Temporada de acidentes Moïra Fowley-Doyle

Resenhas - Temporada de acidentes

Renata 06/01/2018

Temporada de acidentes - Moïra Fowley-Doyle
Depois que você ler esse livro, o mês de Outubro vai ser diferente para você. Todo mês de Outubro, Cara e sua família sofrem uma temporada de acidentes, ficando de lembranças cortes e hematomas, mas também coisas mais graves que isso, como quando seu tio morreu, há quatro anos.

Cara é nossa protagonista e vive com a mãe, irmã e irmão postiço, é uma garota bem decidida e corajosa, porém sempre viveu a sombra de sua irmã, mas nunca se importou com isso. Outubro chegou e com ele mais uma fase de acidentes, o que fará todos terem a maior cautela com tudo o que forem fazer. Cara tem uma amiga chamada Bea, que é algo como bruxa e viu nas cartas em que lê, que este mês será a pior temporada de acidentes que sua família já sofreu.

A escrita de Moïra Fowley-Doyle é muito boa e diferente de tudo que já li, ela propõe algo super original para a história, o que me animou para ler mais rápido. Toda a história tem como cenário a Irlanda – o que já me conquistou, porque eu AMO a Irlanda – onde a autora te leva a conhecer mais sobre os costumes de lá, usando a história para isso. A autora conseguiu me surpreender logo no inicio da história. Ouvi algumas críticas negativas sobre o livro, mas não concordei com todas, eu particularmente gostei.

Cara um dia encontra algumas fotos antigas de sua infância e percebe que há muitas fotos com sua antiga amiga, Elsie, que aparece em quase todas as fotos. Mas ela percebe que isso é impossível, pois tem fotos ali tiradas em outro país onde Cara foi passear com a família e tem certeza e Elsie não estava junto. Cara decidi então tirar satisfação com a antiga amiga – que hoje não fala tanto – porém quando chega na escola para isso, Elsie, que está sempre na biblioteca, não vai a aula e pouco tempo depois percebe que ela desapareceu…

Elsie tem ligação com a temporada de acidentes? Porque ela está em todas as fotos? É alguma maldição? Porque justo hoje ela desapareceu?

Uma história cheia de reviravoltas e com situações absurdas – o que nem de longe é algo ruim. A autora conseguiu me cativar do começo ao fim e o final é algo que você nunca iria imaginar. “Temporada de Acidentes” é uma ficção incrível me conquistou de primeira, gosto de livros assim.

Dani 10/12/2017

Livros & Café
Nada na família de Cara é normal. Para começar, todos os anos, durante todo o mês de outubro a família dela precisa passar pela Temporada de Acidentes. É normal acontecer de vez em quando alguns acidentes nas famílias, no entanto, Cara, sua mãe, sua irmã Alice e Sam – seu irmão de criação –, precisam redobrar os cuidados durante a temporada de acidentes. Sempre saí de casa usando camadas e mais camadas de roupas, proteger as quinas dos móveis, não usar o fogão; esses são alguns cuidados que eles precisam tomar. Algumas vezes esses cuidados não são suficientes e eles acabam com alguns ossos quebrados e vários hematomas pelo corpo. Apesar da irmã mais velha de Cara não acreditar na Temporada de acidentes, algumas membros da família acabaram morrendo durante esse período, e dessa vez, a temporada de acidentes promete ser uma das piores. Além desse fato, Cara ainda percebe que em todas as fotos uma pessoa está presente: Elsie, uma garoto do colégio que era muito amiga dela, mas que por algumas questões, ambas se afastaram.

“Nunca saímos de casa sem pelo menos três camadas de roupa. Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas.”

Cara não consegue encontrar nada que explique o fato de Elsie estar em todas as fotos, até mesmo as de família. Quando chega ao Colégio, ela procura pela garota, mas não a encontra; nem mesmo nos dias seguintes... Parece que Elsie desapareceu e ninguém sabe dizer o que aconteceu com ela. A partir daí Cara, sua melhor amiga, Bea, Alice e Sam precisam buscar as respostas para tentarem compreenderem toda a história que ronda a garota e descobrirem o que aconteceu com Elsie.

O livro já começa com Cara olhando as fotos e percebendo a presença de Elsie. É a partir desse momento que o leitor embarca junto a protagonistas para desvendar esse mistério. Além disso, ainda acompanhamos toda a tensão e conflitos presente na família de Cara; todos os segredos escondidos. Também vemos a relação de amizade e amor entre os irmãos, e o luta de Cara pelo sentimento que sente por Sam, que mesmo não sendo seu irmão de sangue, foi criado com ela.

“Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona.”

Temporada de acidentes tem um ar de mistério fantasia que envolve o leitor. É um livro que aborda muito questões familiares. E ainda tem uma pitada de romance. Você vai rir, se apegar aos personagens e se encantar com a Cara.

site: www.livrosecafe.com

Leticia Oliveira 28/11/2017

Gostei ou não gostei? Eis a questão...
Confesso que quando esse livro foi lançado fiquei louca para ler, talvez seja por causa da capa chamativa (desculpa gente, mas às vezes julgo um livro pela capa, mas nem é sempre). No começo da leitura tava fluindo bem, por mais que eu não tenha me conectado com nenhum dos personagens a leitura estava sendo proveitosa. No decorrer do livro O mistério começou a se desenvolver (Cadê Elsie?), a autora soube abordar o mistério, porém no meu ponto de vista não soube inserir a fantasia na história, ficou meio confuso, bagunçado. Pela primeira vez senti vontade de pular algumas páginas, pois estava ficando cansativo e chato. Em alguns momentos até tive vontade de pedir para alguém escrever aquela partes do livro, pois estava tipo “oi? Oq está acontecendo?”. Por mais que o romance não tenha sido o foco principal da história, senti falta dele, no meu ponto de vista a autora não abordou muito bem. O final foi um pouco corrido, como em um passe de mágica todos os problemas se resolveram e apareceu um romance inexiste. Algumas coisas me incomodou e outras me agradou. Sei que tem pessoas que amou o livro, porém eu não faço parte desse clubinho. A história tinha tudo para ser arrebatadora, mas comigo não funcionou. Acredito que esse não seria o livro que eu indicaria de olhos fechados. Fica pra próxima:)

Bia 12/11/2017

Resenha - Temporada De Acidentes
Eu tenho esse livro na minha estante desde Dezembro de 2016, mas sempre adiei a leitura... Não me perguntem por quê! Lembro que quando li a sinopse eu fiquei loucona para ler, a sinopse me lembrou muito dos filmes Uma Noite De Crime (por mais que o que acontece nos filmes não seja bem um acidente como é no livro kkk) e eu amo esses filmes.
Meu cachorro mordeu todo o meu livro e arrancou metade da pagina vinte e três e arrancou completamente a última página do livro, na hora comprei um novo na Amazon (quando comprei em dezembro estava por quinze reais, agora comprei por vinte. Triste).

As páginas são amareladas. A fonte é okay, têm dezenove capítulos.

Cara e sua família têm algo peculiar entre eles, ou melhor, com eles. Durante o mês de Outubro de cada ano a família inteira (e somente essa família) corre risco de morte, na maioria das vezes um acidente inocente e sem grande importância para essa família pode não ser algo tão simples ou sem importância assim. Uma queda na escada, uma torção no pé ou mão, uma batida de cabeça, um nariz quebrado, um afogamento, um acidente de carro, cortes próximos a locais fatais como uma artéria, por exemplo, uma ponte que desaba... Enfim, onde quer que eles vão o acidente os acompanha e fazem com que cheguem bem próximos a morte.
Cara junto com seus irmãos (Alice e Sam (Sam é um irmão postiço)) estão tomando cuidado como fazem todo ano em Outubro: cobriram as quinas pontudas da casa com muitas camadas de plástico e pano, recolheram e guardaram todas as coisas afiadas e cortantes, tiraram os eletros domésticos e qualquer outra coisa que possa ter o risco de acabar com a vida deles. Sua melhor amiga Bea (que gosta muito de cartas de Tarô e bruxaria) está sempre por perto para ajudar, esse ano ela diz que será o pior. Com esse aviso, Cara começa a perceber coisas que não percebia antes: Elsie. Uma garota da escola reclusa que mal fala com alguém, ela aparece em todas as fotos que Cara tira. Ela sempre está lá escondida em algum canto da foto com a expressão sempre preocupada. E agora Elsie sumiu, ou será mesmo que ela sempre esteve por aqui? E como será que essa Temporada De Acidentes começou?

Que livro maravilhoso, não é nada do que imaginei e totalmente diferente do que a sinopse trás... Bom, quase. Apesar da temporada de acidentes, o foco não é exatamente esse. A cada momento um dos três personagens: Cara, Alice e Sam (quatro se contar com a mãe) estão sempre se acidentando, porém o foco não é os acidentes e nem especificamente a Temporada De Acidentes. O foco é Elsie. O mistério por trás dessa garoto. Quem é ela? Porque aparece em todas as fotos de Cara? E porque de repente ela desapareceu? Além do mais o livro tem um final revelador muito incrível, revela duas coisas, e as duas coisas tem haver com o passado, cada uma de modo diferente.
Cara é uma personagem muito interessante, é uma daquelas que não está nem ai para o que os outros pensam e está sempre de bem com a vida por mais que viva se acidentando, apesar disso, ela foge muito do passado e prefere encarar o que já conhece do que encarar o desconhecido.
Sam é um personagem muito fofo, depois que seu pai o deixou com a família de Cara, ele passou a ter uma ligação muito forte com Cara.
Alice é uma personagem confusa, um pouco autodestrutiva e, assim como Cara, não gosta de encarar o passado e também prefere o conhecido do que o desconhecido.
Bea é a personagem mais loucona desse livro, é parece ser exatamente como uma bruxa (apesar de o livro não ter esse elemento de bruxaria), é como se ela se sentisse mesmo como uma bruxa e fica se passando por uma com rituais e história de terror, além das cartas de Tarô, etc. É uma personagem bem legal. Eu só gostaria de saber mais sobre o futuro dela agora que ela se “revelou”, mas o livro acaba sem muitos detalhes para todos os personagens.
O livro tem o foco no mistério e no desconhecido, parece até um suspense de certa forma. Ele se passa a maior parte no Halloween, e tem personagens incríveis e apaixonantes. O que me fez amar muito esse livro foi o mistério, quando acontecia algo suspeito eu precisava de toda minha força para não passar as páginas correndo para tentar ler algum spoiler de tão ansiosa que estava por respostas.

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/

Ca Agulhari @literario_universo 03/11/2017

Bem razoável...
Temporada de acidentes {Resenha}

Terminei o livro e, oi? A sinopse é super instigante, afinal te leva a crer que vai ler um livro estilo catástrofe e tal. Mas os tais 'acidentes' são pincelados. Adorei as personagens embora eu deva dizer que já tô cansada de livros com personagens adolescentes e seus dramas adolescentes. Se você gosta, vai fundo. A explicação pros acidentes faz sentido até a página dois, fica uma lacuna sem resposta: afinal, o que a Elsie queria? Como romance de estreia, acho que falta um pouco ainda pra autora. Eu gosto de livro com mais substância.

Minha nota: 2

suellem 17/10/2017

Temporada de acidentes
Gostei muito do livro, além da fantasia o livro vai abordar assuntos bem pesados como relacionamento abusivo e estupro .
No começo , até às 100 páginas achei que ia ser um livro bobo e cheio de lenga lenga. Ainda bem que dei continuidade a leitura , pq o desenrolar da história dessa família é incrível .

O livro vai contar a história de uma família q misteriosamente durante todo o mês de outubro passa por uma temporada de acidentes, onde acontecem desde coisas pequenas como bater o dedo na mesa até grandes coisas como atropelamento e até mesmo morte. Essa família acaba criando um meio de tentar se proteger, como usar mais roupas, proteger a casa com plástico bolha, não usar fogão, facas etc... Mesmo assim, ainda conseguem sofrer acidentes.
Bea é a melhor amiga de cara , ela gosta de tarô, é bem maluquinha.
Mas acho que a minha personagem favorita foi Alice , cheia de problemas, e segredos, ela não acredita na temporada de acidentes é um pouco rebelde , irônica , mas quando a gente descobre os segredos de Alice , tudo parece fazer sentido .
Uma família cheia de segredos, tragédias , e misterios do passado que assombram o presente. O final me deixou de queixo caído .
Senti falta de algumas respostas, mas não estragou a experiência de leitura .

Gus | @escritavo 17/10/2017

Arrepiante
Tive uma surpresa quando descobri que o livro é muito mais do que parece. Me lembrou muito The OA, histórias que você não sabe dizer se é real ou não, se a personagem está passando por aquilo mesmo ou não, e eu amei isso. Com partes bem arrepiantes e outras emocionantes, esse livro faz o leitor devorar ele até a última página, e deixando um gosto de "quero mais".

Vanessa.Pereira 29/09/2017

MARAVILHOSO
Eu não tenho palavras para descrever o que o esse livro significa pra mim. Com todo a certeza é o melhor livro que já li. E na minha opinião o personagem mais cativante no livro é o Sam me apaixonei por ele e vou levar comigo essa história para sempre. Espero algum dia ler um livro tão bom quanto esse.

Alida Rinara 03/09/2017

Temporada de acidentes
"Eles trancam as facas nas gavetas, cobrem as quinas dos móveis, evitam mexer com o fogo..." Quando li essa premissa tive uma interpretação bem diferente daquilo que realmente acontece no livro, eu esperava que as facas sairiam voando para machucar os personagens, que teria algum fantasma ou coisa do tipo. Mas não foi bem assim, rsrs!
Esse livro trata-se de uma família que, em todo o mês de outubro, ficam vulneráveis a acidentes. E tem uma explicação ao redor disso tudo!
Quanto aos personagens, bem, eu os achei bem diferentes daquilo que estou costumada a ver, diferente de um jeito não muito bom!
Enfim, eu esperava mais...

Lu 22/08/2017

Todo ano durante o mês de Outubro, a família de Cara se prepara para a tão temível Temporada de Acidentes. Durante o mês, todos os familiares estão propensos a sofrer mais acidentes do que em outras épocas do ano. em meio a uma das mais difíceis temporadas de todas, Cara está prestes a descobrir verdades dolorosas e desvendar segredos dolorosos sobre si e seus familiares.

Decidi ler "Temporada de Acidentes" simplesmente porque gostei da capa. Ela parecia me chamar de alguma forma, não sei se eram as cores ou a menina caindo, algo naquela capa me chamou e me convidou a conhecer sua história, então não me neguei e entrei de cabela no livro.

O livro começa com um mistério estranho. Certo dia, apagando quase seis meses de fotos do próprio celular, Cara percebe que Elsie está em todas as suas fotos, todas as fotos tiradas por ela e sua família nos últimos dezessete anos. A partir de então, Cara decide que precisa falar com Elsie sobre o assunto, mas elas se afastaram um pouco e as coisas não costumam ser mais como eram antes. Esse é só um dos pontos incríveis da história, existem outros tantos elementos que Moïra adiciona a história que só a torna mais intrigante e interessante.

"Será que existem mesmo coincidências? Coincidências assim tão grandes?"

A história é narrada pelo ponto de vista de Cara que mora com sua mãe Melaine, a irmã Alice e Sam, seu irmão postiço que mora com elas mesmo depois que o pai fugiu. Há também Bea, a melhor amiga de Cara, que se torna um personagem importante da história. Ela é espirituosa, divertida e guarda muitos segredos.

A família de Cara é muito unida. Os irmãos sempre fazem tudo juntos e acho que isso fez com que eu me sentisse mais ligada a eles. Na minha família fazemos tudo juntos, meus amigos até me perguntam porque eu nunca saio sem minha mãe ou um dos meus irmãos, isso quando não saio com todos juntos. Estamos sempre juntos, para tudo e nós também temos uma temporada de acidentes, mas ela não acontece em Outubro.

Durante a história, vamos entendendo um pouco melhor sobre a tal temporada de acidentes e as cicatrizes que ela deixa em todos, tanto visíveis quanto não visíveis. Cara e sua família levam a temporada de acidentes muito a sério, mas mesmo assim não deixam de se colocar em perigos diversos, arriscando suas vidas das mais variadas formas.

"É aí que percebo que Alice nunca foi feliz, pelo menos não por muito tempo. Essa constatação me abala."

É muito difícil falar de um livro que você gosta muito. Moïra tem essa escrita gostosa, que prende com pouco e a narrativa nos faz querer ser amiga de Cara, ajudá-la quando precisa e dizer NÃO FAÇA ISSO, MENINA quando ela inventa coisas perigosas bem no meio da temporada de acidentes.

Todos os personagens tem segredos que vão atiçando nossa curiosidade e, conforme vamos desvendando os segredos de cada um, nos apegamos mais e mais a cada personagem e tememos por eles, tememos que não sobrevivam a temporada de acidentes e, enquanto vivem suas vidas, o mistério que envolve Elsie continua rondando o livro. Por que Elsie está em todas as fotos? Por que Cara não consegue encontrá-la? Por que ninguém se lembra dela se ela cuidava da caixa dos segredos? Algo Aconteceu a ela?

"Seu olhar indica que ela não tinha consciência de que eu sabia. Sinto vontade de dizer que eu também mal sabia. O sentimento de culpa me sobe à garganta como bile."

Todas essas perguntas e outras mais que encontramos durante o livro são respondidas, algumas devagar, outras de uma vez e é isso que fez o livro se tornar tão adorável para mim.

(resenha postada originalmente em 26/11/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/11/temporada-de-acidentes-moira-fowley.html

Pedro 16/08/2017

Todo ano, mais precisamente em outubro, a família da jovem Cara Morris, sofre com a temporada de acidentes. É nessa fase conturbada que as quinas de móveis, etc., são cobertas afim de proteger à todos dos mais diferentes acidentes que poderão acontecer. Facas e outros objetos que podem machucar, são escondidos. Até o modo de se vestir é alterado passando a usar roupa em cima de roupa para proteger contra tombos, arranhões ou acidentes piores.

Melanie é a mãe de Cara. Além dessa filha, ela tem Alice e o enteado Sam. Essa fase conturbada da vida deles não os impedem de viver, estudar e passear. E Cara e seus "irmãos", como quaisquer outros jovens, gostam de curtir. Eles têm uma amiga chamada Bea. Na sala ela é considerada a Bruxa, pois mexe com tarô e tudo mais. Bea fala pra Cara que as cartas dizem que essa será uma das temporadas mais difíceis de lidar. O que pode até custar a vida de alguém. Cara fica muito preocupada.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo!

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2017/08/resenha-temporada-de-acidentes-de-moira.html

Tracinhas 31/07/2017

por Juliana Arruda
Temporada de Acidentes é um livro escrito pela Moïra que aborda temas fortes e importantes para jovens. A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista da personagem Cara.

Cara é uma adolescente que mora com a mãe, a irmã, e um irmão postiço (Sam), já que o padrasto da Cara deixou a família sem deixar rastros. Uma vez ao ano, no entanto, ele liga para saber do filho.

Apesar do abandono, Sam supera a “perda” do pai e se torna o melhor amigo de Cara. Ele é engraçado, muito fofo e é crushado por ela. Eles são unidos e sempre se apoiam. Na verdade, todos os integrantes da família são assim.

Todavia apesar de viverem em harmonia, todo mês de outubro acontece o que eles chamam de “temporada de acidentes”. Arranhões, machucados, cortes, morte, tudo isso relacionado a um mistério que Cara não faz ideia.

O mais intrigante da história é que uma antiga amiga de Cara, a Elsie, aparece em todas as suas fotos de maneira sutil. Cara nunca tinha reparado naquilo, e é por isso que ela se dá conta de que Elsie sempre foi solitária. Elsie nunca estava com uma amiga ou alguém por perto para conversar. Claro que depois de notar aquilo Cara quer torná-la sua amiga novamente. No entanto, ao procurá-la, Cara descobre que a Elsie desapareceu, deixando rastros em um lugar no mato perto de um rio.

“Então, brindemos à temporada de acidentes,

Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,

Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,

Mais um brinde à estrada de água.”

O que eu achei interessante da história foi a autora usar metáforas para abordar temas fortes que se mesclam aos mistérios dos acidentes e da Elsie. O enredo foi bem elaborado e fiquei surpresa com tudo o desenrolar dos acontecimentos. No entanto, confesso que as metáforas utilizadas me confundiam um pouco, já que tinham vezes que eu não entendia se a personagem estava realmente passando por aquilo ou se era apenas imaginação de sua cabeça.

Mas e você? Já leu esta história? O que achou dela?

site: http://jatracei.com/post/163633879442/resenha-277-temporada-de-acidentes

Andy.Vieira 18/07/2017

Temporada de Acidentes
"Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas, aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão, mais um brinde à estrada de água."

Todos os anos no mês de outubro, Cara e a família enfrentam uma temporada de acidentes. Durante o mês inteiro eles passam por dias angustiantes em que quedas, ossos quebrados e cortes são frequentes, por isso, eles se apoiam uns nos outros para enfrentar o medo que sentem durante toda a temporada, já que facilmente esses acidentes se transformam em tragédias e algo diz que a temporada desse ano vai ser uma das piores, tudo pode acontecer e como se tudo isso não bastasse Cara precisa desvendar um mistério: uma de suas colegas, chamada Elsie, inexplicavelmente aparece em todas as suas fotos. Cara quer interrogá-la mas Elsie desapareceu e ninguém parece saber o que aconteceu ou onde ela mora e tudo fica ainda mais misterioso quando Cara descobre uma armadilha no meio da mata com uma boneca que se parece com a garota desaparecida.

Melanie, a mãe de Cara, está mais neurótica do que nunca, nada lhe tira da cabeça que algo terrível está prestes a acontecer. A irmã de Cara, Alice, está cada vez mais descrente que a temporada seja real e Cara, o meio irmão Sam e a melhor amiga Bea, tentam descobrir o que aconteceu a Elsie e como encontrá-la.

O livro é carregado de metáforas, em muitos momentos a fantasia se mistura com a realidade, o que pode confundir um pouco o leitor desatento. A família, embora unida, é cheia de segredos que pesam na relação entre eles e que aos poucos vão sendo revelados.

A história é cheia de mistério, o que nos deixa mais envolvidos com a história e com os personagens que são bem construídos.A narrativa é rápida, o livro começa um pouco devagar mas aos poucos a leitura flui, a escrita da autora é fascinante e é inevitável ficar ainda mais curioso a cada capítulo. O final para mim foi um pouco decepcionante, senti que faltou alguma coisa, mesmo assim foi uma leitura prazerosa.

site: http://divagacoesdeleitora.blogspot.com/2017/07/resenha-temporada-de-acidentes-moira.html

AndyinhA 06/07/2017

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Pela sinopse a gente nem pode imaginar o que nos espera em ‘Temporada de Acidentes’, são poucos livros que deixam no ar, o que de fato podemos esperar deles. Algumas pessoas podem até achar ruim, mas eu, ODEIO, quando leio praticamente todos os detalhes da história na sinopse, acaba que perde o ânimo. Por isso, eu fiquei bem dividida entre como a história foi contada e seu final.

Meu maior medo é que a explicação fosse meia boca/ jogada. Não sei vocês, mas eu acho isso muita sacanagem com leitor, dá a impressão que a história não foi pensada com o amor e carinho que nós merecemos. Mas aqui, minha crítica vai para a pouca importância/profundidade que foi dada ao final da história.

A história tem uma mistura de sobrenatural – mas esqueçam bruxas, magos, vampiros e tal, eu diria sobrenatural, porque durante muitas páginas, a protagonista persegue de certa forma uma espécie de fantasma, uma pessoa ‘invisível’, onde todos parecem que não conhecem, mas tem vagas lembranças. Com uma história de família mal contada.

Cara é nossa protagonista e junto com seus irmãos, sempre em outubro, eles sofrem inexplicáveis acidentes, quebram algumas partes, tropeçam, precisam acolchoar as quinas, evitar lugares perigosos e eles nunca entenderam exatamente o porquê disso. Apenas sabem que sua mãe enlouquece e eles meio que seguem à risca.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/07/TemporadaAcidentePoison.html

Tchamilla 03/07/2017

Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 256
Data de Publicação: 2016
Nota: 3/5

Esse foi mais um livro lido por causa do Clube de Leitura. A sinopse é atrativa e desperta a curiosidade do leitor. Leva a crer que é um young adult bem diferente do que estamos acostumados, focando não na vida escolar e nos romances adolescentes, mas sim em um mistério bem peculiar. Realmente o livro não envereda pelo caminho mais fácil e aborda temas pesados numa narrativa que utiliza o suspense como alavanca. O problema é a forma como a obra é desenvolvida.

A narração é feita em primeira pessoa por Cara, uma adolescente que mora com a mãe (Melanie), a irmã (Alice) e um “irmão postiço” (Sam). A dinâmica familiar é um tanto diferente. Após ficar viúva do pai das meninas, Melanie se casa com o pai de Sam (Christopher). Sem muitas explicações, Christopher abandona todos, inclusive Sam, que continua na casa como filho de Melanie. E todos são vítimas da chamada “temporada de acidentes” que acomete a família todo mês de Outubro. As consequências vão desde de arranhões e machucados até a morte.

É difícil não se sentir envolvido pela temática, ainda mais eu que sou ávida por mistérios. Contudo, a autora peca no modo como a história se desenrola. A narrativa é lenta, cansativa e modorrenta. Os artifícios utilizados por Moïra não me encantaram, mas acredito que agrade à outras pessoas. Ela utiliza muitas metáforas fantásticas e descrições detalhadas de pontos irrelevantes para a trama. Toda a parte fantasiosa da história não me envolveu e me fez tirar muitos pontos do livro. Já a parte real e direta é muito mais interessante. Infelizmente a autora demora a revelar suas intenções e o tema verdadeiro do livro. Quando finalmente entendemos sobre o que se trata a história, terminamos a leitura. Acredito que Moïra se preocupou tanto em camuflar os segredos por trás da temporada de acidentes que perdeu a oportunidade de discutir melhor um tema tão forte e importante. Apesar da autora dar algumas pistas durante a narrativa, a revelação não deixa de ser surpreendente. Porém, o suspense não se sustenta e cheguei ao final do livro mais preocupada em terminar a leitura do que em desvendar o mistério.

Outro ponto que me fez não aproveitar tanto a leitura foi o material humano. Os personagens não são cativantes, chegam a ser chatos. A narração feita por Cara contribuiu para que eu não sentisse empatia por ninguém. Sua visão oblíqua impede que conheçamos mais Alice, que é de longe mais interessante que a irmã. Se conectar com os personagens é o primeiro passo para gostar de um livro, e isto não aconteceu aqui.

Embora seja um tema importante, Moïra Fowley-Doyle não executou da forma esperada. A abordagem poderia ser feita de forma mais interessante e agradável. No final achei um livro mediano, mas tenho certeza que funciona para outras pessoas.