Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas -

Bi Bueno 07/07/2021

Quarto do despejo
É um relato forte da vida em um lugar que foi sendo conformado pelas pessoas que foram chegando por não serem aceitas em nenhum outro; pessoas maltratadas pela busca diária por, literalmente, um prato de comida; que se sacrificam, que batalham é que não desistem apesar de toda crueza da vida. É potente e cheio de significado. O mais triste é que ainda é muito atual.

Ailauany 05/07/2021

"Estou no quarto de despejo, e o que está no quarto de despejo ou queima-se ou joga-se no lixo"
bruno quintino 06/07/2021minha estante
Não ache estranho eu ter curtido a maioria das suas postagens é que são leituras muito boas ??

Laurenice.Caprini 30/06/2021

Incrível demais!
Um livro incrível! Carolina descreve sua rotina na favela de forma tão majestosa que quase nos esquecemos que ela descreve mazelas terríveis vividas por tantos? É um livro que mexe com nossas emoções e nos leva a reflexões profundas não só sobre a situação dramática da maioria de nossa população mas também sobre nossas ações e omissões nesse quadro social. Definitivamente uma leitura obrigatória enquanto seres humanos e sociais que somos !

Eduardo.Piraciaba 14/06/2021

Vida triste na favela
Esse livro é muito bom e muito triste ao mesmo tempo vale 100% a pena ler.
Conta a história de Carolina uma mãe solteira de três filhos que tem que conseguir dinheiro pra conseguir comprar comida para seus filhos.

jesusa02 12/06/2021

Fome e pobreza, status permanente, sempre decadente
A bondade, a falta de misericórdia do povo, a dificuldade, a sujeira, a ganância pelo dinheiro, a falta de saneamento básico, frio, fome e carrinhos movidos para lá e para cá na rua em busca de Papel, papelão, latinha.
Novas favelas, mais miséria, novos políticos prometendo mundos e fundos, a realidade de hoje, era a realidade de 1960, ano em que Carolina Maria de Jesus publicou quarto de despejo.
Tão triste saber que a ciência multiplicou, mas nada mudou, o pobre continua vivendo das migalhas e dos sonhos.
Alguns tentam combater com o que podem, outros contribuem para que a situação se agrave e permaneça inalterado.
O mundo moderno continua egoísta e seletivo e a fome, frio, dinheiro continuam acelerando o processo.
O livro é tão cru e tão íntimo ao mesmo tempo, é bonito ver essa mãe, que luta e supera todos os limites, porque a sobrevivência de seus filhos é tudo o que importa, todo o esforço é valido.
A Carolina expõe o racismo, o preconceito, pedofilia, incesto, vício, homicídio e política.
Ela se importa com as crianças, com o futuro.
Fica indignada com a falta de decoro dos seus vizinhos, com a condição em que vive.
A sede pelo conhecimento, é que faz ela ter mais força.
É admirável conhecer sua índole, nada a corrompeu, nem a pobreza e nem um pouco de fama.
A injustiça continuou, mas ela nunca desistiu.
É um livro que expõe o que há de melhor e o de pior na essência do brasileiro .

Gleyson 09/06/2021

Um soco no estômago
A triste e sombria realidade de uma favelada brasileira. Os acontecimentos do livro se passam em 1955. E pensar que até hoje a fome e a miséria não foram erradicadas no Brasil.

Nath 08/06/2021

Quarto de Despejo
O livro conta o dia a dia e os problemas enfrentados por Carolina Maria de Jesus, que é catadora de papel e reside em uma favela na década de 1950. É narrado em 1° pessoa e se organiza como se fosse um diário. A princípio pensei que seria uma história cansativa, mas não, foi uma leitura bem tranquila, no geral gostei sim do livro, não é o assunto que eu costumo ler mas valeu a pena e me trouxe muitos conhecimentos

Anna.Dutra 08/06/2021

Necessário
Um soco no estômago, um livro incrível e, infelizmente, muito atual. A linguagem é simples o que torna um livro super acessível, mas, não é uma leitura fácil, o livro te leva a reflexão, te revolta e entristece, se não for assim é porque falta humanidade.

Stefânea 04/06/2021

Todos tem um ideal. O meu é gostar de ler.
Acho que falar sobre Carolina é falar sobre a importância da leitura como fator de mudança na vida. Essa não foi minha primeira leitura de Quarto de Despejo, e dessa vez consegui ir além da primeira imagem, além do desespero inicial de imaginar um ser humano passando por tais situações. Me concentrei muito na Carolina leitora e escritora, mais do que na catadora de papel, mesmo elas sendo parte uma da outra.

Decidi colocar Carolina em seu devido lugar, em seu lugar de direito, como uma escritora IMENSA, que em grande parte de suas narrativas está repetindo e repetindo o valor que ler e escrever tem na sua vida e como isso a fez entender profundamente o mundo a sua volta. Ela, de maneiras tão simples, conseguiu ser uma lição na minha vida. Uma mulher que apesar de tudo, de suas dores e tristezas conseguia encontrar conforto em palavras.

Só consigo pensar: quão grande é o poder de um livro?

Renata 17/05/2021

Uma lição de vida
Uma leitura muito triste e com muitos ensinamentos.Me emocionei do começo ao fim,muitas vezes me sentia mal,pois imaginar não ter comida,comer coisas do lixo,a necessidade e a fome,terrível.Carolina uma mulher honesta,uma mãe carinhosa,que ajudava sempre as pessoas,que era humilhada sempre,e mesmo exausta nunca deixava se abater.Todas as pessoas deveriam ler.Gostaria muito de ter conhecido Carolina Maria de Jesus

Lais.Chaves 13/05/2021

Leitura obrigatória
Um relato que é um verdadeiro tapa na cara sobre a realidade da favela (fome, pobreza, racismo, violências, preconceitos e injustiça...).

Este livro nos atravessa de várias formas.

Um convite irrecusável para refletir-mos sobre a fome e pobreza no nosso país.

Incrivelmente atual, leiam!