A Cidade Do Sol

A Cidade Do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

kaká 29/12/2023

Provavelmente você já viu muitos resenhas positivas a respeito de A cidade do sol ? e eu garanto que elas são verdadeiras.

O livro possui linguagem acessível, mas nem por isso deixa de ser lírica. Entretanto, não é pela forma como as palavras foram usadas que eu reverencio a obra, mas sim pelo que elas narram.

A cidade do sol não é apenas um romance daqueles que você permite se esquecer. É um livro sobre as mazelas da vida e a capacidade do ser humano de se reerguer, mesmo que pareça impossível. É sobre a presença de humanidade mesmo em locais aparentemente inóspitos, improváveis de que ela apareça. Sobre pessoas que de repente se viram sem nada ? ou, que no meio dos escombros, encontraram aquilo que nunca pensaram serem dignas de ter. É sobre um país esquecido pelo resto do mundo, deixado à própria sorte contra invasores. Uma população a qual apenas contou com o apoio internacional quando se tratava de áreas de influência das elites globais ? nunca se tratando, de fato, das vidas afegãs.

A obra foge do que eu costumo ler, mas mesmo assim foi um prazer imenso lê-la. Apesar dos elogios, reduzir a trama a uma resenha de aplicativo é quase um crime ? realmente recomendo a leitura.

Maria18260 29/12/2023

Revoltante e avassalador
Esse livro é muito diferente dos tipos que sou acostumada a ler, ganhei ele da minha mãe, não tinha noção da história ou do tipo de enredo que teria, sou acostumada com depois do sofrimento sempre ter o final feliz, ansiava por isso a cada página, mas a trama é muito real e não é como os contos que costumo ler, essa ansiedade e revolta que me perseguia durante o livro que me fez terminar de ler em menos de dois dias, mergulhei de cabeça na história de Mariah e Laila. Simplesmente esse livro marca seus leitores na alma e nós faz sair da nossa bolha, recomendo demais essa leitura, pois o sentimento após o término do livro é inexplicável, além de todos ensinamentos e conhecimento que você vai adquirir.

Marcelli11 28/12/2023

Marcante
Melhor livro que li em termos sociais, um livro que me prendeu do início ao fim e com temas marcantes. Se você nunca chorou por um livro, talvez chore neste.
No início pode não fazer muito sentido ou as peças não se encaixarem, mas vale a pena o esforço da compreensão e da espera de fazer sentido.
Se você quer se aprofundar na dor das mulheres e vivências traumáticas mergulhe neste livro, mas se você for sensível quanto a estes assuntos não o leia. Mas para ser sincera? Acredito que todo mundo deveria ler este livro um dia...

JAssica260 27/12/2023

Traumático
?A emocionante história de duas mulheres afegãs separadas pelas diferenças culturais e unidas pela busca desesperada pela sobrevivência?

Eu li esse livro quando tinha 14 anos, há 12 anos atrás e recentemente decidi relê-lo pq sempre tive uma memória muito afetiva em relação a essa história!

Relendo esse livro eu percebo que não é uma leitura pra uma menina de 14 anos, ou talvez seja, ser apresentada tão jovem pra uma realidade tão dura que retrata o que é ser mulher pode ter tido um impacto positivo ou negativo na minha formação como pessoa.

Eu chorei e senti o impulso de cuidar dessas mulheres sofridas e dói muito imaginar que isso não é uma distopia e sim um livro baseado na realidade de milhões de mulheres!

Fernanda1156 27/12/2023

Que história triste e pesada
Demorei muito para escrever sobre esta história porque ela me impactou muito. Só de saber que tem um lugar no mundo em que as batalhas nunca acabam e o que mais me enoja é que está batalha sempre vem em.nome de Deus para colocar pano sobre os terroristas. Este é um povo muito sofrido, mas pera lá, se for mulher é muito mais, porque elas apanham só por serem mulheres e o pior ninguém faz nada porque o seu marido é seu dono e ele pode fazer qualquer coisa com você, qualquer coisa mesmo, misericórdia, eu já tinha sido executada porque ia ser este monstros fechar o olho e nem sei o qie eu faria. Mas são culturas e criações muito diferentes né, elas são tão temente a Deus que não tem coragem.nem de pensar nisso. As vezes me pergunto que Deus é este que permite estas atrocidades em seu nome, as vezes me vem o livre arbítrio e as vezes me vem os falsos profetas, mas ainda não consegui chegar em uma explicação plausível que possa me dar um amparo, que possa explicar minimamente o porque isso ainda continua acontecendo. Enfim, se for ler esta história vem com o coração aberto e com os lenços porque você pode ser sensível assim como eu e chorar de tristeza, de raiva, de angústia, de revolta.

@viajeira.literaria

Bia 27/12/2023

Eu não tenho palavras pra conseguir descrever o que eu senti lendo esse livro. Ele te envolve de uma maneira que você fica viciado, quer ler cada vez mais e mais e mais até acabar, e quando acaba parece que tiraram uma parte do seu coração. Parece que falta algo. Esse livro mudou minha vida, minha perspectiva política, meu jeito enfim, realmente acho que TODOS deveriam ler! Entrou no meu top 3.

Bruno 27/12/2023

Bem escrito, forte e sufocante
Você está bem emocionalmente? Se não, deixa esse livro pra quando estiver.

Melhor romance que li em 2023.

A livro começa com os dois pés no peito e uma mão na sua garganta. Recomendo inspirar bastante antes de começar, você vai precisar de fôlego. Ele dá uma constante sensação de sufocamento, de impotência diante de tanta desgraça que acontece na vida das protagonistas. Até o final do livro você fica esperando o que pode acontecer de pior, mesmo quando algo bom está sendo descrito.

Bem escrito, forte e sufocante. Acho que são as melhores palavras que encontrei pra falar sobre o livro. Foi as sensações que mais estiveram presentes durante a leitura.

A partir de determinado momento, você para de esperar que aconteça o melhor para as protagonistas, você ainda deseja que pudesse ser assim, mas o livro te desacredita. Se você é alguém que gosta de plots (reviravoltas), pode se frustrar ao ver que é só desgraça após desgraça. Mas não é assim a história de muitas mulheres que viveram nesse local e nessa época?

A cronologia do livro foi muito bem estudada, passando pelos momentos de maior conflito no Afeganistão. Acompanhamos não só a história das protagonistas, mas uma parte recente da história do país.

O livro poderia não ter o posfácio com as opiniões do autor. Acredito que como obra literária, até seu fim o livro foi maravilhoso. Ou poderia ter sido colocado como um tópico sobre o autor e não como posfácio do livro. Opiniões como "anarquia" querendo dizer bagunça, ou não culpabilizar a ocupação militar dos EUA como período onde o Talibã mais cresceu e se fortificou, para voltar a assumir o controle do país em 2021, fora os incontáveis bombardeios que assassinaram milhares de civis, mostra que o autor é um ótimo romancista e deveria parar por aí.
Karen.V 27/12/2023minha estante
Aplaudindo de pé a tua resenha, Bruno. Parabéns ??????
Fico muito feliz que tenha gostado ?

Vanessa.Castilhos 27/12/2023minha estante
Excelente resenha, Bruno! Parabéns!! Esse livro é inesquecível! ???

Thayná Krueger 27/12/2023minha estante
Que resenha linda para esse livro espetacular ????

Bruno 27/12/2023minha estante
Obrigado! Realmente, esse livro é fantástico! Foi uma indicação maravilhosa.
Eu queria ter feito uma resenha melhor, falado de como a narrativa vai acompanhando o emocional da Mariam e como a gente se envolve com os sentimentos. Em dado momento, quando ela aceita todas as coisas que sofre, a gente tende a naturalizar também. Aí é preciso parar e voltar pra nossa humanidade de que aquilo não é normal. A condução da história foi feita com muita maestria!
Obrigado, Karen, Vanessa e Thayná! ?

Regis 28/12/2023minha estante
Ótima resenha, Bruno! Vou esperar estar com a mente e o emocional preparados para fazer essa leitura. ???

Bruno 28/12/2023minha estante
Obrigado, Régis! Apesar de forte, é muito bonito.

Aline.Czd 27/12/2023

Emocionante
Esse livro nos transporta para outra cultura, outras vivências e nos faz compreender tantas
coisas?

roses in winter 25/12/2023

A cidade do sol - 2023
Que livro maravilhoso. trata sobre tantos assuntos importantes e históricos, só tenho o que elogiar. gostei muito, recomendo para quem é interessado na situação política do afeganistão e que não tenha gatilho com as inúmeras problemáticas que essa obra traz.
cinco estrelas.

Rhayla Hollenbach 25/12/2023

Que dor
É tão triste, tão realista e tão brutal pensar que histórias como as de Mariam e Laila aconteceram e ainda acontecem com as mulheres daquela região? Que livro pesado e dolorido de ler, mas se tornou um dos favoritos da vida. É um choque de realidade que nos convida a agradecer por cada um dos privilegios que temos o prazer de desfrutar.

?A história de cada afegão é marcada por mortes, perdas e dor. E mesmo assim, percebe que as pessoas dão um jeito de sobreviver, de seguir em frente?.

Nicolas388 24/12/2023

"A culpa era de Deus, por zombar dela daquele jeito."
"Cidade do Sol" é um livro que traz, principalmente, revolta e angústia. Ao longo da leitura, me questionei se não seria o sofrimento uma ferramenta explorada de forma gratuita pelo autor. Porém, considerando a humanidade com que trata suas personagens e a realidade perturbadora que inspirou as descrições de Khaled Hosseini, esta é uma história sobre o declínio social e moral do Afeganistão. Para representar isso, ele partirá da vida de duas personagens que, a princípio, parecem não possuírem nenhuma relação entre si, além de seu pecado primordial: são mulheres.

"Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre."

A primeira delas, Mariam, "uma mulher que vai ser como uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar" ? frase que resume toda a trajetória dessa garota/mulher de origem humilde e sofrida do interior. E Laila, uma jovem inteligente e impetuosa que, no entanto, tem seu vigor exaurido pelas consequências da guerra. Ambas perdem toda sua ingenuidade ao serem inseridas num cenário de violência, perdas, abuso e exploração.

O livro trata de muitos temas interessantes. Até mesmo nos instantes em que narra os contextos políticos, o andamento não fica enfadonho. Como um amigo meu apontou muito bem, a escrita de Khaled é polida, fluente, mesmo nas cenas mais chocantes. É impossível não se emocionar com toda vida de duas mulheres tão fortes. No fim, apesar de tudo, a esperança, não importa o quanto esteja distante, acha brecha em suas vidas.

SimAo6 23/12/2023

Sobre tudo que não pensamos
Um relato comovente e muito dolorida de uma realidade cruel, porém muito recente.
O autor usa de forma muito inteligente uma historia pesada e muito comovente para mostrar a historia acontecendo de forma real, na vida de pessoas . No mundo onde o feminismo é bradado aso sete cantos tem lugares que nem de longe ele chegou.
Passo a passo, fase a fase Cabul vai se construindo e desconstruindo juntamente com seus personagens, paisagens com descrição primordial vão dando lugar a destruição , escombros. Até que consiga seu soerguimento dado pela força, orgulho e principalmente resiliência de seus filhos , que mesmo após repatriados voltam para onde se sentem responsáveis e principalmente onde suas raízes foram plantadas.

missanaxx 18/12/2023

Um dos melhores livros da minha vida
Um dos melhores livros da minha vida. E não, não é exagero.
Eu encontrei esse livro por uma indicação em outra rede social, eles diziam que ia mudar sua percepção de vida, e que era facilmente um dos livros mais tristes e tocantes de todos. E sim, ele me tocou muito.

Primeiro somos apresentados a Mariam, inicialmente uma menina bastarda e muito inocente, e depois a Laila, uma jovem espirituosa e inteligente. Mas elas só vão ter seus caminhos cruzados no meio da história.
O jeito como o autor descreve com maestria o sofrimento e as vivências dessas personagens tão únicas em suas personalidades faz com você se jogue de cabeça na história, e vive torcendo, a cada capítulo por um pouco de esperança, por algo de bom que ocorra para essas duas mulheres. Um pouco de spoiler: isso não acontece.

A história de Mariam e Laila é tão bem desenvolvida e real que não parece ser fictícia, e isso por que há um fundo de verdade nelas. Elas representam todas as mulheres afegãs discriminadas e torturadas por seus parceiros e pela sociedade extremista e ditatorial do Afeganistão da época, que se perpetua até os dias de hoje, infelizmente pouco comentado pela mídia global. São várias Mariam e Laila constantemente espancadas, desrespeitadas e sendo tratadas como nada, enquanto são obrigadas a permancerem submissas a seus maridos e a essa sociedade patriarcal.

Esse livro mudou a minha vida, sério. É pesado, triste do começo ao fim, tem gatilhos de violência doméstica. Entretanto, cada personagem termina com um final condizente com sua história, por mais que não concordemos, o autor é tão genial que nenhum dos personagens foi negligenciado ou raso, todos eles possuem características únicas e finais dignos. Não fica nenhuma ponta solta no final.

Eu recomendo esse livro para todos da minha vida. Melhor livro de todos.
seeyou~~

yasminsdreis 18/12/2023

Não sei nem oq falar desse livro, a escrita é cativante, emocionante e MUITO inteligente. A mudança entre as personagens é muito interessante e encaixou perfeitamente na história. Me emocionei várias vezes enquanto lia e nunca me senti tão orgulhosa de mim mesma por entender sobre oq o livro tratava (vlw Adilson), ao mesmo tempo aprendi muito sobre ética.

Mayara.Torroglosa 18/12/2023

A leitura é fluida e interessante. Adoro conhecer um pouco da cultura islâmica, mas fiquei com o questionamento se essa não é uma visão ocidentalizada demais... Mas, ficção, né? Ok.
O drama em si é bom, e a amarração das personagens e "plots" ficou legal... Gosto do estilo do autor. Mas eu chorei mais em "O Caçador de Pipas" kkkkk