Guerra Do Velho

Guerra Do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

Marcelo.Pedroni 05/05/2024

Bom início de série
Gostei bastante da premissa de se ter um exército formado por idosos, que por motivações próprias decidem se alistar e ter uma "nova vida".
Gostei dos mundos criados e das batalhas que acontecem, mas senti que alguns personagens e situações são poucos explorados, com exceção do protagonista, os demais são meios para o crescimento do protagonista.
Achei o "plot" bem legal, não é mindblowing, mas faz sentido e dá liga para o próximo livro sem parecer muito forçado.
No geral é um livro muito fluido, interessante e que não se propõe a ser tão grandioso quanto uma obra do Asimov, por exemplo. O autor sabe o que quer e está tudo bem em ser algo mais simples e priorizar a diversão ao invés da complexidade.

Phil.Surniche 04/05/2024

Gosto muito de ficção e já possuía essa trilogia na minha lista de compras e leituras futuras...porém, quando encontrei esse livro no sebo por 13 reais em um estado de "completamente novo" fui obrigado a comprar. Sai de lá lendo e em menos de uma semana eu terminei.
O que dizer então? Essa história começa de uma maneira um pouco lenta mas curiosa, pois a gente fica pensando "como se alista no exército com 75 anos? qual a utilidade da velhice para a guerra ?" Essa é a premissa onde se desenrola tudo. A guerra não é na Terra... existe um universo paralelo onde não são países, mas uma corporação que controla a colonização humana na galáxia. A segunda parte do livro tem muita ação e várias "raças alienígenas" apresentadas.. até que uma reviravolta acontece e você simplesmente fica em choque até o término do livro. Conclusão, comprei os outros dois pela Amazon e dessa vez não me custou 13 reais.?

Felipe.Costa 01/05/2024

Porque demorei 2 anos para iniciar a leitura?
O livro tem tudo oque eu esperava; estereótipos militares, piadas sarcásticas, tecnologias que você não entende e tem que ler a página mais de uma vez..

Gostei dos personagens apresentados e triste ao partirem, mas feliz com a progressão do principal.

Não vejo a hora de ler os próximos

Bec4 29/04/2024

Guerra do Velho
3,5/5 ?? = Bom no que se propõe.

Confesso que esperava algo mais dessa leitura, mas isso era uma expectativa minha. O livro é bom, o personagens principal, John, é interessante de se acompanhar, mas confesso que em alguns momentos eu queria ir pra outros lugares, saber mais? e tinha que ficar presa à ele porque a narração é em primeira pessoa.

Ainda estou decidindo se vou ler a continuação. Sendo sincera, o final não me causou impacto ou algo do tipo que me deixasse minimamente animada pra ler mais.

Marcynhah 27/04/2024

"A Guerra do Velho": Uma Jornada Intergaláctica pela Coragem e Dilemas Éticos

"A Guerra do Velho" de John Scalzi é uma emocionante aventura de ficção científica que mergulha os leitores em um universo repleto de ação, intriga e dilemas éticos. Scalzi cria um mundo complexo e cativante, povoado por personagens vibrantes e uma trama repleta de reviravoltas. A história segue a jornada de John Perry e sua unidade enquanto lutam contra inimigos alienígenas em uma guerra intergaláctica. Com uma narrativa envolvente e ritmo acelerado, o livro mantém o leitor intrigado do início ao fim. Scalzi também aborda questões profundas sobre moralidade, lealdade e o verdadeiro custo da guerra, adicionando uma camada de profundidade à história. No geral, "A Guerra do Velho" é uma leitura empolgante que irá agradar tanto os fãs de ficção científica quanto aqueles que buscam uma história emocionante e reflexiva.

Valena.Monteiro 26/04/2024

Foi tão legal ler esse livro, viajei com muito prazer nas páginas dele. História muito envolvente, me perdia totalmente no tempo. Personagem principal com caráter um pouco dúvido, achei estranho umas coisas que ele fez.
Gostei do livro, mas esses capítulos enormes me matavam...As explicações das coisas são um pouco confusas, ficava perdida algumas vezes. Só concordava, (igual quando não escuto algo que alguém falou pra mim, só concordo)
Quero ler os outros porque me diverti lendo o primeiro desse esquema de pirâmide

Andre.Coletta 25/04/2024

Ficção científica contemporânea
Meu segundo livro do John Scalzi e a sensação que fica é que a ficção científica contemporânea está bem representada. A temática do futuro em si é inerente ao gênero da ficção científica, mas a forma como esse futuro era discutido no século passado e em tempos mais atuais é o que torna esse livro e a literatura do Scalzi interessante, a forma como o ser humano, ou essa alusão ao humano, funciona como o eixo da narrativa. A guerra do velho é uma deslumbrante opera espacial, mas no fim das contas é nada mais do que uma genuína história de amor, trazendo esse sentimento como o mais humano das emoções, principalmente na construção de uma família e nesse elo que conecta a humanidade, a necessidade por uma conexão.

thaiqrz 19/04/2024

Legalzinho
Comecei lendo com muita expectativa, e eu gostei bastante da primeira parte da história, mas o meio acabou sendo um pouco lento, meio repetitivo e me deu uma preguiça de continuar, o final foi legal. Mas me irritava que sempre tudo dava certo pro personagem principal, parecia tudo meio óbvio, apesar de tudo isso, foi uma boa leitura, mas nada demais.

Gaby 08/04/2024

Ficção científica e muito sarcasmo
Guerra do Velho é um livro que estava na minha lista há tempos, mas que sempre postergava a leitura. Até que esse ano, por conta do Clube do Livro "de dois", o tema do mês escolhido foi anos 2000 e lá fomos nós nessa aventura.

Primeiramente, eu fui bastante surpreendida com o desenrolar da história. Fui sem expectativas nenhuma, mas também o que esperar de um idoso de 75 anos se alistando no exército?? Uma situação tão incomum na nossa sociedade. E o nosso protagonista é um idoso bem pra frente, viu? Isso torna a trama bem mais interessante (risos).

Guerra do velho é um livro de ficção científica que retrata muitas questões sociais, como por exemplo : o "descarte" de idosos ao atingirem certa idade e consequentemente a saúde mental deles; a constituição da personalidade e caráter do indivíduo; o que nos torna humanos; o que (hipoteticamente) nos diferencia de seres extraterrestres (caso eles existam), entre outras questões. Apesar da ficção, também há as relações interpessoais do protagonista, as quais são muito bonitas e despertam um acalento em nosso coração (assim como despertaram em Perry) em meio à toda esse cenário de guerra, mas eu ainda queria que não tivesse simplesmente matado alguns personagens que eu considerava importante e ter deixado outros não tão relevantes vivos.

Enfim, é leitura tranquila, divertida, com algumas explicações físicas e químicas não muito complexas. Recomendo para quem gosta de ação e muita ficção científica .

Breno289 07/04/2024

Uma inesperada ótima leitura
Sinceramente nem sabia do que se tratava Guerra Do Velho quando abri o livro (ou ebook) pela primeira vez, não tinha lido ficção científica até então e não esperava absolutamente NADA do livro, achei até certo ponto bem parado, mas em um momento a história se desenrola e entramos em um universo frio, perigoso e que está prestes a te matar. Personagens aqui simplesmente morrem, não importa se você gostava ou não deles, algo que ajuda a fortalecer a ideia de que o trabalho em que John Perry (nosso protagonista) se enfiou é de extremo perigo e que qualquer um está a mercê de morrer em um piscar de olhos. Na minha visão vale muito a pena a leitura, foi divertido, e trás questionamentos sobre o que é ser humano, ou o que torna alguém um monstro. Perry é colocado para fazer trabalhos sujos e em alguns casos cometer atos que faz ele questionar a própria humanidade.

Barb 05/04/2024

Minha terceira ficção científica do ano
E cá estou eu lendo mais ficção científica com alienígena. Eu queria comentar que achei o autor genial nas pesquisas dele pra escrever este livro, tem muita informação legal. Eu gostei bastante da escrita e da história, infelizmente só não consegui aproveitar tanto porque tive que intercalar com muitas outras leituras obrigatórias. Mas enfim, muito bom, leria as continuações.

coronetcity 04/04/2024

Uma ficção científica bem divertida, como uma sessão da tarde em forma de livro. Animada para continuar essa trilogia e descobrir como o John Scalzi vai desenvolver alguns aspectos da história que ele apresentou aqui.