Temporada de acidentes

Temporada de acidentes Moïra Fowley-Doyle

Resenhas - Temporada de acidentes

Dr.le 30/11/2018

Confusa
Esse livro me deixou muito confusa eu fiquei perdida na maioria do livro LOL porém não é um livro ruim

TatianaTati 19/10/2018

Quebra de expectativa
Eu havia adiado a leitura do livro porque vi uma resenha negativa na época em que o livro foi lançado. Como YT e Skoob estão cheios de pessoas "parceiras" de editoras, preferi dar um tempo.
Nunca entendi quando as pessoas diziam "não sei se gostei", mas agora tenho essa sensação dúbia. Gostei do ritmo da narrativa, da trama com segredos entre os familiares, da expansão que a autora faz explorando além do assunto da temporada de acidentes. Não gostei da inserção de realismo fantástico pra lá do meio da história, porque junto com ele veio um excesso de "assuntos paralelos", com dramas pessoais, violência, trauma de infância, paixão, etc.
É aí que fico em cima do muro. Às vezes, repassando a história, eu entendo essa profusão de elementos como uma reviravolta. Outras vezes, penso que a autora podia ter "poupado" algumas ideias, amarrado mais o enredo. Não me incomodo com pontas soltas, mas nesse livro a história pareceu parar depois do clímax.
A quebra de expectativa com "Temporada de Acidentes" veio de duas formas: não fui com tanta expectativa, por causa da opinião negativa que vi; e eu não sabia que o livro tinha outros elementos, como o toque de realismo fantástico e as questões familiares que permeiam a história.

Yngrid Borges 09/10/2018

Apesar do título do livro não ser o principal foco do livro, me apaixonei por ele. As inseguranças de Cara me fazem pensar nas minhas próprias inseguranças. Cara, Bea, Sam e Alice são um grupo em que eu amaria fazer parte.
Uma história totalmente envolvente, fácil de ser devorado. Os mistérios desenvolvidos no livro são tão instigantes que te faz querer ler mais e mais.
Apesar do livro não focar tanto na temporada de acidentes, todas as informações necessárias são dadas, como começou a temporada de acidentes. Um livro fantasioso sem ser fantasia, misterioso com todos os mistérios resolvidos.

Ingrid.Oliveira 03/09/2018

Adoro livros com essa pegada cult: autores novos, livros de estreia, histórias diferentes... Particularmente, adorei o livro. A história é muito boa, os personagens são bem construídos e o enredo é do tipo que prende sem sugar.
A mim lembrou muito "As vantagens de ser invisível". Não a história, obviamente, mas a sensação causada.
O final foi bastante divertido é uma leitura que recomendo a qualquer um que procure algo um pouco mais descompromissado.

Patricia.Christman 30/08/2018

E se nem tudo for por acidente?
“Todo segredo é um acidente esperando para acontecer.”

Cara e sua família vivem na Irlanda. Uma família normal que vira do avesso no mês de Outubro.
Esse mês é marcado por hematomas, cortes, ossos quebrados e, em alguns casos, até morte.
Mas o que assombra essa família?

“É a temporada de acidentes: acontece todos os anos na mesma época. Um período em que ossos quebrados, cortes e hematomas são frequentes. (…)A maldição da família.
Resumindo: apertamos os cintos, pois sabemos que o pior está por vir. Nunca saímos de casa sem pelo menos três camadas de roupa. Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas. ”

Cara tem 17 anos, uma irmã e um ex meio irmão postiço que sofrem com a maldição.

Uma vida comum que pode se transformar em um pesadelo!

“[…] Bea pigarreia, hesitante, mas, por fim, fala: – Acho… que essa temporada não vai terminar nada bem, Cara.Ela tenta me olhar nos olhos, mas estou vidrada nas cartas em cima da mesa.- Vai ser muito ruim? – pergunto, depois de um tempo.Com delicadeza, Bea toca minha mão enluvada e responde de modo suave:- Vai ser uma das piores.”

Enquanto todos aguardam o ultimo dia de Outubro para comemorar o Halloween, Cara e sua família aguardam com medo e esperança esse dia. No fim tudo piora, mas se sobreviverem a esse dia estarão salvos… até a próxima temporada de acidentes.

Um ano para se recompor, juntar os cacos e se preparar para a próxima temporada de acidentes.

Realidade e fantasia se misturam nessa dança envolvente que Moira Fowley-Doyle criou. É realmente incrível como a autora consegue nos envolver com sua palavras. Cheguei a sentir as dores dos personagens. Sofri com Cara, quis bater em alguns personagens! Outros eu quis abraçar e consolar…

“Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes — os grandes, os graves — nem das tragédias do passado.”

Ninguém toca no assunto, principalmente Alice.
Mas esse ano promete ser o pior! E Cara não aguenta mais isso. Como viver assim?

“Sinto como se as proteções espalhadas pelos móveis da casa fossem me sufocar, como se não houvesse ar suficiente para respirar. Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona.”

Existem muitos segredos não ditos. Alguns piores que outros. Mas por quanto tempo um segredo consegue ficar escondido? Quanto tempo até que os segredos possam sufocar essa família?
E em meio a tudo isso, há alguém que pode saber onde encontrar as respostas que todos buscam. Elsie. Uma garota que sempre esteve ao lado de Cara, mas parece que nunca foi notada. Em todas as fotos, em todos os cantos.
Quem é Elsie? Como alguém pode estar sempre com você mas não ser notada? É como se ela nunca estivesse lá.
E o que ela tem a ver com a Temporada de Acidentes?

Uma leitura leve e divertida. Um toque magico que vai envolver você!

A capa é muito linda, e os capítulos bem delineados.
Gostei dos temas usados: adolescência, drogas, bebidas, homossexualidade e amor proibido. Tudo isso, somado a fantasia, bruxas, maldiçoes, me deixou grudada nas páginas até o final.

Venham descobrir com Cara e sua família, os segredos da Temporada de Acidentes, onde as marcas podem se externas, mas também podem ferir você por dentro. Corações podem ser partidos. Almas salvas ou condenadas.
Nessa narrativa sombria, os segredos mais obscuros e perigosos serão despertados.

“Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas, aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão, mais um brinde à estrada de água.”

Brindemos a essa leitura que me fez acreditar que acidentes nem sempre acontecem por acaso. E que o destino pode trazer muitas surpresas. Pode trazer lobos, fadas, elfas…
E morte.

site: http://tmlqa.com.br/resenha-temporada-de-acidentes/

Nandsland 16/08/2018

Eu vi esse livro sendo detonado na maioria das resenhas que eu li. Sério, eu entendo alguns dos motivos. Mas o livro é um daqueles especiais que não foram feitos para serem apreciados por todos. Então, se você tá lendo isso aqui e agora, saiba que a probabilidade você não gostar dele é muito maior do que a que você goste.
O livro é contado através dos olhos de Cara, uma garota de 16/17 anos que possui algumas ?anormalidades? na família. A primeira, e que dá título ao livro, é a temporada de acidentes. Todos os anos, no mês de Outubro toda a família fica sucetível a diversos acidentes que resultam em pontos, ossos quebrados e, por vezes, até morte. E outra é que a família além dela, da mãe e da irmã é composta também pelo irmão postiço, Sam, filho do ex padastro da Cara que fugiu deixando tudo para trás há alguns anos.
Primeiro, saiba que a história não gira em torno do título, temporada de acidentes. Não é sobre isso que se trata a história e isso emputeceu muito dos leitores.
A história conta cotidiano de uma família cheia de segredos através dos olhos de uma adolescente com a mente MUITO, MUITO FÉRTIL. Então desde o início vemos os indícios de uma história fantasiosa de Cara que conta uma história real que nem mesmo ela sabe.
Mas a maioria do livro gira em torno de Elsie, uma amiga de infância da Cara, da qual ela acabou se distanciando mas que aperece, mesmo minimamente, em todas as fotos dela. No fim, tudo se encaixa como um quebra cabeça um tento previsível, mas com certeza não é tão ruim como falaram.
Esse livro me lembrou muito aquela série The Sinner, porque ambos tratam de como a nossa mente arquiva traumas profundos e algumas coisas possuem significados difíceis de ver. Se você curte algo semelhante a chance de você gostar desse livro aumenta exponecialmente

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Temporada de Acidentes
Quando eu comecei a ler esse livro ouvi muitas opiniões negativas sobre ele, mas não desanimei. Quando cheguei ao final estava confusa e não sabia como lidar com a história que havia sido apresentada a mim. Existiam coisas maravilhosas no livro que pesavam positivamente, mas também haviam algumas outras que seguiam um caminho contrário.

A primeira coisa que precisa ser tirada do caminho é que o livro não é sobre a temporada de acidentes, ele apenas se passa nesse período. Acho que essa foi a maior birra do pessoal com o livro, não tem o que dava nome ao livro explorado de forma mais funda ou com mais destaque. Logo que eu vi que a história se desprendia disso, mudei minha perspectiva e dei ao livro a opção de me levar pela mão em outras direções.

A família de Cara é estranha não só por essa “lenda anual” que os persegue, mas sua estrutura também está balançada. A mãe morre de medo da temporada; Alice lida com seus próprios problemas sem compartilhá-los, renegando a crença da mãe; Sam acredita sem muito entusiasmo e vai levando a vida, sempre com um pé atrás por ter sido abandonado; e Cara fica no meio do caminho, crendo e tentando desviar de tudo pra que ninguém saia machucado, física e emocionalmente.

“A temporada de acidentes deixa marcas.”

A protagonista é uma adolescente responsável, mas quando vê a oportunidade de viver algo novo e inexplicável, abandona toda a postura inicial. E, sim, tenha em mente que esse é um livro com realismo mágico. Há muitas coisas aqui sem explicação que acontecem de forma fantástica ou sobrenatural com os personagens. São momentos, experiências e visões que fogem de qualquer explicação.

E, pra mim, está ai a beleza da história de Moïra: instigar os leitores a acreditar em algo não real num primeiro momento – a temporada de acidentes -, pra depois inter laçar outros fatos ainda mais surreais para, na verdade, dar a eles o foco da narrativa. Todos esses fatos vão ser expressados de forma lúdica, quase como um sonho, onde apenas seguimos a trama sem verdadeiramente poder interferir de forma consciente nela. Essa construção pra mim foi ótima e eu me surpreendi em como a autora foi capaz de tecer uma teia tão grande em tão poucas páginas.

Mas, ao alcançar o fim, me vi soterrada por uma maré de conexão que me tirou um pouco do clima. Na publicidade a gente usa um termo pra isso, que é “quando a cobra morte o rabo”. Ou seja, quando o começo faz toda uma volta pra se encontrar com o final. Porém, essa cobra aqui deu várias e várias voltas e mordeu tanto o rabo que deve ter caído um pedaço.

O leitor sempre busca respostas e sempre fica feliz quando vê a coisa fazendo sentido e se conectando. Mas às vezes a conexão é demais. Ninguém na história é “real”, pois todo mundo tem algum grande segredo devastador escondido em baixo da cama. Algo horrível e definitivo. E, em algum momento, vem essas revelações, como todo mundo jogando seus grandes segredos na mesa. E, vários desses segredos, pautados pelo clichê de situações que já vimos antes, que já são previsíveis.

“Estou petrificada por trás da máscara. Talvez eu nem seja mais humana.”

Esse é um livro que inclui uma série de temas em sua narrativa e, ao meu ver, a autora quis tornar tão forte e cheio de desdobramento o “real”, quanto ela fez com o “não-real”, e isso pesou negativamente pra mim. Se não há necessidade de responder 80% do que ela fez de lúdico, porque precisava dar 200% de fechamento pra algo que é o nosso dia-a-dia, mas que não é, porque ninguém aqui é comum ou vive uma vida sem esconder algo. É inegável que o livro trabalha diversidade em vários aspectos, mas se perde no final, na hora de decidir o que deve ter mais peso de impacto na narrativa.

Esse é um livro que gera uma série de discussões. Há pelo menos cinco temáticas fortes fora da temporada de acidentes pra suscitar debate e isso é muito interessante. Como mencionei já, o fato do livro não focar verdadeiramente na temporada de acidentes não me incomodou, mas fiquei um pouco de pé atrás com a o que a autora decidiu dar atenção na hora de finalizar a história.

Todos os personagens aqui são muito únicos e, pra mim, a mais distante e difícil de compreender foi a Bea. Ela é a melhor amiga da Cara e está sempre com eles. Ela coloca as cartas e possui previsões a ceder. Alice é fechada, mas é fácil sacar ela desde o começo. Ela é mais velha e tem uma vida que vai além do colégio. Já Sam é meio perdido. Ele não me pareceu ter uma personalidade forte, ele simplesmente segue a maré. E Cara foi fácil de entender também, ela é a mais dimensional entre eles. E, apesar de não se exatamente parte do “elenco” principal, temos Elsie. E ela aparece tanto quanto outros dos já citados.

A narrativa é em primeira pessoa pela visão de Cara e às vezes intercala capítulos com outro narrador. A sensação varia entre melancolia, suspense, ação, dúvida e surrealismo, brincando com as dúvidas e a imaginação do leitor. Fora isso a edição é padrão e eu acho essa capa linda, foi por causa dela muito mais do que pela sinopse, que fiquei interessada em conhecer a história.

Se você for ler Temporada de Acidentes, tenha em mente que a história vai bem além do nome e sequer é verdadeiramente sobre ele. Vá com a mente aberta para ter uma trama que por vezes viaja além da compreensão. Não há explicação pra tudo e há coisas over explicadas. Mas, como um livro único, que conta uma história diferente e especial, pela forma como aborda e pela sensibilidade e capacidade até de criar representações implícitas, acredito que a leitura valha a pena.

site: http://resenhandosonhos.com/temporada-de-acidentes-moira-fowley-doyle/

Fabiani Lopes 23/06/2018

Propaganda enganosa!
A capa, os quotes, sinopse prometem uma leitura intensa e misteriosa, o que li na verdade foi uma história entediante & chata. A impressão que passa é que a autora escreveu esse livro Chapada, é cada viajada na maionese que não tem como explicar. Fora o final que não tem respostas pra tantas questões que aparecem no livro. E o grande mistério pra mim não foi surpresa.

Desi Lyra \@mixturaliteraria 27/05/2018

MOTIVOS PARA LER
🗨️ "Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A TEMPORADA DE ACIDENTES VAI COMEÇAR. "
Esse é um livro que li a muito tempo, mas como me pegou de jeito e é bem diferente de qualquer outra coisa, achei muito justo fazer um 5 MOTIVOS PARA LER TEMPORADA DE ACIDENTES! .
1. O mistério! Sabemos que todo mês de outubro temos a temporada de acidentes, que podem variar entre um arranhão e um osso quebrado, ou pior. Mas NÃO SABEMOS PQ! Isso te instiga a buscar pistas a todo momento pra tentar entender o que está acontecendo!
2. A escrita da Moira Fowley-Doyle ( @moirawithatrema ) é muito boa, fluída, fácil de acompanhar!
3. O livro não é muito grande, vc lê de um tapa, mas mesmo assim acontecem mil coisas que deixam os sentimentos à flor da pele. É aquele livro pra ler em um feriado ou no fim de semana, eu só parei quando terminei!
4. ELE É TOTALMENTE FORA DA MINHA ZONA DE CONFORTO! Que são romances, não importa qual tipo kkkkk E ele é bem diferente de qualquer outro livro que eu já tenha lido, a história se passa na Irlanda, onde existem costumes completamente diferentes, o que me deixou tanto meio 'O QUE????' , como curiosa!
5. Os personagens! A personagem principal, Cara, é incrível! Possui uma família super diferente! E o desenvolvimento de todos os personagens é ótimo! .
*MOTIVO EXTRA PQ SOU EXAGERADA: Vcs gostam de família treteira? Aquela bagunça que dá nó na cabeça? Bolar mil teorias e ter o tapete puxado? Tudo isso vc encontra aqui!!
Postado no ig @mixturaliteraria - https://www.instagram.com/mixturaliteraria/

Desireé (@UpLiterario) 21/05/2018

Halloween por um mês e os segredos de uma vida inteira. (@Upliterario)
Já li várias críticas negativas de Temporada de Acidentes e acredito que isso se deve a uma alta expectativa, gerada na época do lançamento. A Intrínseca está de parabéns nesse quesito. Lembro bem de quando o livro foi lançado e dos resultados que um marketing forte, em conjunto com uma capa incrível, podem provocar no mercado. Todo mundo queria ler esse livro, eu inclusive. Por isso decidi lê-lo mais tarde. Depois que a poeira baixasse. E fiz bem. Sem expectativas, o livro me proporcionou uma excelente leitura!
Todo mês de outubro Cara e sua família ficam mais propensos a acidentes de variados graus. Pode ser aquela batida na quina da mesa ou até uma queda fatal. Tudo é possível nesta época do ano, e por isso, a mãe de Cara sempre faz questão de proteger a todos e buscar garantir que nenhum mal lhes aflija nesse mês. Mas em que medida as feridas e machucados de sua vida foram mesmo obra da temporada de acidentes? O quanto disso seria real?

E como se não bastasse sobreviver à temporada, Cara descobre, ainda, que uma colega de escola está em todas – sim, TODAS - as suas fotos, quase como se ela estivesse sempre por perto, porém inalcançável. O que significava tudo aquilo, afinal?
Este é um livro de mistério, magia, Halloween e segredos. E acidentes, claro. Tudo é descrito sob uma névoa de fantasia e imaginação e nada é o que parece ser. A escrita é cativante e os personagens são bem desenhados, cada um possuindo sua própria maneira de entender e sobreviver à temporada e aos próprios males da vida.
Gostei bastante da leitura, porque não tinha expectativas e, também, porque gosto muito de livros que não lhe dão todas as respostas de mão beijada (um quê de A Menina Submersa, por exemplo). Os mistérios aqui são como teias entrelaçadas, desfazendo-se ao menor toque, e, ao mesmo tempo, tornando impossível enxergarmos com clareza o que está por baixo.
Uma boa leitura para aqueles que gostam de uma pitada do inexplicável. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Rafaela 12/05/2018

Surpreendente.
As primeiras 100 páginas são lentas, mas depois fica difícil de parar. Algumas partes são sombrias, chorei com algumas revelações. O final é maravilhoso, não deixa pontas soltas, o livro nos proporciona um aprendizado gigante, só quem leu sabe. Recomendo! ?????

Maria 28/02/2018

Daqueles livros que você quase desiste nas primeiras páginas e depois não consegue largar! Início lento, achei que estava lendo um livro bobinho, mas depois de umas 100 páginas, a história virou completamente e se transformou em uma trama com temáticas pesadas e um final muito daora, apesar de deixar algumas perguntas sem respostas! #TemporadaDeAcidentes #MoiraFowleuDoyle #Books

Mari M. 17/01/2018

Esperei demais.
Adorei a capa,adorei a ideia!Maaaas....tive a impressão de que a autora quis escrever correndo,com a intenção ou não de produzir um livro mais curto de rapida leitura,mas determinadas histórias só ficam boas se bem desenvolvidas mesmo.Um livro OK,porém nada de espetacular,peninha....

Milena | @aspaceforbooks 10/01/2018

‘‘Então, brindemos à temporada de acidentes,
Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,
Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,
Mais um brinde à estrada de água. ’’
Nesse livro somos apresentados a Cara, sua irmã (Alice),seu ex-irmão postiço(Sam) e a sua melhor amiga (Bea). Ela e toda sua família estão mais sujeitos a acidentes durante o mês de outubro, variando de batidas do dedinho na quina dos moveis à mortes, como a do seu pai e do tio Seth.
“Este ano será uma das piores”
O maior mistério do livro se da em torno de Elsie, uma menina sem graça que já foi amiga de Cara na infância, e que, de alguma forma, aparece em TODAS as suas fotos, todas. Ao perceber isso, Cara e seus amigos vão procurá-la, para obter explicações, mas Elsie sumiu, ninguém sabe nada sobre ele, muitos nem lembram de sua existência.
Nesse mês cheio de perigos, segredos e fatos inexplicáveis, a nossa historia se passa.
O livro já começa em uma de uma forma vibrante e meio sinistra, o que, gostei logo de cara.
A construção dos personagens é bem feita, de forma que você se apega a todos eles e suas personalidades excêntricas e singulares.
A narrativa é em primeira pessoa, feita por Cara, na maior parte do tempo, em outros breves momentos é feita por alguém que observa.
A autora mistura drama com suspense de forma admirável, muitas vezes mesclando com a fantasia da mente fértil da narradora, criando metáforas e abordando assuntos pesados de forma indireta e sutil, mas que não passa despercebida pelo leitor.
Algumas das descobertas podem ser feitas antes clímax, mas isso não tira de forma alguma a graça da leitura. O livro é leve mesmo tendo uma pegada sobrenatural. Eu amei o final.
Embora a leitura seja maravilhosa, faltou algo para conseguir as 5 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/Bdvk4mUA2e7/