O Caso Caravaggio

O Caso Caravaggio Daniel Silva

Resenhas - O Caso Caravaggio

1 | 2 | 3 | 4

Sueli 12/08/2021

O Valor de Uma Mulher Sempre Vai Depender do Caráter de Outrem.
O Caso Caravaggio foi meu primeiro contato com o autor Daniel Silva e seu icônico personagem Gabriel Allon.
Mais uma vez, comprei um livro baseada no título achando que entraria em um universo encantador de arte e cultura pictórica... Me enganei, mas felizmente não me arrependi!
Como o livro foi publicado há anos, muito já se falou muito sobre ele e com grande propriedade, portanto direi apenas que gostei muito da leitura, adorei o personagem principal e me senti infeliz por todos os grandes mestres da pintura que ao nos presentear com obras de arte maravilhosas nem sonhariam como no futuro homens abjetos usariam suas criações.
Parece-me que estamos fadados a corromper eternamente nossas criações, até mesmo as mais valiosas.
Recomendo fortemente!
Hester1 01/01/2022minha estante
Estou lendo e adorando. Gosto muito do autor. Gosto muito do personagem principal.

Leila de Carvalho e Gonçalves 27/08/2021

O Furto
?Às vezes, a melhor maneira de encontrar uma obra-prima roubada é roubando outra??

Publicado em 2016 no Brasil, dois anos após seu lançamento nos Estados Unidos, O Caso Caravaggio é mais um best-seller de Daniel Silva. Trata-se do décimo quarto livro da série Gabriel Allon, um restaurador de obras de arte que também é um espiao a serviço da inteligência de Israel.

A narrativa gira em torno de um caso real, jamais solucionado: o furto da pintura Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio. ?Avaliada em 20 milhões de dólares, ela foi subtraída do altar de um oratório em Palermo, capital da Sicília, em 1969. Um detalhe do crime chamou atenção: a obra foi perfeitamente retirada de sua moldura com uma faca, sem deixar nenhum vestígio, mesmo tendo 2,68 metros de altura por quase 2 metros de largura. Desde então, inúmeras versões sobre o que teria ocorrido circulam na imprensa, todas relatadas por antigos membros da máfia siciliana Cosa Nostra, apontada como a organização criminosa por trás do roubo.? (Revista Veja, 26/12/2018)

Portanto, reunindo fato e ficção, mais uma vez Gabriel Allon terá um desafio e tanto pela frente. Em poucas linhas, para livrar um amigo de uma acusação de homicídio, ele precisará encontrar não só o verdadeiro assassino, como descobrir o paradeiro da referida pintura. Uma trajetória que abrirá as portas do comércio de obras de arte roubadas como moeda de troca para transações escusas, levando-o até um pequeno banco privado austríaco onde está escondida a fortuna ilícita de uma dinastia ditatorial que governa a Síria. Uma rara oportunidade de ?matar dois coelhos com uma única cajadada?, isto é, recuperar o Caravaggio e num golpe audacioso, desaparecer com 8 bilhões de euros sem deixar qualquer vestígio.

O resultado é uma trama ágil com reviravoltas que sugerem que alguns assuntos poderão ser pautados no futuro, aliás, Silva distingue-se por aproveitar personagens de outros livros em novas histórias. Por sinal, personagens esféricos que desafiam o juízo do leitor e o próprio Allon é um bom exemplo.

Particularmente, devorei as quatrocentas páginas do livro num fim de semana e posso adiantar que ele é uma companhia perfeita, se você está em busca de entretenimento.

Finalizando, convém sempre estar atento as promoções da Amazon. Paguei menos de um dólar pelo e-book, uma pechincha.

?Apesar da incrível riqueza do petróleo, um quinto do mundo árabe sobrevive com menos de dois dólares por dia. Sessenta e cinco milhões de árabes, a maioria deles mulheres, não sabem ler ou escrever, e milhões não têm nenhuma educação. Os árabes, que já foram pioneiros no campo da matemática e geometria, ficaram para trás em termos de pesquisa científica e tecnológica. Durante o último milênio, os árabes traduziram menos livros que a Espanha traduz em um único ano. Em muitas partes do mundo árabe, o Corão é o único livro que importa.? (Página 272)

Antunes 27/04/2022

A maior parte da arte roubada desaparece para sempre...
Minha segunda experiência de leitura com o autor Daniel Silva!
O espião Gabriel Allon, foge da linha da maioria dos espiões que conhecemos da literatura! Com estatura mediana e um porte físico mais esguio, Allon parece ser um cara normal que desempenha um papel extremamente complexo dentro do universo que atua.

Além de altamente treinado e bem relacionado, nosso protagonista ainda é um exímio restaurador de quadros e é nesse contexto (o artístico) que inicia nossa aventura. Allon é ?contratado? para resgatar uma das obras mais importantes da história que encontra-se desaparecida.

Com grandes reviravoltas e um roteiro bem montado, ?O Caso Caravaggio? é uma excelente pedida para quem gosta de aventuras detetivescas e personagens críveis, com os pés fincados na realidade atual!

Ket 23/01/2022

Bem legal!
Meu primeiro contato com o autor. O estilo é rápido, cheio de diálogos e capítulos curtos.
Me senti um pouco perdida com a dinâmica dos relacionamentos entre os personagens que vem dos livros anteriores da série e eu não li e isso atrapalhou em alguns momentos. Mas, fora isso, a história é curiosa e fiz várias pesquisas paralelas sobre obras de artes.
Talita.Chahine @cutucandoahistoria 30/01/2022minha estante
Não sabia que tinha livro antes desse !

Ket 30/01/2022minha estante
Ixi, amiga tem mais de 10 pelo que vi!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 30/01/2022minha estante
Nossa, bom saber ?

Gian 14/04/2023

Gabriel Allon, lendário espião e restaurador de arte, está em Veneza para recuperar um altar quando recebe uma convocação urgente da polícia italiana. Seu amigo, o excêntrico negociante de arte Julian Isherwood, se deparou ucom uma cena de assassinato no Lago Como r foi detido como suspeito. Para salvá-lo, Allon só precisa realizar uma simples tarefa: encontrar a pintura desaparecida mais famosa do mundo.
Para recuperar o Caravaggio e descobrir a identidade do colecionador, Allon embarca em uma jornada ousada. Uma busca que vai se transformar em uma estimulante caçada.

Hester1 02/01/2022

Gostei muito, nem preciso dizer que sou fã do autor, adoro o protagonista. Adoro livros de espionagem.
Vitoria293 02/01/2022minha estante
Esse livro é muito bom, depois que li ele fui pra regras de moscou ( do mesmo autor) recomendo muito é incrível.

Hester1 02/01/2022minha estante
Vou dar uma olhada. Este eu desconhecia. Grata.

Hester1 02/01/2022minha estante
Menina, este parece ser especial, somente físico e muito, muito caro.

Vitoria293 02/01/2022minha estante
Eu comprei num sebo faz tempo, então não paguei mais que 25 reais, espero que tenha uma boa leitura

Vitoria293 03/01/2022minha estante
Eu fui olhar na amazon e fiquei boba, não tinha noção que estava tão caro, eu realmente paguei barato por ele, não faço ideia o que aconteceu pra estar esse preço por que o livro em si é comum e não feito de materiais caros ou algo do tipo,curioso não???

Vitoria293 03/01/2022minha estante
Deve ser algum defeito ou especificidade por que os outros livros do Daniel silva estão com o preço normal de mercado

Hester1 03/01/2022minha estante
Deve ser por ser livro físico com poucos exemplares à venda. Isso às vezes acontece. Eles se tornam livros raros.

Bianca.Bugari 07/09/2020

Bom e cheio de conhecimento histórico
O caso Caravaggio é um livro pra quem gosta de aprender ao mesmo tempo que viaja em outros mundos. Nos vemos em cenários com grandes elementos artísticos e históricos acompanhando uma das missões de uma organização secreta governamental.

O livro começa com foco em obras de arte, como Caravaggio, van Gogh e mistura informações sobre artistas e suas obras com a recente guerra Síria, mostrando o conflito de dentro, com personagens que sofreram durante esse período e ainda sofrem. O discurso político do livro devido a isso também é muito forte, o que eu gosto muito, gosto quando a história mistura conhecimentos reais tão vívidos em meio a ficção. Os personagens são bem construídos, nosso principal, Gabriel Allon, é de personalidade forte e se junta com outros personagens secundários, mas que são muito importantes para o andamento da história.

O meio do livro fica um pouco monótono, mas nada que impeça a leitura, conhecemos os detalhes da operação que tenta encontrar o Caravaggio, mas que acaba se encontrando em meio a algo impressionantemente muito maior e mais perigoso.

O final é bom, não é totalmente satisfatório, mas achei bem válido considerando o andamento da história.

Carla.Ligia 05/08/2021

Eu nunca acerto o primeiro livro da série...
Se você gosta de corrida contra o tempo para salvar o mundo, a arte epessoas inocentes, esse livro é maravilhoso. Gostou do prof. Robert Langdon? Vai se apaixonar perdidamente pelo espião Gabriel Allon, esse homem é magnífico e, detalhe, um artista plástico para ninguém colocar defeito. A Chiara que o diga (amo essa mulher).

Rene Brito 26/11/2023

"O Caso Caravaggio" mergulha os leitores em um intrigante mundo de espionagem, tecendo uma trama cativante que mantém a tensão do início ao fim. O autor, com maestria, conduz a narrativa, criando personagens complexos e situações surpreendentes. A história se desenrola com uma sofisticada dança de agentes secretos e reviravoltas, mantendo o leitor ávido por cada revelação.

A habilidade do autor em entrelaçar os elementos da trama é notável, proporcionando uma experiência de leitura imersiva e cheia de suspense. A trama de espionagem é meticulosamente elaborada, revelando camadas ocultas e conexões intrigantes entre os personagens.

Além da trama envolvente, a escrita do autor é um verdadeiro destaque. Sua habilidade em criar imagens vívidas e diálogos afiados contribui para a atmosfera envolvente do livro. Cada página é rica em detalhes, e a linguagem é habilmente empregada para construir a ambientação e transmitir as nuances emocionais dos personagens.

Patty 19/06/2022

Allon você é legal, mas quero te conhecer melhor!
O Caso Caravaggio tem um ritmo frenético. Cenários bacanas, muita informação interessante, a gente não consegue largar. O protagonista, Gabriel Allon, espião e restaurador é um personagem muito bem construído, cativante.
Mas, preciso ler outros para me decidir. Com Caravaggio, fiquei com uma sensação de muita ação, muito trabalho....e aí vem o final, então me perguntei para que tanta volta?
Sabe aquela sensação do durante ser melhor que o final? Por aí.....

Neto.Menezes 24/03/2021

Obras de arte e espiões uma combinação perigosa
A primeira experiência com uma obra de Daniel Silva foi bastante satisfatória! Com uma narrativa ágil e a boa e velha caçada de gato e rato ditam o tom dO Caso Caravaggio... Por se tratar do 14° livro da série literária estrelada pelo espião do serviço secreto de Israel, Gabriel Allon, o autor já tem a fórmula bem pensada e não deixa pontas soltas ao final da trama.
A ambientação com os espiões e todas as redes de contatos é bem feita e somada ao carisma de Gabriel Allon, faz com que o leitor torça para o sucesso da operação e que nada de ruim aconteça com as personagens! É importante salientar que o autor tem bons personagens secundários no livro, mas não explora tanto alguns plots que seriam bem interessantes...
Não tem como não citar semelhanças com as obras de Dan Brown, e a título de curiosidade o primeiro livro protagonizado por Gabriel Allon, foi lançado no mesmo ano que a primeira incursão de Robert Langdon para salvar o mundo, e 20 anos depois é meio inevitável que as obras não bebam de fontes similares, o que para mim não foi algo ruim, já que gostei de ambas as leituras.
E por fim, 4 estrelas!

Paulascrap 23/05/2020

Um novo autor para reinar na estante!..
📚De novo caindo naquela armadilha de séries longas na qual saltamos de paraquedas no meio da história do personagem principal✌️️.......................📝. Gabriel Allon será o espião da série , neste caso ele sendo um restaurador de arte residindo atualmente em Veneza com sua esposa Chiara grávida de gêmeos , será procurado para localizar um quadro raro na verdade considerado uma lenda como a pintura mais famosa do Mundo - O Caravaggio.........................📝Sem escolhas é acionado pela polícia italiana na caça a obra de arte - motivo : seu amigo , o negociante de arte Julian Isherwood foi flagrado em cena de homicídio brutal , a vítima : um espião inglês que vendia artes roubadas para um misterioso colecionador, e para que seu amigo não seja apontado como suspeito a polícia exige que ele encontre a tela desaparecida .............................📝 No decorrer da leitura nos deparamos com uma trama muito maior do que um roubo de obra de arte, Gabriel contará com a ajuda de Jihan Nawaz , sobrevivente de uma massacre sírio trabalhando atualmente em um banco privado dirigido por um genocida, além de sua equipe israelense de espiões e Alta cúpula do serviço secreto ......................📝A leitura e bem complexa com muitas informações de locais , agências internacionais , mas conta com uma trama muito bem elaborado sem pontas soltas que nos surpreende a cada capítulo ................................📝 Um ponto muito interessante na obra do autor , ao final ele diferencia todos os fatos reais e ficcionais , como locais, ponto históricos, sedes de redes secreta, lojas de antiguidades citadas e personagens além das fontes de pesquisa e situação real dos conflitos dos países citados .................📝Um livro para agradar quem gosta de trama policial com espionagem mesclada com fatos reais , mesmo sendo série não há prejuízo na leitura isolada , gostei muito de conhecer o autor e já irei buscar novos títulos pra estante 📖...... #skoobpaulascrap #livropolicial #espionagem #ocasocaravaggio #danielsilva

Rafael 11/02/2022

Até 60% achei que seria o melhor livro do Daniels Silva que já tinha lido, mas depois eu achei que a história deu uma esfriada. Mas ainda foi muito bom. Pra quem gosta de espionagem, não tem erro, pode ler sem medo.

Rossine 13/08/2020

O livro começa bem, pois mistura assassinato e desaparecimento de uma obra de arte, e o autor mantém uma certa fluidez na narrativa. Entretanto, na metade para o fim, essa fluidez diminui e o foco inicial do livro desaparece. O que fica é uma narrativa extremamente parcial, onde os bandidos são os muçulmanos e os mocinhos os israelenses que vão salvar o povo sírio da ditadura. E recuperar o quadro de Caravaggio que, agora, já virou um simples detalhe na trama do livro.

Aquela.fotossAntes 13/10/2023

O livro em si é um pouco mediano talvez, em comparação com os outros da saga do Gabriel Allon. Acho que fui com muita sede ao pote e, pelos comentários que li, pelo nome, pela sinopse, elevei muito as minhas expectativas. Até a metade, eu considerava um dos melhores livros que já li do Daniel Silva. Entretanto, toda a questão da arte, o roubo de um quadro do Caravaggio em 1969 (que até hoje, na vida real, não foi encontrado), as tramas relacionadas ao mundo artístico, foram tudo ralo abaixo. O que antes era extremamente interessante, virou uma "receita de bolo simples": bom, mas sem muito o que esperar. Um tanto previsível, talvez. Mas nada que não valha a leitura se você gosta dos livros da saga do Allon.

1 | 2 | 3 | 4