Robôs e Império Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Edoarda 08/06/2023

Último título da série dos robôs, dessa vez com uma abordagem interessante: Daneel e Giskard são, pela primeira vez, protagonistas. Longe da sombra de Baley, é interessante ver a evolução dos dois robôs com a chamada Lei Zero. E, por mais que o clímax não seja exatamente a melhor das sequências, termino o livro com a pergunta de Giskard: para onde foram os solarianos?
Espero obter a resposta nas sagas do Império Galáctico e da Fundação.

Matheus 07/06/2023

Robôs e Império
Isaac Asimov fecha as pontas soltas, finalizando a série dos Robôs, enquanto faz a ligação para o futuro de suas obras, apresentando o início do Império Galáctico, em que os humanos partem para conquistar cada vez mais mundos, em detrimento aos Siderais, moradores dos primeiro 50 planetas conquistados, muitos séculos atrás.

Marcos774 17/05/2023

O último livro da saga dos robôs, e que insere de vez o universo dos livros da saga Fundação, mostrando as primeiras incursões dos humanos pela galáxias.

Achei o livro muito interessante, principalmente pela interação entre o Daneel e o Giskard. A amizade deles é algo muito bacana e muito bem desenvolvida ao longo do livro. E é bacana ver um robô, aos poucos, se tornando cada vez mais humano. Infelizmente, o relacionamento da Gladia e do DG é muito mal feito e praticamente sem nexo algum. E isso acaba sendo um ponto negativo do livro.

No mais, o livro é muito bom, e com certeza encerra muito bem a saga dos robôs.

andreiaflores 04/05/2023

Indescritível !!! Apesar da história se passar a mais de 15 décadas após os eventos do livro Os robôs da Alvorada , consegui reviver todos os protagonistas e saber mais sobre a colonização da galáxia pelos terráqueos. Apesar dos espaciais serem descendentes da Terra, alguns deles nutrem um ódio enorme pelos terráqueos, tanto que planejam sua destruição!!!!

Rodolfo 03/05/2023

Fechamento de uma incrível série
Absurdo de bom é a leitura de um livro de Isaac Asimov. Nesse quarto livro da série dos robôs, o autor fecha magistralmente a tetralogia, ao mesmo tempo q conecta com sua próxima, a série da Fundação. É ficção científica, mas é romance policial que ainda discute humanidade, livre arbítrio, etc. e com muita política e tecnologia, é claro. Fundamental num mundo que encara como nunca as discussões sobre Inteligência Artificial. Leiam tudo do Asimov!!

@eu_rafaelfa 02/05/2023

Elabora um tema que não gosto
O autor insiste em dar continuidade a um desfecho amoroso que se estende ao longo de toda a saga, o que é cansativo e não é nada envolvente, talvez, com exceção de o sol desvelado onde é apresentado todos os costumes de um povo bem diferente.

Claudia 12/04/2023

Livro interessante.
A parte final, em especial, é meio arrastada. Mas é um livro fundamental para o universo criado pelo autor.
Tem que ler para entender melhor algumas coisas.

Paulo de Carvalho 06/04/2023

Robôs e Império
Entendo perfeitamente as críticas que afirmem que o livro, por si só, serve mais para conectar a Saga do Robôs com a Saga do Império e consequentemente a Saga da Fundação. Isso não é mentira, o livro serve melhor como uma conexão, explica alguns pontos que serão explorados posteriormente em Pedra no Céu, que terão continuidade futuramente na Saga da Fundação e afins. Porém, mesmo que Elijah Baley tenha sido o ponto mais alto dos três primeiros e que Asimov tenha tentado emulá-lo utilizando Daneel, eu admito que o livro é bom. O que mais me agradou foram as interações entre Daneel e Giskard, os verdadeiros fios condutores da trama. Não é o melhor da saga, nem mesmo chega perto de ser o melhor de Asimov, mas além de ser muito necessário para todo o universo de Asimov, ele tem suas qualidades.

Adelson 26/03/2023

Não bateu ?
Queria muito gostar da conclusão da série robôs, porém achei muita encheção de linguiça que não levava a lugar nenhum.
Muitos personagens aparecem, são desenvolvidos e depois descartados ou um estalo de mágica (pra quem leu, sabe do que estou falando) esquecem as duas motivações.
No arco final os nossos casal de protagonistas nem salvam o dia.
Mas agora os robôs Daneel e Giskard possuem papos interessantes, só os dois e até mesmo com os humanos. Se o livro fosse só os dois em altas aventuras acabando com a conspiração o livro ia ser muito mais divertido e filosófico.

Chelsea.Archer 14/03/2023

Genial
O livro é o quarto e último volume da saga dos Robôs, e que desfecho meu povo!

Nesse livro, Elijah Baley, o terráqueo que protagonizou os três primeiros volumes da série, já se foi a 16 décadas. Porém Gladia, Daneel e Giskard seguem em suas vidas siderais.

Quando uma nova ameaça à paz interplanetária se desenha, os robôs entram em ação para defender as vidas humanas. Sejam elas de siderais, colonizadores ou terráqueos.

Asimov mais uma vez entregando uma obra instigante, bem escrita e muito além de seu tempo. Simplesmente genial!

Henrique Vaz Martins 07/03/2023

Confesso que senti muita falta de Elijah nesse livro, mas Daneel se provou ser um substituto a altura... Achei a história até certo ponto lenta e com alguns suspenses desnecessários, mas a importância que esse livro tem para o universo compensa suas faltas.

Wagner47 24/02/2023

Expansão e avanço (e talvez um tapinha nos ombros)
Os Siderais correm perigo.
A Terra corre perigo.
A Galáxia corre perigo.
Mas uma coisa pode salvá-los: o legado de Elijah Baley.

Se passando 20 décadas após Robôs da Alvorada (e com isso Baley não está mais entre nós e que Deus o tenha), o livro se diferencia de seus antecessores já pelo gênero. O suspense policial ficou para trás e temos um sci-fi 100%.

Agora temos também um trio protagonista: a Sideral Gladia e os robôs Daneel e Giskard. Não vou me abster dos spoilers a respeito do terceiro livro e a revelação envolvendo um deles. Portanto se ainda pretende ler Robôs da Alvorada, é melhor parar por aqui.

Amadiro, engasgado com uma derrota de 200 anos atrás, ainda quer sua vingança e a ascensão dos Siderais. O legado de Baley fez com os terráqueos finalmente saíssem de suas cavernas e partissem em direção a Galáxia, mas tem gente que prefere que fique vazia ao invés disso.

Apesar do tamanho, acho o tempo muito bem distribuído entre os personagens e não senti enrolação como seu antecessor. Outro fator positivo é Daneel se tornando cada vez mais humano: essa evolução é algo maravilhoso quando a gente lembra dele lá das primeiras páginas da Série dos Robôs.

Mas acho que o livro tem um defeito enorme e que tem nome: Giskard.
Sabemos agora que é um robô capaz de alterar emoções (apesar de não ser capaz de ler mentes), mas está proibido até certo ponto de executar tais qualidades devido às Três Leis da Robótica. Tal revelação é arrebatadora em Robôs da Alvorada, mas aqui Asimov o usa como um brinquedo novo: é utilizado a todo momento. Inclusive quando os personagens já estão predispostos a fazer algo, Giskard influencia mesmo assim quando não há a menor necessidade e faz questão de deixar claro.
Até mesmo quando Gladia tem um momento todo seu, descobrimos que não é bem assim, atrapalhando todo o desenvolvimento da personagem que tinha muito a crescer.

Não somente as atitudes do Giskard incomodam, como também as coisas que envolvem ele. Baley deixou a mensagem de confiar no robô sob qualquer coisa. Então toda discussão é cedida, me passando a impressão que no fim das contas vai se resolver tudo do mesmo jeito. O comportamento de Vasilia para recuperar sua posse é algo totalmente SEM SENTIDO e me pergunto o que uma roboticista conceituada tinha em mente pra achar que aquilo funcionaria.

Mas o livro também tem outros triunfos além da fluidez. A sequência de acontecimentos é bem delineada e tem um construção bem forte nos objetivos e nas suposições, abordando onde a Galáxia vai parar (se é apenas com terráqueos, apenas com Siderais, com os dois ou se ficará vazia).
Também apresenta ótimos breves momentos de ação e a relação de amizade construída entre Daneel e Giskard é bem sólida.
E a reunião de vilões só para planejar o mal é de uma roupagem bem gostosa de se ler.

Mas o final... Só fiquei com o sentimento que li muito por nada. Estava até inclinado em dar 3 estrelas, mas pesou bastante aqui.

Ainda é uma boa transição que levará às histórias de Fundação.
Mas na real, quanto mais eu paro pra pensar, mais defeito eu encontro.
Brujo 25/02/2023minha estante
Faço das suas as minhas palavras, Wagner. Pelo jeito nós temos visões muito próximas a respeito desse livro... O final realmente é péssimo, me incomoda cada vez que lembro dele.

Igor 07/02/2023

"A obra de cada indivíduo contribui para uma totalidade e assim se torna uma parte imortal do todo. Essa totalidade de vidas humanas (passada, presente e que ainda está por vir) forma uma tapeçaria que tem existido há muitas vezes de milhares de anos e tem se aperfeiçoado e, no geral, se tornado mais bonita em todos esse tempo. Uma vida individual é um fio nessa tapeçaria, e o que é um fio comparado com um todo?"

Chayene.Goncharenc 25/01/2023

E eu que achava que o Elijah e o Daneel já eram foda, Daneel e Giskard veio aí pra me destruir mesmo!

Baita livro!