O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos

Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivi 04/01/2022

Um ótimo resumo que nos instiga a estudar sobre o assunto
Um ótimo resumo que nos instiga a pesquisar sobre o assunto. Ao aprender sobre os tipos de falácias lógicas vamos percebendo como somos "bombardeados" pelo uso delas em todos os espaços que convivemos. O livro é bem introdutório, mas explica de forma clara cada tipo de falácia. Cada uma delas vem acompanhada de uma ilustração que ajuda a mostrar a aplicação da falácia. Recomendo a todos que querem entender melhor como podem estar sendo manipulados por estes artifícios. Em ano de eleição torna-se ainda mais relevante ficar atento a essas questões.

Robbie5 12/12/2021

Incrível
Eu amei a escrita, muito gostosinha de ler
A leitura fluiu de uma forma incrível
Li apenas em um dia
É bastante esclarecedor e simples de entender
Acessível

Erica 23/11/2021

Imaginei que as ilustrações fossem mais engraçadinhas, tipo tirinhas de jornal...
As explicações dos tipos de argumentos também podiam ter se aprofundado mais
elle carmo 23/01/2022minha estante
foi o que eu pensei também

elle carmo 23/01/2022minha estante
estilo mafalda ou harold

Bruna 24/10/2021

O livro fala sobre o dilema que estamos vivendo hoje, toda polarização política envolvendo debates agressivos e acalorados repleto de inconstâncias, uma verborragia decadente e falaciosa.

Argumentos refutados com premissas falaciosas, refutar argumentos verificáveis com ideologias, desacreditar uma ideia por não concordar com ela entre outros ataques ao interlocutor.

Deturpar um argumento atacando a pessoa e não o argumento apresentado, desviar a atenção para outro foco, ou interpretar de forma distorcida.Todos esses erros de argumentação que sofremos ou mesmo cometemos, são mostrado pelo autor nesse livro pequeno, mas extremamente relevante.

Carla 13/10/2021

Conteúdo difícil
O livro tem uma boa qualidade nas ilustrações e na maioria dos exemplos, mas aborda um assunto complexo que, para ser compreendido em sua totalidade, precisa de outros suportes.

Acredito que seja um livro interessante para acompanhar o estudo sobre o assunto. Um reforço, digamos assim.

Alguns assuntos não podem ser abordados de forma simples pq não o são.

Dica: leia o glossário antes de ler o resto da obra. Ajuda muito os que não tiverem outro contato com os conceitos como falácia, irrefutanilidade, premissas, etc., antes.

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 06/10/2021

Livro de cabeceira
Sabe aqueles livros que são tão bons que você acha que deveria saber tudo que está nele? É uma leitura agradável, informativa, didática, as ilustrações são legais, e dá pra refletir bastante sobre o mundo e si mesmo. Pra quem não entende do assunto, é uma introdução maravilhosa, e pra quem já sabe, é ótimo pelos exemplos.

Ademais, é um livro que tem uma boa proposta desde o começo. Explicar pelo errado, o porquê de um argumento ser ruim... Acho que desenvolve bastante da autocrítica da pessoa também.

Jamal 02/10/2021

Vi um videozinho sobre esse livro e achei interessante. Apesar de sintetizado, o livro aborda as falácias mais utilizadas no cotidiano. A partir disso, podemos nos policiar e identificar nos discursos esses maus argumentos. Recomendo muito!

Luan Rocha 28/09/2021

Gostei, mas...
Na minha opinião, é um livro muito introdutório as falácias e argumentos rasos. Digo isso não para desmerecer o livro, creio que muitos podem aproveitar bem o conteúdo, porém eu irei continuar buscando por algo mais aprofundado. Mesmo assim acredito que melhor do que acreditar nas minhas palavras, seria cada um ler e ter sua própria opinião e se nescessário procurar aprender mais em outros materiais sobre esse assunto.
Carla 13/10/2021minha estante
Estou achando o mesmo. Infelizmente, ao reduzir demais as explicações, tornou-se raso demais e, infelizmente, não explicando alguns conceitos de forma produtiva.

London boy 27/09/2021

OK
Eu recomendaria esta leitura para qualquer pessoa que fosse capaz de ler, pois independente do nível de conhecimento, eu imagino ser muito necessário a democratização da boa interpretação de texto e da fundamentação argumentativa nas diversas discussões.
É um livro curta, e uma experiência de longa data para se refletir e refletir.
REALMENTE muito interessante! Eu adorei!

Patricia Daher 21/09/2021

Tema interessante
O tema é interessante, mas esperava mais de seu conteúdo. O livro traz várias formas de se reconhecer um mal argumento e de identificar as falácias. Só deu nome ao que já identificamos. Achei razoável!

Fabio451 22/08/2021

Proposta de livro interessante na qual o autor nos guia pelos meandros do univero da logica da argumentação para expor, especialmente nesta época de discussões online acaloradas, a importancia de se ter bons argumentos e como identificar as armadilhas que tornam nossa argumentação falha. Tudo isso permeado por ilustrações que representam cada um dos erros de argumentação que o autor elenca na obra.
Ainda que seja um bom livro e que traga ideias interessantes, me pareceu uma obra muito tecnica, especialmente para pessoas que não tiverem nenhuma experiencia prévia com o estudo da logica. Aos iniciados, o livro se desenvolve de forma tranquila, mas para os que são inexperientes neste universo, falta uma linguagem um pouco mais acessivel, mesmo que o autor utilize-se de exemplos para ilustrar cada um dos principios apresentados. Livro bacana, mas acho que esperava um pouco mais.

Fabricio.SantAna 18/08/2021

É um livro bem curtinho e dá para ler em um ou dois dias. Para quem tem interesse em melhorar sua forma de dialogar com as pessoas e de reconhecer quando usam argumentos ruins contigo ele é muito bom. A ideia como o título diz é apontar argumentos ruins e explicar o porquê de serem ruins. Resumindo, Maus argumentos são ruins, pois transformam discussões que poderiam ser boas em bate bocas intermináveis. Este livro em particular trata apenas de algumas falácias lógicas, servindo mais para vc iniciar no assunto, então acho que se vc quer estudar mais a fundo deve procurar algum mais completo.

Rennanzinho 25/07/2021

Livro muito fofo e leitura simples, mas não simplória
Um convite para a lógica argumentativa ou raciocínio lógico. Através das falácias lógicas (erros de argumentação) mais comuns, o livro nos traz uma ferramenta poderosa para termos melhor clareza de pensamento e expressão e tornarmos os debates mais propositivos. O leitor mais atento conseguirá facilmente encaixar cada falácia com uma situação que viveu, um discurso ou comentário político que ouviu ou um texto que leu e terá uma maior autonomia e liberdade perante à linguagem (e à lógica, principalmente). Por ser simples, bem ilustrado e de rápida leitura, acredito que poderia ser usado até no ensino básico, em matérias de redação, interpretação ou filosofia.

Keila 19/05/2021

Simples e informativo.
Através dos 19 tipos de falácias lógicas apresentadas com definição clara, objetiva e exemplos simples, é possível identificar vários tipos de erros de argumentação usados comumente no nosso dia a dia.

Apesar de curtinho, tem um ótimo conteúdo. Muito bom para obter a percepção da importância de desenvolver o raciocínio lógico argumentativo e para evitar erros e também identifica-los em discussões.

Milena.Tonkiel 15/05/2021

O livro, é claro, não criou a definição de nenhuma dessas falácias e faz apenas o trabalho de apresentar e categorizar as 20 falácias mais comuns segundo o autor. Cada falácia é descrita por um texto explicativo bem sucinto contendo uma página e uma bela e engraçada ilustração de Alejandro Giraldo com um estilo que me fez lembrar das ilustrações satíricas de Alice no País das Maravilhas. A leitura não tem pré-requisitos e não é necessário ter um conhecimento de lógica formal para entender o livro. Os textos sobre as falácias incluem exemplos retirados da cultura dos Estados Unidos ou da literatura relacionada como Aristóteles, Stephen King e Bertrand Russel.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6