Aceitação

Aceitação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aceitação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

luiza lima 05/03/2022

Ok, cheguei ao fim. Ou ao não fim. Ou algo no meio disso.

Veja bem, eu amei o plot do livro. Eu amei tudo o que foi abordado, todos os temas. Mas achei a leitura desse volume insuportavelmente arrastada, demorei quase dois meses pra terminar, porque é uma escrita que ficou tão densa que eu não conseguia prestar atenção o suficiente e ficava com sono demais pra entender alguma coisa.

Se eu ignorar toda a forma que foi escrita e pensar apenas no plot e mensagem... Esse livro é incrível. Mas não dá pra ignorar a qualidade escrita de um livro então não posso dizer que ele foi perfeito, pra mim.

Quando reli o primeiro volume, senti que aproveitei e compreendi muito melhor a obra do que na primeira leitura. Estou considerando uma releitura da trilogia por conta disso, talvez o que achei denso hoje seja porque ainda não estou apta pra compreender a mensagem completa do livro.

De qualquer maneira, ainda achei uma história envolvente e interessante, só que ficou confusa? Densa? Complicada e talvez a escrita não tenha ajudado a organizar a mensagem? Não sei. Ainda assim acho que valeu, e gostei, apesar das ressalvas.

Rosana.Oliveira 18/02/2022

Finalizou bem a trilogia.
O terceiro volume da trilogia Comando Sul. Foi um pouco confuso, assim como o segundo volume, mas finalizou bem a trilogia. Leria com prazer mais livros dessa história. Adorei.

Ygor.Fortes 12/02/2022

A narrativa não linear ajuda com relação aos problemas que o anterior dessa triologia teve. O livro ganha mais fluidez com perspectiva de mais personagens, mas nunca chegou a ser o que o primeiro foi. No geral é uma conclusão boa, mas que tinha muito mais potencial.

Sa.si 27/01/2022

Eu realmente entendo que a ideia era deixar em aberto, e entendo o por que disso, pensando melhor acho que é até melhor assim, mas de qualquer forma fiquei meio decepcionado por conta da expectativa e pela espera por respostas.

Duda 29/11/2021

A história em si é bastante interessante. Mas o desfecho é muito corrido, parece que faltam informações? é muito vago. Personagens importantes para o final que não tiveram suas vidas contadas, não sabemos nada sobre eles. Além disso, o final deixa a critério da sua imaginação o que aconteceu nos 3 livros, não tem uma resposta clara, apenas muito subjetiva.

Lust 03/11/2021

Último
? O Último livro da trilogia comando sul, finaliza de forma incrível. É fato que gostei bastante do final proposto pelo o livro.

Mez 12/10/2021

Encerramento apoteótico
Agora entendendo o que antecedeu a expedição da Bióloga e o que se sucedeu da investigação de Controle, descobrimos um outro momento, e um futuro, e um passado distante. Não existe começo, muito menos fim. Existe a Área X e ela é incontrolável. Revemos rostos do passado, crituras magnificamente aterrorizantes. Desta vez não descobrimos nada, apenas vivemos e entendemos... Ou não. Não há muito o que dizer, apenas aceitar.

Ave Fantasma 25/08/2021

Achei que eu teria respostas nesse terceiro livro, acabei foi com mais perguntas, pensava q isso seria algo negativo, mas foi melhor assim, admito, fiquei como os personagens, sem enterder nada, sem respostas, só com suposições kkkk

Malle 06/05/2021

Aceita que dói menos.
*Essa avaliação não tem nenhum caráter técnico ou sério. São somente as impressões de alguém que gastou dinheiro com um livro e... é só isso mesmo.*

Como explicar o que Aceitação causou em mim, como desfecho/não-desfecho da Triloga Comando Sul em poucas palavras?

Aceita que dói menos.

Em primeiro lugar, acho interessante falar que eu não gosto de sci-fi na forma literária e eu tenho horror a finais... pouco elucidadores. Porém, tendo encerrado há um mês esse livro, posso dizer que eu estou incluindo a Trilogia na prateleira de preferidos.

Aceitação não é sobre causas e desfechos. Para mim, é como a Humanidade se comporta quando entrar em contato com algo cuja natureza intrínseca é um mistério ? e não há nada que você possa fazer para impedi-la.

Seguimos aqui quatro personagens: Ave Fantasma e Controle, introduzidos em Autoridade, e dois novos: a antiga Diretora do Comando Sul e o Faroleiro. Sim, aquele faroleiro, bem antes de a Área X se tornar o que é. Todos enriquecedores em sua própria maneira, narrando com tremenda apreensão a tentativa de assimilar o que está acontecendo e talvez quão inevitável isso é.

Eu li algumas resenhas sobre como nada é explicado e tenho que discordar. Há sim explicações (a maiora nas formas de teorias), mas muitas são sutis e presentes nas pequenas metáforas feitas pelos personagens. Contudo, tenho que concordar: em nenhum momento há a certeza absoluta que você está certo em algumas delas. Mas é exatamente sobre isso o livro.

Sobre o que você não tem controle, sobre se remoer sobre aquilo que está além da sua zona de conforto, sobre ficar preso as fundações do que você conhece como certeza ou se adaptar ao novo (e muito mais diferente).

No final das contas, a Trilogia Comando Sul é sobre a jornada do Certo vs. Incerto e o seu final, na minha opinião, foi perfeito para o que é proposto.

Então, só... aceita que é o que é e reflita encarando o teto por meia hora para ver se encontra uma resenha coerente na sua cabeça.

OBS.: reforço a crença de que Aniquilação é ótimo como volume único para quem não quer se meter com algo mais prolixo e cheio de firulas.

Adolfo 06/05/2021

Sinceramente, só fala mal dessa trilogia quem a leu errado
Até agora neste 2021 essa trilogia foi a parada mais fora da curva que peguei pra ler, que qualquer um deve ter decidido pegar pra ler e o feito até aqui este final, e certamente por isso se deu uma polarização visível entre várias críticas e resenhas em torno da obra. Então vou tentar não falar demais, e nisso não entrar nos méritos e deméritos dos textos e condução dos mesmos, que de início vão mesmo colonizar o leitor; vão inocular esse brilho nele, e aperfeiçoá-lo ou desfigurá-lo, com certeza mudá-lo.

A esta altura, após lidos os primeiros livros, já deve estar bem claro que a palavra escrita não é a parte crucial da mensagem -- mas na inépcia dos seus limites um convite obscuro. Um artifício obsoleto, ainda que funcional, a uma compreensão abrangente e interseccionada, mas tão dolorosa quanto é limitada a percepção de linguagem. Pois bem, feito as amostras que chegaram ao Comando Sul, postas sob escrutínio rigoroso das expectativas, olhar fixamente para qualquer questão do livro e esperar que ela pisque primeiro só vai causar perplexidade e frustração. Vai transformá-lo a em mais uma criatura que geme entre os juncos, essa galera aqui cheia de mi-mi-mi porque não teve sua curiosidade sossegada.

Este livro não é sobre saciedade, sobre resolução, sobre se conectar com os personagens, mas sobre assimilação e mudança. Sobre um processo em andamento tão sutil quanto inexorável, num ritmo de tal forma próprio que ao se entrar em compasso através dos personagens, nossos portais à Área X e veículos através dela, o ajuste é meticulosa e violentamente brusco. Cada revelação é bíblica aqui, porém não é o livro das revelações o mais obscuro de todos? E falando no Apocalipse, o livro é tão nítido em sua opacidade, em sua exigência de um sacrifício humano ou fucking 38! que mesmo o Rastejador da torre e mesmo a Bióloga parecem ter sido diretamente tirados das descrições de anjos do Velho Testamento... Essa ficção científica, mesmo em sua explicação mais cabal, quase nos pede para simplesmente ter fé naquilo. Aqui o sono da razão só nos traz monstros, feito como nunca esse diabo desses três livros foram uma influência nos meus sonhos essa semana. Cada revelação, desde o final de Controle, é pura e simplesmente assombrosa. Não há mais o deslumbramento, o horror confuso e letárgico de Aniquilação. São bombas que se vê explodir ao longe e até cair a ficha mal sobra tempo de se preparar para a onda de choque.

Por fim, que já escrevi demais, este livro vai concluir a trilogia entretanto não vai oferecer as resoluções esperadas, não trará à luz a maioria das respostas, nem definirá maiores desfechos. Ele é "um enigma embrulhado num quebra-cabeça". Vai se retroalimentar das respostas dadas a nos conduzir a mais especulações. Vai recombinar suas certezas, vai imortalizar suas paranoias numa flor que não morre, vai colocar "alguma coisa no seu olho de que você não consegue se livrar". Este livro é uma verdadeira extensão da Área X nas suas mãos, e pro bem ou para o mal, sem propósito inicial algum, uma contaminação que não poderá ser contida, uma fronteira que vai se expandir sabe-se lá até onde... Sem querer forçar o trocadilho, um verdadeiro "aceita que dói menos".
Laura Nepomuceno 12/07/2021minha estante
CONCORDO DEMAISSSS. acabei de ler e não entendo as resenhas negativas! Livro toppp demais

Adolfo 18/07/2021minha estante
Laura é uma galera com a cabeça formatadinha pra leitura... Com um gênio que precisa da coisa não só mastigadinha como bonitinha e palatável, que já olha torto pra colherada sem nem ter sentido direito o cheiro da comida, quiçá o gosto!
Tenho nem paciência pro nariz deles torto.

@gugugb 14/04/2021

O final quase perfeito pra essa trilogia. O primeiro livro "Aniquilação" ainda é o meu preferido, mas o tom melancólico dessa conclusão é de partir o coração.
Vandermeer evita a resolução óbvia e permeia a trama com dúvidas, hipóteses e narrativa fragmentada.
Um primor.

Tati.Oliveira 06/03/2021

Causa estranheza
Este foi o livro que mais gostei da trilogia, a forma de narração por personagens e fora da ordem cronológica é muito divertida, tornando a leitura gostosa. Esclareceu alguns pontos, porém pra mim não ficou muito claro, não era o que eu esperava... Acho que por isto, causa um sentimento de estranheza, fiquei o tempo todo me esforçando pra não perder nada e entender cada desfecho ?

Thay 09/11/2020

Decepção
Até que esse terceiro livro esclarece um pouco mas ainda deixa lacunas... personagens que simplesmente sumiram... só não abandonei porque tinha esperança de melhorar.

Samara 20/10/2020minha estante
Arrasou na resenha, depois dessa vou ter que ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5