuta de cabelos brancos e cigarro nos labios ao fim de tarde e entender os quatro porques de ser uma mulher. se sentir abraçada sem julgamentos futeis, porque só mulheres fatais entendem o amago de outras mulheres fatais. é um beijo na bochecha da brisa fresca em uma tarde quente, sao os conselhos de quem veio antes de nos. aprender a crescer. a ser uma mulher. honrar a palavra.

Mulher.

Bia 29/07/2023

Este é um daqueles livros que você lê rapidamente, mas fica refletindo durante horas depois de terminar a leitura. A autoria, assim como em "Mulheres que correm com os lobos" parece que vai conversando com você e ensinando pequenas lições durante toda a trajetória.
O livro pode ser lido por mulheres de qualquer idade, apesar de falar mais sobre as mulheres mais velhas, as que tem mais experiência, as avós, as anciãs, as que ensinam... Achei o livro excelente, pequeno, rápido, conciso e muito edificador. Amei!