Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas -

hbed 25/06/2023

O livro é uma ótima crítica social, ver a história de Carolina e a realidade que muitas pessoas passam é algo aterrorizante, o medo e as consequências que a fome pode geral e aterrorizar famílias. O livro é repetitivo e por isso pode ser de difícil leitura, mas a história dentro dele é a mais pura realidade e merece ser absorvida por muitos. Além de ser uma ótima citação em redação para vestibulares.

Fernanda 26/06/2023

Favela é uma planta.
O livro retrata a realidade do dia a dia na extinta favela do Canindé, local onde hoje passa a marginal Tietê. Nele Carolina expõe suas dores e angústias e mostra o quanto elas são comuns a todos os que habitavam o local. Deixa uma reflexão a cerca de quem é a responsabilidade pela miséria e pela fome? Quais as soluções reais para essa realidade?
Se somos todos humanos porquê não nos reconhecemos no outro?

Jamilla_mickelly 12/10/2022

Carolina Maria de Jesus exprimiu uma realidade que ainda existe na periferia brasileira de maneira genuina. Esse livro nos oferece um olhar subjetivo sobre a vida numa favela de SP, mas o cotidiano sendo contado por uma moradora de favela deixa esse olhar muito mais realista e interno. Recomendo à leitura!

letis 13/10/2021

ô sofrimento
descrição perfeita da vida de uma favelada. Uma mulher que deu tudo de si para seus filhos, uma escritora, mesmo com diversas críticas, porém tendo como pior inimiga a fome.

Alice 14/07/2023

A triste realidade do favelado
Mds que livro importante e impactante. carolina põe todas suas angústias como mulher que mora na favela nesse livro e mostra como as coisas funcionam aonde o dinheiro falta para a comida e para uma vida confortável

Wesley Vinicius 20/11/2021

"Não há coisa pior na vida do que a própria vida". Esse provérbio que a Carolina cita no final do livro representa o sentimento que tive em ler essa obra. Muito triste ver o relato de toda a miséria e fome que ela passou. E mais revoltante ainda saber que essa realidade só tem aumentado no país. A autora narra sua luta diária contra a fome através de um linguagem simples, sem preocupações com ortografia e gramática, o que nos aproxima mais da rotina sofrida dela. Recomendo que todos leiam esse livro, uma obra extremamente necessária que faz a gente olhar além do nosso próprio umbigo.

Karla Borba 27/12/2021

Livro essencial para TODO brasileiro
Toda a homenagem, elogio ou premiação que Carolina Maria de Jesus receber vai ser pouco para o que representa seu legado. Essa mulher que ousou ser mais do que disseram que ela poderia ser se manteve firme em seu propósito de escrever e sonhar.
Além do realismo característico de sua narrativa quando retrata o cotidiano dos trabalhadores entre suas dificuldades e felicidades, ela nos traz imensas lições sobre amor, prioridades, honra e valores.
Obviamente nos leva a refletir sobre as desigualdades e problemas sociais do Brasil, mas é importante que se reforce e se lembre a todo instante que Carolina é mais do que um relato de pobreza, é literatura forte e potente de uma mulher negra e é por isso que ela deve ser lembrada! Por trazer o Brasil verdadeiro para os holofotes e não as alegorias de brasilidade que tentam nos vestir.

Vanessa.Coimbra 28/12/2021

Uma leitura muito boa e necessária, emocionante e triste ao mesmo tempo, especialmente por ser Fatos reais e que acontece ainda hoje, li bem devagar

Lucas 07/01/2022

O Brasil que ninguém vê
Quarto de despejo é aquele livro que descreve uma realidade ainda muito presente no cenário brasileiro, e que infelizmente não tem previsão para deixar de existir. Sob o olhar de Carolina Maria, temos descrito sua vivência como moradora de uma favela e o cotidiano que a rodeia, com violência, miséria e fome. Muita fome...

É o tipo de livro que é necessário para todo cidadão Brasileiro ler.

Jacqueline169 16/01/2022

Esse é um livro da realidade crua e ao mesmo tempo poética de Carolina Maria de Jesus. A leitura é, no mínimo, incomoda. Incomoda ao pensar que apesar de anos de separação, o país continua repetindo a mesmas linhas e como há diversas Carolinas espalhadas e invisíveis por aí. Como na apresentação, Audalio Dantas ressalta: "quarto de despejo não é um livro de ontem, é de hoje. Os quartos de despejo, multiplicados, estão transbordando."
A obra é uma denúncia da situação das pessoas faveladas, da pobreza que vivem e como a fome é uma problemática diária a ser enfrentada, é uma obra, sem dúvidas, política e visceral.

yara.dias.7927 11/12/2023

Esse livro ficou marcado na minha vida.
Me emocionei e, em alguns trechos, até identifiquei algumas coisas que minha mãe contava.

Wellen 30/06/2023

Realidade dolorosos
Demorei muito pra terminar a leitura deste livro. Me doeu perceber que a realidade da década de 50 não mudou para as comunidades e as pessoas em vulnerabilidade. Por um breve momento, ao longo da leitura do livro, desacreditei do ser humano. O livro é de linguagem super acessível, é impactante é importante. Deve ser a segunda ou terceira vez na vida que leio este livro. Admiro a potência de dona Carolina.

Alessandra.Lantimant 30/09/2022

Altamente impactante. Dói na alma. Necessário. A realidade, ainda muito presente, traduzida pelo diário da Carolina, moradora de uma favela.

Kawany.VitAria 18/06/2022

Quarto de despejo
Aqui a frase ?pátria amada Brasil? se torna digna somente dos ricos e não de quem passa fome, a fome não permite amar, dormir, andar, trabalhar ou até mesmo pensar. A Carolina no auge da miséria, recorria em manter o seu caráter através da escrita e leitura, hábitos que formaram a sua imensa vontade de publicar um livro.

O livro publicado, Carolina realmente conseguiu, assim como o seu outro imenso desejo, o que não conquistou, foi a riqueza, da qual todos realmente sonham.

Ester71 21/03/2022

O encantamento começa pela época, passa pela pessoa e termina pelas condições em que Carolina de Jesus, nos presenteia com esses relatos, que, infelizmente, retratam a vida de um favelado daquela época, que, entretanto, em nada mudou para a vida dos de hoje.