Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas -

letis 13/10/2021

ô sofrimento
descrição perfeita da vida de uma favelada. Uma mulher que deu tudo de si para seus filhos, uma escritora, mesmo com diversas críticas, porém tendo como pior inimiga a fome.

Vitor322 10/10/2021

Um livro necessário!
A autora apresenta de forma simples sua luta diária contra a fome, pobreza, a dificuldade na criação de seus filhos e suas críticas políticas e sociais.

Além disso, podemos pensar sobre a questão do "Quarto de Despejo" ainda ser uma realidade presente na vida dos brasileiros que sobrevivem em uma guerra diária contra uma sociedade que ignora suas necessidades mais básicas.

Maria Eduarda 07/10/2021

Um retrato dolorosamente poético sobre a realidade
Carolina Maria de Jesus é uma poeta, uma artista, a porta voz de todas as dores e misérias vivenciadas em primeira pessoa pela escritora. Demorei pra ler esse livro. Não porque ele é ruim, muito pelo contrário. Mas porque ele é tão cru e denso que é difícil ler muito de uma vez. Tinha vezes que eu lia um trecho e me sentia terrível, então eu lembro que não é ficção. Os fatos narrados são reais. Reais e ainda se adequam aos dias de hoje. O quarto de despejo ainda está lá, está lá com mais Carolinas que nunca tiveram a oportunidade de serem o máximo que poderiam ser, porque estam ocupadas lutando pra sobreviver.

Gi 23/09/2021

União de páginas dos diários de Carolina, uma história real, mas com uma realidade tão diferente e difícil que as vezes eu esqueci q todas aquelas situações realmente aconteceram, é de rir, chorar, ficar indignado e querer fazer algo para poder ajudar e mudar a situação. Uma visão de mundo que assusta e causa muitas reflexões.

Gabriel 03/09/2021

Brasil leia a tua cara
Muito do que vivemos hoje está explicado desse diário dos anos 50?
A formação de um povo massacrado mas guerreiro

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 01/09/2021

Uma leitura muito forte, em especial quando recordamos que se trata de um diário e que todas aquelas coisas relatadas são fato. Muito bom.

Camila 29/08/2021

Um clássico da literatura brasileira, ?Quarto de Despejo? relata a rotina de sua autora, Carolina, que vive na favela e cata papel para criar seus três filhos.

Sensível e tocante, a história nos mostra um pouco da realidade daqueles que vivem na margem da sociedade, passando todo tipo de dificuldades.

Leticia Rodrigues 21/08/2021

necessário!
"a vida é igual um livro. só depois de ter lido é que sabemos o que encerra. e nós quando estamos no fim da vida é que sabemos como a nossa vida decorreu"

KAsia.Hibner 10/08/2021

COMENTÁRIO
Simplesmente um dos melhores livros que já li em minha vida. Sou completamente apaixonada por Carolina. Como gostaria de ler mais livros dela. Tão sofrida, humana, realista e brasileira. Sim, esse livro retrata a realidade de milhares de brasileiros, exclusivamente os marginalizados e famintos.
Aprendi tanto com esse livro que acho que todos deveriam lê-lo, pelo menos, uma vez na vida.

Ana Lívia Mourão 09/08/2021

Sempre li sobre a Carolina, ja havia lido a HQ da Veneta, lido varios textos sobre ela, elaborado provas, mas demorei para ler o livro em si. Sabia que seria um leitura dolorosa e realista, um tapa a cada frase e uma dor por me sentir incapaz de mudar a realidade de tantas ?Carolinas? que existem no nosso país. Carolina é eterna! É uma forca da natureza! É doutora na vida e nas letras!

Carol 07/08/2021

Carol, Carol, Carol
Carolina Maria de Jesus, esse é o seu nome, uma mulher espetacular, a típica brasileira que não desiste nunca! É ela. Sou fã

nathaliart 05/08/2021

Sem palavras...
Um verdadeiro tapa na cara!
"Quarto de Despejo" é um livro que deveria ser lido por todos os brasileiros, para que possamos ter apenas o mínimo de noção de uma realidade que insistimos em ignorar: de pessoas que estão à margem, que luta sempre pelo mínimo, para manter-se de pé. Ao mesmo tempo em que sofremos com Carolina, torcemos por ela e vivemos com ela o cotidiano de quem está sempre dando o melhor de si, mas não recebendo à altura. E ainda assim, ela encontra tempo para ter forças, dedicar-se ao seu amor pelos livros e pela leitura, e manter as esperanças de dias melhores em sua vida.

Um excelente livro para quem ainda acredita que meritocracia é a solução para uma parcela da população que é desassistida pelo governo e pelos demais cidadãos. Para ser lido e relido, sempre e sempre, e nos lembrarmos do abismo provocado pela estrutura desigual de nossa sociedade, que insiste em manter seres humanos no quarto de despejo.

CeChollet 24/07/2021

Forte e incrível
Terminei esse livro com duas sensações:

1 - Setenta anos depois o Brazil não mudou nada! Talvez os nomes dos personagens e dos envolvidos, mas é só.

2 - Que vontade de ler tudo o que Carolina escreveu, dar um abraço nela e dizer o quanto ela é incrível.

O relato é cru, realista, brutal ... Esse livro vai te fazer pensar em uma série de questões e mesmo assim, te digo, você precisa ler ele.

gislele 19/07/2021

Todos deveriam ler Carolina Maria de Jesus
Eu não tenho palavras pra descrever o quão impactante, visceral e importante é esse livro. Por mais que seja simples em essência (um romance epistolar contado em forma de diário) seu conteúdo carrega um peso enorme, mesmo escrito na década de 50 todo o cenário e vivência de Carolina ainda perdura infelizmente, tem urgência de ser falado de ser debatido e lido, deveria ser leitura obrigatória nas escolas, é um soco no estômago, te arranca da sua bolha te trazendo pra uma trágica realidade, nos faz questionar nossos privilégios, nossas atitudes nossa posição na sociedade. Carolina Maria de Jesus obrigada e desculpa por o mundo ter sido tão cruel.

MalcolmX77 15/07/2021

Cativante.
Apesar da diversidade, das mazelas da vida, ainda assim, segue na luta por suas convicções sem se entregar aos desafios. Um bonito relato de uma incrível mulher.