Seminário dos Ratos

Seminário dos Ratos Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Seminário dos Ratos

Lari 28/08/2023

Achei a leitura dos contos interessante, embora cansativa algumas vezes. gostei mais de uns do que de outros, e acho legal essa coisa de que alguns constroem um mistério mas no final fica em aberto, não da uma resolução. cansativa porque a escrita é como se não tivesse uma pausa na narração, tanto que tem parágrafos enormes, as falas não são marcadas e alguns trechos não tinham pausa. não que eu tenha achado a escrita seja ruim até porque ela é uma das maiores escritoras do brasil, mas por ser algo que não to acostumada a ler foi um pouco exaustivo. enfim! vale a pena ler, sair da zona de conforto e conhecer mais da autora

Bia 27/08/2023

A melhor contista que o Brasil já abrigou
Uma seleção de contos coesa que passeia por amores doentes e um surrealismo rarefeito; os contos nos abandonam sempre a exatamente um passo da verdade sobre todas as coisas. A maneira como os contos, completos em si, têm a capacidade de se misturar, revela um panorama completo da vida e da morte, da sanidade e da loucura, da culpa e do perdão, com o privilégio de enxergar esse caleidoscópio através das lentes da melhor contista que o Brasil já abrigou.

Bruno236 25/08/2023

Contos são uma delícia
A obra é uma antologia de contos desta que foi uma das maiores autoras a produzirem nessa terra tropical.

Leitura tranquila e prazerosa.

Maria 23/08/2023

Eu também comecei a ler esse livro por fazer parte da coletânea da UNICAMP, mas esse diferentemente dos demais foi uma leitura mais complicada tanto pela forma com que foi escrito, com a presença tanto de discurso indireto, indireto livre e direto, tanto pela forma a quase abstrata e poética na qual ele é escrito.

Tha 21/08/2023

Que delicinha de livro, adorei ler. foi o meu primeiro contato com a escrita da lygia e eu amei, quero conhecer outras histórias dela. gostei de todos os contos, acho que nao teve um que não gostei. são muuito bons. recomendo muito.

Balbino.Farias 14/08/2023

Coleção de contos (14 no total) publicada em 1977. Nessas histórias, nas palavras de José Castello, ?Lygia trabalha com um mundo de miniaturas, quinquilharias e pequenos sentimentos. Plantas, bichos, insetos, desabafos, tremores, frágeis revelações, objetos suaves que a aproximam da poesia. Não se espere dela, porém, o derramamento e os adornos que em geral caracterizam a prosa poética. A escrita de Lygia é refinada. É cortante.? As histórias são primorosas e constantemente levam o leitor a um enfrentamento com algo incerto dentro de sua própria consciência.

Léo 11/08/2023

Demorei pra ler esse...nem sei pq. Adoro um livro de contos, amo capitulos/histórias curtas e o texto fantasio me fascina. Ou seja, deu match.
Os contos são fluidos, mas não são simples de entender. Lygia seria capaz de rir na nossa cara e nós não iríamos nem perceber.
O que deu certo pra mim foi mergulhar de cabeça. Nada aqui é real e tudo faz sentido. Todas as críticas são veementes e dosadas. Esse livro de contos traz uma poesia delicada e cômica capaz de fazer qualquer um deslizar livro a dentro.

littleshwt 07/08/2023

A unicamp pediu para ler apenas o último conto, mas acabei lendo tudo gostei bastante. O conto do seminário dos ratos, do caro senhor diretor e o primeiro das formigas me marcaram bastante. Lygia sempre foi genial em suas obras, adorei esse livro de contos

Maria1691 30/07/2023

Gostei, só não sei o porquê.
Gostei muito desse, só não consigo formular uma opinião exata. É bem reflexivo, tem uns momentos meio sem pé nem cabeça, mas de um jeito bem legal.

E com isso eu acabo as férias e os livros de romance que vão cair nos vestibulares. Agora só faltam os de poemas!!

Rayssa 21/07/2023

Fácil e reflexivo
Eu amei muito, principalmente os primeiros contos. A maioria tem um sentido oculto que você sabe que está ali, mesmo não entendendo.

Queria aquelas análises que as pessoas fazem em série em cada episódio. Cada conto.

Rapidinho e linguagem fácil

Erica 20/07/2023

Tenho um problema com contos que são recortes tão recortados que parece que ficou faltando contar o final.
Mas teve alguns que gostei bastante. Destaque para Senhor Diretor e A Consulta que são bem engraçados.

Classificando os contos:

As Formigas ?
Senhor Diretor ?
Tigrela ?
Herbarium ?
A Sauna ?
Pomba Enamorada ou Uma História de Amor ?
WM?
Lua Crescente em Amsterdã ?
A Mão no Ombro ?
A Presença ?
Noturno Amarelo ?
A Consulta ?
Seminário dos Ratos ?

Beatriz2725 19/07/2023

Muito bom!
Sempre gostei muito da escrita da lygia, principalmente quando estudei seu conto ?seminário dos ratos? em sala de aula, a partir dele o encanto nasceu e me trouxe o interesse para ler mais de seus outros contos.
Com esse livro é notória a habilidade de lygia de desenvolver uma história com qualquer tipo de enredo! tem do conto mais agoniante com reviravoltas ao conto que critica todo um sistema governamental. Com certeza lygia fagundes teles é uma de minhas escritoras favorita.

Henrique Fendrich 22/06/2023

Um livro que li para o vestibular há muitos anos e para o qual não estava preparado ainda. Lembro de ter tido dificuldade com a leitura. Hoje a minha experiência possivelmente fosse outra, pois já li e gostei de muita coisa da Lygia que li desde então.

alpaco 21/06/2023

Seminário dos ratos
Como sempre, eu adorei a leitura de mais um livro de contos da Lygia. Só não dei a nota máxima, porque alguns contos me deixaram meio confusos ou meio perdidos. Entretanto, como um livro dessa autora, não deixa nada a desejar.

Tem contos mais existencialistas, alguns com reflexões sobre a morte e também sobre o passado. Um livro completo. O poder que Lygia tinha de nos guiar pela mente dos personagens e estabelecer surpresas tão surpreendentes no final de cada história é algo muito característico da autora.

Seu talento para o drama piscicológico e a confusão mental ficam muito claros em "a sauna" que confesso que foi o conto que mais tive trabalho pra engajar, mas quando engajei achei excelentíssimo. Diria que meu favorito nesse livro, pelo menos dos que li pela primeira vez. "Uma história de amor ou Pomba enamorada" é outro clássico da autora e provavelmente gosto bastante dele por me lembrar a cantora Clarice Falcão.

Enfim, contos sempre novos, como tudo escrito por Lygia. Recomendo fortemente a leitura, até de contos que já tenha lido. Eu tenho lá minha preguiça de ler o que já li, mas os contos dela me fazem repensar essa ideia.