A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Leonarda5 10/01/2024

A cidade do sol
Khaled,um escritor afegão que mostra a cultura do povo árabe,em especial o povo afeganistao muçulmano,me mostram que existe uma literatura densa e complexa,cujo os ensinamentos deixam marcas na mente e no coração.

-Lara 10/01/2024

É muito angustiante lembrar que todo o contexto desse livro, voltou novamente. Que as mulheres perderam todos os seus direitos, que agora elas apenas tentam sobreviver, e nessas horas eu acabo pensando, não sei se a morte é algo ruim.
Mas com certeza é um livro que deve ser lido, dói, você chora, você sofre, mas é muito real, muito cru.
iwhendria 11/01/2024minha estante
esse livro é um soco no estômago

Eliza.Beth 08/01/2024

Escuridão
? Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre?

Eu amei acompanhar a história dessas duas mulheres sofredoras, mas que conseguiram manter seu íntimo claro e acolhedor.

Leitura muito pesada. Contém muita violência, abusos de todos os tipos, guerra, destruição, suicídio. Tem de tudo nesse livro. Muitas vezes foi necessário uma pausa na leitura para poder respirar.

Leitura difícil pois sabemos que não é ficção. Acaba sendo bem triste ler esse livro, mas o tema é bastante necessário. Já vou colocar outros livros do autor na minha lista e outros livros sobre o tema também.
Julliana 09/01/2024minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida! Guardo essa citação cmg até hoje!!!

Eliza.Beth 11/01/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso, Ju!

Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante
Eu adorei!

Natalia.Tamaio 15/02/2024minha estante
Eu ameiiiii esse livro!!!!

Brena 08/01/2024

Muito triste
É puro sofrimento acompanhar mulheres numa realidade tão cruel e diferente da nossa. Coisas inimagináveis para nós ocorrem no Afeganistão, e ao passo que as personagens são tão cativantes, você se coloca no lugar delas, e o coração fica apertado durante toda a narrativa.
Alguns capítulos são mais longos, com muitos acontecimentos tristes de uma vez, e creio que seja exatamente para isso, nos deixar sem ar e sem saída, como essas mulheres tantas vezes se sentiram.
Não esperava o plot.

cat 07/01/2024

Fazia tempo que um livro não me prendia assim do começo ao fim, é impossível não se comover. O autor consegue trazer o dia a dia do Afeganistão em meio aos conflitos e o processo no qual as mulheres tem seus direitos e liberdade arrancados, realmente muito emocionante.
Leticia.Bazam 07/01/2024minha estante
Faz muitos anos que li, esse livro e com toda certeza me me lembro como se fosse ontem. Uma leitura que marca e faz a gente não esquecer dela.

cat 07/01/2024minha estante
@Leticia.Bazam simmm, inclusive foi indicação de uma colega do trabalho que leu e ficou extremamente mexida com a história

JoAo366 06/01/2024

A realidade nua e crua das mulheres do Afeganistão...?
Lendo esse livro, fiquei chocado em como as mulheres do Oriente Médio são tratadas, Khaled Hosseini mais uma vez retrata de uma forma tão forte, que nos faz refletir e até nos provoca um sentimento semelhante ao que as personagens principais Marian e Laila passam...Duas mulheres que se encontram em meio ao caos da guerra e a opressão de um machismo brutal(se é que isso pode se chamar de machismo),esse livro,sem dúvidas é um grito de socorro por todas as mulheres que sofrem ainda,no silêncio... Muito forte.Vale a pena a leitura.
Diego898 07/01/2024minha estante
Esse livro é muito lindo e bom, apesar de bem triste também.

JoAo366 07/01/2024minha estante
Muito triste... É a realidade...Nem preciso dizer que igualmente ao ler "O Caçador de Pipas",chorei muito ao ler "A Cidade do Sol".

Diego898 07/01/2024minha estante
O caçador de pipas é um dos meus livros favoritos da vida, chorei tanto com ele. Simplesmente cruel mas lindo.

JoAo366 07/01/2024minha estante
Sim... Khaled Hosseini deveria ter um monte de livros escritos...Ele sabe como mexer com o leitor.

JoAo366 07/01/2024minha estante
Ano passado eu descobri algo que eu nem sonhava a respeito de "O Caçador de Pipas":Existe uma edição brasileira de 2007 em capa dura e Ilustrado com fotos dos lugares e pessoas do Afeganistão... Edição rara,a Nova Fronteira não faz mais... Consegui comprar, não achei tão caro considerando o livro e a época da edição.

Cantinho dos livros 13/01/2024minha estante
Esse está na minha listinha também!!!

JoAo366 13/01/2024minha estante
"Cantinho dos livros", você vai ser tocada de uma forma muito forte...Vale a pena.

Cantinho dos livros 13/01/2024minha estante
O segredo do meu turbante, também é bom, mesma categoria..

JoAo366 13/01/2024minha estante
Já vou pesquisar na Amazon "O Segredo do Meu Turbante"... Ahaha...

Thalysco 22/01/2024minha estante
Eu tô doido pra ler esse livro

JoAo366 22/01/2024minha estante
Thalysco,vale muito a pena...Mas só uma advertência:É forte, muito forte...Se você for sensível,vai chorar muito.

Stephanie295 04/01/2024

Simplesmente lindo e triste
Terminei esse livro faz 3 dias e ainda penso na Mariam as vezes. Foi muito triste ver sua vida desabando por causa de seu pai que não se posicionou para ajudá-la.

Tudo nesse livro é triste. A infância de Mariam, a infância do amigo da Lila (não lembro se esse é o nome dela correto), a transição de adolescente pra adulta de Mariam, a vida adulta de Mariam. Tudo é triste.

A cena da carta é simplesmente demais... saber que ela nunca soube da existência da carta é triste demais.

Sansão 04/01/2024

Ótima surpresa
Peguei o livro por uma indicação e realmente a história me fisgou e me cativou. Alguns capítulos foram difícil de ler por serem demasiados dramáticos, mas nada que tenha afetado muito a minha experiência de leitura. Recomendado.

Tamara176 04/01/2024

Vale a pena a leitura!
?Você pode ser tudo o que quiser? - que frase poderosa, ainda mais dita a uma adolescente mulher. E eu como mulher me sinto impactada por essa frase, sempre me recordo dela.

Dos livros deste autor este é o meu preferido até o momento, gosto mais do que do livro O caçador de pipas e do livro O silêncio das montanhas.

Nos lembra o quanto a vida é movida por incertezas, que não temos o controle de tudo, não temos o controle de nossos destinos e nem há como ter.

Vale a pena a leitura! Ótimo livro!

França 31/12/2023

Livro mais lindo da vida
Quem é mulher deveria ler obrigatoriamente, quem é homem mais ainda
Depois que eu li, fiquei meia hora processando tudo que tinha que lido
Chorei horrores, mas aquilo foi o melhor
Foi uma história tão complexa, tem bonita e faz a gente pensar e pensar
Fiquei tão louca por ele que fiz meu pai e minha amiga lerem e os dois concordam que são muitas emoções, mas que vale a pena a leitura

Amanda.Ellen 31/12/2023

Só tragédia
Não tem um momento de felicidade genuína. Qualquer momento de mínima alegria ou paz é seguido de tragédia, morte, violência, luto, desrespeito.
Ouvi falar muito bem desse autor, mas esse livro foi muito difícil de ler, dava pena e revolta por não poder ajudar as personagens. Há muito sofrimento, me deixou com sentimento de injustiça e incapacidade
Péssima realidade retratada... difícil de ler tanta tristeza
Enfim, o romance foi muito bem escrito e é uma trama envolvente apesar das tristezas

Nah 30/12/2023

Incrível
Todos deveriam ler. É sofrido? É? mas nos faz ver a realidade e a cultura de outro povo bem próximo. Foi assim que me senti lendo. Como se Laila e Mariam fossem próximas a mim, como amigas me contando uma história de vida. Sofri, lutei e chorei com elas?. Vale a pena cada página dessa obra.

kaká 29/12/2023

Provavelmente você já viu muitos resenhas positivas a respeito de A cidade do sol ? e eu garanto que elas são verdadeiras.

O livro possui linguagem acessível, mas nem por isso deixa de ser lírica. Entretanto, não é pela forma como as palavras foram usadas que eu reverencio a obra, mas sim pelo que elas narram.

A cidade do sol não é apenas um romance daqueles que você permite se esquecer. É um livro sobre as mazelas da vida e a capacidade do ser humano de se reerguer, mesmo que pareça impossível. É sobre a presença de humanidade mesmo em locais aparentemente inóspitos, improváveis de que ela apareça. Sobre pessoas que de repente se viram sem nada ? ou, que no meio dos escombros, encontraram aquilo que nunca pensaram serem dignas de ter. É sobre um país esquecido pelo resto do mundo, deixado à própria sorte contra invasores. Uma população a qual apenas contou com o apoio internacional quando se tratava de áreas de influência das elites globais ? nunca se tratando, de fato, das vidas afegãs.

A obra foge do que eu costumo ler, mas mesmo assim foi um prazer imenso lê-la. Apesar dos elogios, reduzir a trama a uma resenha de aplicativo é quase um crime ? realmente recomendo a leitura.

Maria18260 29/12/2023

Revoltante e avassalador
Esse livro é muito diferente dos tipos que sou acostumada a ler, ganhei ele da minha mãe, não tinha noção da história ou do tipo de enredo que teria, sou acostumada com depois do sofrimento sempre ter o final feliz, ansiava por isso a cada página, mas a trama é muito real e não é como os contos que costumo ler, essa ansiedade e revolta que me perseguia durante o livro que me fez terminar de ler em menos de dois dias, mergulhei de cabeça na história de Mariah e Laila. Simplesmente esse livro marca seus leitores na alma e nós faz sair da nossa bolha, recomendo demais essa leitura, pois o sentimento após o término do livro é inexplicável, além de todos ensinamentos e conhecimento que você vai adquirir.