Temporada de acidentes

Temporada de acidentes Moïra Fowley-Doyle

Resenhas - Temporada de acidentes

#PandS 30/06/2017

"Minha família tem um monte de segredos. Todos nós temos."
Se você está julgando o livro pela capa (sempre faço isso, relaxe!) já vou te dizendo que nada que possa estar pensando vai superar o final desta leitura. Não é que eu esteja querendo criar expectativas enormes ... NÃO MESMO! É que esse livro é daqueles perfeitinhos, que mesclam realidade e fantasia, capazes de mexer com a cabeça do leitor e fazê-lo acreditar em "meias-verdades" fielmente. Moïra Fowley-Doyle aborda vários "assuntos tabus" de um jeito simples e quem sai ganhando é o leitor que acaba refletindo sem esforço algum. Você vai entender a verdade que se esconde atras de um mito e perceber como destorcer certos fatos pode acabar influenciando diretamente na vida das pessoas.

Prepare-se para entrar na mente de Cara e viajar entre verdades e ilusões.

site: https://www.instagram.com/p/BUaMPqKFzNO/?taken-by=pagesandseasons

Paulascrap 23/06/2017

Recomendo..
Iniciei a leitura duvidando do livro achando que não ia gostar, mas no decorrer da história ela nos surpreende amarrando sua atenção com a narrativa, e então surge a curiosidade de saber como a autora conseguirá finalizar todo aquele enredo com um sentido real. Anualmente para essa família no mês de outubro surge a temporada de acidentes e todos os cuidados são tomados para e evitá-los, e a dúvida surge seriam medos reais ou paranóia, e ainda como fariam para impedir que essa situações continuasse a ocorrer. E no final, com segredos de um passado sombrio sendo descobertos, mesmo com pontos sobrenaturais tudo faz sentido com as revelações das dúvidas por trás dos acontecimentos. O livro consegue desde o início instigar a necessidade de ler a história até o final para entendermos o motivo de todos os cuidados e supostos fatos que ocorrem e cabe a cada um tirar suas conclusões se faz sentido ou não. Eu gostei bastante, nada excelente, mas valeu a leitura.

Vai Lendo 03/05/2017

Uma narrativa cheia de segredos e, claro, acidentes
Proteja as quinas das mesas, evite acender o fogão e tire as facas de circulação. Cuidado! Se for sair de casa, coloque roupas em excesso e evite também praticar exercícios. Todo ano é a mesma coisa. Outubro chega e começa a “temporada de acidentes”, evento misterioso que assola Cara e sua família, tornando-os vulneráveis a qualquer tipo de acidente, e dá título a obra de Moïra Fowley-Doyle, publicada pela editora Intrínseca. Em alguns anos, apenas cortes e arranhões, em outros, até a morte, como aconteceu com o pai de Cara e com tio Seth.

Esses são os piores anos e este também promete…

Tenso, não? Mas, calma, a história fica ainda melhor! Na temporada de acidentes deste ano, Cara faz uma descoberta assustadora. Vasculhando suas fotos pessoais, ela descobre que em todas uma figura se faz presente: Elsie, uma menina sem muitos amigos que estuda na mesma escola. Quando Cara vai questionar essa “coincidência”, Elsie desaparece e ninguém tem muita informação sobre ela. Ao lado da irmã, Alice, do irmão postiço, Sam, e da amiga Bea, Cara começa uma busca para desvendar este mistério, ao mesmo tempo em que tenta driblar os acidentes do mês de outubro. Neste percurso, segredos vêm à tona e a narrativa fica cada vez mais interessante.

A leitura é frenética!

Não dá para desgrudar de "Temporada de Acidentes". A cada página, você se envolve mais com a obra de Fowley-Doyle. Mais do que isso, você mergulha nos segredos por trás de Elsie, o verdadeiro fio condutor da narrativa. A concepção da “caixa de segredos”, então, nem se fala. É uma ideia fantástica que se conecta à trama. Além disso, no desenrolar da história, surgem os questionamentos da adolescência, comuns no gênero Y.A., mas, pelo fato de o livro ser curto, provavelmente, alguns leitores poderão sentir falta de um desenvolvimento melhor de certas problemáticas. Eu, sinceramente, não me incomodei, pois acredito que o foco do livro é mais o suspense (por que ocorrem os acidentes?) do que as questões íntimas dos personagens (mesmo que ambas estejam entrelaçadas). No entanto, na minha humilde opinião, acho que a autora poderia desbravar mais a fundo por outros mares: o do terror.

Fowley-Doyle tem história original e muito interessante. Um prato cheio para intensificar o medo. Algumas descrições poderiam ser mais detalhadas. Arriscando mais no sombrio, em vez de focar demasiadamente em sonhos e devaneios. A trama tem um forte potencial para o terror; ela deveria ter abusado mais disso (desculpem o desabafo, sou fã do gênero e, quando vejo uma boa oportunidade de explorar os ingredientes – Elsie, Irlanda e casa assombrada – perdida, me sinto na obrigação de comentar).

Com exceção dos devaneios – como falei acima, são dispensáveis-, a escrita da autora é ágil e objetiva. Ela não enrola. Vai direto ao ponto. Isso é bom! Em cada capítulo, acontecem novos fatos que fazem com que você não queira largar o livro. Outro ponto que me agradou em "Temporada de Acidentes" foi os personagens. Consegui ter apreço por todos – o que é quase uma raridade. É nítido, principalmente no término da leitura, os dilemas de cada um deles e, assim, fica fácil compreender as suas atitudes. Aí vai um adento: um dos pontos que o gênero Y.A. traz para a literatura é a complexidade da representação dos jovens. Como tem que ser! Mesmo que a premissa principal tenha uma pegada mais de mistério, a obra reflete esta característica e fortalece o gênero.

"Temporada de Acidentes" é aquele livro cheio de segredos que gera o efeito “QUERO SABER O FINAL, AGORA!”. Em contrapartida, tem também o outro efeito “NÃO QUERO QUE ACABE”, com aquele receio de que o final não supere as expectativas. Acredito que, nesse conflito, o principal é você curtir genuinamente o mistério. Esse é o barato! Dificilmente uma obra supera as expectativas e consegue ser tão arrebatadora como as especulações. A obra de Fowley-Doyl não foge a esta regra. Fiz muitas elucubrações. Algumas se concretizaram e outras, me pegaram de surpresa. Digo que a autora ligou boa parte dos pontos e fez um desfecho digno. Se você curte o gênero e quer algo um pouco mais sombrio, recomendo – e muito! – a leitura de "Temporada de Acidentes".

site: http://www.vailendo.com.br/2016/05/20/temporada-de-acidentes-de-moira-fowley-doyle-resenha/

Andrizy 02/05/2017

Eu venho utilizando muito a frase não existe história ruim, existe história mal contada nos últimos tempos. Infelizmente, Temporada de Acidentes de autoria da franco-irlandesa Moïra Fowley-Doyle, é daquelas obras que se enquadram na famigerada categoria de livros com premissa excelente, mas mal desenvolvida.

Todo ano, no mês de outubro, a família de Cara é assombrada pela temporada de acidentes que dá título à história. Eles têm de ser excessivamente cautelosos, guardando todas as facas e outros objetos pontiagudos em gavetas com chave e evitando mexer com fogo. A atenção deve ser redobrada no trânsito e Cara e seus irmãos devem até mesmo deixar de comparecer às aulas de educação física. Mas nem todo o cuidado é suficiente para evitar que eles sejam vítimas da sombria temporada que assalta a família todos os anos na mesma época. As sequelas vão de simples arranhões e cortes até tragédias de proporções avassaladoras e fatalidades.

Como desgraça pouca é bobagem, Cara – ao lado de sua irmã, Alice, do irmão de criação, Sam, e da melhor amiga, Bea – se vê às voltas com um mistério, envolvendo a estudante Elsie, que costumava ser sua amiga no passado e aparece em absolutamente todas as suas fotos dos últimos dezessete anos (de férias, festas e momentos familiares mais íntimos). Não seria nada incomum, não fosse o fato de ela surgir nas fotografias como um fantasma, quase sempre meio fora de quadro; aparentemente a câmera só registra alguns meros detalhes seus, como uma ponta do seu suéter ou um pedaço de seu cabelo. Há algo de macabro nisso que preocupa os quatro adolescentes. Para completar, Elsie está desaparecida, não dando as caras na escola há um tempo considerável.

Como eu mencionei alguns parágrafos atrás, Moïra peca na execução da história. Temporada de Acidentes começa bem, mas degringola da metade em diante. A autora mete os pés pelas mãos e dá ao leitor a desconcertante impressão de que não tem ideia do desfecho que deve dar à sua história. Os acontecimentos começam a se atropelar na segunda metade, como se a autora estivesse cansada de escrever e apenas quisesse concluir a trama de uma vez.

É uma pena, pois as primeiras páginas são promissoras, anunciando um suspense envolvente e um clima denso que parecia capaz de cativar o leitor até as últimas linhas. Mas ao término da leitura, ele soa como mais um livreco teen. O suspense é diluído, a cronologia dos fatos que antecedem as temporadas de acidentes é confusa e a própria temporada, bem como o mistério envolvendo Elsie, nunca são bem explicados (ou justificados).

O potencial da trama é totalmente desperdiçado em meio a lugares-comuns e doses excessivas de romance e conflitos adolescentes mal resolvidos. Aliás, essa é uma boa palavra para definir a obra: mal resolvida.

site: http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/2016/12/cafe-com-paginas-temporada-de-acidentes.html

Bianca2484 30/04/2017

Adorei!
Adorei a leitura, a historia me envolveu!
Estou surpresa com tantas resenhas negativas.
Vale muito a pena!

Joyce (Porre de Leitura) 27/04/2017

Resenha Porre de Leitura e Livros: Temporada de Acidentes
Todo ano em outubro Cara e sua família se preparam para viverem o mês mais terrível, estranhos acontecimentos os permeiam. As vezes são apenas arranhões ou tombos bobos, mas também ossos são quebrados e em algumas temporadas mortes acontecem.
Por esta razão, nesse período, a família se protege da melhor maneira, colocam várias camadas de roupas, enrolam plástico bolha nos objetos pontiagudos, se livram do fogão e até mesmo das facas de cozinha. Mas ainda assim, os acidentes continuam acontecendo de forma inexplicáveis.
Nessa temporada, além dos acidentes, Cara começa a se preocupar com Elsie, uma amiga de infância, pois percebe ao observar o álbum de fotografias, que não existem fotos sem a presença dela, mesmo elas quase não conversando mais. Achando muito estranho a protagonista decide confrontar a menina, contudo ela sumiu e parece que ninguém ao menos se lembra de sua existência, nem mesmo os professores.
Como não bastava todas essas preocupações, Bea sua melhor amiga, uma garota excêntrica que muitas vezes é chamada de bruxa na escola, acredita por meio das cartas de Tarot que essa será uma das piores temporadas de acidentes.
Eu gosto muito de livros sobrenaturais e de fantasia, e achei extremamente interessante o fato da narrativa mesclar esses assuntos com a nossa realidade. Como se não pudesse ser mais incrível a autora descreve os acontecimentos em primeira pessoa, misturando real e irreal.
Os personagens são únicos, a protagonista não liga para as opiniões alheias que não das pessoas que ama; Bea é extravagante, cheia de certezas e fofa ao extremo; sua mãe tem o cabelo roxo, por vezes rosa ou laranja ou...; Alice (irmã mais velha) apesar de bonita e popular é um pouco triste e ainda não se encontrou; Sam é filho do ex-marido de sua mãe, seu pai o abandonou e devido se relacionar muito bem com a família de Cara, acaba morando com elas, o que faz dele seu meio irmão.
Temporada de Acidentes é intrigante e misterioso, a autora Moïra Fowley-Doyle me surpreendeu positivamente com uma leitura deliciosa. A trama se desenvolve cheia de segredos, mas tudo acontece muito rápido e a leitura flui naturalmente. Contudo, tenho uma crítica em relação ao fim, embora tenha sido um desfecho totalmente surpreendente, e tenha tido pistas ao longo da narrativa, achei que alguns acontecimentos foram vagos nas explicações. Mas, devo admitir que isso nada atrapalhou na avaliação, já que essa é com certeza uma história fantástica.
Espero que tenham gostado da resenha, e não deixem de ler esse livro MARAVILHOSO!!!

Beijos.

site: https://www.porredeleituraelivros.com/single-post/2017/04/26/Temporada-de-Acidentes---Mo%C3%AFra-Fowley-Doyle

Lane @juntodoslivros 19/04/2017

Amei esse livro! <3
Foi aos seis anos que Cara tomou consciência da situação de sua família. Em todo mês de outubro, acidentes acontecem com a família de Cara Morris. Porém esses não se parecem simples acidentes. A família fica extremamente suscetível a sofrer qualquer tipo de desastre grave. De uma simples topada que fere o dedo até a próxima morte. Tudo o que puder ser evitado para que esse mês possa passar sem grandes acidentes, a família faz: facas são escondidas, proteções nas dobradiças, a quinas são revestidas, fogão desligado, usam luvas quase o tempo todo e etc. Quando chega outubro, a temporada de acidentes começa.

Já com dezessete anos, enquanto está organizando suas fotos dos últimos seis meses do celular, Cara vê algo que a intriga: em todas as fotos de seu celular, Elsie aparece. Nas fotos que estão nas pastas em seu computador. E também nos álbuns de família. Seja parte do corpo ou ele por inteiro. Seja em excursões feitas pela escola ou em uma viagem de férias em família de Cara. Está em todas.

Isso deixa Cara extremamente cismada. Como Elsie pode estar em todas essas fotos? Cara lembra-se de ter sido próxima de Elsie por um curto período da infância, mas depois ela simplesmente esqueceu a existência da menina. Até agora.

“Elsie não é minha amiga. Na verdade, não é amiga de ninguém É só aquela garota que fala muito baixo e está sempre por perto, que meio que era minha amiga quando eu tinha oito anos [...] mas foi deixada de lado junto com as bonecas de pano, os jogos de chá e outras relíquias da infância.” Página 9

Elsie é uma menina quieta e tímida. Ela teve a ideia de criar a caixa de segredos, onde você escreve um segredo na máquina de datilografar e coloca dentro da caixa de madeira. A ideia foi tão bem recebida que todo fim de semestre, os professores fazem uma exposição pelos corredores com os segredos pendurados em um varal.

Quando chega a escola, Cara mostra as fotos para sua amiga melhor Bea Kirvlan e juntas elas decidem conversar com Elsie. Elsie sempre fica responsável pela caixa de segredos na biblioteca, porém a menina não apareceu na escola. E nem nos dias seguintes. Para deixar tudo mais complicado, ninguém parece se lembrar da existência de Elsie. Nenhum aluno ou professor. Mas o que isso tem a ver com a temporada de acidentes? Essas duas situações aparentemente tão distintas, na verdade estão mais ligadas do que Cara pode imaginar. A vida de Cara é rodeada de segredos. E essa temporada de acidentes tem muitas chances de não terminar bem.

A edição está bem simples, mas é a capa tem toda a atenção. O livro é narrado por Cara, mas em alguns raros capítulos uma terceira pessoa nos conta o passado por seu ponto de vista também, como se fosse... Curiosos? Não vou contar, vocês vão ter que ler. Isso vai deixar o livro bem mais misterioso.

Quando vi a sinopse desse livro fiquei MUITO curiosa. Acidentes, segredos e medos. Uma combinação perfeita para me deixar curiosa. Além da capa chamar bastante atenção do leitor. Esse livro me deixou incomodada em muitas cenas, mas não de uma maneira ruim. As coisas ficam mal contadas, mas de maneira que só atiçam a minha curiosidade. Perguntas giravam em minha cabeça depois do fim do livro. Os mistérios que envolvem sobre os acidentes e a busca por Elsie são os pontos chaves que me deixaram intrigadas e fixadas nas histórias.

Além de Cara e Bea, temos o irmão postiço Sam Fagan e a irmã Alice de Cara. Apesar de Cara ser a protagonista, ela cede o palco da história para os outros três também. Esses outros três personagens são muito presentes durante a leitura. Cara, Sam, Bea e Alice são inseparáveis. Cara os ama e isso transborda em toda a leitura. Esse foi outro ponto que me fez ficar apaixonada pela leitura.

Moïra Fowley-Doyle criou uma história incrível. Seus personagens são muito intensos e cativantes, cada um em sua maneira e peculiaridade. Consegui me envolver e ter empatia por eles, por suas vivências e sentimentos. Isso tornou o livro para mim bastante agradável e não tão agradável de ler. Um conflito interno que eu não sentia por outro livro já fazia um tempo. A escrita da autora lembrou-me muito a da E. Lockhart em "Mentirosos", que também é um excelente livro. Depois dessa resenha, será que ainda devo dizer que recomendo o livro? Para deixar claro, o livro é incrível. Leiam!

Ah! Não posso negar que esse livro daria um filme maravilhoso! Quem já leu concorda? ;)

site: http://www.lagarota.com.br/2017/04/livro-temporada-de-acidentes-moira.html

Débora Pizzio 19/04/2017

Diferente
Livro muito diferente e misterioso. Mistura realidade com o sobrenatural. Gostei muito dos personagens. Recomendo.

Bianca Viegas 31/03/2017

Resenha:Temporada de Acidentes
O livro conta a história de Cara, uma adolescente que vive com a mãe, uma irmã mais velha, Alice, e um ex- irmão postiço, Sam. Sua pequena família pode parecer normal, mas não é. Em todo mês de outubro, eles sofrem com a Temporada de Acidentes, que consiste em cortes, quedas, arranhões, atropelamentos, entre outros acidentes que podem até mesmo custar suas vidas. Cara também tem uma melhor amiga, chamada Bea, que acredita ser um pouco bruxa e prevê que a Temporada de Acidentes deste ano será uma das piores de todos os tempos.

Como se isso não fosse problema suficiente, Cara percebe em todas as suas fotos a presença de Elsie, uma colega da escola. Porém, quando a protagonista vai buscar respostas da menina, ela some do colégio, da cidade. E o mais estranho é que as demais pessoas não sabem nem quem é Elsie. Parece que apenas Cara, Alice, Sam e Bea sabiam ou percebiam a existência da jovem. Na leitura de Temporada de Acidentes, é possível encontrar aventura, mistério, suspense e um pouco de romance e fantasia.

Ao iniciar o livro, estava gostando da história e de seus personagens. Havia vários fatos interessantes acontecendo. Contudo, ao chegar ao meio da trama, meu interesse começou a diminuir. Senti que a história se perdeu, quando os personagens principais resolvem dar uma festa de Halloween. E, na minha opinião, a tão esperada comemoração não serviu para nada, apenas para enrolar mais, e os conflitos foram deixados de lado. O final do livro foi o que me fez dar 3 Estrelas, pois mesmo com os momentos em que a história se arrastou, fiquei satisfeita com a solução dos mistérios e com o fechamento da história.

Talvez o problema tenha sido comigo, porque tinha lido poucas resenhas sobre o livro, mas grande parte delas eram bem positivas. Acredito que estava com expectativas muito altas e o começo estava sendo bem bacana, uma trama que misturava suspense com elementos de fantasia. No entanto, acabei me decepcionando. Outro ponto que me incomodou foi o excesso de bebidas alcoólicas e cigarros na história. Temporada de Acidentes tem uma edição simples, mas bonita. O livro não funcionou para mim, porém pode ser uma boa leitura para você.

site: www.instagram.com/estantevioleta/

Veronica @gatonolivro 14/03/2017

Estou ficando idosa quando abro um livro e penso ...adolescentes😅. Esse livro me surpreendeu não espera todas essas reviravoltas, mistérios paranormais misturados com temas bem sérios. Eu comprei o livro em promoção sem esperar nada de mais, não consegui parar de ler nas 100 ultimas paginas mesmo já sendo madrugada, todos os segredos que vão se revelando. Perfeito para quem quer ler algo no Dia das Bruxas, mas não gosta de livros de terror.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/03/resenha-temporada-de-acidentes-moira.html

chrisakie 01/03/2017

“Então, brindemos à temporada de acidentes”
"É a temporada de acidentes: acontece todos os anos na mesma época. Um período em que ossos quebrados, cortes e hematomas são frequentes"

E esta promete ser uma das piores...

"E, quando os piores acidentes acontecem, pessoas morrem."

Durante a temporada, a casa de Cara tem os móveis cobertos por espuma e gaze, os residentes se vestem com várias camadas de blusas e luvas e os objetos cortantes são escondidos...

Mas o que torna a Cara e sua família tão suscetíveis a acidentes nesta época do ano? O que os atormenta?

Com uma premissa intrigante, fiquei encantada com a habilidade da autora em inserir os mistérios no livro de uma maneira poética. São várias revelações e reviravoltas ao longo da história.

"Evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona."

Os personagens são atormentados por seus segredos e demônios, achei eles bem únicos, e sua abordagem foi feita com maestria.

"Todos nós nos tornamos especialistas em esconder as coisas dos outros. Todos nós nos tornamos especialistas demais em esconder segredos dos amigos."

Porém a narrativa é complexa e poderia resumir o livro numa só palavra: ESTRANHO. Sabe quando você não tem uma opinião formada sobre o livro? Pois é.. este foi um desses...

É um livro muito estranho, há vários trechos onde a narrativa mescla a realidade e a fantasia, é meio confuso e surreal demais, você não faz mais ideia do que está acontecendo..

Não achei que fosse um livro cativante, mas a cada página fiquei apreensiva e pensei: "Putz.. é agora!!!!".
Este livro fez parte da Leitura Coletiva de junho da #lcamigasliterarias e confesso que esse gênero não é o meu forte, e graças ao grupo pude sair da minha zona de conforto.

Não foi um dos melhores.

site: https://www.instagram.com/p/BHS7KgwjF03/

Carla Cássia - @contra.capa 01/03/2017

Não tão assustador assim.
Conheci “Temporada de acidentes” na turnê Intrínseca 2016, pedi de aniversário e demorou um pouco para eu tomar coragem e ler essa história. Não sou muito corajosa para essas coisas que tem terror, mas queria sair da zona de conforto e esse livro me pareceu não ser pesado, e realmente não foi.

Quando comecei a ler tinha uma ideia sobre ele e no final foi algo completamente diferente. O livro tem um ar de fantasia, parecendo que em algum momento a personagem narradora, se perdeu na história, porém não é isso, é algo posto justamente como fantasia para poder conversar com todos em qualquer idade, sem ser pesado de mais, afinal estamos falando de um YA.

A história é bem fechada, deixando um ar de “E agora?”, mas que você não se preocupa muito por conta do crescimento que os personagens têm. E cá entre nós, o crescimento deles, é o que mais me agradou, muitas coisas são reveladas e é assustador ver que eles passaram por tudo aquilo, ao mesmo tempo eles continuam sendo jovens e como jovens amam, enlouquecem, aprontam, vivem.

A única decepção do livro era que eu esperava justamente me assustar um pouco, mas isso não aconteceu em momento algum (Apenas minha percepção do livro).

site: http://www.blogcontracapa.com.br/2017/02/resenha-temporada-de-acidentes.html

Andrea Ramires 25/02/2017

Um livro que conta sobre como o quão perigoso é fechar os olhos, tentar não ver sinais, tentar esquecer acontecimentos e não tratá-los de frente. Particularmente, achei que o livro fosse ser bobinho, mas ao decorrer da leitura mostrou ser mais profundo. Cara, personagem central, percebe que em todas suas fotos aparece uma amiga de infância, Elsie, que, misteriosamente, some, e ao procurá-la, vai colocando à disposição dos leitores pistas do que aconteceu em sua vida e na de seus familiares, encarando e confrontando problemas, e, finalmente, resolvendo-se emocionalmente.

keilasue 22/02/2017

Uma aborgadem diferente: segredos
Todo cuidado é pouco quando se contém um segredo escondido a sete chaves em seu íntimo. Ocultar essa verdade de si mesmo e daqueles que lhe rodeiam, pode se tornar uma tarefa perigosa e cansativa. Mas, quando a realidade toma corpo, se torna o pior dos monstros, trazendo à tona tudo aquilo que foi distorcido, sem máscaras ou fantasias, e o desfecho é acidentalmente brutal.
Segredos compõe o livro. Uma aborgadem diferente das consequências de se ocultar, distorcer ou mentir a verdade. Vemos aquilo que queremos ver. Expomos o que achamos necessário. Só que a realidade uma hora dá as caras e cobra todo o tempo que ficou sufocada.

Nanny 17/02/2017

Não me prendeu
Ficar esperando uma história Boa mais nada muito frustrante. História parada demais leva muito tempo para ser sugerida.
Quem sabe em uma outra vez eu me encante mais pela história e não pela capa.