O Fio do Bisturi Tess Gerritsen

Resenhas - O Fio do Bisturi

Tati.Lima 15/12/2018

Eu gosteeeeeeei...
Já livro muitas resenhas a respeito deste livro, onde diziam q este não foi um dos melhores livros de Tess Gerritsen...Eu sinceramente gostei bastante. ..achei muito interessante o desenvolvimento da temática dos crimes, a resolução, e a revelação de quem era o assassino e porq matou, além de eu ter gostado bastante da estória do casal de protas, tipo se amam, mas são complicados demais da conta pra se entender ...Eu definitivamente estou virando uma fã de carteirinha das obras da Tess, adoro a forma q ela escreve, simples e intensa....

Silvia.Souza 15/12/2018

Gostei...
Segundo livro da autora, ainda não chega aos pés das obras mais recentes, mas já é bem melhor que o primeiro. Percebo que suas obras mais antigas tem mais romance que as atuais. Ainda assim, gostei da leitura, que é rápida e fluida. Apenas não gostei muito ao descobrir quem era o vilão... Achei muito simplista. Mas recomendo a leitura.

Elton 11/11/2018

Bom thriller
Algumas coisas na escrita me incomodam: simplismo, cenas desnecessárias (como o texto da parede) ou romance demais quando deveria ter suspense. Mas ainda assim é um bom livro, e curto, rápido de ler. O desfecho foi bem legal, mas o vilão foi um personagem tosco e deslocado.

Crítica, eu? 21/08/2018

O Fio do Bisturi
O Fio do Bisturi é a segunda obra de Tess Gerritsen. Lançado originalmente em 1990, o livro só chegou ao Brasil em 2016 através da Harper Collins. A obra conta a história de uma anestesista, Kate Chesne, que busca provar que não cometeu negligência durante uma cirurgia cuja paciente acabou morrendo. Com um advogado famoso defendendo a família da vítima, Kate precisa correr contra o tempo para provar sua inocência e, por isso, acaba descobrindo outros assassinatos. A anestesista termina por conseguir o apoio do advogado que antes lutava contra ela, e os dois vivem uma história de amor com um assassino em sua cola.

Considerado um dos thrillers românticos de Tess Gerritsen, O Fio do Bisturi tem uma narrativa enxuta, rápida e eficiente. Longe de contar com um texto primoroso, o livro acaba perdendo alguns pontos no quesito narração. A escrita de Tess não consegue imergir o leitor na cena nem criar momentos de tensão e suspense. É como se o livro inteiro fosse um relatório inanimado do que aconteceu.

Diferentemente da forma de escrita, a história do livro é digna de cinco estrelas. Uma anestesista tenta provar que não matou sua amiga na sala de cirurgia por negligência e acaba descobrindo uma sequência de assassinatos ligados ao hospital em que trabalha. Nada na trama cai no colo do leitor sem explicação. Tess Gerritsen exerceu a medicina antes de se tornar escritora e oferece grande riqueza de detalhes com relação a procedimentos, medicações e funcionamento de um hospital.

Kate Chesne, protagonista do livro, é superficial e previsível, com características pouco marcantes. É incrível que uma personagem principal tão fraca e óbvia não tenha prejudicado a história de O Fio do Bisturi. A sensação para o leitor é que a narrativa acontece apesar de Kate, não por causa dela, mesmo que ela seja a protagonista.

David Ransom, par romântico de Kate Chesne, é um advogado especializado em processar hospitais e médicos por negligência. Durante todo o livro, paira o questionamento do porquê desse tipo de trabalho. Vale ressaltar que o mistério sobre as escolhas de David é completamente desnecessário, uma vez que acaba se mostrando algo marcante para ele, mas completamente comum. Ransom é, assim como Chesne, completamente unilateral e previsível, além de fazer o tipo macho alfa superprotetor e de apresentar características exageradas demais para serem verossímeis.

O ponto mais alto do livro, como se pode esperar de qualquer romance policial, é a identidade do assassino. Nesse quesito, Tess Gerritsen acertou em cheio. A dúvida é mantida até os quarenta e cinco do segundo tempo e, mais, é levada à prorrogação. A autora consegue fazer isso sem frustrar o leitor e sem perder o fio narrativo. Por outro lado, a cena da descoberta é clichê para os tempos atuais. Talvez não o fosse em 1990, quando o livro foi lançado.

Surpreendendo o leitor, O Fio do Bisturi não se prende somente à trama policial. No fim de tudo, o romance de Kate Chesne e David Ransom aparece com protagonismo na história. E o fechamento do livro é completamente inesperado para um thriller. O elemento surpresa não acrescenta nem diminui nada em relação à história, é apenas “a cereja do bolo”, ou seja, não faria falta, mas já que está lá, ninguém reclama.

O Fio do Bisturi é um livro que merecia mais esforço da parte de Tess Gerritsen em alcançar uma escrita mais bem desenvolvida. A história é boa, os personagens têm algum potencial e a autora mostrou que sabe como construir uma trama. O pecado do livro fica, no entanto, pela forma de escrever pouco criativa e imersa. Talvez uma Gerritsen de 2018, mais experiente e com mais publicações, escrevesse melhor o próprio livro, dando mais vida ao texto e melhorando seus personagens. Na história, porém, Tess não precisaria mexer em absolutamente nada.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

Mathias.Weirich 19/07/2018

Supreendente
O Fio do Bisturi me surpreendeu positivamente, pois quando iniciei a ler ele pensei que fosse um suspense na sua forma mais crua, um policial determinado a encontrar o criminoso ou assassino.

Porém ao ler tive a agradável surpresa que não é um policial, ou detetive, o personagem principal, mas sim uma médica e um advogado que juntos buscam a verdade por trás de uma morte durante uma simples cirurgia e isso deixou o livro muito mais interessante!

Outro ponto positivo foi exatamente o romance, cheio de conflitos entre o orgulho e preconceito dos personagens principais.

Concluo que este livro é um ótimo livro é que merece ser lido por todos os que gostam de suspense, com um romance que dá a leveza necessária para um livro que de outro modo seria bastante cru.

Sala Literária 08/07/2018

Kate Chesne é uma anestesista muito competente e inteligente. Seus pacientes são sempre tratados com carinho e atenção. Mas a enfermeira Ellen O’Brien, que agora é sua paciente na sala de cirurgia, tem a atenção redobrada de Kate, afinal ela não é só a sua paciente, mas uma amiga e colega de trabalho.

Tudo corria muito bem durante a cirurgia quando o coração de Ellen simplesmente para. A morte da enfermeira é inevitável e deixa a todos na sala de cirurgia confusos e atônitos.

Os exames de Ellen relataram que ela teve uma parada cardíaca durante a noite, mas Kate jura que estes não são os verdadeiros exames da enfermeira. Agora é acusada de negligência pela família O’Brien, que contrata David Ransom para processar a médica.

David é um advogado famoso por ganhar diversos processos contra médicos. Seu passado o motiva a ir com tudo contra os médicos, ajudando as famílias dos pacientes a ganhar os casos. Mas um encontro com Kate o faz começar a duvidar da culpa da médica e aos poucos a ajuda a encontrar respostas para esse caso tão misterioso.

As coisas começam a ficar realmente estranhas e assustadoras, quando outros médicos começam a serem mortos e aos poucos as peças do quebra-cabeça vão se juntando.

Minhas Conclusões sobre O Fio do Bisturi
O Fio do Bisturi é um thriller com poucas páginas, mas com cenas que entregam uma aflição ao leitor. De cara iniciamos a leitura com a cena de um assassinato e ao longo das páginas os personagens vão aparecendo e destacando sua funcionalidade no enredo.

Escrito em 3ª pessoa, podemos ter a visão de todos os personagens e as cenas são descritas com rápidos detalhes deixando a leitura mais rápida, porém ao mesmo tempo real e angustiante.

Os personagens são rapidamente construídos também. Conhecemos as características de cada um em uma descrição dada pelo narrador logo que o personagem aparece na história. Sua personalidade vai se desenvolvendo através dos diálogos com outros personagens e breves comentários do narrador.

O Fio do Bisturi foi lançado pela primeira vez em 1990 e durante a escrita conseguimos perceber detalhes que nos mostram que o livro foi escrito há um tempo. Esses detalhes acabam se tornando importantes para a história, mas de forma alguma atrapalha o desenvolvimento da história.

Continue lendo aqui:

site: http://www.salaliteraria.com.br/livros-estrangeiros/o-fio-do-bisturi-de-tess-gerritsen-resenha/

-.-.-.-.-.- 03/07/2018

Não parece Tess Gerritsen!
Kate, médica anestesista, é acusada de assassinar uma paciente no momento da cirurgia. David Ramson é o advogado de acusação. Não bastasse essa morte, um médico e uma enfermeira também são encontrados sem vida, no mesmo hospital. Kate, que alega inocência, vai em busca da verdade sobre os crimes.
Sou fã de Tess Gerritsen, mas não gostei desse livro, que nem parece ter sido escrito por ela. O suspense ficou em segundo plano, dando lugar ao romance açucarado dos protagonistas (recheado de diálogos idiotas, diga-se de passagem). Resumindo, é um thriller romântico bem fraco; tratando-se de Tess Gerritsen, prefiro os excelentes thrillers médicos e a série Rizzoli /Isles.
Marta Skoober 05/07/2018minha estante
Foi para algum desafio?

-.-.-.-.-.- 07/07/2018minha estante
Foi. O tema era suspense. Mas esse livro eu não gostei, apesar de ser fã dessa autora. É um dos primeiros dela, está mais para romance açucarado do que para suspense.

Marta Skoober 07/07/2018minha estante
Eu ri muito quando li essa parte de romance açucarado...

-.-.-.-.-.- 09/07/2018minha estante
rsrsrsrsrs

Tamara Dias 27/05/2018

Otimo!
Que livro incrível! Não conseguia parar de ler! Não é um livro com muitas páginas, então fui lendo em doses homeopáticas rs, foi meu primeiro contato com a autora e já amei e virei fã! Quero muito ler mais dela! Recomendo muito! Leiam vale muito a pena! :)

Jessamine.Fernandes 28/04/2018

O fio do bisturi
O livro ja começa com os pensamentos da primeira vitima ( dr. Henry Tanaka).
Kate Chasne, uma excelente médica anestesista, fazendo apenas um cirurgia rotineira de vesícula. Ellen O' Brien, fazia parte da equipe médica, era uma cirurgia simples, por um "simples" erro de ECG, Ellen agora passa a ser um cadáver. Mas Kate acredita q não foi de uma imperícia, acredita que há algo a mais.
A partir desde acontecimento, coisas de 5 anos atras voltam atona, mas a pergunta é, qual a ligação entre essas duas pessoas, o primeiro um médio e a segunda um enfermeira.

O fio do bisturi é um thriller, como vários desta escritória, que admiro e amo seus trabalhos. Sem duvida é um livro que te prende, apesar de pequeno, com apenas 16 capítulos, esta cheio de acontecimentos, onde você adita saber quem é o assassino, até acontecer uma reviravolta enorme, e tudo começa a ter sentindo.

K.G | @kennedy guedes 31/03/2018

Me senti em um episodio de csi
Resenha publicada em @entaoeuli_

O fio do bisturi e paceiras.... uuuuolllin uu uu uuuuollin uu uu uuuoooollinnn

A Tess é uma autora que eu ja tive um primeiro contato com O PREDADOR, e essa era a segunda chance que ela teve para conquistar o meu coração... acontece que eu nao sou facinho nao.

O livro começa com um assassinato bem estranho, e logo depois conhecemos a Kate, uma anestesista experiente, mas que aparentemente devido a um descuido acaba matando uma paciente na mesa de cirurgia, e ela alega SER INOCENTE, e esta disposta a provar isso.
Outros assassinatos vão acontecendo, e uma aparente interligação sendo formado, e nossa protagonista se torna uma peça chave pra desvendar esse mistério.
É um livro MUITO FLUIDO, curto, uma leitura rápida, eu gosto da escrita da Tess, Não é algo carregado ou difícil de ler. Tem MUITAS REVIRAVOLTAS, e vai por caminhos inimagináveis, o que também contribui pra facilidade da leitura.
Os relacionamentos que a protagonista constrói ao longo da historia, rende momentos interessantes, sem cair no instalove.
Já a forma com que as historias da Tess são construídas é o que mata os livros dela pra mim, e não foi diferente aqui, a FORMULA que ela utiliza pra conduzir as investigações e muito " CSI investigação criminal" sabe, aquele programa que passava na Record? Sinto-me em um episodio desses. ATE CANTEI A MUSICA NO TITULO.

Soa-me uma técnica muito ?clichê" de contar uma historia.
Eu sinto falta de contemporaneidade na construção do enredo ( FALEI BONITO AGORA) mesmo com as varias reviravoltas, o LIVRO NAO ME TOCA SABE, NAO ME ENVOLVE, NAO ME ABRAÇA, a escrita SEMPRE EM TERCEIRA PESSOA, me faz assistir tudo como um telespectador, e dificulta a minha imersão na historia.
E isso faz com que o livro perca um pouco da magia pra mim.
É uma historia MUITO BOA, é muito bem feito, o final é SURPREENDE ( apesar de não ter gostado de alguns detalhes).
A Tess continua pra mim sendo um daqueles escritores que não amo e nem odeio, sabe, quando eu não tiver MAIS NADA PRA LER, é uma opção, que nao surpreende mas também não decepciona.
3,5
Gabriel Rodrigues 31/03/2018minha estante
uuuuolllin uu uu uuuuollin uu Hahaha melhor resenha S2

HARRY BOSCH 27/03/2018

O Fio do Suspense
O Suspense deixa um pouco a desejar,mas para quem curti um romance vai agradar.
É uma boa historia,muito bem narrada...

Carlos.Magnun 12/03/2018

O Fio do Bisturi
Foi o primeiro livro da Tess Gerritsen que eu li, sinceramente eu esperava um pouco mais, tentarei um outro título. Final tenso, mas o livro em geral achei meio monótono!!

Kenia 09/03/2018

Um tanto previsível, mas não é um livro tedioso. Eu esperava mais deste thriller médico.
Embora a autora é uma médica não atuante, achei fantasiosa a parte ECG. Obviamente, pelo o que sucedeu a paciente O?Brien, haveria alteração no eletrocardiograma devido a hipercalemia, antes da assistolia, e se Kate fosse tão precavida assim, não iria querer aplicar outro frasco e sim, tomar medidas a respeito. Tudo bem que para um leigo, essa informação seja desnecessária. Entretanto, me fez esperar mais do que o livro pode me oferecer.