Aceitação

Aceitação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aceitação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

may 23/08/2020

"De onde jaz o fruto asfixiante que veio da mão do pecador"
Bem melhor que o segundo livro, mas ainda assim não trouxe todas as respostas que a gente queria.
Acho que o fato de estarmos acostumados a um grande confronto final estraga um pouco livros que não tem isso, mas as vezes simplesmente não precisa disso ou seria impossibilidade, mas não sei se é o caso desse livro.

Paulinha 29/07/2020

Aceitação
Se você está a procura de uma bela ficção científica, veio no lugar certo.
Que trilogia!

Em "Aceitação" temos diversos pontos de vista: acompanhamos o Controle, a Diretora, o Faroleiro e uma pessoa que acaba sendo uma surpresa no fim do segundo livro. Não vou dar esse spoiler haha.

O livro intercala muito bem feito o passado do passado com o presente.

E no enredo começamos a compreender diversas coisas e simplesmente aceitar outras. Qualquer coisa que eu fale sobre a história necessariamente poderá ser um spoiler. Então serei superficial:

Tudo é muito bem encaixado, os personagens muito bem construídos, o que ficou se resposta no primeiro livro e no segundo são revelados aos poucos e quando ver não vai querer largar o livro.

Aprendemos que as vezes nem tudo tem um porquê, as vezes temos que aceitar o quê.

wendelwonka 13/07/2020

Esperava mais
O começo da trilogia é excelente. A adaptação da Netflix é ótima. Mas como algumas resenhas falaram, parece que há uma pressa pra terminar o livro e muitos pontos ficam meio perdidos. Não chega a ser um livro ruim, mas tá longe de ser mt bom.

Sanih 23/06/2020

Esperava mais
Sei lá, eu li aniquilação e fiquei muito empolgada com universo que o autor criou, mas daí veio Autoridade, que é bem lento e só fica bom nos capítulos finais e, por fim, veio Aceitação. Não tenho problemas com finais abertos, adoro na verdade. Mas o livro ficou girando e parou no mesmo lugar. Achei que ia expandir o conceito de colonização... E ficou naquilo lá e não saiu daquilo. Pra não ser tão manequeista, até tem algumas coisas que são respondidas em relação ao primeiro e segundo livro e é ok. Acho que a trilogia podia ser facilmente um livro só com umas 500 pgs.

LUNII 10/06/2020

Jeff, pq?
Não é segredo pra ninguém o quanto eu me apaixonei por essa trilogia e isso tudo só com o primeiro livro. O segundo, uma decepção, e sem muitas esperanças,fui ler o terceiro em buscas de respostas.
Infelizmente, não é muito disso que a gente encontra, é um livro bom? É. Mas poderia ser muito melhor. Apesar de eu não ser uma pessoa muto confiável pra dizer isso :).
Eu sinto que algumas coisas tudo bem ficarem em abertas, imagino que essa caracterização para o new weird é otima, já que se trata de uma coisa inspirada no terror de lovecraft. Mas ainda sinto que tem coisas que precisavam sim de um fim, ou de pelo menos algumas explicação. Tem muitas pontas soltas e eu não sei se é pq eu n peguei quando li ou se foram feitas para ser assim.
Quero muito continuar lendo obras do autor, pq gosto da forma como ele escreve e espero que esse cara aprenda cm os erros dessa trilogia.

Bela 03/06/2020minha estante
Tu não ficou com a sensação de que o Lowry virou a lontra que a Ave Fantasma vê no final? Acho que foi meio um troco da Área X

Lucas 07/06/2020minha estante
Eita
Nem tinha reparado, na verdade

Bela 25/06/2020minha estante
Eu fiquei muito com essa sensação real

Braulio 02/05/2020

Curioso, estranho, indecifrável
Os pontos fortes do livro são:
- A narrativa atemporal (gosto muito disso), tempos diferentes que se cruzam em uma história complexa.
- horror cósmico (influência Lovecraftniana)
- situações e monstros inomináveis

Particularmente o aparecimento da bióloga e sua descrição me tirou o fôlego. Li umas 3 vezes essa parte.

Terminei o livro com vontade de iniciar a trilogia novamente. Por que? Pela mudança na visão q tive dos personagens, suas motivações, seus dramas e, principalmente, seu papel na construção da Área X.

Aí vai um ponto importante:

**SPOILER PEQUENO**

A Área X está em constante transformação , ela absorve tudo e todos, se adapta e se transforma em algo novo e diferente. Se retroalimentando constantemente. Cada personagem transformou e transforma a Área X em algo novo.

Minha teoria é que a Área X é formada por um mecanismo biológico de terratransformação de uma civilização alienígena que se extinguiu. Por isso ela parece existir sem propósito para nós.

O mecanismo se alojou inicialmente na lâmpada no farol, acredito q usou alguma frequência da luz como canal, e migrou (junto com Saul) para o fundo da torre, como um refúgio mais seguro.

O Rastejador cumpre a função de segurança, manutenção, e algumas outras incompreensíveis, do mecanismo.

**SPOILER PEQUENO**

A carta da diretora no final é comovente. Pode até ser lida em qualquer momento do livro.
Lucas 20/05/2020minha estante
Concordo com sua teoria! Achei algo assim também (sobre a engenhoca alienígena complexa demais para nós). Mas queria mais desenvolvimento do final. Quando Controle chega lá no fim do túnel dura só 1,5 página. Queria mais detalhes.

Braulio 03/06/2020minha estante
Concordo! Foi um trecho que li várias vezes. Quase como aquela última garfada de um prato delicioso que se deixa pro final (tenho muito essa mania) ?

Alessandro Heverton 06/03/2020

Continua bom
Mantém a história tensa e aumenta um pouco o ritmo. A ação volta com mais força e a imaginação se mantém estimulada

Lucas 20/05/2020minha estante
Nossa, sim. Gostei mais do que você da obra (hahaha), mas senti o enrolation muito forte nesse terceiro livro. Os capítulos com a diretora são CHATÍSSIMOS!

Lorens Galahad 15/02/2019

Aquele que exigiu demais...
Terminar de lê-lo foi custoso, me pareceu que se fosse mais resumido, seria uma leitura mais empolgante.
De todo modo prefiro ponderar pois, creio que deva ser uma leitura mais proveitosa para quem tenha paciência para administrar com atenção todo o enredo e lançar luz em tantos detalhes que em sua maioria são obscuros.
Enfim, mas, realmente fiquei triste pelo pobre Saul.

Bruno Venâncio 10/02/2019

A resposta está nas entre linhas?
O último livro da trilogia Comando Sul dá a expectativa de fornecer uma resolução sobre o que é a área X e o que cerca o Comando Sul. Com uma ligação interessante entre o passado daqueles que habitam o farol e as cercanias e os personagens que protagonizaram a série, o livro consegue encaixar em partes o que conduziu aqueles indivíduos aquela situação e qual foi o destino de alguns personagens dos dois primeiros livros que ficaram em suspenso, principalmente da Bióloga. Contudo, a explicação da área XC não é totalmente explicita, ficando nas entrelinhas sua ligação com a lente do farol e algo antigo que não pertence a esse planeta. Enfim, o livro deixa algumas explicações a imaginação do leitor tanto sobre a área X quando ao destino do planeta Terra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5