Robots and Empire

Robots and Empire Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Matheus B. Zilio 12/09/2022

Bom livro, porém enrolado
Livro razoável. Deve ser importante por introduzir um problema grave ao final.
Porém há romances desnecessários, muita conversa entre robôs, personagens sem imersão. Talvez poderiam ter compilado a história pulando alguns pontos que julgo desnecessários.

Fora tudo isso ficaram muitos questionamentos em conclusão.

Mas, bora para o próximo.

Rafael 27/08/2022

Dos 4 da série, acho que esse foi o que eu menos gostei. Tive um pouco de dificuldade de engrenar na história, mas do meio pra frente melhora bastante. Ansioso pra avançar no universo do Asimov e chegar na saga da Fundação.
Matheus B. Zilio 06/09/2022minha estante
Estou na mesma rafael, logo alcançamos a fundação!!

Rafael 06/09/2022minha estante
Boa!

Mylena 24/08/2022

Asimov não decepciona
Como os outros livros da série, esse tem o mesmo gostinho e me deu prazer em ler. É um livro bem mais denso, com mais explicações científicas e teorias, deixando um pouco cansativo. Mas, ainda assim, é um ótimo livro e conecta bem as pontas entre essa história e as próximas. Também achei que alguns personagens fazem falta ao longo da história, mas é compreensível e Asimov faz com que eles apareçam de modos sutis, não só por lembranças. Gostei, ja quero ler o box do império galáctico.

marcosvinni11 22/08/2022

O final ?
Final dessa saga que eu realmente amei ler e conhecer mais. O Daneel é um personagem incrível e sua amizade com o Giskard é ótima. Talvez terei que ir atrás de mais coisas do Asimov pra ver algumas ?pontas soltas? que ficaram. A única coisa que pra mim faltou no livro foi aquele crime com assassino e tal, mas é ótima a pegada investigativa que tem nesse.

Wagner 16/08/2022

Lento, sem foco, longo em demasia.
O mérito seria fazer a transição, uma espécie de prelúdio para fundação? Não gostei. Lento, sem foco, totalmente diferente da série robôs. Ponto positivo, diálogos entre os robôs protagonistas. Se tivesse 250 páginas a menos talvez valesse a pena.

IGuittis 07/08/2022

No início do livro temos como personagem principal a Gladia, ela está em Aurora, faz décadas que o Elijah faleceu, Han Fastolfe deixou Daneel e Giskard para ela, até ela receber a visita de D.G. um colonizador que leva ela de volta para Solaria investigar o que está ocorrendo lá.
Com o decorrer do livro o protagonismo sai dela e passa a ser o Daneel e o Giskard, e uma trama se Amadiro e Mandamus para acabar com a Terra.
Nesse livro entendemos o porque a Terra está radioativa nos livros da Fundação.

Anny F5 31/07/2022

Interessante
O que mais gostei desse livro da série, foram os diálogos entre os robôs, é intrigante tentar imaginar como seriam tais conversas .

Filipe 20/07/2022

O Início do Império
Como continuação direta da história de Elijah Baley este é o livro mais fraco da série dos robôs, em termos de ação acontece pouca coisa, e o romance se baseia basicamente nas conversas e conjecturas de Daneel e Giskard.
Independente disso ele é de extrema importância para entender o nascimento do império galáctico e dos livros que vieram cronologicamente após este.
Não é uma leitura fácil, mas como fã deste mundo criado pelo Bom Doutor recomendo, você vai se ver filosofando sobre a vida e a natureza humana, assim como nossos queridos robôs milenares.

Filipe 20/07/2022minha estante
*spoiler*
Assimov não sabe escrever sobre mulheres, Gladia é levada a seguir na história sempre por outros homens e nesse caso, por seus robôs, e no final ainda precisa de um macho forte para protegê-la ?????

Fernanda2477 11/07/2022

"Robôs e Império" é o quarto livro da série dos robôs, e sua história se passa muitos anos depois do livro anterior, "Os Robôs da Alvorada". Nesse ponto da história os terráqueos finalmente começaram a colonizar outros planetas, sendo chamados agora de colonizadores, e mesmo que Elijah Bailey já tenha morrido há muitos anos, sua memória continua sendo lembrada e exaltada por conta de sua participação para que a colonização ocorresse, sendo este personagem constantemente citado ao longo das páginas, mesmo que os personagens principais aqui sejam os robôs Daneel e Giskard, e a sideral Gladia.
O ritmo de narrativa desse livro é um pouco diferente dos livros anteriores, e para mim lembra mais os livros da Fundação. Ainda assim, a história é muito interessante, embora tenham alguns diálogos mais extensos, principalmente entre Daneel e Giskard, que podem deixar a história meio cansativa em alguns pontos, mas que explicam bastante coisa. Gostei da Gladia nesse livro, mas achei desnecessário o envolvimento romântico no qual ela é colocada.
Foi uma boa leitura, mas para mim esse foi o mais fraco entre os quatro livros, mas não quer dizer que seja um livro ruim. Gostei bastante de como são mostradas as relações entre a série dos robôs e a série Fundação, e fiquei muito curiosa para ler a trilogia do Império Galáctico (que a Aleph está para lançar).

Gustavo Simas 27/06/2022

Amarrando as pontas do Asimoverso
O livro de encerramento da série Robôs e Império serve como elo entre a Era Baley e a Era do Império Galáctico. Mas poderia ser bem mais curto, caso Asimov cortasse toda a prolixidade, principalmente nas conversas entre os dois robôs principais.

E esse é um dos pontos estranhos: é interessante acompanhar o raciocínio de Giskard e Daneel, suas discussões sobre as Três Leis da Robótica e como isso lhes impede de executar ações que julgam serem corretas; porém acabam em diálogos tautológicos, circundando os argumentos e não sendo muito concisos nos pensamentos. O que um robô defende acaba contrapondo em uma tentativa chata de se auto-falsear e, com isso, resultam na cena de dois patetas que não avançam com a celeridade que poderiam avançar.

Mas, no fim, como era de se esperar, dá tudo certo. Ou quase tudo, embora possamos adotar o "há males que vêm para o bem". Mais uma vez, Isaac Asimov deixa de aproveitar personagens e não fecha bem o arco de cada um. Finaliza com gancho para próximos livros (Poeira de Estrelas, Pedra no Céu, As Correntes do Espaço), contudo parece que havia outras continuações que não foi capaz de continuar em vida.

João Victor 22/06/2022

A ligação perfeita com os outros livros da saga!
Antes de ler Robôs e Império eu tinha visto algumas críticas falando que o ritmo do livro era muito lento e a Gladia era uma personagem muito chata de se acompanhar mas, sinceramente, isso não me incomodou. Aqui finalmente temos a ligação que faltava das Cavernas de Aço pra trilogia da Fundação em si. Foi muito bom ver a importância que as ações do Elijah Biley causarem na Terra, nos Mundos Siderais, na Gladia e no reizinho Daneel. Dá uma tristeza saber que esse é o último livro dessa saga que gostei tanto mas também muita satisfação por ter entendido a ligação com Fundação e os resultados dessas aventuras pro futuro da humanidade.