O Livro da Literatura

Julia Manjko 21/07/2023minha estante
Falou tudo kkkkkk

Lara 17/03/2020

UM LIVRO PARA SER LIDO COM CERTA DESCONFIANÇA

Esse título resume bem a imagem que o livro me passou. Eu ainda não li ele inteiro porque estou usando como um guia/desafio de literatura. Já li todas as introduções e as partes referentes aos livros que eu já li, que são 17 dos 109 principais (tem também as leituras adicionais). Mesmo assim, já tenho o suficiente para fazer algumas observações sobre o livro.

Se você, assim como eu, quer um guia/desafio literário, então o livro é ótimo e eu recomendo ele 100%. Mas se você está buscando informação nele, eu já não recomendaria, e diria para você, no mínimo, não considerá-lo como única fonte. Não li a edição original em inglês então não sei se o problema está nela ou se está na tradução, é importante deixar isso claro. Mas o fato é que esta tradução apresenta umas informações meio obscuras sobre alguns dos livros que eu li.

No 1984:
- Lá se diz que o grande irmão é o líder do partido que governa a Oceania, sendo que há evidências no livro de que o grande irmão não existe como pessoa, mas sim é uma personificação do partido.
- Também se diz que o duplipensar é o sistema de pensamento em que o controle do presente significa corrigir o passado. Que??? Corrigir o passado é uma coisa que o governo faz e inclusive é o trabalho que o personagem principal tem no partido, mas o duplipensar é a capacidade de aceitar como verdadeiras ideias ou fatos contraditórios em nome do partido, ou seja, se o partido assim desejar.

No Cem Anos de Solidão:
- Aqui temos uma árvore genealógica com um erro, na qual o Gaston está ligado como se fosse irmão de Amaranta Ursula, sendo que é o cônjuge dela.
- Ao tratar das relações incestuosas do livro, se entra no mérito de dizer que a descendência de Adão e Eva, na Bíblia, se deu de forma incestuosa, e deixa subentendido que foi por meio de incesto entre irmãos. Eu entendi errado ou quem escreveu isso pensa que Adão e Eva realmente foram dois seres humanos específicos e o único casal a partir do qual se povoou o mundo inteiro? Isso é de uma ignorância tão grande que nem vale a pena discutir.

Além disso, o livro apresenta visões sobre as obras que por diversas vezes são UMA dentre várias interpretações, e as coloca como se fossem the one and only. Não gosto nem um pouco disso, pois apesar de as interpretações serem a parte mais importante e interessante de uma obra (na minha humilde opinião), é mais importante ainda elas serem apresentadas como sendo o que são: interpretações, uma visão dentre várias outras, e não como a verdade absoluta sobre a obra.
Karina Rivera 27/08/2020minha estante
Uma pequena correção: sobre a árvore genealógica em Cem Anos de Solidão, o Gastón não está como se fosse o irmão, porque o fundo da caixinha dele está branco. Todas as pessoas da família Buendía vêm com o fundo amarelo, e as pessoas que são de fora vêm com o fundo branco. O erro deles foi colocar na mesma direção/mesmo alinhamento dos outros membros da família, daí talvez a confusão.

Lara 05/10/2020minha estante
Oi, Karina!! De fato está com o fundo branco, porém está ligado à ela e os irmãos com a linha de parentesco, e não de cônjuge (aquela linha reta por cima de todos e que se subdivide, ligando os irmãos, ao invés da linha única ligando diretamente duas pessoas que são cônjuges)

Daniel 23/09/2016

Resumão
Um resumão da História da Literatura, com enfoque maior nas obras mais representativas - as análises são dos livros, mais que dos autores - contextualizadas com a época e os movimentos às quais perteceram.

Leitura fácil, descomplicada, com diagramas ilustrativos interessantes e bem bolados.
Um bom roteiro, principalmente para quem está começando a se aventurar pelos clássicos.

Injustificável foi a indiscutível obra prima da Literatura mundial "Em Busca do Tempo Perdido" não aparecer em destaque, mas apenas como "leitura adicional"... Um erro sem perdão.
edu basílio 24/09/2016minha estante
Excelente comentário, Dani. Quero ler! Na verade, eu gostaria de ter essa coleçåo toda na estante -até os que jamais lerei, como "sociologia" e "religiões", por exemplo - pelo simples prazer de apreciar a beleza das edições.

Mauricio.Alcides 02/01/2017

Ta ai, temos uma livro dessa bela coleção que eu não gostei.
Copilar toda a história de qualquer tema que você é um apreciador em meras 350 paginas é sempre uma missão complicada, mas o resto da coleção se destacou em temas os quais eu tenho muito mais domínio, por qual motivo eu acharia que não seriam capazes aqui também?

Pois bem, com esse espirito eu resolvi iniciar esse que foi o último livro da coleção que me interessou, a regra aplicada a praticamente toda a coleção (exceção “O Livro dos Negócios”) é mais uma vez a mesma, uma linha temporal com as obras mais significativas de cada período histórico, e acredito isso funciona tão bem … não importa o tema, essa linha simplificada foi o que tornou essa coleção a minha coleção favorita sobre qualquer tema, mas acredite em dado momento quando falamos de literatura essa linha realmente falha.

Me deparei com o fato de que Tolkien não teve nem se quer uma pagina inteira para seus trabalhos, sua obra “O senhor dos anéis” é possivelmente a obra de maior influencia do genero fantasia desde a sua publicação, mesmo assim o autor e seu livro são apenas lembrados com 1/8 de pagina (…)

Quando vamos chegando mais próximos do período contemporâneo da literatura as coisas vão se tornando piores, Jack Kerouac é sem duvida uma figura importante para a sua geração mas apenas para a sua geração. Kerouac não desperta o interesse das novas gerações (A não se que você seja como eu, um leitor compulsivo e necessita de novas obras todas as semanas, tirando esse caso …) Kerouac é um autor que muito barulho fez ao seu tempo, hoje é brindado por sua passagem na história americana mas é só … Ganhou 4 paginas exclusivas, enquanto outro membro da sua geração que hoje perpetua muito mais respeito no mundo literário ganhou apenas uma citação de duas palavras em meio a uma obra de 350 paginas “Charles Bukowski”.

O caso de Kerouac é só um ente os milhares que existiram no livro de autores que foram merecidamente lembrados em pró de outros grandes e talvez maiores que foram esquecidos.

Piadas a parte o que me fez perder o respeito pela parte destinada a “Atualidade” foi ver o escritor japonês Murakami ter uma pagina exclusiva pra ele (…) É e o Tolkien não (…)

Sou uma velha senhora que está a remoer o trabalho de um grande ídolo, é verdade … mas também não encontramos a menor referencia a Churchill e o nosso grande poeta Carlos Drummond foi lembrado apenas por 1/8 de paginas, sem contar que apesar de ver muita referencia ao nordeste não li uma linha sobre “O Auto da Compadecida” e isso tudo é o suficiente para eu achar a leitura no mínimo injusta.

E com isso temos um livro ruim dessa coleção, ok menos "mió di bão" dessa coleção.
Laura 08/10/2017minha estante
Continuo tendo interesse em ler esse livro mas achei seu comentário bem pertinente.

Cris 21/04/2022

21.04.2022
Concatena o livro ao estilo e à época da publicação na linha do tempo. Simplesmente amei as sugestões e me fizeram ficar com vontade de ler vários. Minha lista só aumenta!
Janaina Edwiges 21/04/2022minha estante
Pretendo começar este livro em breve. Com certeza as indicações de leitura são um prato cheio para nós leitores. A lista realmente só aumenta ?

Jenni.Castro 14/04/2022

Achei o livro bom. Aproveitei a oportunidade de conhecer mais esse mundo da literatura e tive a certeza que estou fazendo o curso certo.
Barbara.Tomaz 20/04/2022minha estante
Eu também gostei desse quando li algumas partes.

Mara.Sousa 12/05/2017

Ô delicia...
Encontrei nesse volume um resumão dos caminhos da literatura , assim como autores que representam cada fase, desde o princípio até os dias atuais.
Achei super válido, tanto para estudantes (eu) como apaixonados pelas Letras (eu).

Bárbara 10/06/2017

Guia indispensável para os amantes da literatura
Ótimo guia dos livros mais marcantes da História da Literatura. As obras vêm com uma sinopse, são brevemente analisadas, comentadas e esquematizadas com desenhos ou ilustradas com pinturas e também acompanham uma pequena biografia do seu autor, contextualização histórica e indicação de obras similares e contemporâneas, além de citações. Um guia muito bem produzido, com a diagramação limpa e agradável. Recomendo!

Valério 08/08/2017

Um guia para iniciantes e iniciados
O livro da literatura está um degrau acima do livro "1001 livros para ler antes de morrer". Contudo, se assemelha muito a este. O que os difere é a profundidade e qualidade no livro da literatura. E quantidade no "1001 livros".
Tendo isso em vista, e caso tenha dúvidas entre qual escolher, talvez decida-se melhor sabendo que, no livro da literatura, temos menos livros (aproximadamente 200) abordados que no "1001 livros". Contudo, para algumas obras de fundamental importância para a história da literatura, o livro da literatura dedica mais páginas e, portanto, faz uma análise mais detalhada;
Os livros são organizados de forma cronológica (como no "1001 livros").
Portanto, para quem está começando a criar sua biblioteca, o "1001 livros" talvez seja mais prático e completo, com mais referências.
Para quem já é iniciado, e quer uma análise mais detalhada das obras, o livro da literatura me parece uma melhor opção.

Embora ambos sejam livros que ajudem a enfeitar sua estante, não podemos desconsiderar que o livro da literatura, se colocado na estante juntamente com a coleção "o livro" (O livro da Religião, O livro da sociologia, O livro da filosofia, O livro da psicologia, O livro dos negócios, O livro da política e O livro da filosofia) cria um efeito decorativo interessante.

Raquel.Faria 04/05/2018

O Livro da Literatura
Um excelente livro de apoio para os amantes da literatura. Ele sintetiza as principais obras produzidas no mundo ao longo dos séculos, desde "A Epopeia de Gilgamesh" até a literatura pós 11 de setembro. Senti falta de mais exemplares da Literatura Brasileira, mas adorei o fato de conter resenhas de obras chinesas, indianas, sul africanas...

Maria.Batagin 19/03/2024

Um compilado de vários livros com dicas além de um resumo que te dá mais vontade ainda de ler alguns títulos.
Para quem já possui uma lista infinita de ler para ler esse livro te ajudar a ampliar ainda mais.

Davi 25/05/2019

Apenas uma leve ramificação para estudos
O acabamento físico do livro é lindo, com uma capa e páginas de altíssima qualidade.
O mesmo não pode ser dito de sua diagramação: o texto não é justificado, muitos infográficos e tabelas são colocados no meio de um texto (quando poderiam ser postos no final do texto ou num canto).
O conteúdo é muito mais raso do que parece. Sim, pode ser um norte fantástico para traçar planos de leituras e para saber por onde ir ao iniciar um estudo de determinado gênero, país ou época. É um bom aliado para professores de Literatura saberem por onde podem procurar materiais para fazer planos de aula, mas está longe de ser algo que traga informações muito profundas.
A importância dada a certos autores é meio aleatória, sendo que há autores que foram um marco para a Literatura contemporânea que recebem uma citação de um parágrafo, como o caso de Tolkien

Zé - #lerateondepuder 11/07/2019

RESENHA - O LIVRO DA LITERATURA
RESENHA - O LIVRO DA LITERATURA
1. Referências do Livro
- Este livro se chama O Livro da Literatura e tem o título bem adequado para uma coletânea de obras literárias.
- Seu título original é The Literature Book, tendo sido publicado pela Editora Dorling Kindersley - DK no ano de 2015.
- Quanto à edição resenhada, foi produzida em 2018 pela Editora Globo, sendo esta a segunda edição.
- Quanto a outras edições, é possível verificar a 1ª Edição pela Editora Globo, datada de 2016.
2. O autor
- O livro não tem um autor específico e foi organizado por James Canton e vários outros autores, sendo traduzido por Camile Mendrot.
- Outras obras no mesmo estilo, mas de assuntos diferentes foram publicadas pela Globo como: o Livro da Filosofia, o Livro da Psicologia, o Livro da História, o Livro da Economia, o Livro da Política, o Livro das Religiões, o Livro da Ciência, o Livro da Mitologia, o Livro da Bíblia, o Livro da Sociologia, o Livro dos Negócios, O Livro do Cinema e o Livro do Feminismo, dentre outros.
3. O contexto histórico em que foi escrito
- Esta bibliografia é recente, publicada em nosso atual contexto histórico, o de um mar de informações facilmente obtidas pela Internet, cuja pretensão, deduz este resenhista, é a de compilar as grandes ideias de todos os tempos, com ricas ilustrações e esquemas, provavelmente para servir como livro de cabeceira, aquele sempre a ser consultado.
4. Os personagens
- Os personagens, na verdade, são os grandes autores do tempo e suas obras clássicas e universais. Gosto de citar os autores e respectivas obras que mais me tocam, como: Homero e suas Ilíada e Odisséia, Virgílio e sua Eneida, Dante e sua Divina Comédia, Camões e seu Os Lusíadas, Cervantes e seu Don Quixote, Defoe e seu Robson Cruzoé, Jane Austen e seu Orgulho e Preconceito, Mary Shelley e seu Frankenstein, Dumas e seu Três Mosqueteiros, Emily Bronté e seu clássico O Morro dos Ventos Uivantes, Melville e seu Moby Dick, Tolstoi e seu Guerra e Paz, Dostoiévski e seu Crime e Castigo, Oscar Wide e seu O Retrato de Dorian Gray, Bram Stoker e seu Drácula, Kafka e seu A Metamorfose, Graciliano Ramos e seu Vidas Secas, Gabo e seu maravilhoso Cem Anos de Solidão, Salinger e seu Apanhador no Campo de Centeio, Orwell e seu perfeito 1984, Guimarães Rosa e seu Grandes Sertões Veredas, Harper Li e sua espetacular obra O Sol é para Todos, e Saramago com seu Ensaio sobre a Cegueira, dentre outras genialidades de todos os tempos.
5. A trama sucinta
- O livro começa com uma introdução em que coloca o leitor a par dos aspectos importantes da literatura, como sua definição e história, destacando os motivos pelos quais escolheu as mais de 100 obras, sob a égide das diversas culturas. Ainda na introdução, será possível verificar uma time line (linha do tempo) com as obras clássicas e referidas datas.
- Depois, começa a obra com a separação por sete períodos: os Heróis e Lendas, do Renascimento ao Iluminismo, do Romantismo e a Ascenção do Romance, do Realismo e sua Representação da Vida Real, passando pelo Rompimento com as Tradições na década de 1900, caminhando para a literatura do Pós Guerra de 1945, encerrando com os Clássicos da Literatura Contemporânea de 1970, até chegar nos dias atuais. O Sumário apresenta todas as fases, obras e autores de forma bem didática e vale muito a pena utilizá-lo como guia.
- Como não se emocionar com abordagens como a de Cem Anos de Solidão, ?Acabando a todo instante, mas nunca terminando seu fim?, ou ?Os portões do inferno estão abertos dia e noite, a descida é suave e o caminho é fácil?, da Eneida de Virgílio, ou ainda, ?Não existe insensatez de animal algum na Terra que não seja infinitamente superada pela loucura dos homens? de Moby Dick, dentre outras profundas reflexões resumidas que este livro tão rico em esquemas e figuras presenteia ao leitor.
- Em minha opinião, a mensagem que o livro quer passar é a mais básica sobre as obras universais, a de que as ideias dos autores se traduzem pela riqueza de suas obras e ultrapassam seu tempo, sendo o livro é a melhor forma de entendê-las na visão de seus contextos e personagens. O livro da literatura pretende destacar os contextos anteriores e posteriores da época em que foi escrito, bem como diagramar as principais passagens da obra, sem deixar de elucidar a biografia do autor. É um grande estimulante para aqueles que desejam se inserir ou se aprofundar no maravilhoso munda leitura.
6. Leituras correlatas
- As leituras correlatas foram já citadas acima nas obras escritas e traduzidas pela Editora Globo. Outra leitura correlata seria o livro como ?Uma Breve História da Literatura? de John Sutherland.
8. Links para o Livro
- No Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/549227ED559418;
- Onde baixar: não verifiquei nenhuma versão em digitalizada, mas é possível encontrá-lo na Amazon, como e-book The Literature Book: Big Ideas Simply Explained, por R$ 68,55 (dia 11 jul 19).
9. Preços em 11 julho de 2019
- Amazon: R$ 41,50 - https://www.amazon.com.br;
-Saraiva: 43,11 (tamanho reduzido) e 55,92 (tamanho normal) - https://www.saraiva.com.br;
- Estante Virtual: entre R$ 40,00 e R$ 60,00 - https://www.estantevirtual.com.br/

Maya | bookig: @umabeletrista_ 08/09/2019

"Era uma vez..."
Nota: 10/10 ♥
Como assim introduz o livro, “o ato de contar histórias é tão antigo quanto a própria humanidade”. Desde a antiguidade, capturam-se os acontecimentos para repassá-los, bem como criam-se lendas e mitos que marcam culturas. A história foi preservada e transmitida oralmente, até a escrita ser inventada.

De início, a escrita tinha como principal objetivo registrar transações entre comerciantes, mas, evoluindo, ao fornecerem informações comerciais para preservar as histórias orais intrínsecas de cada cultura, deu-se início aos primeiros moldes de literatura escrita – encontradas na Mesopotâmia (como na epopeia de O Gilgamesh) , na Índia (O Mahabharata) e na Grécia Antiga. E na China, com sua filosofia antiga.

Desde então, a literatura tem a capacidade de nos fazer pensar, refletir, instigar, indagar, deduzir, induzir, imaginar. Apesar das distrações atuais nesse mundo líquido, a literatura ainda tem a capacidade de satisfazer os leitores psicológica e espiritualmente, de modo que abre suas mentes para novos pensamentos e para o principal: novas possibilidades.

Se eu tivesse que definir a literatura em uma palavra, seria o plural possibilidades. Porque é isso o que a literatura é. Nos apresenta novos mundos, outras perspectivas, outros universos. Quando abrimos um livro, há um mundo inteiro ali dentro, esperando para alguém adentrá-lo. Não há nada mais belo no mundo que ter as palavras.

E, se há algum livro que sabe apresentar bem o que é literatura, é este. O Livro da Literatura tem capítulos divididos de acordo com a divisão na história literária, sendo estes: Heróis e Lendas, no qual fala sobre as epopeias e os contos heróicos da Antiguidade, como Ilíada, Odisseia, Eneida e outros; Do Renascimento ao Iluminismo; O Romantismo e a Ascensão do Romance; A Representação da Vida Real; O Rompimento com as Tradições; A Literatura do Pós-Guerra e Literatura Contemporânea. Além de ter, ao fim de cada capítulo, a seção Leituras Complementares, na qual fala sobre obras igualmente importantes naquele período histórico.

O livro inteiro trata do cânone literário, falando de forma simples sobre as obras mais importantes de toda nossa história. Essa forma simples de abordar as obras me encantou de tal forma que eu não consegui me desprender desse livro, fiquei interessada por cada obra comentada nessas páginas, queria ler cada livro ali que eu já não havia lido, e se havia lido, queria relê-lo. Foi por causa desse livro que, assim que terminei de ler, comprei Jane Eyre (e também por causa da série Anne with an E), Vinte Mil Léguas Submarinas, O Processo (Kafka) e Drácula na mesma semana. Além de querer imediatamente abrir logo os clássicos que já tenho em minha estante.

É incrível o que essa obra fez comigo. Fez eu me apaixonar ainda mais pelas letras, fez eu me encantar ainda mais por esse mundo, mesmo depois de anos como leitora. Me fez refletir que mesmo que eu conheça uma vasta extensão de obras literárias, ainda assim há uma ponta imensa desse infinito iceberg conhecido como literatura. Se você leitor ainda não tiver esse livro, compre. Você sempre pode conhecer mais e mais, e esse livro é um ótimo guia para quem quer conhecer mais obras – principalmente as clássicas. Foi por causa desse livro que li Balzac imediatamente e me apaixonei.

Eu AMEI esse livro, e se pudesse dar mil estrelas, daria! ❤ É, definitivamente, o melhor livro que li nesse ano. E acho difícil ler um livro melhor que esse ainda esse ano! Eu com certeza o levarei para a vida toda como meu guia literário.

Guardo-o na minha estante na frente de vários outros com todo o destaque que ele merece. Se você ainda não tem, tenha. E logo! Aliás, esse livro faz parte de toda uma coleção, tendo outros como O Livro da Filosofia, O Livro da Sociologia, O Livro da Psicologia etc. E o mais recente (lançado esse ano): O Livro do Feminismo. Por enquanto eu só tenho o da literatura, mas quero urgente adquirir o do feminismo. ❤

site: https://umabeletrista.wordpress.com/

camila 19/02/2020

LITERATURA COMPLETA
O livro abre grandes obras da literatura, dividida em tempos literários e o valor que a literatura agrega a nosso conhecimento. Dentro do instrospecto das palavras, há muitos processos e obras que inspiram jovens, e que contam as raízes da história, os conflitos e problemas, o desenvolvimento da imaginação, entre muitas informações que não possuiremos alcançe sem as obras da literatura.
É complementado em episódios como: Heróis e Lendas, Renascimento ao Iluminismo, Romantismo e Ascenção do Romance, Representação da Vida Real, Rompimento de Tradições, Literatura e Pós Guerra, Literatura Conteporânea.
Este livro é muito recomendado, a quem procura um conhecimento geral de obras importantes da literatura, e que possuem informações extras, e valiosas para o entendimento de livros desde clássicos, até livros de outros países, que são e possuem um marco importante da população. O bom deste livro também é que obras que desconhecemos são citadas nos textos, nos abrindo possibilidades de conhecer novas histórias, culturas, etnias, e particularidades desde os personagens desde o contexto geral da obra.
O livro também trás escritores que marcaram as histórias da literatura, com suas obras que narram desde as nossas raízes, desde um inserimento de perguntas e questionamentos sobre a nossa política, economia, amor, relações, conflitos históricos, significados, entre outros detalhes que estes autores nos transmitem.
*** Obras Que Eu Não Conhecia ***
- Adeus as Armas: Ernest Hemingway
- Por Onde os sinos Dobram – Ernest Hemingway
- Aos Cofins da Terra, Uma triologia do Mar: William Golding.
- O Coração Escarlate: Zakes MDA.
- O Livro do Travesseiro
- Kevala - Poema Corona de : Paul Celam (...)

1 | 2 | 3 | 4