Robots and Empire

Robots and Empire Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Larissa.Herbsthofe 26/05/2022

Incrível
Nesse último livro a forma que tudo aconteceu depois de tantos anos de distância do outro a história foi muito diferente do que poderia imaginar...é foi muito bom!
Achei a jornada maravilhosa e em um ritmo que te faz querer ler mais e mais.
E a oque conecta com A Fundação é muito bem entrelaçada sem ser forçada.
Sentirei falta desses personagens.

Grazi Comenta 07/06/2022minha estante
Na verdade está ligado a diversos pequenos mistérios que juntos geram a grande trama final, só demora um pouco mais a acontecer porque os diálogos dos robôs estão estabelecendo as bases para isso e para fazer a gente entender como eles funcionam como parceiros sem um humano, Baley, no caso, para dar o insight de sentimentos e objetivos de seres humanos que eles precisariam ter para conectar as coisas.

Grazi Comenta 20/05/2022

A Magnífica finalização da série dos robôs
Depois eu volto aqui de novo e faço uma resenha que preste, mas nossa, que saudade que eu tava de uma trama gostosa, viciante, com mistério de verdade, com coerência, personagens que me ganham mesmo que esse não seja o objetivo da história...

Pra quem tá reclamando sobre a personagem feminina... achei a história dela muito boa sim e não, a história dela NÃO É de romance, é de libertação da cultura sideral e eu achei MARAVILHOSA. Leiam de novo, lerem errado. Ficou ótimo.

Daneel, que saudade de te ver pensando. Giskard... sua importância...

Foi lindo ver a explicação/construção para Fundação e Terra. Amei demais.

PRONTO, VOLTEI

Robôs e Império se passa muitos anos após o final de Robôs do Amanhecer, dessa vez tendo os robôs Daneel e Giskard como conectores lógicos da trama, junto a Gladia, ''a mulher solariana',' como protagonista e agora dona dos robôs mais importantes da galáxia.

NO terceiro livro o detetive Baley descobre uma grande trama contra a expansão terráquea ao mesmo tempo que um enorme avanço na robótica. Ele resolveu tudo isso com um embate discursivo bem feito, mas seu contra-ponto, o cientista que odeia a Terra, ainda tem muitos anos para viver (sendo ele um sideral) e suas ideias perdurarão. E agora, séculos após a morte de Elijah Baley, Gladia, Giskard e Daneel ficarão responsáveis por descobrir o que os cientistas anti-Terra estão tramando antes que todo o trabalho dos novos viajantes espaciais seja varrido do universo... literalmente.

Esse livro tem menos cenas de ação que os outros, mas mesmo sendo quase que todo embasado em diálogo, isso não torna a leitura lenta. Pelo contrário, tendo sido Asimov um grande orador e professor, seus textos tem uma fluência ''viva'', como se seus personagens existissem de verdade e estivessem falando com os leitores. Foi absolutamente maravilhoso ver a construção do que acaba sendo finalizado em Fundação e Terra (último livro da maior saga de Space Opera da literatura) e muito bonito ver a transformação dos robôs (tô tentando não dar spoiler aqui). Gladia ganhou um destaque importante, novos personagens interessantes surgem e as viagens interespaciais estão tão deliciosas quanto nos outros livros.

Nunca vou me cansar de me jogar no mundo de Asimov, ver como funciona a mente de seus personagens e ficar analisando cada pedacinho de informação para conectar com as outras séries dele. Essa foi mais uma leitura grandioso, que me fez me lembrar porquê scifi e Asimov são meus favoritos.

Emerson 20/04/2022

O elo que faltava
Este livro finaliza a Série dos Robôs e mantém várias ligações com a Fundação. Porém, como não é a conclui a trama, que ainda passa pela trilogia do Império Galactico antes de Fundação, o final não é totalmente satisfatório sendo uma preparação para os próximos livros.

Não é recomendado para leitores que não leram os outros livros da Série dos Robôs. Porém, é uma leitura obrigatória para aqueles que leram.
Grazi Comenta 07/06/2022minha estante
Também acho que não é uma leitura boa para quem não leu os sete da saga da Fundação. Depois de Fundação e Terra voltar e ver como tudo aquilo rolou é sem igual.

Gabriel.Maia 18/03/2022

Referências maravilhosas à Fundação
Cerca de 200 anos após a morte de Elijah Baley, Gladia continua viva e herdou Giskard e Daneel do doutor Fastolfe e recebe um convite um tanto inesperado para voltar ao seu planeta natal Solaria para ajudar na investigação do abandono do planeta, enquanto Daneel e Giskard tentam resolver o problema da possível destruição da terra.

Admito que essa leitura foi meio arrastada, a história não me conquistou como as anteriores (acredito que a falta do protagonismo de Elijah foi um fator determinante para que isso acontecesse) e eu só li ele rápido pois é o livro que liga boa parte do universo do Isaac Asimov, e as referências à futura fundação são maravilhosas. No geral é um livro bom, os personagens são basicamente os mesmos dos livros anteriores porém os humanos não são muito explorados, o autor deu um foco muito grande nos dois robôs de Gladia e acho que isso prejudicou um pouco a narrativa, senti falta de profundidade nos personagens novos que ele nos apresentou. Apesar disso foi uma leitura agradável e agora vou tentar dar um tempo de Asimov para ler outros autores haha

Isabela.Novato 28/02/2022

Matando as saudades de R Daneel, Giskard e Elijah...

Mais uma história emocionante do Asimov, com muito mais protagonismo dos robôs.

Leticia 22/01/2022

Consegui
Diálogos inteligente, porem longos. Não é tão bom quantos os livros do colega Elijah, mas são muito interessantes os links com a saga da fundação.
Que com que perseverei e terminei esse livro.

Andrei.Scaramella 26/10/2021

Um final digno
O último livro da série "cavernas de aço" é uma conclusão perfeita desse universo compartilhado dos livros de issac Asimov.
Em momento algum senti ritmo lento ,o livro tem o ritmo perfeito e quase hipnotizante com um final um final que nos deixa querendo mais. Impossível não gostar.

Eduardo Heldt Urban 24/10/2021

O melhor da série dos Robôs!
Esse livro se passa cerca de 200 anos após o terceiro, então não temos mais Elijah Baley, quer dizer, temos momentos importantes desse personagem em flashbacks dos próprios robôs, ou mesmo da Gladia.
A narrativa serve, assim como seu antecessor "Os Robôs da Alvorada", para ligar este universo às sagas do Império e Fundação.
Com o protagonismo assumido agora pelo R. Daneel Olivaw, que é quem investiga um caso que pode mudar a galáxia inteira, o livro flui que nem água! E o seu assistente sendo R. Giskard torna a experiência ainda melhor.
Daneel e Giskard, na minha opinião, formam uma dupla melhor que Elijah e Daneel.
Sem mais comentários, fechou a saga com chave de ouro!!!

Gabriel.Chiquito 07/10/2021

Ruim por si só, mas essencial para o universo do Asimov
Começando pelo ponto forte do livro: ele liga toda a história antiga sobre os robôs e a trilogia dos robôs à saga da Fundação. São inúmeras referências a probabilidades prevendo o comportamento das massas e até o uso do termo psico-história, além de explicar algumas coisas que acabam ficando soltas na trilogia da Fundação (como o que aconteceu com a Terra e como surgiu um império galático). É realmente muito bom ver esse trabalho do Asimov atando as pontas soltas.

Mas como livro em si, ele tem vários problemas, e evidencia problemas do próprio autor também. O primeiro ponto é a falta de jeito do Asimov com romances e mulheres. A protagonista do livro acaba existindo apenas como um meio, e serve apenas para ser carregada e protegida a história toda, enquanto entra em um romance muito ruim.

O segundo ponto é que o enredo do livro é fraco, são muitos diálogos, e o livro inteiro se passa em conversas sobre possibilidades enquanto muito pouca coisa realmente acontece.

Ótimo para o universo compartilhado, mas ruim como livro em si. 3 estrelas está de bom tamanho.
Fred 09/10/2021minha estante
Eu esperava muito da """"protagonista"""" (mtas aspas aqui rs) nesse livro. Achei que seria a redenção do Asimov com relação as mulheres em todo esse universo, mas eu estava completamente errado. O estranho é que um dos pilares da robótica nesse universo criado por ele, é justamente uma mulher. Não lembro o nome da doutora agora, mas em Eu, Robô, ela é uma personagem importante e essa importância é mencionada em As Cavernas de Aço se não me engano.
Enfim, compartilho da sua opinião. O barato desse livro é que ele esclarece questões sobre a Fundação e só por isso valeu a pena pra mim.
Eu acho que deu 2,5 pra ele ?

Gabriel.Chiquito 10/10/2021minha estante
É muito verdade o que você disse, apesar de Asimov ser ruim pra construir mulheres, a personagem que eu mais gosto continua sendo a de Susan Calvin, melhor personagem da obra toda!!!!

Wagner 04/08/2022minha estante
Já li 60% e até agora, nada de conspiração, ameaça ou plano audacioso.

Alessa 04/04/2023minha estante
Obrigada por essa resenha! É bem isso mesmo, pro contexto geral da história é muito legal, mas a obra em si não se sustenta muito bem. Acho que 150 páginas a menos e a leitura seria mais agradável.

Fred 12/07/2021

Não tão cativante, mas de muita importância pra Fundação.
Na minha opinião, essa continuação está longe de ser tão boa quanto foi Os Robôs da Alvorada. Talvez seja até o menos cativante da saga dos robôs, mas é de muita importância pra leitura dos 7 livros da Fundação, mais precisamente sobre a Segunda Fundação. Muito do que acontece lá, tem origem no final de Os Robôs da Alvorada e principalmente aqui. Então pra quem ainda não leu, mas tem interesse na série da Fundação, minha dica é seguir essa ordem:

Eu, Robô
As Cavernas de Aço
O Sol Desvelado
Os Robôs da Alvorada
Os Robôs e o Império

Siga com "Pedra no Céu" pra ter um breve deslumbre de como a Terra está inabitável por decorrência das ações em Os Robôs e Império e só depois leia os 7 livros da Fundação.

Tendo as informações desses livros, faz a experiência de ler Fundação muito melhor.
@tigloko 18/07/2021minha estante
Bom saber disso já que nunca li Fundação. Só Eu, Robô e as Cavernas de Aço

Gabriel.Chiquito 27/09/2021minha estante
Eu voltei pra esse livro justamente por estar lendo prelúdio a fundação e ver referências a saga dos robôs que não reconhecia. Só ler pedra no céu já é suficiente ou ler a saga do império galático também é importante pra fechar Fundação?

Fred 27/09/2021minha estante
Pedra no Céu vai dar uma breve visão do que acontece com a Terra depois do desfecho de robôs e império, mas não é o foco da história. Eu recomendo a leitura pq tem a informação que explica pq ninguém mora mais na Terra ou lembra dela (e pq é uma boa história), mas não chega a ser necessááário. Se vc puder ler, leia, mas não é uma "obrigação"
Existem mais dois livros que entrariam antes de Fundação: as correntes do espaço e stars like dust, mas sinceramente? Pode seguir direto pro termino da saga fundação

Lucianalg 16/06/2021

Saga
A saga da radioatividade da terra começa aqui, continuamos com nossos queridos robôs e temos mais explicações sobre o início da psico história.

janeway 28/02/2021

O quarto e último livro da saga dos Robôs não segue a mesma linha dos livros anteriores, mas é tão interessante quanto.

A princípio senti estranheza ao iniciar a leitura, já que ela se passa 200 anos depois dos acontecimentos dos outros livros e por isso não existe mais um Elijah Baley como protagonista. Sem dúvidas o que mais me afetou foi saber que não veria novamente a dupla Elijah e Daneel, que me deram tantos momentos únicos com sua dinâmica entre um humano e um robô. Mas ao tirar isso do leitor, Asimov deu um presente maior e arrisco dizer muito mais interessante, que foi ver os robôs Daneel e Giskard trabalhando juntos.

Cada diálogo entre Giskard e Daneel é uma preciosidade. Ver eles questionando as leis da robótica e refletindo sobre o comportamento humano é o que faz este livro tão bom de se ler. Não que a trama seja ruim, pelo contrário, provavelmente ela é a mais interessante da saga por ter uma questão grande demais para qualquer personagem resolver por contra própria; mas o protagonismo destes dois (em especial do Giskard) dá uma profundidade ideal pra história. Sem contar que é aqui o ponto de partida oficial da psico-história e a criação da Lei Zero, ambas sendo conceitos essenciais para o que vem pela frente.

O final fugiu do que eu esperava e foi tão abrupto que demorou pra cair a ficha que aquele era mesmo o encerramento. Agora resta ler os livros do Império Galáctico para ver o quão impactante foi essa última decisão.

Matheus 07/02/2021

Muito importante na saga
O livro dá a sensação de ser uma concha de retalhos pois conta com inúmeros personagens e se passa num período de tempo muito grande. Porém nesse livros os principais são Daneel e Giskard e ambos são extremamente bem explorados. No geral recomendo e achei muito prazerosa a leitura.
Brujo 07/02/2021minha estante
Esperando pela reimpressão da Aleph !!

Matheus 07/02/2021minha estante
Sim!

Fernando 14/08/2021minha estante
Não acho para venda

Matheus 17/08/2021minha estante
Tive que baixar uma versão antiga do livro. Não tem edição atual.

Fernando 17/08/2021minha estante
Não acho nem a antiga para vender, queria ter rs

Brujo 17/08/2021minha estante
Fernando, acho que tem no estante virtual, se não me engano...

Fernando 18/08/2021minha estante
Vou procurar

Rafaela (@exlibris_sc) 02/09/2020

O desfecho perfeito para a série dos Robôs!
“A obra de cada indivíduo contribui para o conjunto, constituindo assim parte integrante de uma totalidade. Essa totalidade de vidas humanas - passado, presente e futuro - forma uma tapeçaria que vem existindo por muitos milhares de anos e se desenvolvendo de novo cada vez mais aprimorado e mais belo. Mesmo os Espaciais são um ramo dessa tapeçaria, e também contribuem para a perfeição e beleza do padrão.“

Se eu pensava que “Os Robôs da Alvorada” era o ápice da história e o melhor escrito da série dos Robôs, o que dizer deste que exibe a genialidade de Asimov feito uma rasteira que nos deixa de cara no chão ao mesmo tempo surpresos e estupefados? “Os Robôs e o Império” é um presente para os fãs do gênero e do Bom Doutor. Com um final digno e bem construído para a saga do Elijah Baley, este tomo se divide em cinco partes que continuam a evoluir as personalidades e programações dos personagens (e robôs) que já conhecemos e de novos que de pronto conquistam com força o leitor. Infelizmente, Elijah Baley não é mais o grande protagonista, visto que 200 anos galácticos se passaram desde a aventura em Aurora n’Os Robôs da Alvorada, e ele era apenas um “mero” terráqueo.

Contudo, quando eu penso que teria sido bacana Asimov trazer alguns “flashbacks” com o detetive, eis que é justamente isso que acontece!

Temos Daneel, o robô humaniforme, com um cérebro positrônico cada vez mais humano, honrando o caráter detetivesco herdado de Baley e indo além do horizonte das Três Leis da Robótica; junto a Giskard os dois se tornam a dupla dinâmica mais badass da galáxia!

Neste, a mescla de scifi e romance policial foge um pouco do padrão, migrando para algo que certamente será consolidado na saga da Fundação. Termino esta série com o sentimento de orfandade e a saudade de Baley-Daneel-Giskard.

site: https://www.instagram.com/p/CBjdg8XDdeo/