O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus

Resenhas - O Mito de Sísifo

Stephany 25/12/2021

Demorei mais de dois anos para criar a coragem que me faltava para iniciar essa leitura, mas acredito que tenha feito ela no tempo correto. Uma obra simplesmente incrível.

Mar 30/12/2021

É preciso imaginar Sísifo feliz
Bom, quem sou eu para criticar livro de filosofia, ou filosofia como um todo. Baseio qualquer opinião portanto na minha experiência técnica com como Camus posa sua filosofia.

No geral, Camus é dado à referências e preâmbulos. Depende demais de que quem lê possua conhecimento de outros autores (sim, no masculino) assim como outras filosofias, a própria filosofia do absurdo parecendo muito reacionária à outras ideias - essa parte natural, claro.

Além disso, há uma relação complexa e pouco definida com Deus, deuses e religião no geral. Camus afirma que não parte da pretenção de desmentir a existência de um deus, e de fato não o faz, mas ainda assim toda sua filosofia depende de reagir à possibilidade (ou a não-possibilidade) de uma eternidade divina. Seria, pessoalmente, mais interessante ver o absurdo como o abismo de conhecimento humano, sem necessitar tanto de deus(es) não apenas para comparação mas também definição.

É isso. Não apresentarei pontos fortes nem nada porque é Camus. Filosofia não parte do princípio de ser boa ou ruim, apenas apresentar formas de ver o mundo, né? Então essa é minha deixada de discussão singela pós leitura.

rdrg 01/01/2022

empurra a pedra, Sísifo
Então, eu nunca li nada do tal Camus (fica aí no ar a pronúncia desse nome). Gostei bastante do primeiro capítulo e o segundo capítulo é certamente o ápice desse livro.
O autor busca esclarecer o que seria o absurdo e depois do segundo capítulo acho que fica mais difícil entender o que ele quer dizer, e fica um pouco repetitivo e desgastante.
Porém é bem interessante a abordagem do cara.
Espero que venham os próximos dele em 2022.

Bruna Peixoto 01/01/2022

Livro curto, mas bastante denso, Camus busca o sentido da vida de modo filosófico, tratando do suicídio como a única questão filosófica que devemos levar a sério. O absurdo da vida é perceber que, dado que a vida não tem sentido, não se tem obrigação com nada. A única coisa limitante é moral de cada um, construída apartir de suas experiências.

Elaine Messias 06/01/2022

Texto reflexivo
Se você terminou de ler a peste e o estrangeiro, está esperando um romance, não é o que acontece aqui. O livro é um texto de reflexão filosófica riquíssimo, que faz referência a grandes obras da literatura mundial. O ponto central do texto é o suicídio.

Eduardo Mendes 09/01/2022

A vida seria melhor vivida se não tivesse sentido
O Mito de Sísifo conta a história de um personagem da mitologia grega considerado o mais inteligente dos mortais. Entretanto, depois de enganar e desafiar os deuses, Sísifo recebe um castigo pior que a morte; realizar um trabalho exaustivo e sem propósito por toda a eternidade. Ele precisa rolar uma enorme pedra montanha acima, quando ele chega ao topo da montanha a pedra rola morro abaixo e ele precisa refazer o trabalho, todos os dias.

O escritor e filósofo francês Albert Camus aproveitou o potencial simbólico dessa mitologia pra escrever este ensaio que trata entre outras questões sobre nosso propósito de vida, a inadequação do ser humano, a futilidade e o absurdo da vida. Eu li “O Estrangeiro” alguns meses atrás e sinto que os livros se completam.

Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje o ser humano continua se perguntando, “porque fazemos o que fazemos?” e “qual o sentido da nossa existência?” Camus convida o leitor a refletir sobre a falta de propósito; ele explica sua teoria sobre o absurdo utilizando exemplos e citando referência de escritores como Nietzsche, Dostoievski e Franz Kakfa.

Para Camus a vida seria melhor vivida se não tivesse sentido, e propõe que abracemos o absurdo ao invés de negá-lo. O autor compara o mito de Sísifo à nossa rotina, já que muitas vezes nos esforçamos com atividades que não nos levam a lugar algum. É sobre essa inutilidade e gratuidade da vida que o filósofo discorre seu ensaio.

Não acho que o livro tenha uma grande lição ou que possa ser visto sob apenas um ponto de vista. Cada um pode tirar alguns aprendizados com a leitura, e no mínimo olhar para si mesmo sob uma perspectiva diferente, concordando ou não com Camus.

Aqui o absurdo não é mostrado como uma saída a um mundo sem sentido, mas como uma ideia que pode libertar a sua mente e te ajudar a encontrar seu próprio sentido pra loucura que é viver.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-mito-de-sisifo/

Carol 18/01/2022

Absurdo e suicídio
Camus usa Sísifo para explicar a condição humana e a repetição diária do nosso comportamento, uma metáfora para a vida ?moderna? dos sistemas político-econômicos que despontavam na primeira metade do século passado.
Não espere uma leitura fácil, mas espere aprender bastante.

Lays 19/01/2022

?Tenho tempo para me indignar??
Nesse livro o autor refuta váriaaaaas temáticas, achei bastante interessante.
Ele opina de uma forma bem inteligente porém com uma escrita muito sofisticada ao mesmo tempo que difícil.
Essa leitura poderia ser uma palestra, imaginei em vários parágrafos ele discutindo e refutando os assuntos citados ao longo da leitura com uma plateia.

rafa 23/01/2022

A leitura foi um pouco difícil pra mim, mas apesar disso eu gostei do que o livro propôs. Entendi que o homem absurdo é aquele que não precisa de um sentido ou uma razão maior para viver e que encontra felicidade até na desgraça.
?É preciso imaginar sísifo feliz?
A fé na imortalidade é necessária ao ser humano para que dê a ele um motivo para não se matar ??
Boa aí pra você sisifo que foi condenado pela eternidade a ficar empurrando uma pedra pra cima

Samara 27/01/2022

primeiro livro do ano
assunto interessantíssimo!!
me emocionei diversas vezes lendo esse livro, e me ajudou a pensar mais em coisas muito importantes.
É PRECISO IMAGINAR SÍSIFO FELIZ!!

mands 10/02/2022

eu vejo sísifo feliz
uma leitura que conversou muito com o meu momento, é preciso apreciar a jornada, o caminho, o tédio da vida e das relações pessoais... é preciso ver sisifo feliz, nossa vida não acontece quando alcançamos um objetivo ou meta, ela existe nas sutilezas do dia a dia , e convenhamos que carga teria se tivéssemos um único motivo pelo qual viver...

Alan kleber 11/02/2022

O mundo imerso em irracionalidades
O autor faz um retrato do mundo em que vivemos e do dilema enfrentado pelo homem contemporâneo: "Ou não somos livres e o responsável pelo mal é Deus todo-poderoso, ou somos livres e responsáveis, mas Deus não é todo-poderoso."
Sísifo foi condenado pelos deuses a empurrar incessantemente uma pedra até o alto da montanha, de onde ela tornava a cair, caracterizando seu trabalho como inútil e sem esperança.

Raul 14/02/2022

Esse livro é um absurdo
Nossa, nunca tinha lido nada do Camus e eu estou, positivamente, surpreso! Um autor fantástico!

Apesar de não conhecer todas as obras e pessoas que foram citadas no livro, gostei bastante da escrita do existencialista francês. A minha parte preferida, claro, foi a classificação de Sisifo como o homem absurdo.

Enfim, é uma leitura bárbara que não cabem muitos comentários, só reflexões.

Bruno Oliveira 19/02/2022

O ABSURDO DA CONSCIÊNCIA ABSURDA A CADA PÁGINA!
Não se engane, este O mito de Sísifo, do francês Albert Camus é muito mais do que um novo significado do tal mito. No seu miolo, há outros ensaios que, em suma, tratam do mesmo tema: o absurdo da vida humana finita neste mundo igualmente absurdo e finito. Sísifo aqui só entra como uma “cereja do bolo” neste rol filosófico que tenta discutir o que realmente importa em se tratando de Filosofia, segundo Camus, claro: viver ou se matar? E, se sim ou não para uma ou outra pergunta, ou a mesma resposta para ambas, e por quê? O livro todo é sobre isso. Há umas abordagens aqui e ali sobre alguns autores e suas obras para melhor exemplificarem o ponto de vista de Camus e, só essas discussões, já valem a leitura do livro: Dostoievski e Kafka são seus preferidos; aliás, desse último, há até um texto que trata melhor dele, de suas obras e de seus personagens. Camus tem um texto limpo, direto, você vai na dele facilmente e, ocasionalmente, acaba indo bem além também. Muito bom! Boas reflexões aqui.

rosinhaa 28/02/2022

O que é o absurdo?
Nesse ensaio, Albert Camus busca definir o absurdo, busca uma explicação para o suicídio e o que nos leva a ele. Ao citar O Mito de Sísifo, Camus conclui que o absurdo é levantar a mesma pedra todos os dias pela manhã, para que ela caia ao entardecer. E assim seguimos com os nossos dias, fazendo o que deve ser feito, sem a garantia de nada, vivendo um dia de cada vez.