Robots and Empire

Robots and Empire Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Haniel Ferreira 24/01/2023

PARA ONDE FORAM OS SOLARIANOS?
ROBÔS E IMPÉRIO é o quarto e último volume da Série dos Robôs, escrita por Isaac Asimov. E o mais diferente de todos eles.

A primeira diferença desse livro está em sua temática. Enquanto os três livros anteriores (A CAVERNAS DE AÇO, O SOL DESVELADO, OS ROBÔS DA ALVORADA) se moviam ao redor de uma investigação policial, conduzida pelo terráqueo Elijah Baley, ROBÔS E IMPÉRIO gira ao redor de uma conspiração que, pouco a pouco, é desvendada por Daneel e Giskard.

A trama se passa cerca de 200 anos após a conclusão de OS ROBÔS DA ALVORADA, e lida com as consequências diretas do outro livro: os terráqueos avançaram na colonização de outros mundos e os Mundos Siderais permancem estagnados e, possivelmente, em iminente decadência, as relações entre os dois "blocos políticos" é frágil.

O livro se inicia com o desparecimento dos solarianos, e uma visita de um colonizador a Gladia, a única solariana disponível. Após isso, a história se desenvolve em pequenas subtramas, que se desenvolvem em paralelo: a missão de paz de Gladia, seu romance com D.G., os planos de Amadiro e Mandamus e, por fim, a investigação de Daneel e Giskard.

A melhor parte do livro é a interação e o diálogo entre ps dois protagonistas, Daneel e Giskard, enquanto conduzem sua investigação para impedir uma ameaça que pode afetar a toda a humanidade, e desenvolvem a Lei Zero da Robótica.

ROBÔS E IMPÉRIO possui um final anticlimático e agridoce, porém filosófico e condizente com a obra em si. Além disso, funciona como ponto de transição para a série Império Galático e, consequentemente, com a série da Fundação.

Victor225 16/01/2023

Melhor cliffhanger de todos os tempos.
Me fez chorar, me fez criar MUITO carinho, empatia e torcer por vários personagens super incríveis e cativantes. As conversas entre 2 personagens específicos são incríveis, o jeito que a trama se desenvolve (diferente dos livros anteriores) mostrando o ponto de vista dos personagens principais, depois a opinião dos oponentes e depois mesclando tudo é INCRÍVEL.
Eu amei demais cada página, os vilões são nojentos, asquerosos, me dá raiva só de pensar em quão sujo eles são, além de serem inteligentes e terem um plano muito coeso.
O livro serve como uma cola PERFEITA para juntar tanto a saga fundação, quanto a saga dos robôs e a saga do império. Ele se garante sozinho como um livro de investigação pq tem algo que os protagonistas precisam entender a qualquer custo e um desenvolvimento para você também entender os detalhes junto com os protagonistas (assim como acontece nos outros livros) e poder descobrir o mistério junto com eles, e também se garante como parte de uma saga.
O livro é o mais longo dentre a quadrilogia, em algumas partes é bem denso e exige mais atenção que nos outros livros. Ele aumenta muito tudo, os cenários que são apresentados, a lore do universo, os recursos, os personagens novos MAS, tudo isso com as mãos atadas pq eles precisam trabalhar com a falta de uma peça muito importante, quisá a peça mais importante de toda a saga, oq não é nada fácil mas deixa a trama ainda mais emocionante. Não é meu livro favorito da saga mas não perde em nada para os seus sucessores.

emiliapsouza 16/01/2023

Eu amo Robôs!
"A obra de cada indivíduo contribui para uma totalidade e assim se torna uma parte imortal do todo. Essa totalidade de vidas humanas (passada, presente e que ainda estão por vir) forma uma tapeçaria que tem existido há muitas dezenas de milhares de anos e tem se aperfeiçoado e, no geral, se tornado mais bonita em todo esse tempo."

Que jornada intensa! Concluir essa saga me trouxe um misto de sentimentos, pois ao mesmo tempo em que eu queria finalizar a saga dos Robôs, eu também queria postergar essa sensação ao máximo, para não ter de dizer adeus.

Que livro incrível! Como foi maravilhoso acompanhar esses personagens e toda a forma como o Asimov construiu seu universo, conectando suas obras de forma brilhante, que maneira espetacular de apresentar o Império Galáctico!!

A leitura fluiu para mim, mesmo contendo diálogos muito extensos e confabulações entre os dois robôs, que por vezes terminavam "sem levar a lugar nenhum", mas em sua essência, tais diálogos foram importantes para o objetivo final.

Considero que Asimov conectou incrivelmente bem toda a história da Terra e aquilo que viria a ser a psico-história, bem como o próprio Império Galáctico. Fiquei muito feliz ao "rever" personagens queridos e com o coração apertado com o final de alguns. (Porém, não deixo de mencionar que Asimov definitivamente não sabia desenvolver personagens femininas, salvo algumas exceções em outros livros.)

Em geral, foi um livro maravilhoso! Amei muito!

Rodrigo 16/01/2023

Robôs e Império
No último volume da série Robôs de Asimov, temos a história contada duzentos anos após os eventos ocorridos no terceiro livro.

Neste volume o foco recai em Daneel o robô humanoide e Giskard, o robô com habilidades especiais. Ambos, iniciam uma investigação, a seu modo, para desbaratar um complexo plano que tem por objetivo a destruição da terra e bilhões de terráqueos.

Raphael Trivelati 14/01/2023

O desfecho
Com um enredo muito bem elaborado, o destino do planeta irá influenciar todo o futuro da galaxia. Com essa missão os 2 Robôs Daneel e Giskarsl devem se esforçar ao máximo para encontrar o equilíbrio e permitir a evolução da espécie humana como um todo.

Sérgio 25/12/2022

Se perguntarmos por quê, a resposta suficiente é acaso.
Asimov em sua excelência. Filósofo e Sociólogo. Esse livro deixa um gostinho de quero (muito) mais. Achei que sentiria falta de Baley em um sentido negativo, mas a falta que senti dele é completamente de acordo com a realidade apresentada. O legado que ele deixou nos deixa uma nostalgia deliciosa nesse livro, e era prazeroso demais ver todas as questões tão humanitárias em Giskard e Daneel e tão desumanas em Amadiro e Mandamus

Pedro 25/12/2022

Um livro incrível que cura o vácuo de informação que existia entre a série dos Robôs e a da Fundação

Caio.Victor 08/11/2022

Livro para fãs "experientes" do Asimov
É o quarto livro da "trilogia" dos robôs ?. A história é ambientada num mundo onde a Terra vem ganhando protagonismo na Galáxia, decorrente do espírito desbravador dos terráqueos em contraste dos siderais (cujo desejo é que os robôs tivessem essa tarefa). Os parentes de Elijah Baley aparecem aqui, ratificando a importância de suas aventuras para o desenvolvimento da Galáxia.

Giskard e Daneel contribuem por demais com a narrativa através de duas discussões filosóficas/éticas. A Lei zero da robótica é desenvolvida: foda!

É impossível não ler esse livro e não traçar correlações com o mundo em que vivemos: pós-pandemia, relações trabalhistas, contexto social, guerras, narrativas. Interessante que a obra do autor (trilogia da Fundação) é uma releitura da ascensão, apogeu e queda do império Romano. Nessa obra vemos o início disso... Autor consegue discutir todo isso e ainda dar aula de astronomia, física, Engenharia. Foda!

Sou fã dos robôs, simplesmente.

Nayany 06/11/2022

Ser humano individual é concreto,a humanidade é abstrata.
Asimov ficou preocupado em fazer uma ponte com a outra série que essa história ficou sem identidade.

Jeferson 07/10/2022minha estante
Quero ver sua resenha de Poeira de Estrelas ?

Brujo 07/10/2022minha estante
Tenho medo de perguntar por que ... ?

Geovana 07/10/2022minha estante
Não sei se entendi direito, mas parece que a história começa bem e depois perde o rumo com coisas sem sentido e fica com um final mal trabalhado. É isso mesmo?

Brujo 07/10/2022minha estante
Não exatamente... O livro é bem escrito (Afinal, é Asimov) e não há nada nele que falte lógica, eu apenas salientei algumas coisas que me desagradaram na condução da história.

Nayany 07/10/2022minha estante
Vou deixar para ler sua resenha depois q eu fizer a leitura do livro.?

Brujo 07/10/2022minha estante
Melhor, Nayany, a resenha tá lotada de spoiler! ?

Laís 09/10/2022minha estante
Tenho réplicas a fazer hahahah..
Sobre os "poderes mentais" do Giskard, eu curtia quando ele mencionava que às vezes só precisava de um leve toque, ou que a pessoa já estava inclinada a algo, o que diminuía/minimizava a influência dele. Eu meio que pensei como uma analogia às influências que recebemos com esse tanto de informações num mundo tão conectado, e que nos fazem confirmar ou não nossas ideias.
E sobre os diálogos dos robôs, eram o ponto alto sempre, concordo! Inclusive, toda a ideia da Lei Zero foi o ponto alto pra mim, o que fez com que eu ficasse satisfeita no fim com a discussão que ela proporcionou. Mas concordo que a Gladia foi deixada de lado depois, e senti algo parecido com o desfecho, já que houve uma puta construção do enredo e um objetivo de impedir os maldosos, mas no fim a coisa toda "se resolveu" meio rápida e superficial. Acredito que não tenha ficado tão desapontada como você hahahahah

Brujo 09/10/2022minha estante
Ótima lembrança, Laís!! Esqueci de mencionar na resenha o principal ponto entre as conversas do Daneel e do Giskard, que foi a criação da Lei Zero, colocando o bem da raça humana em detrimento da segurança de um único indivíduo.
Quanto aos poderes telepáticos, eu gostei da sua analogia, de verdade. Mas ainda acho que poderia ter sido usada com mais parcimônia ! Eu gostei tanto de como isso foi feito no livro anterior...
Mas fico feliz que tenha gostado mais que eu !!!! ?

Gabriel.Chiquito 06/11/2022minha estante
Amém que esse mistério de solária é desvendado em Fundação e Terra

Gabriel.Chiquito 06/11/2022minha estante
Só me falta esse livro pra terminar o universo expandido do Asimov, e eu já tava inconformado que não ia descobrir isso

Wagner47 24/02/2023minha estante
Nunca uma critica me representou tanto ??
Gente.... O final!!!! Que fuleragem foi essa. Amadiro e Vasilia, apesar da construção firme, não serviram de nada. Se Mandamus executasse tudo sozinho daria no mesmo. O livro acabou sendo como a vontade de Giskard deu origem a muita coisa nessa cronologia.

Brujo 25/02/2023minha estante
Vi agora a sua resenha e realmente temos pontos de vista muito próximos, Wagner ! Que final ruuuuim....

Amadeu.Paes 12/01/2024minha estante
Puxa vida, você teve a mesma sensação que eu, embora este livro faça parte do universo da Fundação, meio que explicando porque que a Terra ficou radioativa. Mas o final foi de doer mesmo...

Laísa 23/09/2022

O último livro fecha bem a saga e faz uma boa ponte para a trilogia de Fundação. Achei um pouco longo porém faz após o primeiro 1/3 do livro mesmo com os longos debates a história engata e prende o leitor. Vou sentir falta dos poderes de Giskard e amei a evolução de Daneel se tornando cada vez mais humano e sensível.

Jose 14/09/2022

Sério que termina desse jeito? Um sentimento de vazio, final agridoce com gosto amargo no fundo. A história é ótima, vale cinco estrelas só não tenho certeza se eu devo dar nem as 4,5 estrelas.

Vai fazer sentido lá com o livro Fundação e Terra.

Dave.Christian 14/09/2022

O começo do fim
Liga de forma fantástica as séries Fundação e Imperio galático nesse universo incrível criado por asimov