Estrela Oculta

Estrela Oculta Robert A. Heinlein

Resenhas - Estrela Oculta

Jairo Matos 16/03/2024

Não é um livro épico como Tropas Estelares ou Um Estranho Numa Terra Estranha, mas, ao contrário do que vi em algumas resenhas, é uma história boa de se ler. Vale dar uma chance a este livro.

davidplmatias 01/05/2018

Um Personagem incomum no cenário Sci-Fi
O Grande Lorenzo, um ator teatral com um ego inflado, porém carreira em decadência, atormentado por nunca ter atingido o sucesso que seu pai fez nos palcos, acaba se envolvendo numa trama política espacial. Como todos os livros de Heinleim (meu autor preferido) ele sempre aborda sua análise da política envolvida na trama, numa prosa de leitura fácil e carregada de bom humor e informação. O enredo aqui inova por usar um personagem tão caricato e tão incomum em livros do gênero, mas numa visão macro é uma história previsível, mudam-se apenas os peões mas o jogo não deixa de ser envolvente e emocionante.

Jessica1248 01/10/2017

Tenta mas não chega
O livro nos deixa na expectativa de que algo grande vai acontecer, mas não acontece.
O enredo é previsível mas trás discussões interessantes sobre o ser e sobre política. Não é um livro que te faça querer chegar ao fim pois já sabe oq vai acontecer mas você finaliza pelo fato da escrita ser leve e fluida.

Alessandro 25/03/2014

O primeiro livro de Heinlein vencedor de um prêmio Hugo. Desapontador.
Estrela Dupla (Double Star, também traduzido no Brasil como A Estrela Oculta) é um romance de ficção científica escrito por Robert A. Heinlein, publicado pela primeira vez na revista Astounding Science Fiction, em 1956, e vencedor do Prêmio Hugo de 1956 (o primeiro de Heinlein). A confusão com o nome vem da tradução incorreta para o português, o mais correto seria Estrela Dublê, parece que o tradutor e o editor brasileiro escolheram o título sem ler o livro!
A estória é narrada em primeira pessoa por um ator decadente e canastrão, Lawrence Smith, que gosta da alcunha "O Grande Lorenzo". O narrador se define como um ator brilhante e não reconhecido.
Ele está praticamente falido quando uma série de eventos o leva a ter que personificar o mais importante político do sistema solar: John Joseph Bonforte. Bonforte é o líder da coalizão expansionista, e provavelmente o vencedor da próxima eleição geral.
Oponentes o sequestram em um momento crítico em que ele deveria participar de um ritual em marte em que os marcianos (estranhos seres alienígenas que reproduzem-se por divisão) o aceitariam, o que poderia evitar uma guerra e extermínio em massa de marcianos ou humanos em marte.
Lawrence Smith é contratado para personificar o político, e após o ritual eventos o obrigam a continuar no papel até a eleição.
Trata-se de uma obra simples, apenas uma história de intrigas, conspirações e situações, num cenário de ficção científica fraco e desapontador.
A única coisa que considerei boa nesse livro foi o bom humor e os comentários irônicos do Grande Lourenço.

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2014/03/25/estrela-dupla-robert-a-heinlein/