Seminário dos Ratos Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Seminário dos Ratos

Haniel.Natal 11/06/2023

Mas que livro...
Sendo o primeiro contato que tive com a Lygia, foi extremamente de bom grado que tive o prazer dessa leitura. O livro conta com 13 contos distintos, porém, todos trazem o conflito de suas narrativas de forma incrível. Não seria exagero em dizer que alguns desses contos foram de roer minhas unhas, a sutileza e profundidade de alguns me trouxeram à tona com o que me deparei com a escrita da autora. Sem muitos spoilers, esses contos são magníficos, sendo meus preferidos, sem sombra de dúvidas o Tigrela, Lua crescente de Amsterdã e a Consulta. Agradeço muito a Comvest de o último conto do livro como leitura obrigatória, pois mesmo que não havia a necessidade de ler os outros contos, tive o contato maravilhoso com o universo de Lygia Fagundes Telles.

Biaaa_Pascotto 06/06/2023

Seminário dos Ratos
"Carlos Drummond de Andrade, "nos faz sofrer e ao mesmo tempo nos oferece o remédio compensador da arte"
Lygia possui um grande apreço pela palavra e pela beleza da escrita! Amei esses contos!

Gabriela 03/06/2023

Seminário dos Ratos
Sempre ouvi muito o nome Lygia Fagundes Telles, mas sinceramente nunca tive muita curiosidade em ler as suas obras... Até que o vestibular me forçou a tal rs.

E, de verdade, agradeço muito por isso! Se não fosse por essa obrigatoriedade, eu provavelmente sempre deixaria os livros dela pra depois e, no mínimo, demoraria muuuitos anos pra conhecê-la!

Eu comecei sem saber muita coisa sobre os contos e a escrita dela, então foi tudo uma surpresa muito gostosa!

O livro já começou com uns contos bem ímpares KKKKKKKKKK. Mas já logo de cara me apaixonei pela escrita dela e pelo modo em que ela maneja a história!
Ela tem essa coisa de mover a história em MUITOS rumos e ao mesmo tempo levar o leitor pra exatamente onde ela quer. O tempo inteiro me senti na palma da mão dela, pra ela fazer o que quisesse.

O tempo todo tive aquela sensação de que no começo você não tá entendendo nada e no final parece que você tá no começo. E eu AMEI isso.
Apesar de não entender nada, você ~compreende~. Você sente exatamente o que a história tá te passando e o que tirar de toda aquela maluquice que tá se desenrolando.

Uma das coisas que mais me deixou apaixonada nesse rolo todo foram os contos de grandíssimos monólogos. Aqueles que os personagens saem pensando, em grandes devaneios, e você não consegue identificar o que é passado, futuro e muito menos presente.

O conto do Senhor Diretor foi um dos meus preferidos. Ele me impactou TANTO. Não tenho como colocar em palavras o que ele significou pra mim, de verdade.

Enfim, gostei desse livro muito mais do que um dia eu poderia sonhar. Com toda e plena certeza vou buscar mais obras da Lygia pra ler e me apaixonar.
Super recomendo a leitura! ??

skuser02844 31/05/2023

As histórias são bem variadas e o fato de serem vários contos torna a leitura menos cansativa, achei muito interessante.
plus a mente dessa mulher é admirável

nessa.combinato 30/05/2023

Completamente louco e absurdo, mas muito bom
Li esse livro por causa do vestibular da Unicamp e embora só precisasse ler o último conto, não consegui parar de ler e abandonar os outros. A escrita da autora é fantástica, poética, provocante. Gosto muito da forma como ela usa figuras de linguagem e como nada é o que parece. Mas com certeza não é um livro pra ler no fim da tarde kk

ClaraGabs 28/05/2023

Lua crescente em Amsterdã
Gente eu amo AMO AMOO esse conto, eu comecei a ler pra vestibular pensando q era o livro inteiro obrigatório (no fim nem precisaria ter comprado o livro pq era só um conto de 6 págs kkkk), mas ganhei de presente a experiência de ter lido lua crescente, sério !! Só lendo pra saber! LEiam!

Marcela 26/05/2023

Endjjsnsn
Sjsjjdjskekskrjdjdjfjjfhfhfhfjfjfjfjfjfjfjjfjfjfjfjfjfjjfjfjfjfjfjffjfjjffjjfjfjfjfjfjfjfjjfjfjfjfjdjdjjd
Nicky 26/05/2023minha estante
Verdade

Juliana.Leite 25/05/2023

Empurrei, mas terminei. Reflexão geral...
Li esse livro para um Clube do Livro que participo, escolheram ele por ser um livro de vestibular.
Não me surpreende nem um pouco escolherem um livro com questões políticas para isso, o fato é que não se aprende política nas escolas. Aliás, é difícil falar de política sem impor um pensamento... (mas não vou me aprofundar nisso)
Já li outros livros da autora e não é um estilo que me atrai... o clima obscuro, a quantidade de descrição... Então pra mim, foi uma leitura bem empurrada, finalizei porque era necessário.
Alguns contos eram mais atrativos, interessantes, prendiam mais a atenção... Mas a maioria deles não foi uma leitura agradável para mim.
Não é um livro que eu leria novamente ou recomendaria para alguém.
liv_araujo 25/05/2023minha estante
ainda nn terminei mas já tenho uma opinião bem parecida ju

Juliana.Leite 25/05/2023minha estante
hehehehe Vamos ver como vai ser esse encontroooo

Maycom 23/05/2023

As nuances da vida pelas margens de um livro!
No começo da leitura não estava muito legal, mas foi fascinante de ver como a leitura me cativou conforme fui continuando a obra. Lygia é existencialista, e aborda vários temas universais como a Morte, o amor, a infância, o desespero e a loucura, e possui a capacidade de gerar essas sensações de uma maneira extremamente delicada, mas muito efetiva.

Na abordagem da velhice vemos a solitude e a presença inrrevogável do tempo, e todos os efeitos que isso causa.

Para o Velho o jovem é um espelho do futuro, ele lembra de ser jovem. Para o jovem, ele não tem espelho algum. Ele nunca esteve lá, é mais fácil ignorar...

Há coisas que perdem o seu valor quando chega a velhice. Há outras que ganham um valor imenso. O triste é ver que a sociedade só percebe o devido valor de certas coisas quando chega na velhice, sendo que poderiam ter percebido tão antes... Esse prazer insaciável que escorre do teu copo de luxúria também traz consigo uma cegueira do Mundo.

Titúlos e vitórias que em determinado momento já não ecoam mais no pensamento. Já não fazem mais sentido no momento. Já se distanciou o tempo. De lamentos em lamentos as dores ficaram, os amores se foram, e a Morte, que as vezes vem em formato de fome, de vingança, de doença, de descuido, de acidente, de repente, veio em forma de tempo.

isabela1177 17/05/2023

Luci contando isso aqui foi maravilhoso, nem vou ler sos
ainda pensando muito quem sao os ratos efetivamente

ari 15/05/2023

Nao sei
Li obrigada por conta da escola, em alguns contos até gostei, mas em geral, realmente não é a minha praia.

hiraimango 11/05/2023

IN-CRI-VEL.
"Mas quando o telefone ficou calado e as pessoas não se viravam mais para vê-la, caiu no mais completo desespero... Os vasos, vazios de flores. As pessoas, distraídas. O tremor da excitação durou até a hora do carteiro... Hoje não veio carta? Nem hoje, nem ontem."

OCautum 08/05/2023

O fantástico nos limites
Esse foi meu primeiro contato com a premiadíssima obra de Lygia Fagundes Telles e já estou apaixonado por ela. Uma escritora engajada com a sociedade e intrigada com a decadente e medíocre vida pequeno-burguesa, ela constrói reflexões a partir de eventos fantásticos construídos a partir de limites enevoados. Vida e morte, sanidade e loucura, amor e obsessão. Tudo isso se confundo nos contos de Seminário dos Ratos.

Milton 26/04/2023

🤬 #$%!&
Meu deus, cada conto foda que eu ficava de boca aberta, lygia tem um talento puro e um domínio da escrita e da língua fantástico

Terra 23/04/2023

Amei muito muito muito muito mesmo!
Li para a escola e achei que não ia gostar .
Acabei me apaixonando!