Felicidade conjugal

Felicidade conjugal Leon Tolstói


Compartilhe


Felicidade conjugal





Publicada em 1859, quando o escritor tinha pouco mais de trinta anos, Felicidade conjugal é talvez a primeira obra-prima de Liev Tolstói e prenuncia um tema que terá importância fundamental na vida do autor russo - o tema do desejo, neste caso apreendido do ponto de vista feminino. Ao contrário do que ocorre em A sonata a Kreutzer (1891), obra de andamento vertiginoso e com a qual este livro forma um estranho díptico, o tom dominante é dado aqui pela delicadeza da Sonata ao luar, de Beethoven, peça que a narradora executa nas páginas de início e fim da novela.

Com um talento incomum para descrever os estados de alma de suas personagens, Tolstói põe em destaque a figura da jovem e bela Mária, que narra as várias etapas de sua vida amorosa, desde o primeiro despertar dos sentidos até o momento em que, tendo experimentado por si mesma o absurdo da existência, ela pode, enfim, voltar à própria vida.

Combinando sutileza e gravidade, o observador genialmente perspicaz que foi Tolstói - segundo as palavras de Boris Schnaiderman, que assina a tradução, as notas e o posfácio - escreveu uma novela em que o humano e o literário encontram o seu máximo de expressão.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Felicidade conjugal
Felicidade conjugal

Similares

(5) ver mais
A Sonata a Kreutzer
Кавказский пленик. Хаджи-Мурат
Novelas completas
Dois hussardos

Resenhas para Felicidade conjugal (175)

ver mais
Florescimento de um amor adulto.
2 weeks, 1 day ago


Tolstói é meu autor russo favorito. Adoro a escrita dele! Quanto a história, fala sobre a transformação de sentimento entre um casal de uma paixão febril á um amor resignado. A protagonista é bem imatura (compreensível pela idade dela) e sua atitudes irritantes, mas acredito que este perfil foi necessário para demonstrar a evolução de sentimentos. É uma história bem desenvolvida, apesar de curtinha. Fico imaginando a maravilha que o autor poderia ter criado se este livro fosse mais l... leia mais

Vídeos Felicidade conjugal (1)

ver mais
FELICIDADE CONJUGAL | Livros e mais #77

FELICIDADE CONJUGAL | Livros e mais #77


Estatísticas

Desejam380
Trocam3
Avaliações 4.2 / 1.945
5
ranking 45
45%
4
ranking 41
41%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Tiago Ribeiro Santos
cadastrou em:
15/10/2009 14:40:17
Alê | @alexandrejjr
editou em:
13/03/2022 02:41:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR