O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos

O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

Ale 24/01/2016

Magnífico!
Uma maneira inteligente de tornar argumentos densos e teóricas sobre lógica totalmente acessível. Encontrei-me a rever uma vida inteira de argumentos e argumentadores, em minha mente enquanto lia.
Gerson 21/02/2016minha estante
Realmente excelente! É um grande ponto de partida para entender o processo da lógica.

Natalia 01/04/2020

O livro elucida de forma precisa e pontual 19 falácias lógicas e recorrentes na exposição de argumentos. Muito interessante e útil. O grande mérito da obra é a exposição de conceitos complexos de forma didática e descomplicada com o apoio de exemplos ilustrados de fácil compreensão. Um baita livrinho, para ler e reler até clarificar o raciocínio.

Heloiza 31/08/2020

Excelente. Da forma mais didática que já vi, o autor demonstra e explica com as ilustrações as 19 falácias de argumentação mais comuns nos discursos.

Tonho 18/07/2020

Futuramente irei reler.
Ótimo livro, eles deveriam fazer o dois.
A leitura não é pesada, muito bom.
Recomendo a leitura.

Marcella 30/08/2020

Indispensável para cultivar o hábito de ter uma opinião
Esta leitura me surpreendeu.
Apesar de ser curtinho, é bastante informativo.
É possível reconhecer, com facilidade, que tais argumentos são comuns no cotidiano, principalmente entre a corja ominosa de políticos e em discussões absurdas nas redes sociais
Nos faz ponderar acerca da importância de desenvolver o pensamento crítico para que não sejamos vítimas de premissas tão frágeis.

BrunoVilarim 22/02/2020

Faz você refletir sobre como evitar certas discussões desnecessárias no dia a dia do mundo virtual e porque não real?
Andrea 18/09/2020minha estante
Haha, hoje em dia, infelizmente, é mais saudável mesmo evitar algumas discussões...

Adriano Schiessl 24/03/2020

Os benefícios de uma argumentação sólida para a confirmação e expansão do conhecimento, como também das complexidades dos argumentos indutivos, onde as probabilidades entram em jogo. Com relação aos indutivos, em particular, o pensamento crítico se revela uma ferramenta indispensável.

Gueu.Schade 22/02/2020

Uma leitura rápida, divertida e de grande aprendizado. O livro mostra diversos erros de argumentações que precisamos/devemos evitar. As ilustrações são divertidas e existe uma para cada exemplo. Recomendo a leitura e releitura.

Rennan.Cardoso 22/06/2020

Livro muito fofo e leitura simples, mas não simplória
Um convite para a lógica argumentativa ou raciocínio lógico. Através das falácias lógicas (erros de argumentação) mais comuns, o livro nos traz uma ferramenta poderosa para termos melhor clareza de pensamento e expressão e tornarmos os debates mais propositivos. O leitor mais atento conseguirá facilmente encaixar cada falácia com uma situação que viveu, um discurso ou comentário político que ouviu ou um texto que leu e terá uma maior autonomia e liberdade perante à linguagem (e à lógica, principalmente). Por ser simples, bem ilustrado e de rápida leitura, acredito que poderia ser usado até no ensino básico, em matérias de redação, interpretação ou filosofia.

Amanda.Hammes 15/03/2017

O livro ilustrado dos Mais Argumentos
Livro divertido com lindas ilustrações que mostram como não agir numa argumentação. Para ser lido e relido quantas vezes forem necessárias, especialmente por quem fala em público.

Clarisse 20/07/2017

Manual de sobrevivência para redes sociais
Este livro é um guia para aqueles que gostam de discutir e debater nas redes sociais. O autor, apresenta de forma didática, com analogias e ilustrações, os 19 principais erros de argumentação, que pode levar aqueles que não dominam o raciocínio lógico a acreditarem em argumentos falsos, ou mal elaborados. Segundo o autor:
"[...] formalizar o raciocínio traz benefícios como clareza de pensamento e expressão, aumento de objetividade e autoconfiança. A capacidade de analisar os argumentos dos outros também ajuda a perceber o momento certo de se retirar de discussões infrutíferas."
Por meio da lógica, poderemos verificar a consistência e coerência dos argumentos apresentados e julgar o que nos parecer mais aceitável. Ele ressalta que a lógica não é a única ferramenta para os debates e indica outras como a retórica, ônus da prova e a navalha de Occam, não tratados no livro. Resenha completa no blog.

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

Totti 27/04/2020

Relevante
Livro bem humorado, rápido e objetivo. Gostei muito das análises dos argumentos, me vi em algumas e principalmente pessoas próximas que discuti ao longo da disputa política de 2018.

Recomendo, pois, sempre é bom agregar conhecimento, ainda mais se vem assim com sarcasmo.

Felipe.Guimaraes 29/05/2020

Adquire-se uma percepção mais aguçada do perigo de argumentos frágeis e de como são frequentes em nosso cotidiano.

Marcos.Campgnolli 25/01/2019

Debates
Um ótimo livro para idetifcarmos as falácias de argumentação cometidas em debates, principalmente nas redes sociais. É impossível não fazermos associações com pessoas que cometem tais erros ou até nós mesmos.
Um livro curto para se ler rápido, mas para se ler sempre e evitar cair nessas falácias.

Sandrinha 22/07/2019

Diante das discussões cada vez mais absurdas nas redes sociais, Ali Almossawi resolveu resgatar uma dose – necessária e urgente – de lógica para a era da internet. O resultado é este livro acessível, que explica, com divertidas ilustrações, as 19 principais falácias que tornam insustentáveis tantos argumentos e debates.

Você aprenderá a reconhecer frequentes abusos da razão, como a falácia do espantalho (em que se deturpa o argumento do outro para poder atacá-lo com mais facilidade), o apelo a uma autoridade irrelevante e a bola de neve (em que uma proposição é desacreditada sob a alegação de que levará inevitavelmente a uma sequência de eventos indesejáveis).