Before - A História de Hardin Antes de Tessa

Before - A História de Hardin Antes de Tessa Anna Todd

Resenhas - Before: A História de Hardin Antes de Tessa

Taisa 30/03/2016

4,5
Eu tenho amor muito louco por After. Amor esse inexplicável até para mim. Quando penso no que eu gosto nela, o tico e o teco entram em parafuso.

Inexplicável aqui na verdade é a palavra.
Não há explicação para eu gostar tanto o Hardim, esse mala sem alça, mau humorado, escroto, egoísta e sem coração.
Não há explicação para eu admirar a Tessa, essa guria mole, permissiva, sempre irritantemente pronta para ver o lado bom em tudo e em todos, doce e compreensiva.
Não há explicação para eu perdoar.
Não há explicação para eu torcer por eles.
Não há explicação para eu me interessar por toda essa novela mexicana que é a vida deles

Mas eu amo o Hardim, admiro a Tessa, perdoo os dois quantas vezes for preciso, torço por eles, e quero saber tudo. O antes, o durante, o depois.
Sim aqui estou mais uma vez odiando amar tudo isso.

Não sei exatamente qual era o objetivo da Anna Todd com esse livro. Quando vi o lançamento achei que ele viria a suprir a defesa do Hardim, talvez elucidar um pouco os porquês desse personagem tão "singular".

Não vou dizer que ele não ajudou um pouco (um milimitrinho) a limpar a barra dele. Realmente dá para sentir nesse livro o quanto ele era inseguro, o quanto interpretava de maneira errônea muitas ações da Tessa e principalmente como não sabia se comportar com alguém que ele se importava, porque até então essa pessoa não existia.

Mas sinceramente não acredito que uma pessoa que chegou até o livro 6 já não tenha entendido e de certa forma perdoado ele. Então no fim acredito que Before veio complementar algumas pontas soltas que ficaram da série.

Vemos interessantes pontos de vistas das meninas que ele se relacionou. Dentre eles o que eu mais gostei foi da Molly, ela já tinha me surpreendido muito (se não me engano no terceiro livro) e aqui eu realmente me interessei pela sua história. Adoraria ver um livro dela.

Outra ponto que eu adorei foi do Landon e do Zed. Gostei tanto que ficou aquele sentimento de está faltando alguma coisa. Devo dizer também que senti falta de um POV do Trevor, esse é outro que me surpreendeu E MUITO nos livros anteriores. Mas depois me lembrei que essa é uma serie sobre outro casal e que não tinha nada a ver ela se aprofundar nessas questões.

Foi uma delícia ver a família linda que eles criaram, o quanto todo o esforço e sofrimento não foram em vão. Toda a evolução e empenho foram árduos mas valeram a pena. Acho que a grande questão nessa história é que a vida real é assim mesmo, a superação vem de forma lenta, os defeitos não são apagados com juras de amor, as pessoas são feitas também de falhas. As vezes o preço que você paga por perdoar essas falhas é alto, mas muitas vezes a recompensa também é.

Esse não é um livro para se recomendar. Ou você ama. Ou odeia. Se leu o primeiro e não gostou te entendo completamente. Mas se leu e amou, me dá um abraço, que até chegar aqui você vai precisar de conforto.

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/03/leitura-before.html#sthash.n3y8LvYQ.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Crika || @pitacosliterarios 01/04/2016minha estante
Adorei, Taisa, penso como vc em relação ao livro. Tb gostei muito, mas o meu POV preferido foi o do Smith pq amo aquele mlk desde sempre. Pra mim, foi onde rolou a carga emocional do livro, qnd a gente vê o lado amoroso do Hardin com a família e em relação ao Landon. Achei lindo lindo!!!
Agora vem aqui e me dá um abraço! hahahaha

Karina 02/04/2016minha estante
Me abraça, Taisa

Fran 08/04/2016minha estante
Você se expressou mto bem! Ou vc ama, ou odeia e pronto. Eu amo, e sempre que relembro a historia deles, me dá um aperto no coração. Ainda não li Before, estou me segurando um pouco, pois quero reler o último After.

Carol 08/06/2016minha estante
Taisa, e agora a gente fica orfã de Hardim e lê o que? #ajudapeloamor

Taisa 22/06/2016minha estante
MEninasssss se sintam abraçadas!!!!!! kkkkkkkkkkk
Infelizmente o skoob não me avisou da existência desses comentários, e só vi agora por acaso!
Tb fiquei órfã deles, agora é esperar e torcer que a Anna venha com outros livros desses para gente pirar!!! kkkkk
Bjus.
=]

Ivine 28/09/2016minha estante
Adorei Taisa! Tbm tenho um amor muito louco por After!
Mais uma que ama Hardin! Achei que era só eu que gostava dele,pq só ouvia:"Eu não gosto do Hardin!" "Eu odeio o Hardin Scott!" Você é a segunda pessoa que eu sei que gosta dele,e fico muito feliz por isso!

Taisa 10/12/2016minha estante
Ivone simmm! Kkkkkkkkk
Mas assim, eu gosto mas super entendo o ódio que as pessoas tem tb sobre essa série de um modo geral....hahhahahahahahahahagga
É uma relação intensa nível hard..

Jess_ 15/07/2021

Você nunca vai ser a mesma pessoa para sempre.
Acho que todo mundo que não gosta muito de After deveria ler este livro se quisesse.
Pois mostra as coisas de uma visão diferente, mostra como Hardin pensa e pelo o que ele passou e muitas coisas mais. Mostra o quanto era dificil pra ele ter vivido toda a sua vida sozinho e fudido em pensamentos ruins, ninguem nunca disposto a ajudar ele( estou me referindo a amigos) e ai quando pensa que não Tessa chega e muda total o mundo dele, faz ele sentir coisas que não queria sentir, faz ele ter sensações que ele não queria sentir. E ai fica na defensiva. Nada disso justifica oque ele fez.
Mas é lindo ver o quanto Tessa tentou compreender ele, tentou ajudar ele a melhorar a se tornar uma pessoa melhor. E mais lindo ainda quando Hardin percebeu que real não estava sendo uma boa pessoa para Tessa,e que se não mudasse poderia perder ela e ele não queria isso. É bem legal ver a forma como ele trata ela de uma forma doce e luta contra todos os sentimentos ruins para que pudesse ficar ao lado de quem ama.
Hardin errou muito, mas tambem pagou por todos os seus erros, lutou contra todos os seus bloqueios emocionais e travas que estava tendo, lutou contra o passado que teve e entendeu que nada do que aconteceu antes poderia ficar refletindo na sua vida atual pois assim como ele estava mudando as pessoas que o fizeram mal um dia também poderiam.
Eu acho que ele merece sim um perdão pois pagou por isso e lutou por isso, mostrou ser diferente e querer ser diferente de coração. Cada um tem seus erros e não cabe a ninguem ficar medindo qual é pior e qual é melhor, erros são erros. Uns se arrependem e outros não. Todos nos erramos um dia com algo pode ter sido besta mas erramos, e nunca vamos ser a mesma pessoa todos os dias, estamos sempre em constante mudança.
Gosto sim de After, e não vou ter vergonha de dizer isso. Sei separar a ficção do real, e tambem li After com outros olhos.

Camila.Felippio 12/03/2023

Acabou
Eu amei essa história! Esse último livro a história se repete?eh um resumão de tudo q aconteceu nos outros 5 livros! Super indico conhecer esse romance louco, sexy e abusado?

botelhobru02 22/04/2020

Before
O último livro da historia de Hardin e Tessa, sinto que não estou preparada para isso, acabei me envolvendo demais com essa história e não quero que acabe nunca.

Nesse livro mostra o ponto de vista de muitos personagens e como foram importantes para o desenvolver o relacionamento do Hardin e da Tessa durante a série.

Por favor, permitam-se ler essa história incrível de amor e superação.

Maria Viviane 21/07/2020

Não acredito que acabou...
Confesso que poupei esse livro até onde deu, não estava preparada para me despedir dessa série que me ganhou desde o primeiro livro, já sinto uma ressaca literária pós After kkkkk.
Eu amei esse último livro, de início achei que seria todo narrado na versão de Hardin, mas não, tem capítulos de praticamente todos os personagens, o que foi ótimo, porque deu pra conhecer e entender melhor cada um. Explicou todas as coisas dos livros anteriores, o porquê de certos personagens serem daquele jeito. Amei, amei, amei, série maravilhosa e que eu amei e com certeza vou reler futuramente.
amanda_sonholiterario 21/07/2020minha estante
Só acho que você me deixou curiosa e me deu vontade de ler esse livro.?

Maria Viviane 22/07/2020minha estante
Fico feliz, leia, você vai gostar, e no final ainda mostra como eles estão atualmente, muito bom mesmo.

amanda_sonholiterario 22/07/2020minha estante
Mentira ,perai que tô indo atrás agora kkkkkkk. Obrigada .

Maria Viviane 22/07/2020minha estante
Vou ficar no aguardo do seu feedback

amanda_sonholiterario 22/07/2020minha estante

Line 29/12/2020minha estante
Eu também amei o final!

polianabraga 14/04/2021

After 6 - before
amei esse livro, nem sei qual o meu favorito da saga mas lógico que são todos perfeitos

larissa.raiol 22/09/2020

Before
achei uma leitura ok/boa, principalmente a 3 parte, gostei de ler as coisas pela perspectiva do hardin, e de outras pessoas, já que no primeiro livro só a tessa narra.

Fran 01/09/2021

A série after me conquistou de um jeito que não sei bem descrever, sei que muita gente não curte e afins, mas eu acho bacana indicar. Before é a história de Hardin antes de Tessa, o começo do infinito, onde o conhecemos profundamente desde a infância, os momentos conturbados e as muitas reviravoltas.

Leh 26/06/2021

Vale muito a pena ler, ter uma noção mais aprofundada de como Hardin se sentia diante de tudo. Ter a versão dos outros personagens é muito massa, também! É um livro leve e muito bom.

Kelly 27/06/2020

Before
Eu achei que o livro seria a história contada na visão do Hardin, mas me surpreendeu bastante saber que era um pouco da visão de cada um sobre cada ponto importante nas histórias deles. Amei!

Laura.Kanda 22/03/2021

Romance
Tempos que eu tinha este e livro e sempre enrolei para lê, e eu podia ter lido muito antes. Ler está história com o olhar de Hardin é muito bom.

Maria 24/02/2020

Finalmente terminando, com chave de ouro, a série After. Foi uma longa jornada até aqui, depois de ter me apaixonado pelo primeiro livro, e eu não sabia que a história ia me prender de tal forma que eu não ia conseguir mais largar de Hardin e Tessa sem ler até o fim, e há um lado bom e um ruim de ver isso; eu me sentia mais próxima do casal a cada nova página lida, e sentia que conhecia eles de verdade e as vezes tinha uma vontade quase incontrolável de ajudá-los no processo de amadurecimento (as vezes querendo socar a cara do Hardin, ou de jogar umas verdades na cara da Tessa), mas teve um momento que eu pensei que não conseguiria continuar com a leitura até o fim. Que o Hardin e a Tessa brigavam muito, não é mistério pra nenhum leitor de After; mas as brigas e o vaivém deles eram muito mais irritantes e insuportáveis do que a autora gostaria de assumir que era normal. Apesar disso, não tive a devida coragem de abandonar a série After sem antes saber que final tomaria o casal, ainda mais depois das novas revelações que foram sendo contadas com o passar dos livros; sem contar que, como já disse, o primeiro livro me apaixonou, então eu terminaria a série em consideração ao meu amor por ele também. Fui até o fim com a leitura e não me arrependi, gostei muito de como as coisas terminaram para Hardin e Tessa, mas não posso deixar de admitir que se a história tivesse enrolado menos, se a autora tivesse evitado algumas brigas desnecessárias e até non-sense entre o casal, eu teria terminado com muito mais gosto.
Apesar dos pesares, After foi uma boa experiência, e Hardin e Tessa sempre terão um lugarzinho no meu coração :)

cahcah2 04/03/2022

final de before
esse final foi tudo pra mim,ver o hardin civilizado junto com tessa,eles finalmente felizes,estou muito feliz e ao mesmo tempo triste pq acabei de acabar minha saga favorita.??

Andressa.Silva01 20/08/2021

Foi ok. Tive que reviver essa história mas o final foi melhor, ver o quanto o Hardin melhorou e se tornou um bom pai é gratificante.