O Fio do Bisturi

O Fio do Bisturi Tess Gerritsen

Resenhas - O Fio do Bisturi

Ket 29/11/2016

Vamos dar um desconto...
Dá pra perceber que esse livro é bem do início da carreira da Tess. A escrita é mais simples e muito mais focada no romance do que no suspense médico como os livros mais recentes dela (que são fabulosos!). É um livro rapidinho de ler, com uma premissa interessante, apesar de bem óbvia. Se você prestar atenção, vai desvendar o mistério ainda nas primeiras 100 páginas. O problema maior é o casal principal que não tem química nenhuma! A autora até tenta, mas não convence que os dois possam se amar de verdade.
Gostei da edição da Harper, bem caprichadinha.

João 13/11/2016

Suspense e melodrama
O que me chamou a atenção para o livro, além do currículo interessante da autora - ex-médica e integrante de uma banda -, foi o elogio de Stephen King sobre Tess Gerritsen. Talvez esse elogio tenha contribuído para que eu criasse muita expectativa em torno de "O fio do bisturi".

A narrativa começou bem eletrizante e algumas passagens me fizeram arrepiar com o suspense. Tess narra as ações de forma que o leitor visualize tudo muito bem na cabeça e isso é um ponto muito positivo. Devido ao começo agitado, esperei algo mais intenso ao longo da narrativa, o que acabou não acontecendo.

Em alguns momentos do livro, o melodrama se fez presente nos devaneios da protagonista e isso fez a narrativa ficar chata e até previsível. [SPOILER ALERT] Pelas características iniciais da Dra. Chesne, imaginei que seria uma pessoa mais firme e decidida, mas acabou se mostrando alguém frágil demais e carente, traços que não me chamam a atenção definitivamente [SPOILER ENDED].

Após alguns momentos de "paixão", a narrativa volta a ficar interessante, mais dinâmica e com reviravoltas que conseguem surpreender o leitor. É um livro tranquilo de ler e que chama a atenção por alguns diálogos bem desenvolvidos. Quem é acostumado com narrativas mais elaboradas, como as de King, talvez ficará entediado. Quem pretende, porém, começar a trilhar o caminho do suspense e de histórias policiais ficará satisfeito com a obra.

Pretendo ler outro livro de Tess Gerritsen para avaliar melhor o estilo da autora e espero que os resultados dos trabalhos seguintes tenham evoluído. "O fio do bisturi" é uma história que despertou sensações físicas - arrepios, risos, tensão - em alguns momentos e, por isso, considero-a muito boa. Espero que gostem!

roseli medeiros 05/11/2016

Adorei !!!! Já li outros livros da mesma autora onde o suspense é maior, este é leve , mas não deixa nada a desejar
Yara.Neta 13/11/2016minha estante
me indica outro melhor.. por favor.
Eu já li O cirurgião e O dominador.
E agora li esse, qual outro vc me indica?

Loraine 30/10/2016

Mais uma vez Tess se mostra uma autora confiável
Eu adoro a Tess, já li alguns livros dela, e com esse "O fio do bisturi", ela continua nos brindando com um entretenimento garantido. Definitivamente sou fã dessa autora, com sua escrita fluída, histórias ágeis e com suspenses bem estruturados e personagens convincentes e cativantes.
Sim, nesse livro o foco se dividiu entre o suspense médico e o tumultuado relacionamento dos personagens principais, que iniciam a história como grandes rivais, e depois vão se aproximando. Mas, diferentemente de algumas resenhas que li aqui, acho que a trama não se perdeu em nenhum momento e que a parte emocional dos personagens foi muito bem construída e convincente. Na minha opinião, o romance não pareceu nada forçado, pelo contrário, acho que foi bem real.
Apesar de ser um livro do início da sua carreira, acho que essa autora já mostra aqui que é confiável, pois não se perde nas suas histórias, nem leva seus personagens para caminhos mirabolantes, os dramas são autênticos e os seus desfechos acabam sendo sempre persuasivos.

Debora 24/10/2016

Adoro a Tess Gerritsen e por ser assídua leitora dos livros dela fiquei decepcionada com este livro que mais parece um romance do que um suspense ou um policial que normalmente ela escreve. Eh bom mas não eh dos melhores...

Cris Paiva 31/08/2016minha estante
Esse livro é do tempo que a autora escrevia para a Harlequin, então as historias são mais leves mesmo. Tem de pegar os mais recentes dela, esses sim são bons.

Monica Monte 31/08/2016minha estante
Ah então foi isso!!! Mas li um dos novos dela, Corrente sanguínea, e a pegada é outra... Adorei e tenho outros dela q são mais novos...

Cris Paiva 31/08/2016minha estante
Esses fininhos são todos da Harlequin. No Brasil saíram alguns livros dela pela Nova Cultural, na série Intriga.

Rafaela 13/08/2016

Kate Chesne é uma jovem médica anestesista que vê sua vida virar um inferno quando uma paciente morre durante uma cirurgia. Kate é acusada de erro médico, e além da pressão para pedir demissão e um processo judicial, a vítima é Ellen O’Brien, uma enfermeira amiga de trabalho e que passaria por um procedimento simples.

Em vez de procurar um bom advogado e rezar uma novena, Kate vai atrás do advogado da família de Ellen, David Ransom tentar convencê-lo que ela é inocente e não comete erros. Os dois acabam se apaixonando e investigando o mistério que ronda a morte de Ellen e de outros médicos e enfermeiras que trabalhavam juntos.

Eu adoro a Tess Gerritsen mas não gostei muito do livro, detestei o casal desde o primeiro encontro foi muito forçado, terrível. O lado policial do romance foi muito bom, apesar de umas cenas irritantes, como o detetive do caso acusando o David de ter largado a promotoria para ganhar dinheiro, beira a infantilidade. Eu agradeço muito Fio do bisturi não ser o primeiro livro que li da Tess, acho que eu teria desistido dela, ainda bem que ela evoluiu muito como escritora.
Pandora 25/08/2016minha estante
Sabe que eu estou quase abandonando a leitura? Eu também gosto muito da Tess, mas odeio quando ela insere esses romances forçados. Foi assim em "O pecador", detestei o livro... se fosse o primeiro dela que eu tivesse lido, não teria lido outros.

Rafaela 25/08/2016minha estante
Menina tenho muita birra com os romances que a Tess inventa para a Maura.
Eu li esse livro para um desafio e nao estava animada para começar outro senao tinha abandonado, que romance mais meloso e sem base. E quando a medica invande o escritorio do advogado que vergonha, ridiculo. E o desfecho do misterio tambem deixa desejar.

Hsc_Aju 18/07/2016

As Origens da Tess, porém deixou a desejar.
Quem me conhece sabe que minha autora favorita, e sempre lerei qualquer coisa que ela escrever, é a Tess Gerritsen, e esse foi um livro lançamento (aqui no Brasil, já que ele tem 16 anos lançado lá fora) que não deixou de entrar na minha coleção de leitura dela, e foi até bom conhecer o segundo livro escrito por ela, e ver o quão diferente ela tornou a sua escrita, amo Tess, mas esse livro tem sérias ressalvas.
Restante da resenha no link.

site: http://www.papeletas.com.br/2016/07/resenha-o-fio-do-bisturi-tess-gerritsen.html

Tamara 12/04/2016

Gostei
Gosto muito de suspenses, principalmente os envolvendo casos médicos, e desde que fiquei sabendo sobre o lançamento de O fio do bisturi ele me interessou, porém mesmo quando já o tinha na estante comecei a ficar em dúvida se leria, devido a críticas que vinha recebendo, mas resolvi arriscar e tive um ótimo resultado.
Esperava um pouco mais de descrições médicas, o que temos apenas no início do livro quando está sendo feita a cirurgia em Ellen, mas mesmo com isso o suspense que veio logo depois e as pistas que a autora nos dava para depois mostrar que era falsa e nos dar outro suspeito sobre quem pensar foi sensacional. Confesso que ao fim do livro me surpreendi com o assassino, e mesmo durante a trama não gostando especialmente dele, jamais imaginei que era o responsável por todas aquelas mortes e a motivação por trás de tudo o que fez. Um outro ponto nesse livro que está muito presente junto com o suspense é o romance que se desenvolve entre Kate e David. Apesar de toda a história deles ter acontecido um pouco depressa, ela acabou sendo uma parte que me fez gostar ainda mais do livro e em nenhum momento achei um romance meloso ao extremo. O epílogo foi a parte que mais me cativou e me fez definitivamente dar as quatro estrelas para o livro.
Sobre os personagens todos foram bem desenvolvidos. Kate é uma pessoa que foi muito injustiçada ao ser acusada pelo crime e mesmo com isso é forte e busca descobrir a verdade, ainda que isso a coloque em risco. David também é um homem muito problemático em termos pessoais, porém ao conhecermos sua história passada, entendemos as motivações de toda a sua dureza no presente, e é o tipo de personagem que nos cativa e o qual temos vontade de conhecer. A mãe de David também foi outra personagem de quem gostei muito. Os outros que fizeram parte da trama foram bem desenvolvidos mas ficamos com certo sentimento ambíguo em relação a maioria, não sabendo se eles podem ser suspeitos ou não.
O livro é dividido em prólogo, dezesseis capítulos e mais um epílogo, são médios e a leitura flui muito rapidamente. A revisão da editora HarperCollins também ficou ótima.
Esse livro é independente, ao contrário de uma boa parte dos lançados pela autora que fazem parte de séries, podendo então ser lido por qualquer pessoa. É uma ótima trama para poder conhecer a escrita da autora e um suspense que prende e surpreende até a última página, embora os que não gostam de romance possam se incomodar com o que foi desenvolvido entre Kate e david.

MMonaco 10/04/2016

Tess Gerritsen
Adoro Tess Gerritsen, mas a previsibilidade dessa estória decepcionou.
Cris Paiva 13/04/2016minha estante
Ainda bem que comprei na promoção.

Ronaldo 18/03/2016

É um bom livro para quem está se iniciando em histórias de suspense. Já os leitores com mais bagagem, certamente se decepcionarão, pela narrativa sem vigor, pela trama banal e principalmente pelo apelo romântico. O tom do livro é tão meloso que chega a ser cafona. Mas, por incrível que pareça, após a página cem, a trama policial, que até então estava morna, me fisgou. Novas implicações vão surgindo fazendo com que o enredo tenham desdobramentos inesperados. Outro ponto positivo foi o humor. Assim que a trama se acelera e o casal começa a se entender, o livro começa a ser pontuado por um humor ingênuo, mas muito bem vindo. Consegui desvendar parte do mistério, e a solução me remeteu a alguns dos enredos da série Rizzoli. Ali tive um vislumbre da autora brilhante que Tess se tornaria uma década depois. Quem ainda não a conhece, recomendo que não comece por esse livro pois seria injusto com a autora. Todos os mais de quinze volumes publicados pela Record são excelentes, portanto, não faltam opções. Escolham qualquer um, só não deixem de lê-la.

Resenha completa no blog:

Laninha 18/04/2016minha estante
Costumo ler muito suspense... Agatha Christie... Dan Brown...
Infelizmente eu sou o tipo de pessoa que julga o livro pela capa...e esse livro parece não ser la essa coisa toda... mas pretendo ler.

aline 24/12/2016minha estante
Eu fiquei bem decepcionada já li outros livros dela e a diferença do enredo é gritante, romance chato e meloso, já deu p adivinhar o possível assassino, eu definitivamente ainda prefiro minhas amadinhas Camilla lackberg e Karin slaughter!!!

Diane 02/03/2016

Óbvio e sem surpresas!
Cris Paiva 13/04/2016minha estante
Poxa, magoei...:(

Jansen 19/02/2016

Fraco.
Não parece ser um romance de Tess Gerritsen, a não ser pelas cenas e explicações médicas. O enredo é fraco e o caso de amor dos protagonistas, um advogado e uma médica, é um meloso duro, diferente do "hay que ser duro pero sin perder la ternura"... atribuído a Che Guevara. É uma grande escritora, mas esse livro foi seu ponto fraco. Falta garra.
Samantha 24/02/2016minha estante
Estranho, porque todos os livros dela são lançados pela Record. E este está em outra editora. Como já li todos da Tess, estou esperando ansiosa pelo lançamento deste....(mesmo sendo ruim..srsrsr)

Jhé 24/02/2016minha estante
Quando vi este livro fiquei muito ansiosa para ler, afinal foi Tess Gerristn quem o escreveu, mas concordo plenamente com você, este livro foi fraco comparado com outros que ja li, Gravidade e Corrente Sanguínea por exemplo que são maravilhosos, e a Tess me conquistou com eles, mas devo admitir, eu esperava mais deste livro. A trama foi boa, gostei do romance da Kate, embora o tenha achado de certa forma precipitado, enfim, faltou alguma coisa que não consigo determinar, talvez garra como tenha falado. Admito que fiquei um pouco decepcionada.