Felicidade conjugal

Felicidade conjugal Leon Tolstói

Resenhas - Felicidade Conjugal

Fabio 09/02/2024

"A Verdadeira Face do Amor"
"Felicidade Conjugal", publicado em 1859, obra prima de Liev Tolstoi, marca o início da prolifica carreira de um dos maiores escritores de todos os tempos, e inaugura uma nova vertente literária na Rússia e no leste europeu, baluarte que, influenciou os pósteros escritores e pensadores no final do século XIX e início do século XX, inclusive seus conterrâneos, Górki, Tchékhov e Turguêniev.

Narrado em primeira pessoa, "Felicidade Conjugal", somos apresentados a jovem é bela Mária Aleksândrovna, herdeira de uma gigantesca propriedade rural, e que órfã desde criança e sem experiência para administrar as posses, recorre aos intendentes profissionais e tutoras sociais para auxilia-la, mas é quando finalmente conhece Sierguiéi Mikháilitch, um experiente homem dos negócios agrários, que desperta em Mária os mais veementes sentimentos, sua vida então, toma novos rumos, e a partir do ponto de vista da adolescente, vislumbramos os desdobramentos de sua vida amorosa desde o arrebatador despertar até o momento em que descobre em meio os meandros das angustias sofridas, que perdeu sua identidade e em meio aos questionamentos existenciais, vê exaurir o matrimonio, e após suportar inúmeras atribulações, reencontra-se consigo mesma.

Dividido em duas fases estruturais de estilo e filosofia bem distintas, acompanhamos na primeira seção de "Felicidade Conjugal", a exordia experiências afetivas da protagonista, e como pano de fundo uma região campestre e a pacifica vida interiorana, que personifica o encontro apaixonado e culmina na união das duas almas. Enquanto no segundo episódio, acompanhamos a vida matrimonial dos consortes, e o desenrolar dessa relação na cidade de São Petersbugo, em meio aos assédios e atrativos da vida social, materializado em bailes, festas e exposições de arte e teatro. O caráter excitante da vida urbana, seduz a jovem e desencadeia no parceiro, emulação doentia, que rompe em um descomunal sofrimento mútuo.

Combinando sutileza e gravidade, Tolstoi, nos entrega um belíssimo texto, repleto de garbosidade, que evidencia os contrastes, tanto de estilo, como de elementos dentro do próprio enredo, salientando de forma muito nítida as divisões dicotômicas de sentimentos e ações, que são disseminadas pelo texto de forma impetuosa e contínua, resultando em cenas de confrontação entre o amor e o ódio; a pureza e a devassidão; a confiança e o ciúmes, sobretudo, realça a oposição entre o campo e a cidade, que de forma tácita e figurativa são descritos como o alivio, e a tormenta.

De caráter realista e forte apelo emocional, a obra de Tolstoi, traduz as diferentes facetas do amor, e convida o leitor a vivenciar o livro em uma perspectiva alheia, pondo-se no lugar do outro, e dentro do panorama proposto, de certa forma enaltece o matrimonio, todavia descortina e esmiúça os conflitos conjugais, revelando as dolorosas nuances de uma vida a dois.

Trata-se de uma obra extremamente intimista, onde Tolstoi descreve os estados da alma, e destrincha a psicologia do ser em busca das respostas existenciais, e de forma assombrosa ao "encarnar" dentro da narrativa o ser feminino, evidencia a desigualdades dos sexos, e critica impiedosamente as convenções machistas de uma sociedade retrograda e extremamente opressora e adverte ao mundo sobre a hipocrisia social preconizada em seus textos.

Em suma, "Felicidade Conjugal" é um livro primoroso, de escrita apurada e elegante, em que a narrativa, perambula o tempo inteiro entre o "matizado de cores" e "tons de cinza", e que aborda questões existencialistas e discute os pressupostos antológicos, mas que foge das temáticas usualmente abordadas pelo autor, enveredando por caminhos sentimentais, onde explora os íntimos das emoções humanas, as consequências de suas ações e as agruras, que os impedem de alcançar o propósito da vida e a felicidade ,e como o autor em sua dinâmica narrativa, primam por transformar uma possível elucidação, em um novo problema.
Luå 09/02/2024minha estante
Nossa, amei a resenha, me deu vontade de ler! Parece ser um livro maravilhoso.

Gabriela_Sut 09/02/2024minha estante
Quero muito ler esse livro! Muito obrigada pela resenha! ??

Yanne0 09/02/2024minha estante
Q resenha maravilhosa!!!

RayLima 09/02/2024minha estante
Eu adoro esse! Quero reler ainda esse mês.

Fabio 09/02/2024minha estante
Luå, muito obrigado pelo carinho!?
Leia sim, e vai perceber todas essas nuances que o Tolstoi quis transmitir!
Indico ler de uma vez só , para perceber nitidamente a mudança de uma parte para a outra!

Fabio 09/02/2024minha estante
Eu que agradeço o carinho e presença de sempre, Gaby!!!???
Depois que ler, venha aqui para discutirmos sobre ele!!!

Fabio 09/02/2024minha estante
Yanne, minha querida, muito obrigado!!?
Obrigado por tirar um tempo para ler esse textao! ?

Fabio 09/02/2024minha estante
Ray, eu li o ano passado e me arrependo de não ter lido agora, antes de resenha-lo!?

Mariana 09/02/2024minha estante
Resenha incrível Fabio!!! Que precisão de texto e beleza de vocabulário, trouxe o pensamento do autor para nós ?? Tenho certeza de que não faltou detalhe algum. Parabéns querido amigo ???

Elton.Oliveira 10/02/2024minha estante
Parabéns Fábio .... Só dá vontade de add ,todos esses livros que vc resenha !!!! ???

Duda.bae 10/02/2024minha estante
Olha ele aí de novo, nos instigando a querer ler Tolstói ?
Gosto bastante quando o livro tem esse cenário de vida interiorana, resenha maravilhosa aliás!! ?????

Pâm 10/02/2024minha estante
Que resenha incrível!! Tenho muita vontade de ler esse livro é sua resenha com certeza aguçou esse desejo.

Fabio 10/02/2024minha estante
Mari, minha grande amiga, muito obrigado por esse olhar carinhoso! ?
Sabe, que sua opinião é muito importante, e seu olhar apurado para as coisas, me deixam ainda mais lisonjeado!!!!???
Eu agradeço demais minha querida, principalmente pela amizade!!!?

Fabio 10/02/2024minha estante
Elton, meu amigo, muito obrigado, pelas palavras!
Eu fico mesmo lisonjeado de ter participação no aumento de suas listas ?

Fabio 10/02/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado, pelo carinho de sempre!???
Então você vai gostar desse livro, pois se passa realmente no interior, mas depois acaba mudando para o cenário urbano

Pam, muito obrigado!???
Feliz e lisonjeado que tenha gostado da resenha, e principalmente que tenha te incentivando a vontade de ler!!!??

CPF1964 10/02/2024minha estante
Estou consultando o dicionário para entender o conteúdo desta resenha..... Terminou. Ficou espetacular. Já anotei aqui nos meus alfarrábios. Obrigado.

Que nada, Cassius! Kkkkkk
Muito obrigado, meu amigo, fico lisonjeado com seu comentário!

Mariana 10/02/2024minha estante
Meu amigo, conte sempre comigo, é sempre um desafio prazeroso já lhe disse!! E mais uma coisa: Continue a nos enriquecer por favor ????????????????

Fabio 10/02/2024minha estante
Muito obrigado por tudo, sobretudo pelo incentivo, querida!!!??????

Regis 11/02/2024minha estante
Li "Felicidade Conjugal" o ano passado, mas sua resenha além de me fazer relembrar, me despertou a vontade de reler. Obrigada por isso e por essa perfeição de resenha, Fábio! ??

Fabio 11/02/2024minha estante
Regis, minha querida, muito obrigado pelo carinho!???
Me sinto lisonjeado com suas palavras, ainda mais por vir de uma resenhista do seu nível!
Esse livro marcou demais..., eu também li o ano passado, mas por conta da falta de tempo, só consegui fazer a resenha agora kkkk?
Escrevendo, me deu até vontade de reler vontade de reler kkk

Regis e Fábio....????

CPF1964 11/02/2024minha estante
Vocês são ótimos Resenhistas. ???

Obrigado meu amigo!!!!???

AndrAa58 11/02/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, Fábio. Já queria ler, agora tenho que... E logo ?

Fabio 11/02/2024minha estante
Andréa, minha querida ,muito obrigado!???
Fico feliz em influenciar o aumento da sua lista de leitura!?

Regis 11/02/2024minha estante
Obrigada, Cassius, você é um querido e dono dos comentários mais espirituosos do Skoob. Eles sempre me alegram! ?

???. Obrigado, amiga.

Fabio 11/02/2024minha estante
Concordo sobre os comentários do Cassius, Regis!!!???

CPF1964 11/02/2024minha estante
???. Muito Obrigado, amigo.

Mel 12/02/2024minha estante
Mais uma vez veio dar show com suas belas palavras!! Preciso dizer que amei?? Não, não preciso! Gêmeo, você nasceu para escrever! ?

Fabio 12/02/2024minha estante
Minha, gêmea, obrigado!???
Obrigado, por todo esse carinho, e claro que não precisa dizer nada, eu já sei tudo!???
Você é.incrivel!???

Mel 13/02/2024minha estante
Nesse caso, somos incríveis né?! Afinal de contas, somos gêmeos!!
????

Sou de Touro.

Cassius... ?????

CPF1964 13/02/2024minha estante
Estimada amiga, Melina.... Já que o Fábio é seu irmão gêmeo (por merecimento) vou me esforçar dia e noite para me tornar seu irmão "bastardo"........

???

Mel 13/02/2024minha estante
Querido amigo Cassius, nada de irmão "bastardo" será meu irmão de coração...Sem precisar batalhar!!! ?

?????

CPF1964 13/02/2024minha estante
Já comprei as espadas, armaduras e elmos no Shopee com frete grátis...E agora... O que eu faço ?

Irmã querida......

Mel 13/02/2024minha estante
Na verdade, iria dizer que seria meu irmão sem precisar se "esforçar", mas houve um pequeno erro de digitação. Rsrsrs...
Mas já que comprou todo esse armamento no shopee, sem frete, guarde, nunca se sabe quando podemos precisar, irmão querido!!
?????

????? ?? ???

CPF1964 13/02/2024minha estante
Na pior das hipóteses eu saio fantasiado de soldado romano no próximo carnaval.....

Fabio 13/02/2024minha estante
Somos, sim minha gêmea!!! ???
Concordo!?

Cassius kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

??? Fabio

Mel 13/02/2024minha estante
Certamente a fantasia lhe cairá bem, meu irmão querido!! Mas não precisa ser no carnaval, pode ser no halloween! ? ??

CPF1964 13/02/2024minha estante
???. No Halloween eu vou sair de Sally Diamond.....

Mel 13/02/2024minha estante
Aaaaaah, jura?? Bem original! ????

Muito !!! ??

Bota original nisso!????
Parabéns pela criatividade, meu amigo Cassius kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

CPF1964 13/02/2024minha estante
Sim, amigo Fábio.... Sou muito criativo. Sou consultor do Elon Musk......

??

????????

Kkkkkk então o Musk está bem de consultor! Kkkkk

CPF1964 13/02/2024minha estante
???. Sim. O Planeta Terra ficou pequeno para nossa criatividade.....

Fabio 13/02/2024minha estante
???????? haja paneta então!

CPF1964 13/02/2024minha estante
???. Curto Prazo: Alguns Planetas. Médio Prazo: A Galáxia......

Fabio 13/02/2024minha estante
Arrisco a perguntar... E a longo prazo????

Fabio 13/02/2024minha estante
Arrisco a perguntar... E a longo prazo????

CPF1964 13/02/2024minha estante
????. A Longuíssimo prazo tentar ZERAR a dívida do Corinthians....

Kkkkkkkkk. Sabia, que havia algo mais difícil do que dominar o universo kkk

Kkkkkkkkk. Sabia, que havia algo mais difícil do que dominar o universo kkk

CPF1964 15/02/2024minha estante
?????. Muito mais DESAFIADOR, amigo Fabio....

DaniMassao 07/04/2024minha estante
Resenha precisa, meu caro.
Parabéns

Fabio 07/04/2024minha estante
Dani, muito obrigado!
Feliz que tenha gostado da resenha!!!?

Camis 07/04/2024minha estante
Ler sua resenha depois de ler o livro foi realmente esclarecedor. Obrigada por dividir sua experiência.

Regis 12/09/2023

Um romance que diz mais do que aparenta
O livro foi publicado em 1859, quando Tolstói tinha apenas um pouco mais de trinta anos e já mostra um átimo do que seria sua grande obra, Anna Karenina.
O autor traz o ponto de vista feminino de um relacionamento; onde Mária Aleksandrôvna, de 17 anos que acabou de perder os pais, narra o processo de se apaixonar e se casar com Sierguiéi Mikháilitch, de 37 anos antigo amigo de seu pai e encarregado de administrar suas propriedades.
O livro é narrado em duas partes mostrando o início do amor e as transformações ocorridas na vida conjugal de pessoas em momentos tão diferentes na vida, mas que se amam de verdade.

No início tudo era bucólico, simples; cheio de beleza e alegria, mas assim que passam a frequentar a sociedade e os bailes em Petersburgo, o relacionamento que antes parecia íntimo e feliz, modificou-se.
Houve um momento, próximo do final do livro, que senti uma semelhança gigantesca com a derrocada de Anna Karenina e temi muito por Mária. Senti todo o entusiasmo da primeira metade da narrativa dissipar-se e meu coração gelar temendo o final da história... não vou dar spoilers.

Tolstói tem uma escrita leve e agradável que combina sutileza e gravidade, o que torna o percurso da leitura rápido e prazeroso. E ele nunca me deixa terminar um de seus livros sem que eu passe horas pensando na vida, no mundo a minha volta e no verdadeiro sentido de tudo isso.
Adoro o que li de Tolstói até aqui e fico muito contente por essa curta história ter conseguido me envolver assim como seus livros anteriores.

Uma novela simples, mas tocante; que mostra que todo relacionamento necessita passar por transformações e que apenas vivenciando o que há de bom e de ruim na vida, pode-se compreender o que verdadeiramente é importante.

Recomendo para todos essa curta e  simples leitura que diz mais do que aparenta no início.
Elaine 12/09/2023minha estante
????????

??

Léo 13/09/2023minha estante
Resenha perfeita, Régis. ?
Talvez esse seja o próximo que eu vou ler do autor.

Regis 13/09/2023minha estante
Obrigada, Léo! Espero que goste. ?

Canuto 13/09/2023minha estante
Quero muito ler

Regis 13/09/2023minha estante
Tolstói não decepciona, Canuto. ?

Alida.Ventura 15/09/2023minha estante
Adorei a resenha, salvei o livro ja. Me deixou curiosa.

Regis 15/09/2023minha estante
Que bom, Alida. Espero que goste. ?

Carolina.Gomes 21/09/2023minha estante
Amo!!!

HenryClerval 05/10/2023minha estante
Não perco uma única resenha sua e essa está maravilhosa!?

Regis 05/10/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Raphael.Sawaki 15/01/2024minha estante
Todo o sentido do livro pra mim foi compreendido no último parágrafo. Uma novela com enredo simples, mas muito rica em seus sentidos.

Rosangela Max 11/05/2022

Florescimento de um amor adulto.
Tolstói é meu autor russo favorito. Adoro a escrita dele!
Quanto a história, fala sobre a transformação de sentimento entre um casal de uma paixão febril á um amor resignado.
A protagonista é bem imatura (compreensível pela idade dela) e sua atitudes irritantes, mas acredito que este perfil foi necessário para demonstrar a evolução de sentimentos.
É uma história bem desenvolvida, apesar de curtinha. Fico imaginando a maravilha que o autor poderia ter criado se este livro fosse mais longo.
Recomendo a leitura.
Janaina 11/05/2022minha estante
Vc leu com a tradução de quem? Sabe dizer?

Rosangela Max 11/05/2022minha estante
Li nesta edição da Editora 34 com a tradução de Boris Schnaiderman. Achei muito boa.

Janaina 11/05/2022minha estante
Show. Obrigada por responder ??

Marcos.Azeredo 16/08/2022minha estante
Tá na minha lista de leitura deste ano!

resenhasdajulia 25/10/2021

Transformações do amor
Meu primeiro contato com a escrita do autor, e amei!

Nesse livro, conhecemos Mária Aleksandrôvna, de 17 anos, que se apaixona por Sierguiéi Mikháilitch, um homem vinte anos mais velho, que era amigo de seu pai, e agora é o responsável por administrar suas propriedades.

Depois que eles se casam, as diferenças entre os dois ficam mais evidentes. Ela quer aproveitar a vida, na cidade e frequentando as festas, enquanto ele prefere levar uma vida calma, no campo.

É um livro que fala sobre as transformações do amor, de uma forma bela e delicada.

Li esse livro no momento certo, e foi uma leitura que me fez refletir muito!

Jhennifer.Costa 11/09/2020

*Eu lamento, eu choro aquele amor passado, que não existe nem pode existir mais. Quem é o culpado disso? Não sei. Sobrou amor, mas não aquele, sobrou o seu lugar , mas o amor ficou totalmente dolorido, não tem mais força, nem suculência, ficaram as recordações e a gratidão, mas...””* Os russos e as suas estranhas manias de me estraçalharem por dentro... Que leitura maravilhosa e reflexiva.
GuiDosvaldo 27/06/2021minha estante
Esses sentimentos que são descritos, nos personagens da literatura russa são incríveis?

Flávia Menezes 06/02/2023

EVITE CONFUSÃO: NÃO SUPONHA, PERGUNTE!
?Felicidade Conjugal? é uma novela juvenil do escritor russo reconhecido como um dos maiores de todos os tempos, Lev Nikolaevitch Tolstoi, escrita em 1859 e publicada no diário ?Russkij vestnik?.

Nesta história, acompanhamos uma jovem de dezessete anos, Mashechka (Masha), que no auge do sofrimento da sua prematura orfandade, conhece no homem mais velho, já em seus trinta e seis anos de idade, e amigo há anos da família, Sergey Mikhaylych, o seu primeiro amor.

É encantadora (e bastante poética!) a forma como Tolstói nos apresenta essa narrativa tão emotiva, e repleta dos pensamentos sonhadores de uma jovem apaixonada pela primeira vez na vida. E que maestria ele tem para falar de sentimentos femininos com tanta profundidade! Cada página é uma experiência tão apaixonante, que foi impossível não me sentir tão conectada (e identificada!) com essa protagonista.

Apesar de ser bem jovem, Masha é uma garota de muita bravura, que não tem medo de se entregar à uma vida de casada, nem de amar um homem que se mostra tão difícil e tão cheio de concepções com toda a sua disposição. De fato, o tamanho da minha empatia por Masha é igualmente proporcional ao meu incômodo com Sergey.

Muito embora a ?vida matrimonial? não seja tão encantadora e cheia de alegrias quanto uma jovem de dezessete anos acredita que possa ser, e a rotina venha com sua seriedade entediante para deixar as coisas mais complicadas e repetitivas, ainda assim, eu confesso que vi Masha muito mais preparada para assumir seu papel de esposa do que o Sergey, que se considerava tão maduro.

A verdade é que por mais inexperiente que Masha pudesse ser, ainda assim, ela é uma jovem mulher de coragem que se joga sem medo, e que por isso mesmo, estava muito mais pronta para viver o que a vida lhe oferecia, sem se apoiar em expectativas, do que o marido. Enquanto isso, Sergey podia ter a maturidade da idade, mas no coração era um menino despreparado que tinha medo de amar, e que, por conta disso, passou o tempo todo pressupondo saber o que Masha pensava, ou sentia. Sem nem ao menos dar a chance a ela de dizer!

A menos que você tenha poderes sobrenaturais, ou seja telecinético(a), não adianta dizer que sabe o que o outro pensa, ou o que ele deseja. Se você não lê mentes, então só existe um caminho para saber o que o outro pensa, ou o que existe em seu coração, que é perguntar. E isso foi algo que me fez sentir tão incomodada com esse personagem, Sergey, que cheguei até a considerar dar apenas 3 estrelas para esse livro, porque esse é um erro tão comum, mas tão nocivo, e que precisa a todo custo ser evitado.

Se nos déssemos conta de que muitos dos nossos problemas de relacionamento (seja ele qual for: amoroso, familiar, amizades, ou mesmo relações de trabalho) poderiam ser evitados apenas fazendo perguntas...

Existe uma frase que já circulou muito na internet (da qual eu não conheço a autoria), mas que diz assim: ?Não suponha nada como garantido! Se tiver dúvidas, esclareça-as. Se suspeitar, pergunte. Supor as coisas te faz inventar histórias incríveis que só envenenam tua alma e não têm nenhum fundamento. Por isso, não suponha?.

Por muitas vezes, somos tentados por essa vozinha maligna interna (cujo nome é insegurança, e que todos nós estamos fadados a ter), que nos faz acreditar em coisas terríveis sobre o outro. E muitas dessas inseguranças não são meras fantasias, mas sim fruto de uma vida de confiança que foi quebrada, e cujas cicatrizes ainda estão em nós para nos lembrar que nem sempre as pessoas nos corresponderão na mesma medida.

É claro que quando se trata do nosso coração, quanto mais velhos (que palavra feia... Mais maduros, mais experientes...) ficamos, mais armados nos tornamos. Só que essa resistência toda nos coloca em um lugar de isolamento, porque não é possível se relacionar, sem confiar. E confiar é um risco que assumimos muito corajosamente.

Não é possível passar pela vida sem se arriscar. Não importa em que área seja. E nas nossas relações também é assim. E não adianta querer viver como um eremita, porque uma hora ou outra acabamos tendo que nos sujeitar. Isso é inevitável.

Afinal, não é possível dizer que você nunca precisará se sujeitar a um procedimento cirúrgico, e quer um momento de maior confiança do que entregar a sua vida nas mãos de um médico que você nunca viu, ou com quem tem pouca intimidade? Viu? Não existe forma de fugir de aprender a confiar. E nessas horas, você vai se arrepender de não ter confiado em alguém que estava ao seu lado, te amando com paciência e pedindo para segurar a sua mão.

E nisso, Sergey foi a representação perfeita da pessoa que acredita saber tudo sobre o outro, e definir a vida dela por conta dos seus próprios medos e suas convicções. Não foi Masha quem condenou a relação com a sua imaturidade por ser ainda tão jovem, mas Sergey por ser tão covarde para ter lutado por Masha.

Desde o começo, se não fosse por ela, o relacionamento deles teria fadado ao fracasso sem ao menos ter tido a chance de começar. Se não fosse pela bravura de Masha de dizer com todas as palavras o que sentia, Sergey não teria confessado que também tinha sentimentos por ela, porque ele tudo guardava. E quer coisa mais covarde e injusta do que guardar amor (sim... fiquei com ranço!)?

Sergey era um homem fraco, que acreditava tanto que Masha iria decepcioná-lo, que acabou se decepcionando por sua própria culpa de não ter lutado pelo seu amor. Por não ter dito o que queria, e tê-la feito ver seus medos pela diferença de idade e de expectativas de vida. Ele foi um homem que se colocou como um derrotado, e deixou sua jovem esposa exposta, porque ?achava? que ela queria ser livre para viver tudo o que a sua juventude tinha a lhe conceder. Quando tudo de que ela precisava era de um homem forte, viril, que quisesse desfrutar da vida ao lado dela, e que lhe impusesse sim a sua vontade. Porque um casamento não é só abrir mão, mas dizer o que se aceita ou não. E para isso, é preciso sinceridade, honestidade, verdade!

Para se viver em dois é preciso, primeiro, ser leal a você mesmo. Porque não é egoísta não querer abrir mão de certas coisas. Em colocar a sua vontade. Porque tem coisas que não são permitidas. E tudo bem. Isso é algo que pode ser conversado a dois, para que nessas estradas, possa ser achado um ponto de encontro!

E ela teria renunciado a muitos dos prazeres da juventude, para não ter que desistir de amar com todo o seu coração o homem com quem queria passar toda a sua vida. Mas Sergey era um homem morto para a vida, e a sua ausência na vida do casal é que fez com que seu casamento afundasse. E não o fato de que a paixão um dia se abranda, e que a vida conjugal nunca será apenas feita de momentos felizes. Existem outros motivos para as pessoas estarem juntas, e o que mais importa, nos momentos de dificuldades, é estarem juntos. Porque é na tempestade que as relações se fortalecem. Não nos momentos de calmaria.

Tudo bem... eu não vou me estender muito nisso, porque não sou nenhuma expert em relacionamento, e até acredito que ninguém seja. Mas tem uma coisa eu acredito é que amor não é um ato romântico de flores e poesias. Amor é parceria, é segurar na mão nos momentos mais difíceis, e acreditar que juntos, sempre seremos mais fortes. Posso estar errada na minha definição de amor, mas acho que cada um sabe o que o amor mais representa para si, e por isso é que eu quero terminar com uma das frases mais belas da fala poética de Tolstói, trazida pela voz da doce e corajosa Masha:

?Somente agora eu compreendia o porquê das suas palavras, no sentido de que a felicidade consiste unicamente em viver para outrem, e agora concordava plenamente com ele. Tinha a impressão de que, em dois, seríamos tão infinita e tranquilamente felizes. E eu imaginava não viagens ao estrangeiro, não o brilho, a sociedade, mas uma vida completamente diversas, quieta, familiar, no campo, com um eterno autossacrificio, com um eterno amor mútuo e com a eterna compreensão da Providência, sempre suave, sempre pronta a acudir em socorro?.
Fabio 06/02/2023minha estante
Nossa Flávia querida, se superou!
Que resenha!
Gostei muito sobre perguntar e não supor nada como garantido!
Este é o olhar apurado, que eu sabia que amaria os clássicos russos!
Ah, e para mim o Tolstoi só esta atras do Dostoievski entre os grandes escritores!
Parabéns!

Dayana.Trajano 21/07/2021

Confesso que adiava a leitura por seu título, mas me despertava curiosidade por ser Tolstoi. Quando se lê muito um autor, é cabível acharmos um tanto repetitivo. E felicidade conjugal me lembrou muito Ana Karenina e sua avidez pela vida, frustando totalmente seu relacionamento. Eu assumo que a inocência e genuinidade dos romances de Tolstoi me causam um tanto de inveja e desespero, ao mesmo tempo por saber que, na realidade, isso é quase impossível de existir.

Cleber 21/02/2024

Felicidade conjugal
Lendo Tolstói para a LC do canal bookster, o livro é bem rápido e não deu pra esperar a LC :)
Após ler Anna Karienina, que é um calhamaço, este foi bem de boa. Não vou falar sobre o livro antes das impressões na LC, mas gostei muito da forma como Tolstói escreve e ele já é um dos meus adores favoritos.

Joyce429 29/04/2022

Excelente!
Em Felicidade Conjugal acompanhamos o romance entre Mária e Siergueiéi que possuem uma grande diferença de idade, e o que acontece após se casarem.

Em poucas páginas Tolstói discorre com profundidade sobre ser humano, seus sentimentos e relacionamentos, e faz isso com uma maestria sem igual. Vemos as felicidades e as angústias nesse matrimônio marcado pelas diferenças entre o casal, e nos perguntamos se duas pessoas tão diferentes vão conseguir conviver e lidar com essas diferenças.

É história escrita por um homem solteiro no século XIX, protagonizada e narrada por uma mulher, um grande feito para a época, e o que torna o resultado da obra ainda mais surpreendente!

Thamiris.Treigher 14/02/2024

As fases do desejo
Mais um Tolstói pra conta ?. Em Felicidade Conjugal temos uma versão menos densa e mais "livre" do autor. Afinal, foi publicado em 1859, quando ele tinha pouco mais que 30 anos.

Aqui conhecemos a história de Mária Aleksândrovna, narrada por suas próprias palavras. De luto pela morte da mãe, também já sem pai, ela se vê, ainda muito jovem, sozinha com a irmã Sônia e a governanta Kátia.

É nesse contexto que a jovem Mária se apaixona por Sierguiéi, o vizinho próximo e amigo de seu falecido pai, e que agora é responsável pela situação financeira da família. Essa paixão é correspondida - não sem alguns receios - por ele.

Bem mais velho e vivido, Sierguiéi não acha que essa relação faz sentido, pois Mária é muito jovem e ainda tem muito o que viver e explorar, diferente dele, que já acredita que viveu o que tinha que viver e prefere uma vida mais pacata. Mas o que é capaz de segurar a força da paixão? Nessa fase, as diferenças parecem impossíveis de atrapalhar quando se há o fogo do desejo e a empolgação do amor.

Assim, na primeira parte dessa novela, acompanhamos o nascimento dessa relação, e a segunda parte começa com o matrimônio do casal. A partir de então, observamos todas aquelas diferenças tomando um espaço cada vez maior e provocando o afastamento dos dois, pouco a pouco.

Ela quer viver, ele quer sossego; ela deseja estar em uma cidade grande, em bailes, conhecendo pessoas novas, descobrindo o mundo e explorando a própria beleza; ele quer a vida no campo, longe de ruídos e movimentações. Essas diferenças vão criando lacunas cada vez mais fortes entre eles.

"Felicidade Conjugal" aborda todas essas complexidades e desafios do casamento. Conhecemos essa vida conjugal e a lenta deterioração do relacionamento de Mária e Sierguiéi ao longo do tempo, e as consequências avassaladoras disso.

Tolstói lança reflexões a respeito do casamento e da busca pela verdadeira felicidade conjugal, sem um foco na problemática russa da época, em contextos sociais ou políticos, como em outras obras dele.

Um livro simples e grandioso, fluido e magnífico - como tudo de Tolstói. ?

"E então? Tu fazes sacrifício (...) e eu faço sacrifício também, o que pode haver de melhor? A luta da grandeza de alma. Para que então felicidade conjugal?."
Fabio 15/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Thamiris!
Deu até aquela nostalgia!!!???

Thamiris.Treigher 18/02/2024minha estante
Fico feliz, Fabio!! Muito obrigada ?

Carolina.Gomes 18/02/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso!! Thami, amei ler suas impressões ??

Thamiris.Treigher 18/02/2024minha estante
Oooww Carol, obrigada! Fico muito feliz??

Martony.Demes 08/04/2022

Pode uma relação amorosa com sensíveis diferenças superar obstáculos e ser perene? Veja por Tostoi
Talvez esse seja o melhor livro para iniciar por Tolstoi. Um belíssima escrita, suave, simples e que envolve um tema complexo mas exposto de maneira fantástica por esse grande escritor russo.

O conto narra a história de uma bela jovem que ficou órfão e recebeu uma herança de seus pais. Morando junto com sua irmã, ela tem os cuidados das economias e de sua casa feitos por um homem maduro e respeitoso. Com o passar do tempo, constrói-se uma sutil e tênue relação entre eles.

Eles ficam juntos e acabam morando juntos. É uma bela relação: carinho, afeto, respeito e amor.

Com o transcorrer do tempo, a bela mulher pede ao seu esposo que eles irão para a cidade grande, conhecer, passear, ir a festas entre outras aventuras. Então, ele aceita e a partir daí ela conhece um novo mundo, singra por universos que outrora nem imaginava.

Com isso, novos sentimentos surgem nessa relação: ciúmes? compaixão? respeito? frustração? Essas emoções transformam o relacionamento, as idéias se modificam e qualquer coisa pode acontecer!?

Então, na maestria de Tolstoi, apresenta como em um relacionamento pode-se plantar diversas sementes para que o amor ou, ao menos, o bem estar floresça!

Brunny Rocha 10/04/2024

Esse livro bagunçou tanto com minha cabeça.
Ele diz tanto sobre você encontrar alguém na vida que esteja vivendo os mesmo momentos que você.
Gostei muito da leitura, me senti angustiada pelo o que a falta de diálogo pode fazer conosco.

Jaquelinne 27/03/2021

Tolstói.
A escrita de Tolstói é inconfundível. Esta é outra obra do escritor que nos permite experimentar diversas sensações e sentimentos durante o percurso da leitura. Acredito que as melhores obras são aquelas que nos provocam questionamentos e reflexões. Com esta não foi diferente. Recomendo a leitura!

Lima Neto 23/10/2009

leio Tolstoi há anos. ele é um de meus escritores favoritos, tanto que tenho uma verdadeira coleção de um de seus livros mais conhecidos, "Anna Kariênina", mas mesmo assim, conhecendo-o há tanto tempo, sinto-me impressionado, totalmente supreendido com "Felicidade Conjugal".
esse livro é de uma delicadeza e sensibilidade ímpar. as descrições do genial escritor neste pequeno livro são perfeitas, os sentimentos são intensos, de uma riqueza impressionante. a forma como Tolstoi descreve os sentimentos, a sensibilidade do autor ao descrever a "chegada do amor" o impressionante. enfim, "Felicidade Conjugal" é um dos melhores livros que já li em minha vida.
nunca havia lido, em lugar algum, em forma algum de texto (conto, crônica, artigo, romance, poesia, etc), uma descrição tão precisa quanto à chegada do amor.
felícia 03/03/2011minha estante
Gente que bom ouvir isso acabo de comprar, se chegar logo lerei no feriado! Depois comentarei!

Naiana Carvalho 28/09/2012minha estante
Certamente, apaixonante em todos os aspectos.

trizisreading 27/11/2023

O amadurecimento e transformação do amor
?Felicidade Conjugal? é um romance juvenil escrito em 1859 por Lev Tolstói. Essa foi a segunda obra que li do autor, tendo sido a primeira ?A Morte de Ivan Ilitch?, ambas me causaram impressões muito positivas, sobretudo pela escrita calma e fluída do autor.

A obra narra, do ponto de vista de uma mulher, um relacionamento ao longo do tempo, sendo então dividida em duas partes: a primeira delas narra o ato de apaixonar-se e a segunda parte trata sobre o amadurecimento de um relacionamento conjugal.

Sendo assim, tem como principal personagem Mária Aleksandrôvna, uma jovem de 17 anos, que se apaixona por um rapaz, Sierguiéi Mikháilitch, 37 anos, mais maduro e vivido. Nesse ponto, importante que se destaque novamente o fato de que essa é uma obra de 1859 e que, à perspectiva da época, era natural um relacionamento entre duas pessoas com uma diferença de idade tal como os personagens.

Ao longo da narrativa, podemos observar os pensamentos de Mária, como jovem ao apaixonar-se, envolver-se e por fim, o amadurecimento do relacionamento, sobretudo pelo fato de que, justamente por terem idades tão diferentes, Mária anseia pelos sentimentos e acontecimentos da vida como a jovem que é, acaba por ser fascinar pela vida em sociedade quando passa um tempo em Petersburgo. Enquanto Sierguíei, um rapaz já amadurecido anseia pela tranquilidade, vivenciando então, momentos muitos distintos e que acaba por direcionar o romance do casal para um caminho diferente do que costumavam.

Esse é um livro sobre amadurecimento e a mudança do estado das coisas e, para mim, o final foi muito lindo.

?Eu lamento, eu choro aquele amor passado, que não existe nem pode existir mais. Quem é culpado disso? Não sei. Sobrou o amor, mas não aquele, sobrou o seu lugar, mas o amor ficou totalmente dolorido, não tem mais força nem suculência, ficaram as recordações e a gratidão, mas??
Gleidson 27/11/2023minha estante
Uma delícia de livro!