Seminário dos Ratos

Seminário dos Ratos Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Seminário dos Ratos

lililu 10/04/2023

Me surpreendi
O livro conta com 13 contos diferentes, cada um com suas personalidades e peculiaridades.
Todos apresentam um tipo de abordagem que procura desvendar os sentimentos.
Os contos são muitos bons e te envolvem, apesar de serem curtos.

HULK AGIOTAAA 06/04/2023

A dama da literatura brasileira
Certamente, é um bom livro para se ler nas horas vagas, embora, despretensiosamente, evoque certas questões, e com que finalidade, a nos deixar com uma pulga atrás da orelha. Alguns contos, mais do que outros, são marcados por um realismo fantástico muito próximo do boom da literatura latino-americana, a lembrar García Marquez, embora não se limite a isso. Emerge aí a dimensão do conto como segunda realidade.

jeanrluc 31/03/2023

THAT'S MOTHER MOTHERING
A escrita dela é mto boa e prende mto wow... ela eh certamente uma escritora queria entrar na mente dela quando ela escreveu esses contos

Jennifer66 31/03/2023

É fascinante o modo como a autora aborda temas tão sóbrios em seus contos. De maneira singela os personagens são muito únicos, dispersos e envolventes, nos envolvendo de forma imersiva em suas perspectivas e complexidade.

Michela Wakami 29/03/2023

Esse livro contém 13 contos.

As formigas: 5 estrelas.
Senhor diretor: 0,5 estrela.
Tigrela: 0,5 estrela.
Herbarium: 0,5 estrela.
A sauna: 0,5 estrela.
Pomba enamorada: 0,5 estrela.
WM: 2 estrelas.
Lua crescente em Amsterdã: 3 estrelas.
A mão no ombro: 2 estrelas.
A presença: 3 estrelas.
Noturno amarelo: 4 estrelas.
A consulta: 5 estrelas.
Seminário dos ratos: não consegui chegar a uma nota.

Pela data que foi escrito e todos os indícios, indicam que esse conto é uma crítica política na época do regime militar.
Eu particularmente, vejo essa época com um olhar cuidadoso, pois ambos os lados tem culpas.
Ambos praticaram coisas que não deviam.
Uma coisa que me chamou bastante atenção nesse conto, é a visão da autora que, ela deixa bem claro, que quem estava no poder e quem estava lutando para entrar no lugar da liderança, todos eram ratos.
E essa é uma grande verdade, sai liderança e entra liderança, o que todos buscam é poder, são todos ratos.
Cabe a você colocar na balança e ver qual rato é menos destrutivo e votar nesse.
Esses ratos, podem ser ratos em vários aspectos não só de roubar.
Infelizmente o poder é algo muito perigoso e o homem não tem estrutura para lidar com o poder.
Rogéria Martins 29/03/2023minha estante
Muito bem colocado, Michela! Parabéns!!

Michela Wakami 29/03/2023minha estante

Obrigada, amigos.?

Fabio 02/10/2023minha estante
Adorei!???

imlanne 28/03/2023

Para mim, os livros da Lygia são como uma casa que me acolhe sempre que eu preciso.
Os contos são simplesmente incríveis! A leitura é afável e fluída.

Sah Peres 26/03/2023

Gosta de utopias?
Nesse livro o jeito que a autora aborda os personagens não fica claro quem em seria quem no cenário político. E parte boa e a parte ruim do livro, pois você consegue fazer várias interpretações.
É uma leitura rápida.

Victoria.Olzany 16/03/2023

Um bom livro de contos. Alguns destaques particularmente bons:
- "Senhor diretor": uma senhora de 61 anos, professora, aposentada, paulista e virgem passa por uma banca de jornal e se escandaliza com as notícias, publicidades, e matérias expostas ali. Ela segue seu caminho escrevendo, dentro da sua cabeça, uma carta ao diretor do jornal sobre a "decadência" da sociedade, e sobre como parar isso. Ela segue seu passeio enveredando por vários assuntos, enquanto continua a carta: os crescentes debates sobre feminismo, as escolhas de outras mulheres, os jovens e seus fluidos, sua solidão. Esses caminhos a levam a encontrar seus próprios questionamentos acerca das suas próprias escolhas durante a vida, impactados pela velhice.
- A Sauna: um homem de meia idade, então um pintor rico e reconhecido, vai à sauna. Em paralelo, acompanhamos também conversas que teve com sua esposa sobre a sua última companheira. As cenas da sauna e da conversa com a esposa se entrelaçam constantemente através de "pontes" muito bem elaboradas pela autora, imagens do agora e do antes que se assemelham em algum ponto em particular. Além disso, acompanhamos também o pensamento do pintor, que é o que constrói essas "pontes". É muito interessante como Lygia capturou, aguçadamente, as nuances da podridão do pensamento masculino.
Sua mulher lhe dirige muitas perguntas, e suas respostas revelam o quanto ele se ergueu às custas do sofrimento da ex, e também revelam um desconforto entre o casal. Além disso fica claro como sua relação com a atual foi motivada por interesses individuais dele.
Acompanhamos, pelo ponto de vista masculino, um homem que se fez às custas de suas companheiras, e que sempre se achou no direito disso.
- "A Presença": um jovem de 25 anos se hospeda em um hotel de velhos, que o recebem com uma hostilidade muda; hostilidade essa dirigida à sua juventude, que ele exibe sem pudor e apesar dos avisos.

Eliane Sousa 12/03/2023

Gostei de alguns contos, mas essa coletânea é muito inferior à antes do baile verde, que amei praticamente todos os contos. Vale a leitura porque cada gosto é particular.

juli4_daf 07/03/2023

O livro O seminário dos ratos conta com 13 contos diferentes, cada um com suas personalidades. Todos eles apresentam um tipo de abordagem que procura desvendar os sentimentos dos personagens, todos sendo muito humanos.

Meu conto favorito foi ?A lua crescente em Amsterdã?, que conta sobre o decaimento de um amor jovem e sobre a pobreza.

Esse livro apresenta diversas discussões sobre traição, pobreza, envelhecimento, loucura e etc. Foi uma leitura extremamente proveitosa.

Iass 04/03/2023

Acredito que Lygia se transformou na minha escritora preferida da vida, simplesmente.

" Quando olhou para trás, o casarão estava todo iluminando." >>>

sofis5 02/03/2023

Surpreendente
Me surpreendi muito com esse livro.
Apesar de ter contos maçantes (porém interessantes) ele tem contos muito bons, como WM, meu preferido, Tigrela e O X do problema.

Bruh 27/02/2023

Lygia Fagundes Telles é criativa, e demonstra sua criatividade durante os contos deste livro, além do mais, Seminário dos Ratos é recheado de críticas sutis e não tão sutis a época de ditadura em que viviam, e Lygia não se esforça em esconder na narrativa o deboche e escárnio, o que achei incrível. Como Clarice, ela também mergulha no sentimento sórdido e tão humano das emoções, na vida não romantizada e indentificável, ao mesmo tempo que nos coloca em um mundo diferente e estranho, uma realidade quase mágica em alguns contos. Acho que é realismo fantástico como chamariam essa maneira de escrever.

Gostei deste primeiro contato, achei interessante a escrita dela, e lerei outro assim que possível. No livro houve histórias que gostei mais que outras, mas ainda sim, é interessante a leitura.

"a verdade era tão sem atrativos como a folha da roseira, expliquei-lhe isso mesmo, acho a verdade tão banal como esta folha."

vitor 26/02/2023

Há coisas que você só sente. 'Seminário dos Ratos' definitivamente é uma dessas coisas.

PS: adorei demais o tom de similaridade entre alguns capítulos, que pareciam a continuação de algum outro (na minha cabeça 'a mão no ombro' continuação de 'a sauna' e 'a consulta' é sobre o cara de 'WM' na reabilitação - até o nome do personagem tmb começa com M).