Um lugar ao sol

Um lugar ao sol Erico Verissimo

Resenhas - Um Lugar Ao Sol

Flavinha499 23/02/2024

A arte imitando a vida.
Um livro cheio daquilo que é cotidiano ,mas ao mesmo tempo mágico em sua simplicidade.
Conta a história de um grupo de pessoas que aprendem com o dia a dia como sobreviver e encontrar beleza em cada passo.

j.myaki 08/02/2024

Caminhos Cruzados com um personagem principal
"Um Lugar ao Sol" é o terceiro livro de Érico Veríssimo em que temos a aparição de Clarissa. Aqui temos a sequência de histórias que aparecem em "Música ao Longe" e "Caminhos Cruzados", com uma narrativa de vários personagens que segue o estilo deste último. E assim aparece o problema que eu tive com a história: enquanto o antecessor conseguia manter unidade ao longo de suas páginas, este acaba pecando ao adicionar pontos de vista para além do núcleo principal.

A estrutura de Caminhos Cruzados funcionava porque não tínhamos protagonista. Já aqui, temos um que é claramente Vasco, conforme estabelecido nas primeiras páginas. Assim, vamos lendo e esperando uma história centrada nele e em Clarissa tentando a vida em Porto Alegre; o livro, entretanto, não mantém esse foco por muito tempo.

Por mais que eu goste da habilidade do autor em criar personagens interessantes e cheios de vida, aqui ele poderia ter se contido. São apresentados muitos figurantes de Porto Alegre cujas histórias só se relaciona vagamente à trama principal. Entendo porque Veríssimo quis escrevê-las, mas continuam parecendo filler. Não que eu quisesse uma história só de Vasco e Clarissa: gostei muito da aparição de Fernanda e Noel - ela é incrível nesse livro -, por exemplo. Mas a subplot de Amaro? Detestei. Antes era possível ignorar as esquisitices dele em "Clarissa", tentar não pensar muito. Agora eu tenho tanto nojo dele que não consigo.

Apesar dessas críticas, novamente, o autor sabe escrever um bom final. Desses que amarram o livro todo - ou, nesse caso, as partes que fazem sentido. Também gostei muito de toda a discussão sobre o papel da arte que aparece aqui, e queria que ele tivesse encontrado essa temática mais cedo. Com ela, percebemos o conflito do próprio autor entre representar as dificuldades do cotidiano e achar momentos que façam com que elas valham a pena - uma dualidade que estou gostando bastante de ler em suas obras. Há momentos muito bonitos em função disso.

Por isso, recomendo a leitura para quem já leu os livros mencionados! A escrita continua envolvente e os personagens, bem construídos. E eu sigo ansiosa para ler o próximo.

duda 01/02/2024

Os deformados também têm o direito de viver
São 500 páginas de uma vida corriqueira. não temos atos de heroísmos, não temos um vilão a ser enfretado: é a vida na sua mais pura forma. acredito que nós precisamos, em certa instância, ler nos livros aquilo que tanto nos amaldiçoa em vida. precisamos ler os personagens fictícios vivendo os desastres, os amores, as discordias, tudo aquilo que nós também vivemos, com a esperança de uma vida melhor. e é por isso que torcemos por Vasco, Clarissa, Fernanda, Noel, Amaro e todos os outros personagens que, tão reais e tão palpáveis, se misturam com os fantasmas que nós também carregamos em vida.

Érico Veríssimo! Um grande ato da literatura brasileira!

Adlya.Gazio 11/11/2023

Um lugar ao sol - Érico Veríssimo
O Érico como sempre me arrebata com sua sensibilidade exagerada.
E eu, sempre choro.
..............

Clio0 02/10/2023

O lirismo de Veríssimo finalmente dá lugar a sua escrita mais realista, caucada na miséria e na praticidade que transformam o cotidiano simples em algo mais duro, mais queimado de sol.

Essa obra não deve ser encarada como algo pessimista, apesar de retomar os personagens Vasco, Clarissa e Dona Clemência de obras posteriores - Clarissa e Música ao Longe nunca foram referidos como uma trilogia pelo autor - é nítida a ideia do autor de sobrepôr as fantasias da juventude com a dureza da fase adulta.

Não é uma vingança e não há nada de voyeuristíco nessa obra. Mesmo os momentos de maior tensão entre Amaro, Fernanda e Clarissa, os quais não são propriamente parte de um triângulo amoroso, ainda deixam entrever que são acasos narrados pelo autor como alguém que observa o mundo a sua volta, sem propriamente lubricidade ou rancor. É o olhar levemente curioso de quem fuma um cigarro na janela.

Recomendo.
preta velha 02/10/2023minha estante
amei a metáfora que encerrou a resenha! ?

Renato 09/11/2022

Um inverno que não quer ir embora
Um crime político numa cidadezinha escancara a força bruta do coronelismo e a impotência de suas vítimas, e empurra uma família para a pobreza, obrigando-os a abandonar a terra onde viveram por gerações em busca de melhor sorte na cidade grande. Nesse pano de fundo os personagens dessa história entrelaçam suas tristes vidas que parece se afastar cada vez mais de uma redenção. Causa desconforto assistir a busca infrutífera por melhores dias, seja dos protagonistas, Vasco, Clarissa e Fernanda, seja daqueles que orbitam no seu entorno. O sucesso parece improvável o que torna patético o mergulho do personagem por ambientes de luxo e abundância mundana enquanto lamenta viver sob a dependência do trabalho das mulheres da casa, as únicas que sabem conduzir o destino. Surgem personagens e histórias paralelas com retornos ao passado, nem sempre nobre, que parecem querer explicar o inexorável declínio que experimentam. Nesse limiar da miséria cada um alimenta seu sonho e dói ver o medíocre fim reservado a um ou outro. Erico Veríssimo não se apieda da condição humana, ele a narra, mas, para a sorte do leitor, também não é cruel e permite algumas saídas.
Natty 15/04/2023minha estante
Em resumo,o que todos nós queremos da vida é o NOSSO lugar ao Sol não é mesmo?!

Edmar.Candeia 28/08/2022

Viciante, como sempre
As obras de Érico Veríssimo que li até o momento me prenderam de um forma que não consegui descansar enquanto não finalizei, e ao terminar deu vontade de ir para a próxima, quase um vício. Nessa me surpreendeu a mistura de personagens de de outros livros do autor, numa trama perfeita. Numa das personagens, Fernanda, reconheci muitas mulheres que conheço.

Mari.Cathalina 30/06/2022

Um lugar ao sol
"As pessoas não lêem para esquecer da vida, elas lêem pra poder viver mais coisas"

De tempos eu tempos eu me desafio a ler livros "fora da minha zona de conforto", esse foi um desses livros, não é uma grande aventura, mas é uma história bem escrita e interessante.

Fabi 07/03/2022

Como Érico Veríssimo sabe descrever sentimentos! Encantada! E ao mesmo tempo, sabe fazer escrita com personagens reais, muita simplicidade, mas muita esperança mesmo em tempos difíceis. No mesmo ambiente de miséria, de pobreza, encontra-se muito amor, muita esperança, muita solidariedade. E fica uma lição: que busquemos o nosso LUGAR AO SOL!

Aline330 30/12/2021

"Os personagens só sofrem, tu vai gostar", disse minha mãe. E eu gostei mesmo. A gente vê um pouco de nós mesmos em cada situação, e tudo isso se passando em Porto Alegre, uma cidade tão especial pra mim. Pretendo ler mais do autor.

Raissa Barros 10/06/2021

Senti um vazio quando terminei
Como sempre o autor me surpreendeu pela simplicidade das suas histórias e escrita. Eu fico impressionada como o autor consegue demostrar tão bem os sentimentos dos personagens, por isso a cada capítulo me senti um pouco como eles.

O livro tem uma visão bem realista em relação a vida, ao dia-a-dia das pessoas que vivem uma vida pacata e mesmo assim, conseguem tirar uma lição positiva de tudo e ajudar aos que precisam, vizinhos e amigos.

Quando terminei o livro senti meio que um vazio, aprendi muito e levarei vários momentos do livro como lições pra vida.

delicadas.leituras 17/12/2020

Vidas Comuns
Gosto muito deste autor, li alguns de seus livros, mas Clarissa, Um Lugar ao Sol e Olhai os Lírios do Campo foram os que me impressionaram, mas até os que não gostei sei que são bons. As histórias da vida comum, do cotidiano, de mazelas (não todas), me tocam, e Veríssimo trás muito disso nesta obra. Fico procurando autores que reaproveitam seus personagens, acho que me apego, então gostei de ver Clarissa de novo, mas não deveria já que sua vida de adulta não tem aquela beleza passada no livro que leva seu nome. Gosto também de histórias ambientadas em pequenas cidades, tendemos a pensar nelas com uma visão romantizada, mas muitas coisas ruins também acontecem, e neste caso, a família parte para Porto Alegre justamente por causa da violência, e é claro que lá passará por problemas, mas daqueles comuns à maioria dos habitantes de grandes cidades, especialmente aos da camada mais pobre.

Anienne 23/09/2020

Um Lugar ao Sol
Dizem que Veríssimo teve três fases literárias e a primeira delas é a fase dos romances urbanos, justamente, os livros que estamos lendo no Grupo de Leitura Coletiva #Veríssimos.

Este é o quarto livro e, como era de se esperar, eu amei!!!

Ele retrata, de forma crítica, a vida da sociedade e da pequena burguesia, com pitadas ácidas sobre as crenças e preconceitos arraigados. Acho impressionante ele trazer à superfície assuntos sociais que são tabu até hoje e que ele já tratava e retratava em seus livros na década de trinta.

As coisas acontecem em Jacarecanga, cidadezinha ficcional do interior, na região sul do Brasil e também em Porto Alegre. Ele mostra o dia a dia dos primos Clarissa e Vasco e, dessa forma, fala de vida real e personagens humanos que nos fazem refletir muito, ainda mais quando a leitura é feita em grupo.

Sua escrita é lírica, sinestésica, cheia de beleza e poesia, independentemente, das tragédias que retrata.

Eu sou suspeita para falar da obra de Érico Veríssimo porque sou apaixonada demais!

Lipe 04/12/2019

Erico em Ordem Cronológica - 4° livro
Este é um projeto pessoal que jamais me arrependerei de ter embarcado. Erico Verissimo possui uma escrita sincera, pueril, poética e filosófica. Ele sabe como tocar o leitor que vê-se dentro das suas narrtivas que se assemelham a crônicas de costumes. Doe no leitor ler sobre a miséria, vida e morte, sobretudo as cenas de suicídio que aparecem nessa e em outras obras do Erico.
Em Um Lugar ao Sol, reencontramos personagens de obras anteriores do Verissimo, como Clarissa e Vasco.
Continuamos a acompanhar a desgraça da tradicional família Albuquerque, guerreiros e latifundiários gaúchos. Logo no início do primeiro capítulo, o leitor é jogado no velório do patriarca João de Deus Albuquerque assassinato por motivações políticas partidárias. A partir desse ponto, vamos acompanhando a luta pela sobrevivência da viúva Clemência, da órfão Clarissa e de seu primo Vasco, que passarão por graves problemas financeiros e emocionais e optando por saírem de Jacarecanga e viverem em Porto Alegre, fugindo da violência e morte e levando consigo apenas dores e incertezas.

Não é um dos melhores livros do Erico Verissimo, pois em determinados momentos a história arrasta-se e parece não progredir, os protagonistas tomam decisões incoerentes com suas personalidades, mas vale muito a pena ser conhecido pelos leitores do autor.

DANIZINHA 20/04/2022minha estante
Oie, tudo bem? Desculpe-me a demora em respondê-la. Eu quase não entro na rede, quando entro é para atualizar tudo de uma vez. Esse livro eu não tenho. Li o exemplar da biblioteca da faculdade. Bjos!