A Maior Flor do Mundo

Gênero: Infantil
País: Portugal
Ano: 2001 / 32 páginas
Editora: Companhia das Letrinhas

Quanta sensibilidade! A Maior Flor do Mundo conta a história de uma criança que, como outra qualquer, sai de casa em busca de uma aventura. No entanto, cercada pela natureza deixa-se levar pelos córregos, canto dos pássaros e pelas árvores ao seu redor. Até que uma em especial, toca-lhe o coração, pois precisa de ajuda. O que se seguirá daí, só as crianças e pessoas com um coração generoso conseguirão entender.

Neste livro Saramago expõe de forma simples e despretenciosa seu amor pela natureza. Bem que ele podia ter se aventurado mais por esse tipo de escrita, gostaria muito de ler mais este gênero escrito por ele.

Para A Maior Flor do Mundo, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaportuguesa
#AMaiorFlordoMundo
#JoséSaramago

@evelynefabri_ 25/02/2024

Prosa poética e metalinguagem
Daqueles textos que se apresentam como "curtos e fáceis", mas logo nas primeiras páginas percebemos a profundidade temática e o comprometimento exigido ao leitor.
São duas histórias em uma: a do autor, que se desafia a compor a melhor história já escrita, e a do menino, que aventurando-se em terras fora dos limites de sua humilde casa, conhece e cultiva a maior flor do mundo.
Altamente simbólico, trata-se de uma leitura para todas as idades, mas ao ser realizada para crianças, pede um acompanhamento mais cuidadoso, pois as metáforas pedem diálogo.
Belíssimo!

Joyce.Gomes 10/03/2023

Uma história fofa, Saramago disse que não sabia escrever para crianças, mas acredito que nessa ele conseguiu sim.

Lorayne.Stinguel 13/01/2023

Saiu esta gracinha de livro porque ele não sabe escrever...imagina se soubesse?! Quanto tato, Saramago ♥

anaclaraleitegomes 29/05/2023

Não sei muito bem
Eu não sei muito bem o que escrever sobre esse livro, eu realmente nem sei se entendi, na hora que li, achei muito interessante e fofo, mas não sei o que achar dele agora
Pede uma releitura

Wilson 30/12/2022

Um aconchego
Apesar de Saramago dizer que não é bom com as palavras para um livro infantil, ele se saiu muito bem com esse que é um encanto de leitura. Simples, gostoso e cheio de significativos para refletirmos. Como é bom ler qualquer coisa desse autor tão maravilhoso.

Dudu2010 13/03/2024

Nao sei pq eu li isso e nao sei mais oque dizer ???????????????????????????????????????????????????..

Manuela.AbrahAo 22/05/2024

A maior flor do mundo
É um livro pequeno porém muito legal e gostei dele ajudar a flor e dela recompensa-lo com pretensão

Karine 12/02/2022

Lindinho
Gente que livro mais fofo!! Adorei!!! Super Saramago falando para as crianças de um jeito muito humilde e gentil!!

Francieli.Tonello 28/11/2013

O que é simples, não é realmente simples se for escrito por Saramago. 'Transborda subjetividade.'

uiliandalpiaz 15/08/2011

Do errante ato de escrever aos pequenos
A história de Saramago tem todos os aspectos para deixar as crianças (e não só elas) tristes, esperançosas, desesperadas, emocionadas. "A maior flor do mundo" talvez se transcreva na grande vontade do autor em tentar conquistar o público dos pequenos, lhes fazer um afago, eis que no reconhecimento da difícil arte de dirigir-lhes, Saramago expõe com toda sua inocência e sinceridade da sua imprecisa arte de escrever para as crianças (sabemos da sua inquestionável qualidade como autor).

Ainda assim, mesmo parecendo inacabada, constrói uma bonita história, demonstrando a simplicidade e força de vontade do menino protagonista que é capaz de transpor a todos esforços, limitações e dificuldades para ajudar a uma pequena e agonizante flor...ele lhe trouxe novamente a vida, frente a toda desesperança.

Waleria.Araujo 10/09/2021

Gostei das palavras do autor. É uma história leve e rápida.
As ilustrações também são boas e diferente das que estou acostumada. Uma obra brasileira muito boa.

Fernanda Melo 12/10/2020

Saramago para crianças?
E Saramago ainda disse que não sabia escrever histórias para crianças! Leia para uma criança, ela vai amar e, porque não, para a sua criança interior também.

Erick 07/06/2020

É aquilo, por ser do Jose Saramago e apesar de ser um livro infantil eu o abri esperando me impressionar mais com sua pequena história - a reflexão final do livro, já mencionada aqui em outros comentários, e as bonitas ilustrações são boas ideias que presenciei, mas de resto preferiria não ter gasto o que gastei com a sua compra...