A ciranda das mulheres sábias

A ciranda das mulheres sábias Clarissa Pinkola Estés
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - A Ciranda das Mulheres Sábias

@biblioteca.da.alma 19/01/2024

Achei uma leitura difícil, mas acho que é da escrita da autora mesmo, assim como o outro livro mais famoso dela. De mensagem que tirei acho que foi a seguinte: ouça quem tem mais experiência e compartilhe a sua também. Seja velha enquanto jovem, e jovem enquanto velha.

Roberta Costa 19/01/2024

Recomendo!
Delícia de leitura!
Livro é pequeno mas o conteúdo é gigantesco e de uma riqueza inebriante.
Recomendo muito ??

deborat 18/01/2024

Dentro de nós, teremos sempre a mulher jovem e a velha sabia. Aquela que não sabe muita coisa e, aquela que já sabe de cor e salteado.

Eliane406 17/01/2024

Sabedoria ancestral
Que leitura maravilhosa, cheia de alma, de bom senso, a escrita é sobre a força das mulheres, como o tempo é o motor para a sabedoria, como nossas ancestrais pode nos ensinar a desenvolver esse poder, e como a natureza está ligada a nossa força vital.

"Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos;ser cheia de espontaneidade e confiável;ser loucamente criativa e obstinada;ser ousada e precavida;abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original.Espero que você entenda que todos esses atributos se aplicam a você de modo geral e em detalhes,como algo em potencial,meio realizado ou já perfeitamente formado"
??????

Frizzo 15/01/2024

Por todas elas, por todas nós
A ciranda das mulheres sábias, é sobre todas nós mulheres que somos jovens enquanto velhas e velhas enquanto jovens.
É para cada um que se pergunta com que intensidade escolhe viver e não por quais ninharias nós deixamos dominar.
De fato foi perfeito escolher este livro para minha primeira leitura de 2024. Adoro a linguagem que a Clarissa Pinkola utiliza, o livro ao mesmo tempo que fluido se torna mágico.
Eu diria que esse é um livro para todas as pessoas que nunca deixaram de lutar pela sua real liberdade, para aquelas que ao invés de fugir da tempestade escolheram dançar na chuva.
É sobre a força das ancias e das grandes mães, do seu conhecimento transmitido e sobre o fato de que não precisa se ter uma prole para ter o conhecimento de uma matriarca.
Precisamos do conhecimento da velha para nos mantermos jovens e do coração da jovem para mantermos a alegria da velha.

lindssen 14/01/2024

Fraco e decepcionante
Esperava tão mais, uma imersão nas raízes culturais de grupos mulheres anciãs ao redor do mundo, algo que me fizesse sentir conectada... belo engano. Não prende e não acho que valha a pena.

camillygalchin 13/01/2024

?Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem?
Um livro incrível e que traz grandes reflexões sobre o poder e sabedoria da mulher e sobre a ancestralidade, nos faz olharmos para nossa história, nossas ascendentes e futuras gerações com muito carinho, valor e admiração. Reconhecer e agradecer nossos ancestrais por suas lutas, força, resiliência e sabedoria!

Natalia Fioravante 11/01/2024

Sobre envelhecer
Livro rápido e simples, mas não menos poderoso, ler Clarissa é um presente que nós mulheres podemos dar pra nós mesmas. Quando a leio me sinto tão acolhida, como se ela estivesse falando comigo, e esse livro não foi diferente, achei a leitura meio como um conto, meio misturado com realidade e fantasia, abordando um tema tão pouco aceitável na nossa sociedade: o envelhecimento, em especial das mulheres, Clarissa vai tecendo através de uma narrativa bastante poética o poder que tem uma mulher mais velha, sua postura, sua fala, suas palavras, sua presença, validando essas mulheres de uma forma que a nossa sociedade não consegue.
É um livro pra se ler quando é mais velha, mas também pra se ler enquanto jovem, pra mulher que já está na maturidade e para a mulher que ainda vai passar por ela.

Isabela1212 10/01/2024

Livro bom
O livro é muito bom, mas faz muitas referências que eu considerei confusas e precisei pesquisar sobre, mas recomendo muito a leitura.

Lumar 08/01/2024

Quando comecei a ler, me senti leve e em paz.
Era como se estivesse em uma conexão comigo mesma sentada em frente aquela lareira, ouvindo o estalar das madeiras queimando e acompanhando o decorrer da minha própria história.

O livro é breve, simples, mas de uma profundidade imensa.

Conforme lemos nos deparamos com várias mulheres e conexões que podem ter simbolismo com a nossa própria história, de mães, avós, amigas.

Vale a pena, é uma leitura cheia de afeto.

LaBelleDeNuit 07/01/2024

Colo de vó
"o lar: aquele lugar da alma habitado com maior persistência à medida que a mulher acumula em torno de si seus anos de sabedoria..."

Esse livro é uma reflexão sobre o lado mais forte e sábio que existe em uma mulher: a avó, a velha, a anciã.
Aquela que nos acolhe em momentos de angústia, que nos diz palavras de conforto e sempre trás uma sabedoria ancestral que passamos adiante. Afinal, o que seriam das famílias se não fossem as avós, das mais jovens se não fossem as velhas, do mundo se não fossem as sábias?

"Por elas... que continuem sempre a nos ensinar a amar este mundo e todos os seres que nele estão... das formas que mais importem para a Alma."

O lado ancião que habita em mim saúda o lado ancião que habita em você!

Ellen343 04/01/2024

Um livro bem interessante para refletir sobre o feminismo e o sagrado das mulheres, gostei muito do começo do livro que parecia um convite para um chá, bem leve.

déb 29/12/2023

Leitura profunda
E um livro que aborda ancestralidade, família, a beleza da velhice, mulheres sábias e tantos assuntos possíveis sobre o íntimo do ser uma mulher sábia. Me peguei em vários momentos pensando nas mulheres da minha vida, minha mãe, minha avó, minhas tias, minhas amigas e refletindo sobre nossas trocas. Amei a leitura.