Seminário dos Ratos

Seminário dos Ratos Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Seminário dos Ratos

Julia 08/10/2023

Sutil!
Os contos abordam questões universais como envelhecimento, morte, amor, infância e insanidade, porém de maneira extremamente delicada, com reflexões existencialistas nas entrelinhas. Gostei bastante, dando destaque aos contos “Senhor Diretor” e “A Sauna”
- As Formigas 3/5
- Seminário dos Ratos 4,5/5
Média: 4,1 :)

Thathiely0 07/10/2023

Incrível
Comecei a ler esse livro pq é obrigatório no vestibular de meu interesse, não estava muito animada mas a Lygia conseguiu me prender em cada conto.
Li cada história de uma vez só, sempre indo pra lugares q eu não imaginava e me surpreendendo em cada linha. Ao final de cada conto eu precisava parar e refletir a respeito do q eu tinha acabado de ler.
O meu favorito foi "As formigas", o que me causou maior reflexão foi "Tigrela" (inclusive ainda estou raciocinando sobre) e o que mais me surpreendeu foi "Seminário dos Ratos", conto q dá o nome do livro.
Muito bom, superou minhas expectativas e despertou uma interpretação q eu não sabia ser capaz de ter.

cecil :) 03/10/2023

Muito bom os contos, precisei de ajudinhas para entender tudo, mas quando você nota as nuances e genialidade de cada analogia, tudo fica muito bom

HonorLu 03/10/2023

Seminário dos Ratos
Muitos dos contos presentes nesse livro foram publicados em antologias, revistas, ou trazidos para sala de aula para trabalhar o gênero ou algum outro tema. Debruçar-me sobre ele integralmente certamente foi uma experiência diferente de leitura. Em Seminário dos Ratos encontramos narrativas um tanto agressivas, objetivas e com algum amargor comum aos complexos que vemos sendo trabalhados nas personagens: o medo, a inveja, a culpa. Lembro de um artigo que li que comentava a contradição desse livro, foi escrito por Lygia durante suas férias com o marido, e as fotos dessas férias a mostram felicíssima e sorridente. A ambivalencia necessária, talvez.

Luiza 29/09/2023

Que livro maravilhoso...
comecei lendo achando que seria mais uma literatura cansativa, com linguagem rebuscada e de difícil entendimento, mas no fim acabou sendo uma das literaturas mais gostas que já li.
a Lygia foi genial nesses contos, o tom crítico de alguns, o humor de outros, a profundidade, a sagacidade, eu estou simplesmente encantada, sem dúvidas virou um dos meus favoritos.
o conto WM, a Pomba Enamorada ou Uma História de amor, a Consulta, não consigo nem enumerar meus contos favoritos, todos são impecáveis!
recomendo muito

soyumve 16/09/2023

Muito além do que está escrito
Seminário dos ratos é um livro de contos da Lygia Fagundes Telles, onde cada conto é mais Maluco que o outro. O livro me fez rir em vários momentos, especialmente no conto ?As formigas? e ?A consulta?. O livro é crítico e engraçado, porém não é tão fluído. Mesmo sendo contos cada um deles tem tanta informação que você fica meio super estimulado com tudo o que está acontecendo. Mas é legal ver o fluxo de pensamento dos personagens do livro, que parecem todos não saber focar em um assunto só por vez. O livro é muito bom e vem de uma autora premiada várias vezes, no Brasil e fora dele. Lygia Fagundes Telles realmente sabe te jogar um monte de informações e ainda ter mais coisas nas entrelinhas.

Millalud 15/09/2023

Esplêndido
Este livro reúne 14 contos da escritora, todos de temáticas variadas e de qualidade SURREAL.
Foi meu primeiro contato com a Lygia e de cara já amei a escrita dela, creio que meus contos favoritos tenham sido "A sauna", onde um homem ao entrar em uma sauna reflete sobre o seu passado e a companheira que abandonou, e "A consulta", achei integrante a forma como a história aborda o modo como enfrentamos nossos problemas, ainda que no conto seja de um jeito bem trágico.
Ainda nesse livro, têm-se As formigas, conto em que duas primas ao se mudarem para um quarto alugado, percebem uma estranha movimentação noturna de algumas formigas; Já em A mão no ombro, um homem sonha com a morte o chamando e passa a considerar que ela esteja de fato próxima; em Senhor Diretor, uma senhora, inconformada com as libertinagens da sociedade, devaneia sobre estas com seu olhar conservador.
E no conto que dá nome ao livro "Seminário dos Ratos" creio que eu tenha que ler novamente, mas de modo simplório achei interessante como ocorre a inversão dos papéis, quando os ratos tomam o lugar dos homens e esses fogem, como os ratos fariam.

Zerit 15/09/2023

A genialidade das entrelinhas
Lygia convida o leitor para uma viagem pelas palavras e seus diversos significados, nas alusões e entrelinhas, em que tudo toma forma para tecer a realidade e o tema de cada conto. nem tudo é perfeito, mas a obra é bastante positiva devido a genialidade da autora e toda sua complexidade infinita, geradora de discursos enormes e infindáveis diante de temas tão delicados e abruptos.
a realidade fantástica e o cuidado com a narração fazem cada história ser ímpar, de modo que, por mais conflitantes que sejam as opiniões de cada leitor, todos concordam que lygia é uma das maiores escritoras brasileiras e leva com orgulho toda a glória de sua simplicidade em obras carregadas de literatura do mais alto nível

Yve 04/09/2023

Inesperado
Não fazia ideia do que o livro abordaria, então no início, achei bem confuso. Contudo, no desenrolar da obra, acabei encontrando algum agrado, muitas reflexões e histórias relativamente divertidas, com um fundo de crítica social. Posso dizer que acabei apreciando, bem mais do que imaginei que iria!

Luana.Iannone 31/08/2023

?O poder - discreto, sutil - de penetrar nas entrelinhas??
Lygia mexe comigo de um jeito que parece que ela escreve pra mim. Quando termino de ler algum de seus contos preciso até fazer uma pausa pra digerir tudo o que eu sinto. As vezes vazio, nostalgia, medo do futuro, da indiferença dos relacionamentos?
Herbarium, a sauna, pomba enamorada, a mão no ombro, a presença, noturno amarelo, a consulta já estão entre meus favoritos de Lygia.
Me alivia pensar que ainda tenho muitos contos da Lygia pra ler :)

Duda 30/08/2023

Chato, chatinho, chatão.
Esse eu só li porque era obrigatório para vestibular. Não é meu tipo de livro, não me prendia e os contos eram muito confusos. Só li uns três e só "gostei" de um. O conto que leva o nome do livro é bem chato e tem significado mas é tão chato que eu não conseguia pensar em mais nada, vi análises e tudo bem, aceitei que essa bomba não é para mim!

Lari 28/08/2023

Achei a leitura dos contos interessante, embora cansativa algumas vezes. gostei mais de uns do que de outros, e acho legal essa coisa de que alguns constroem um mistério mas no final fica em aberto, não da uma resolução. cansativa porque a escrita é como se não tivesse uma pausa na narração, tanto que tem parágrafos enormes, as falas não são marcadas e alguns trechos não tinham pausa. não que eu tenha achado a escrita seja ruim até porque ela é uma das maiores escritoras do brasil, mas por ser algo que não to acostumada a ler foi um pouco exaustivo. enfim! vale a pena ler, sair da zona de conforto e conhecer mais da autora

Bia 27/08/2023

A melhor contista que o Brasil já abrigou
Uma seleção de contos coesa que passeia por amores doentes e um surrealismo rarefeito; os contos nos abandonam sempre a exatamente um passo da verdade sobre todas as coisas. A maneira como os contos, completos em si, têm a capacidade de se misturar, revela um panorama completo da vida e da morte, da sanidade e da loucura, da culpa e do perdão, com o privilégio de enxergar esse caleidoscópio através das lentes da melhor contista que o Brasil já abrigou.

Bruno236 25/08/2023

Contos são uma delícia
A obra é uma antologia de contos desta que foi uma das maiores autoras a produzirem nessa terra tropical.

Leitura tranquila e prazerosa.

Maria 23/08/2023

Eu também comecei a ler esse livro por fazer parte da coletânea da UNICAMP, mas esse diferentemente dos demais foi uma leitura mais complicada tanto pela forma com que foi escrito, com a presença tanto de discurso indireto, indireto livre e direto, tanto pela forma a quase abstrata e poética na qual ele é escrito.