Confissões

Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

Julia.Nunes 26/12/2021

Confissões
Se trata de um livro em forma de confissão, reflexivo, auto biográfico. A leitura é mto bonita e cheia de momentos filosóficos.

Mayhara 26/12/2021

"Teu servo mais piedoso é aquele que não procura ouvir de Ti o que lhe apraz, mas que procura sentir prazer naquilo que ouve de Ti." Livro 10 capítulo 26
A obra se divide em 13 livros e seus respectivos capítulos. Os 9 primeiros livros trazem questões filosóficas e bem mais voltadas à vida dele até a conversão ao Catolicismo. Funciona como uma espécie de autobiografia. Do livro 10 em diante Agostinho aborda outras questões filosóficas. No livro 11 capítulo 13 em diante por exemplo, ele traz a questão do tempo e nos 12 e 13 acerca do livro de Gênesis. 🤯 (cabeça saindo fumaça )
E sim, o livro traz várias referências da Bíblia. Bom pra treinar a mente e ir identificando à medida que se lê.
Esse com certeza vou ler outra vez futuramente por se tratar de um livro contido de vários aspectos filosóficos. Como estou no início dessa temática, acredito que uma releitura agregará ainda mais.

Miso Porto 15/12/2021

Leitura incrível.
Pra começar, recomendo a leitura da obra por essa versão, da Paulus. A editora tornou o texto mais fluido e agradável.
Santo Agostinho narra seu processo de conversão ao longo da vida e traz uma série de reflexões muito úteis para os cristãos, mas também para qualquer pessoa que deseje aprender um pouco mais sobre o processo do autoconhecimento.

Bia Carias 13/12/2021

Tarde te amei...
Santo Agostinho em sua sabedoria diferenciada buscou por toda a vida de estudos um encontro visceral, realizado com a Verdade.
Neste livro ele narra sua experiência de vida, o caminho que percorreu até a sua belíssima conversão.
Não se trata de uma história piegas, mas um verdadeiro tratado. Um estudo profundo, filosófico e posteriormente teológico em busca das respostas dos maiores mistérios da vida.
História profunda, cativante e densa. Terei que reler por uns três anos para começar entender a profundidade que ali é abordada.

Elaine 08/12/2021

Resenha S.A
É um bom livro, cita coisas sobre Santo Augustinho que eu não sabia (mesmo sendo católica)... Então é isso, se tiver a oportunidade LEIA!

Telles 02/11/2021

Livro bem complexo mas bem rico de ensinamentos. É preciso ler com calma, mas indico com certeza. Santo Agostinho sempre traz uma profundidade em seus escritos.

Patih 25/10/2021

Achei de difícil leitura, pois minha base interpretativa e filosofica são de mediana para baixa, infelizmente. Mas amei ler e conhecer o abençoado processo de conversão de Santo Agostinho, a forma como ele se deixou conduzir pelo Espírito Santo, que lhe foi moldando a alma, até o levardes a Santidade.

Kayllane 16/10/2021

?Tu estavas dentro de mim, e eu lá fora a procurar por Ti.?
Começo com uma confissão: Não fiquei muito apegada à leitura desse livro (isso explica a demora para terminar de lê-lo ?), pois ele tem uma linguagem mais filosófica e bem densa em algumas partes.

Como o próprio título já diz, o livro apresenta as confissões sinceras, os pensamentos, os questionamentos e os anseios de Agostinho desde antes do encontro dele com Deus até os momentos ao longo de sua caminhada como cristão. Durante a leitura, pude ver nas palavras de Agostinho muita beleza e profundidade que nos trazem inspiração para conhecermos melhor o Senhor, e para termos um coração voltado para Aquele que é capaz de transformar verdadeiramente as nossas vidas.

?Tu, que nunca abandonas uma obra inacabada, aperfeiçoa as minhas imperfeições.?
enylrewe 18/10/2021minha estante
Ameiiii essa resenha, já quero lerrr

Pão 09/10/2021

Agostinho
A confissão é uma importante prática da igreja católica a qual consiste na expressa revelação de nossos pecados e erros ao padre para, dessa forma, sermos perdoados por Deus. Como sou e cresci em uma família de religião protestante, nunca tive um contato direto com tal ato. Apesar disso, desde a infância tal ideia sempre pareceu-me intrigante e de certa forma, assustadora. A simples ponderação sobre a possibilidade de abrir todos ou parte dos meus piores pensamentos realmente me causa calafrios. Nesse sentido, Agostinho de Hipona leva a atitude de reconciliação ao máximo quando, em sua obra intitulada Confissões, faz a primeira autobiografia do ocidente e a preenche de seus remorsos sobre incredulidades, depravações e arrogâncias em seu caminho até conhecer Deus.

Contextualizando, a obra foi escrita entre 397 e 400 depois de Cristo. Na época, Agostinho, nascido no norte da África, tinha cerca de 40 anos. O livro, basicamente, conta a história do teólogo de seu nascimento até sua conversão aos 33 anos de idade. A escrita constrói-se através de 13 livros somando ao todo 414 páginas. Ela pode ser dividida em duas partes, a biográfica ( livro I ao IX) e a teológica ( livro X ao XIII) em si com cerca de 254 paginas para a primeira e 140 para a segunda.

Do início ao fim entendemos o porquê do pensador cristão ser tão citado e influente ainda nos dias de hoje. Presenciamos seu caminho, da religião maniqueísta à católica, seus relacionamentos com amigos, professores e a forte influência de sua mãe em sua vida. Com uma escrita poética e pensamentos densos de um homem a frente de seu tempo, Agostinho consegue passar pela própria história com um singular atributo de analogias sobre cada etapa e momento até a conversão. Logo, a obra não contém apenas os fatos, na verdade, eles quase tornam-se coadjuvantes das reflexões conjecturadas. Nesse contexto, o autor, apesar de expressar sua confissão de forma pública, a escreve diretamente para Deus, essa atitude, como consequência, faz do livro muito mais que uma confissão, uma oração. Portanto, presenciamos a todo momento uma conversa entre criador e criatura e as conclusões tiradas de tantos questionamentos.

? Tu vês o tremor de meu coração em todos esses perigos e lutas e em outros desse tipo, e sinto que tu saras mais constantemente minhas feridas do que eu deixo de infligi-las.?

Na segunda parte o escritor, como já dito, deixa os acontecimentos de sua vida e passa a discorrer sobre as ponderações teológicas quanto ao início de tudo e suas abrangências como o tempo a matéria e o ser humano. Aqui, cabe ressaltar talvez um dos maiores entraves para uma leitura amena. Por se tratar de uma obra dos primeiros séculos e de um autor tão genial o qual não se abstêm de entregar todas as suas confissões e crenças, a escrita é enfaticamente complexa, podendo deixar o leitor muitas vezes perdidos em meio a prolongados pensamentos e difíceis conclusões capazes de obrigar a releitura da parte algumas vezes. Essa característica segue todo o livro e na primeira parte consegue tornar-se mais confortável com o tempo. A segunda, entretanto, sobrepesa as dúvidas e incertezas do autor podendo tornar o livro um pouco pesado no final, mas com certeza não menos impressionante.

Confissões é um dos maiores clássicos da literatura mundial, sendo recomendado não só aos cristãos mas àqueles em busca de uma sincera leitura sobre um homem e seu maior amor e propósito de vida. E dentre os muitos motivos, apesar de discreto, talvez esse seja o principal, o pensador demonstra-se um convicto cristão o qual busca com todas as suas forças aproximar-se cada vez mais de sua luz e isso, essa determinação é rara em qualquer homem de qualquer tempo. Humano, fiel, complexo, cristão, incrível, esses são alguns dos elogios para a tão necessária obra de Agostinho de Hipona

Sabryna 05/10/2021

Em seu famoso livro, Santo Agostinho confessa seus erros e como passou a juventude até a sua conversão, além disso, há orações e súplicas de Agostinho a Deus, é um livro muito profundo e complexo, que deve ser lido com muita atenção e carinho!

Stella F.. 24/09/2021

Conversão
Resenhar um livro tão denso e cheio de reflexões filosóficas e dados autobiográficos é muito difícil.
Um jovem comum que se especializa em retórica e procura cada vez mais ter conhecimento, e viver sua vida com amigos, e conhecer outras pessoas, intelectuais de sua época, que possam esclarecer suas dúvidas. Está aberto aos pensamentos da época e se depara com várias linhas de pensamentos, os mais variados.
Já tem Deus no coração, mas não sabe como encontrá-lo, o questiona muito, sobre como se dá todo o aparato religioso, como tudo surgiu, o porquê. Sua mãe, Mônica, é muito religiosa, segue os preceitos da Igreja, e reza para que o filho encontre a paz, deixe seus pecados de lado.
Nessa época Agostinho peca pelo mundo, com mulheres, sexo, vaidade, e nem é batizado.
Nas Confissões, ele fala dos prazeres da carne, lascívia, casamento e do seu caminho para a conversão.
Um caminho de muito sofrimento, mas também de muita beleza. A cada dia vai vencendo uma etapa, e entendendo um pouco sobre os maniqueístas, sobre o Novo Testamento, com visitas aos escritos de Platão e ao apóstolo Paulo, mas ainda com muitas dúvidas. Abandona o ofício e finalmente é batizado, agora acreditando na vida eterna. Ao final do livro X encontra com Jesus.
Agora entra nos aspectos filosóficos das Escrituras: alma, céu e terra, questionamentos tais como se seria vontade de Deus criar o mundo, terra informe, Moisés e muitas outras indagações.
Enfim, um livro muito importante e mesmo interessante para quem não é religioso. Um livro de encontro, fé, cristandade, perdão, abdicação e muita sabedoria e inteligência.

Viviane.Fonseca 19/09/2021

Finalmente li Confissões!
Que livro!
Incrível acompanhar através de "Confissões" a história de conversão de Santo Agostinho. Ele é um grande exemplo de que a santidade está ao alcance de todos, basta querermos, buscarmos e seguirmos verdadeiramente a Deus. No geral, não é um livro difícil de ler, mas apresenta grande influência filosófica, tornando a leitura um pouco mais densa em determinadas partes.
Através do livro também podemos conhecer um pouco sobre sua mãe, Santa Mônica, a qual nunca desistiu e sempre acreditou na conversão de seu filho. Uma santa a ser exemplo e refúgio para todas as mães que oram pelos seus filhos.

Arthur Bernard 06/09/2021

Pesado e interessante
A leitura é bem densa e distante da realidade teológica no sentido prático dos dias de hoje. Existem trechos bem atuais, me vemos mais o lamento de um homem cheio de marcas do passado. O interessante é ver pela vida de Agostinho todo o trânsito histórico de teologia e filosofia de sua época.

Bill 28/07/2021

(Santo) Agostinho (Aurélio) Agostinho de Hipona
354
13/11 - Nasceu Tagaste, Numídia (moderna Souk Ahras, Argélia).

372
XX/XX - Mudou-se para Cartago para estudar retórica.
XX/XX - Nasce seu filho Adeodato.

373
XX/XX - Ensinou gramática em Tagaste; até 374.

375
XX/XX - Mudou-se para Cartago para dirigir uma escola de retórica e lá permaneceu pelos nove anos seguintes.

383
XX/XX - Fundou uma escola em Roma.

384
XX/XX - professor de retórica para servir na corte imperial em Mediolano (Milão).

387
XX/XX - Converte ao cristianismo e aceita o batismo.

388
XX/XX - Completou sua apologia "Sobre a Santidade da Igreja Católica".
XX/XX - Sua família decidi voltar para a África, mas sua mãe Mônica (Santa Mônica) morreu em Óstia, perto de Roma, quando se preparava para embarcar.

391
XX/XX - Falece seu filho Adeodato; causa da morte desconhecida.
XX/XX - Foi ordenado sacerdote em Hipona.

395
XX/XX - Foi nomeado bispo coadjutor de Hipona e, logo depois, assumiu o trono episcopal, motivo pelo qual é conhecido como "Agostinho de Hipona", uma posição que manteve até sua morte em 430.

397
XX/XX - Iniciou a escrita de suas 'Confissões'; terminando em 398.

430
28/08 - Faleceu em Hipona, Numídia (moderna Annaba, Argélia)