Temporada de acidentes

Temporada de acidentes Moïra Fowley-Doyle

Resenhas - Temporada de acidentes

Queria Estar Lendo 22/04/2024

Resenha: Temporada de Acidentes
Temporada de Acidentes estava na minha estante fazia tempo. Eu resolvi desencalhar esse ano porque tô num ban de compras, então é importante lembrar que tenho livros parados aqui, esperando para ler! A história desse fala sobre uma família que, todo mês de Outubro, é assombrada por uma sequência de acidentes drásticos e sem explicação.

Cara está acostumada com a temporada de acidentes. Todo ano, durante Outubro, ela e a família tomam todas as precauções cabíveis para impedir grandes tragédias, porque as tragédias parecem buscar pela família.

Proteger os móveis, usar camadas extras de roupas, olhar quatro vezes antes de atravessar a rua, e por aí vai. Cara, sua mãe, sua irmã mais velha, Alice, e seu irmão postiço, Sam, já se acostumaram. Mas não significa que estão contentes com isso.

As coisas começam a ficar estranhas quando Cara nota uma garota em todas as suas fotos. Uma garota que ninguém parece lembrar que existe, mas que parece estar conectada com todos os acontecimentos da família de alguma maneira.

Temporada de Acidentes tem uma premissa muito legal. Eu me interessei pelo livro por causa desse período catastrófico, e como parece ter uma vibe de fantasia bizarra com ele. A autora claramente tentou, mas, meu deus, que execução mais tenebrosa.

O livro tinha tudo pra ser muito legal, aquele tipo de YA fantástico que te fisga e te faz querer descobrir o que diabos está acontecendo com a família, quem é a garota misteriosa e o que aconteceu com ela.

Mas é tudo muito mal desenvolvido. O suspense da garota nas fotos parece sem pé nem cabeça, principalmente pelas novas camadas de mistério que vão aparecendo. A questão com a temporada de acidentes é tão fraca e tão mal explicada, restando aos últimos 10% do livro pra falar a respeito, que eu só fiquei com um ponto de interrogação na cabeça.

Quando terminou, ele continuou ali. Porque nada fez sentido! Nada funciona. Os plots se misturam e tem tanta coisa enfiada ali do meio pro final que ficou um sufoco pra resolver. Não apenas a parte fantástica, mas o mistério da garota desaparecida, a questão psicológica dos personagens, um pseudo-incesto que deus me perdoe mas nem quero falar nisso porque é tenebroso, traumas com abuso, abandono parental, TUDO.

A autora socou trama e sub-trama dentro de mais sub-trama e quando terminou só deixou um grande QUÊ? na minha cabeça, ecoando pra sempre.

Temporada de Acidentes é contado pelo ponto de vista da Cara, que poderia ter personalidade mas acaba sendo aquela típica personagem "diferente das outras garotas". Porque ela tem uma amiga que lê tarô no meio da aula, ela usa tênis diferentes, a família dela é esquisita, ela fuma baseado, ela tem sentimentos proibidos pelo irmão postiço.

Ela é chata. A personalidade dela gira em torno de tanta coisa e acaba não sendo coisa nenhuma. Eu não sei dizer o que é a Cara, no fim das contas. A Alice era revoltada, mas unidimensional ao extremo. A Bea era esquisita e, de novo, esse era o único traço da personalidade dela além de um segredo que ela tem escondido. O Sam era... Sei lá também. Entende?

Esse livro não me ofereceu conexão nenhuma com ninguém, nem mesmo com a trama. A narrativa tenta fazer um jogo de palavras com poesia, mas se você não é Laini Taylor ou Tahereh Mafi, sugiro não tentar porque só vai ficar esquisito.

Outra coisa que eu preciso reclamar porque NÃO FAZ SENTIDO: essa família convive com a temporada de acidentes há anos. A vida inteira desses adolescentes, praticamente. Eles fazem todo um ritual no começo de outubro cobrindo cantos de móveis, tirando facas das gavetas, protegendo extremidades, enchendo o corpo de camadas de roupas. Ok, eles acreditam, eles se cuidam.

Para logo em seguida se enfiar em lugares que até uma pessoa sã e nem um pouco amaldiçoada pensaria duas vezes antes de ir. É coisa de fazer trilha na floresta, atravessar uma ponte de estrutura duvidosa, ir andando pra casa sozinha, atravessar a rua sem cuidado, se aventurar em uma casa no meio do nada, ANDAR POR UM RIO CONGELADO.

Eu deveria me importar com esses personagens? Com esse nível de estupidez? Ah, pelo amor de deus.

Quando terminou, deixou aquele gosto de "por que que eu perdi tempo lendo isso?". Não consigo salvar nada, porque tudo foi tão jogado e tão mal explicado que acabou e não vai fazer falta.

Temporada de Acidentes podia ter sido uma história bem legal, mas resvalou no legal e foi parar no vale de história que não faz sentido nenhum.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/04/resenha-temporada-de-acidentes-moira.html
Vanessa Santos 23/04/2024minha estante
Caramba, eu ri e ao mesmo tempo amei seu comentário rs, ficou tão explicado que realmente, levou-me entender que não vale a pena ler este livro. Resenha perfeita, espero um dia chega a escrever nesse nível.

Queria Estar Lendo 23/04/2024minha estante
Feliz que curtiu, Vanessa! Desculpa o desânimo com a leitura KKKKKK

Vanessa Santos 24/04/2024minha estante
Desanimo que nada, esse é o espírito da leitura, escrever o que realmente gostou ou não gostou é importante, assim quem for ler consegue ter ao menos uma ideia se vai querer ou n, assim n se perde tempo! ?

Caroline.Grossl 27/04/2024minha estante
Eu também perdi o meu tempo lendo esse livro, que história mais horrorosa! Mas a sua resenha saiu divertida kkkkkkkk

Talita09Matias 13/04/2024

Acidentes acontecem...
Em temporada de acidentes, conhecemos uma família que passa por uma temporada de acidentes uma vez no ano. Sempre em outubro, eles ficam mais propensos a acidentes simples, ossos quebrados, ou trajédias ainda maiores.
Foi uma leitura interessante, pois ficamos apreensivos a respeito de qual motivo haveria para que coisas tão estranhas acontecessem com a família. Entretanto, houveram momentos que me desconectei, pois ao mesmo tempo en que gostava, ficava também confusa a respeito das 'alegorias' que a personagem utilizava para explicar alguns fatos. Tirando essas pequenas confusões, foi uma ótima leitura. Íntima, dolorosa, provocante. Até onde acidentes acontecem? Sempre foram acidentes? Será que pessoas que nos fazem bem também podem ser lobos disfarçados?

Nath 14/02/2024

Resenha Pobre Leitora
Temporada de Acidentes foi um livro que de certa forma me surpreendeu, tanto por ser uma leitura fluída quanto por entregar algo diferente do que eu estava esperando. Tem muitas falhas na história e a autora, ao meu ver, se perdeu um pouco, mas ainda assim foi uma leitura prazerosa e acabei lendo todo o livro em apenas 1 dia.

A família de Cara passa por maus bocados todo mês de outubro, período que é conhecido por eles como temporada de acidentes. Cara, seus dois irmãos (uma de sangue e outro não) e sua mãe ficam propensos a todo tipo de acidentes, desde os mais simples como pequenos cortes até acidentes graves como atropelamentos. Durante todo a temporada eles redobram a atenção e cuidados, escondendo objetos cortantes e contundentes, vestindo o dobro de quantidade de roupas e evitando muita coisa fora de casa. Nenhum deles nunca escapa ileso da temporada, e a temporada deste ano parece que será a pior de todas.

Temporada de acidentes tem uma premissa que deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha, afinal, qual é o motivo da má sorte dessa família? Por que só eles passam por esses acidentes? Por que só nesse período de tempo? Enquanto vamos lendo e nos compadecendo dos personagens, vamos vendo que a história vai muito além disso. A autora enfia um quê místico no meio de tudo, fantasmas, magia, mistérios... Mas na verdade, tudo parece resultado da mente muito fértil de uma adolescente estranha e com as revelações do que essa família realmente passou e ainda passa, vemos que tudo são metáforas para coisas bem reais. A família de Cara é cheia de segredos entre si, segredos fortes e perigosos que os mantem sendo do jeito que são, machucando e impedindo que sejam realmente felizes e leves. Muito mais do que o risco de acidentes, e até mesmo da morte, essa família tem feridas e segredos demais os atrapalhando, e é sobre isso que Temporada de Acidentes trata. A autora encontrou uma forma de descrever situações tristes e reais através de metáforas e fantasia.

O livro é bem jovem, bem dinâmico e bem visual, na minha opinião, realmente gostei da leitura. Os pontos negativos são que a autora deixou tudo para ser desenvolvido no final, uma coisa importante atropelando a outra, ela se perdeu muito na imaginação fértil de Cara e em assombrações. Com mais calma e mais realidade, o final teria sido ótimo. Os personagens são todos adolescentes excêntricos, mas que conquistam simpatia. É uma boa leitura para passar o tempo.

Luiz1106 20/01/2024

Me
Gostei mais do livro da metade pro final, não me prendeu muito e foi difícil de ler ele em algumas partes. A protagonista é uma chata e mal escrita e ela faz diversos comentários super infantis e meio bobos em diversas partes do livro. O que me prendeu mesmo no livro foram as partes dos acidentes que aconteciam, e foram poucos os icônicos, as partes de suspence que envolviam a Elsie também eram legalzinhas.

Mclaraaki 01/11/2023

Um enredo instigante, com um ambiente e clima envolventes. Apesar disso, fiquei perdida com a conclusão da autora.

Alinne 10/09/2023

Uma boa leitura
É um livro que não promete muito mas que prende pela quantidade de informações curiosas ao redor do enredo principal. Apesar da tensão constante o tempo inteiro, vale a pena.

Nice Freiry 26/08/2023

Fazia muito tempo que vinha "namorando" esse livro, mas infelizmente a decepção foi grande.
Nele acompanhamos a família de Cara em mais uma temporada de acidentes, 1 mês onde sua família desgraçadamente sempre se machuca, as vezes quase perdendo suas vidas.
De um modo geral gostei dos personagens, mas me decepcionei em como a história foi todo para um lado de um romance adolescente. Tinha tudo para ser um livro sobre família, maldição, histórias do passado.... E tudo descambou para mais um drama/romance com adolescentes.

Rayssa445 08/07/2023

Nesse livro, retrata um tipo de maldição que uma família, todo ano em um determinado mês, ocorre um monte de acidentes com essa família, desde de machucados pequenos até fraturas, então no começo desse mês, a mãe da família protege tudo com plástico, guarda objetos pontiagudos, e encapa pontas e coisas de vidro, mas porque será que ocorre todos esses acidentes só nesse mês ? O que o passado pode ajudar a entender sobre o futuro ? ??

Gabi 26/06/2023

A história é bom, mas a fantasia não pareceu se encaixar muito bem.
E ficaram partes soltas, que poderiam ter sido explicadas melhor.
Mas é uma leitura rápida e fácil.

May vieira 19/06/2023

Esse livro é muito confuso, acho que a autora teve uma boa ideia porem não soube desenvolver bem a história.