A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

Cica 25/07/2023

Praticamente uma conversa com o antepassado, relembrar e imaginar nossa história, encontrar e conhecer mulheres capaz de nos ensinar e nos acompanhar.
É lindo, poético e gostoso de ler.

E**loadri 25/07/2023

Fala em suma sobre a relação entre as pessoas. Os vínculos de quem somos no presente e o que outros foram no passado constituindo aprendizado.

A luta das anciãs, as vivências, o sofrimento e a resiliência daquelas mulheres que em seu ventre geraram outras mulheres e idéias.

A minha opinião pessoal foi que apesar da temática ser interessante, o livro em si é massante.
Não me marcou. É claro que para outras pessoas pode ser uma boa leitura. Mas, para mim não foi tão legal assim.

Yasmin.daniely 23/07/2023

Perfeição
?Quando uma pessoa vive de verdade,todos os outros também vivem?

?Ser jovem enquanto velha,velha enquanto jovem?

?O amor será o remédio mais vital. Você será seu milagre?

-CPE

Day.sillva 20/07/2023

"A Ciranda das Mulheres Sábias" é um livro escrito por Clarissa Pinkola Estés que busca resgatar a sabedoria ancestral feminina através de histórias, mitos e contos populares. Através dessas narrativas, a autora nos ensina a valorizar nossa feminilidade, confiar em nossa intuição e buscar um equilíbrio entre emoção e razão. Além disso, o livro destaca a importância do cuidado com a natureza e com as relações humanas, nos convidando a construir uma sociedade mais justa e equilibrada. É uma leitura inspiradora para as mulheres que desejam se reconectar com sua essência e encontrar seu caminho para a realização pessoal.

Clara3304 20/07/2023

Eu acho que eu li esse livro no momento errado, o livro em si é bom mas minha experiência não foi uma das mais exuberantes.

cass.brandAo 16/07/2023

Uma experiência enriquecedora
Esse livro é uma ode a todas as mulheres que querem se tornar mais sábias sobre si mesmas, e sobre todo o mundo que as rodeiam.

nunca tinha lido nada da Clarissa Pinkola Estés, e esse livro fininho foi muito bom pra me introduzir na escrita dela, e no estilo narrativo. em A Ciranda das Mulheres Sábias, ela faz várias menções à natureza, e valoriza muito a nossa conexão com a terra, e com nossa origem. achei muito interessante o jeito que ela escreve sobre a mãe árvore, e o que ela representa na nossa história como mulher.

aqui também encontramos diversas reflexões acerca da identidade feminina e como esta vai se dar no fim de nossas vidas - a sabedoria vem com a velhice? como mulheres mais velhas lidam com a imagem projetada para o mundo exterior? Clarissa nos fala muito sobre resistência, e também sobre valorização da velha sábia.

esse livro é maravilhoso, gente. leiam num momento que estejam abertas para entender um pouco sobre quem são, e quem podem se tornar. fiz diversas reflexões sobre o meu eu interior, e sobre como nós, mulheres, precisamos fazer valer a nossa vontade, para transcender intelectual e emocionalmente. e não esperar chegar na velhice pra isso.

da terra viemos, e para a terra retornaremos. é preciso respirar mais, e se dar momentos bondosos consigo mesma. esse livro foi calmaria nesse caos que estou vivendo no momento; me deixou feliz, em paz. entre na ciranda também. se achegue ??

maria 01/07/2023

Tocante
Livrinho rápido e cheio de belas representações da força feminina. O papel sábio e amoroso desempenhado pelas avós é muito bem mencionado, tal como o modo que o conhecimento é passado pelas gerações, já que se complementam, pois ?na psique de cada mulher a alma é mais velha que o tempo e seu espírito é eternamente jovem.

As passagens aquecem o coração.

?Pelas filhas que sabem que essa fonte de sabedoria interior é como a panela de mingau dos contos de fadas que, por mágica, nunca se esvazia por mais que se derrame seu conteúdo...?

Amanda.Contiero 30/06/2023

Uma leitura para doses homeopáticas?
Sabe aquela leitura de doses homeopáticas? Eis esse livro para mim. Não se iluda com o tamanho. Ele é imenso nas camadas simbólicas. Uma dança bonita com o feminino, a ancestralidade em nos. Brinda a sabedoria das anciãs. Entrelaça docemente ao seu colo o terno do coração jovem destemido em busca do aventurar se pela Vida. Um livro poético e encantador. Vale conhecer. Me veio como um sopro leve? Um abraço acolhedor.

Lua 27/06/2023

OLHA CLARISSA, SINCERAMENTE...
A escrita da Clarissa é lindíssima. É meu primeiro contato com a autora,e o livro tem passagens lindíssimas. Ele te inspira a ser uma mulher sábia e a respeitar as mulheres sábias.
O final achei meio arrastado,mas de resto, é bem bonito!

Fernanda 27/06/2023

Um compromisso com o desenvolvimento feminino, uma possibilidade de olhar para o verdadeiro feminino, olhar para nós mulheres.

DéboraMP 27/06/2023

A ciranda das mulheres sábias
A narrativa começa ambientando o leitor em uma sala confortável. É como se estivéssemos perante a escritora e ela nos convida a sentar em frente a lareira para respirar, conversar e beber alguma coisa. A descrição é incrível e deixa a introdução muito visual.

A partir disso, a autora nos convida a refletir sobre ser mulher e, principalmente, sobre maturidade de forma suave e poética. É como se estivéssemos "escutando" conselhos e experiências de vida de uma avó.

Há uma parte que faz uma analogia entre as árvores e as mulheres: ao derrubar uma árvore forte, que apesar de resistir acabou sendo vencida, pensaram equivocadamente que era seu fim, mas ela resistiu e de seu tronco doze raminhos de árvore floresceram.

Isso me fez pensar que devemos cuidar da nossa raiz, para que quando a vida ou alguém nos derrubar, quando tentarem nos transformar em algo que não somos em essência, possamos ressurgir, nos reinventar. Quando acharem que você está acabada, busque sua energia, sua raiz e siga viva.

Algumas passagens se tornaram um tanto repetitivas e as orações no final do livro são desnecessárias (para mim). Mas, em geral, gostei da leitura. Ela provocou reflexões e me fez perceber determinados traços sobre mim mesma que eu não sabia como denominar.

Foi uma forma de avaliar a vida e ressignificar a maturidade.

Jéssica Libranumo 27/06/2023

Das matriarcas da mitologia às avós dos contos de fadas, passando por aquelas anônimas de suas vivências profissionais, a autora chega às avós de suas tradições familiares, descrevendo de forma magnífica a chegada à América das ancestrais que passaram a fazer parte de sua vida familiar, aquelas 'quatro velhas refugiadas que saltaram de enormes trens pretos para o nevoeiro noturno na plataforma onde nós as aguardávamos com grande expectativa'. Ao final, as nove preces de gratidão - por todas as idosas do mundo, pelas mulheres mais velhas matreiras, pelas avós nas cozinhas, pelas tias perspicazes, pelas filhas que estão aprendendo, por todas as filhas e velhas - representam um perfeito arremate ao prazer da leitura destas páginas plenas de luz, melodia, emoção e encantamento.

Jardim de histórias 20/06/2023

Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem
Uma Ciranda docemente metafórica, que nos oferece um acolhimento arquétipo, com o potencial de nos trazer a sensação de ser filho, neto. Uma vontade imensa de pertencimento. Ao ler esse livro delicioso, leiam com o ? coração!!!!
Ah! Me disseram que era um livro direcionado ao público feminino. Eu evidentemente, discordei e comentei sobre a não existência das fronteiras literárias. Principalmente, referente a gênero. Qualquer livro, havendo uma conexão, é direcionado ao nosso coração, se tornando uma peça fundamental, compondo a nossa história literária.
Paloma 21/06/2023minha estante
Que linda resenha ??
Já tinha esse na lista, agora me fez querer ler mesmo. ?

Jardim de histórias 21/06/2023minha estante
Paloma minha querida, eu te agradeço o carinho, leia sim e me conte o que achou.

Jeh.vias 18/06/2023

Este livro apareceu na minha vida em um momento bem complicado e me proporcionou uma sensação gostosa de acolhimento e bem-estar.
Ele tem uma linguagem bem legal, como se estivesse conversando com uma amiga realmente.
É um pouco diferente do outro livro da autora o "mulheres que correm com os lobos", já que neste ela não explora tanto a questão dos arquétipos, mas ainda assim, é um livro que dialoga com mulheres e fala sobre mulheres.
Recomendo.

Graziele 02/06/2023

Confesso que não gostei muito dessa leitura... Achei um pouco difícil e nem um pouco fluída. Mas tem lições interessantes.