A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

lindssen 14/01/2024

Fraco e decepcionante
Esperava tão mais, uma imersão nas raízes culturais de grupos mulheres anciãs ao redor do mundo, algo que me fizesse sentir conectada... belo engano. Não prende e não acho que valha a pena.

camillygalchin 13/01/2024

?Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem?
Um livro incrível e que traz grandes reflexões sobre o poder e sabedoria da mulher e sobre a ancestralidade, nos faz olharmos para nossa história, nossas ascendentes e futuras gerações com muito carinho, valor e admiração. Reconhecer e agradecer nossos ancestrais por suas lutas, força, resiliência e sabedoria!

Natalia Fioravante 11/01/2024

Sobre envelhecer
Livro rápido e simples, mas não menos poderoso, ler Clarissa é um presente que nós mulheres podemos dar pra nós mesmas. Quando a leio me sinto tão acolhida, como se ela estivesse falando comigo, e esse livro não foi diferente, achei a leitura meio como um conto, meio misturado com realidade e fantasia, abordando um tema tão pouco aceitável na nossa sociedade: o envelhecimento, em especial das mulheres, Clarissa vai tecendo através de uma narrativa bastante poética o poder que tem uma mulher mais velha, sua postura, sua fala, suas palavras, sua presença, validando essas mulheres de uma forma que a nossa sociedade não consegue.
É um livro pra se ler quando é mais velha, mas também pra se ler enquanto jovem, pra mulher que já está na maturidade e para a mulher que ainda vai passar por ela.

Isabela1212 10/01/2024

Livro bom
O livro é muito bom, mas faz muitas referências que eu considerei confusas e precisei pesquisar sobre, mas recomendo muito a leitura.

Lumar 08/01/2024

Quando comecei a ler, me senti leve e em paz.
Era como se estivesse em uma conexão comigo mesma sentada em frente aquela lareira, ouvindo o estalar das madeiras queimando e acompanhando o decorrer da minha própria história.

O livro é breve, simples, mas de uma profundidade imensa.

Conforme lemos nos deparamos com várias mulheres e conexões que podem ter simbolismo com a nossa própria história, de mães, avós, amigas.

Vale a pena, é uma leitura cheia de afeto.

LaBelleDeNuit 07/01/2024

Colo de vó
"o lar: aquele lugar da alma habitado com maior persistência à medida que a mulher acumula em torno de si seus anos de sabedoria..."

Esse livro é uma reflexão sobre o lado mais forte e sábio que existe em uma mulher: a avó, a velha, a anciã.
Aquela que nos acolhe em momentos de angústia, que nos diz palavras de conforto e sempre trás uma sabedoria ancestral que passamos adiante. Afinal, o que seriam das famílias se não fossem as avós, das mais jovens se não fossem as velhas, do mundo se não fossem as sábias?

"Por elas... que continuem sempre a nos ensinar a amar este mundo e todos os seres que nele estão... das formas que mais importem para a Alma."

O lado ancião que habita em mim saúda o lado ancião que habita em você!

Ellen343 04/01/2024

Um livro bem interessante para refletir sobre o feminismo e o sagrado das mulheres, gostei muito do começo do livro que parecia um convite para um chá, bem leve.

déb 29/12/2023

Leitura profunda
E um livro que aborda ancestralidade, família, a beleza da velhice, mulheres sábias e tantos assuntos possíveis sobre o íntimo do ser uma mulher sábia. Me peguei em vários momentos pensando nas mulheres da minha vida, minha mãe, minha avó, minhas tias, minhas amigas e refletindo sobre nossas trocas. Amei a leitura.

Barbara857 28/12/2023

Uma bela ode às mulheres, à nossa sabedoria inerente e aprendida, à nossa força e à nossa sororidade. A mensagem é muito forte, porém o livro é prolixo, a mesma coisa é repetida mil vezes.

"Ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem - o que significa estar plena de um belo conjunto de paradoxos mantidos em perfeito equilíbrio".

"Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser hein de espontaneidade e confiável; ser loucamente criativa e obstinada; ser ousada e precavida; abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original."

"Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem. Esse é o principal imperativo da mulher sábia. Viver para que outros também se inspirem. Viver do nosso próprio jeito vibrante para que outros aprendam conosco."

foolsluna 27/12/2023

Este livro me cativou profundamente. "A Dança das Mulheres Sábias" instiga reflexões intensas sobre o processo de envelhecimento, mergulhando nas raízes da ancestralidade feminina e revelando a inestimável sabedoria das mulheres mais vividas. Estabelece uma ligação íntima com a essência da alma feminina, resgatando não apenas sabedoria, mas também a herança ancestral e o poder transmitido por uma avó. É uma obra que se transforma em mantras, recordando-nos da riqueza de sabedoria que herdamos de nossas raízes. Além disso, proporciona uma leitura envolvente, com aconchego semelhante ao aroma familiar de casa, e traz consigo uma valiosa carga de aprendizado.

Livia.Gabriela 25/12/2023

O poder das mulheres se entenderem como importantes, de ocuparem seu lugar na sociedade. A importância de se ter sempre um mente aberta, jovem e sábia.

Maria15099 10/12/2023

Esse livro vai sempre ter um lugar especial no meu coração. Eu me peguei emocionada diversas vezes durante a leitura, pois me lembrei muito da minha avó, minha mãe e de outras mulheres da minha vida. Gostei muito das histórias e da mensagem que o livro procurou transmitir, elas me fizeram refletir muito e até mesmo perder um pouco o medo de envelhecer, já que é você que escolhe como quer e quem quer ser quando chegar na velhice.

Gabii Bilk 09/12/2023

Um livro bem gostoso, recheado de história interessantes familiares, falando também das relações entre as pessoas.

Foi uma leitura um pouco difícil pra mim demorei um pouco mais que o normal pra compreender mas achei muito interessante.

É um livro que também tirou um pouco do meu medo de envelhecer, recomendo pra quem já tem isso.