O Rei Amaldiçoado

O Rei Amaldiçoado V. M. Gonçalves

Resenhas - O Rei Amaldiçoado

Laís Helena 07/03/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
O Rei Amaldiçoado é um livro que reúne três pequenos contos sobre O Rei Amaldiçoado, ou O Vermelho, personagem inspirado na lenda do Boto. São ambientados no universo de Vilson Gonçalves, Quatrocantos, que também aparece em seu livro, O Homem de Azul e Púrpura.

Embora apresentar Quatrocantos não tenha sido o foco nestes três pequenos contos, ainda assim gostei muito do pouco que vi. Quatrocantos não é um mundo de inspiração medieval, como visto em outros livros, mas sim inspirado nos antigos povos do continente americano, o que dá um ar totalmente diferente à ambientação (e, apesar de eu gostar muito de fantasia medieval, sempre topo conhecer algo diferente). Além disso, o pouco que é tratado aqui mostra que há um universo muito rico e bem construído, o que me deixou ansiosa para mergulhar em O Homem de Azul e Púrpura e conhecê-lo em detalhes.

Não esperava tramas elaboradas de contos tão curtos, e realmente não foi o que encontrei. O que não foi, de jeito nenhum, um problema. Os contos apresentam situações pontuais e os finais em aberto foram bem utilizados, instigando o leitor sem deixar a sensação de que algo ficou faltando. O Rei Amaldiçoado foi muito bem explorado dentro dos limites dos pequenos contos, e gostei muito de sua personalidade mais selvagem, sem se importar com o que é certo ou errado.

A escrita é muito boa e a narrativa flui bem, apesar de em alguns momentos eu ter sentido que faltou mostrar um pouco mais. Os erros de revisão são pouquíssimos (se encontrei uns três, foi muito), e nada graves (no máximo erros de digitação).

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/03/resenha79.html

Bells 14/02/2016

Resenha: O Rei Amaldiçoado
Primeiro Conto: O Rei Amaldiçoado

O primeiro conto nos fala de um xamã muito poderoso e ganancioso, pois este desejava as mulheres jovens e na maioria das vezes casadas, e estava disposto a vários feitos para possui-las. Acreditava-se que o poder dele viesse do boto. O que o xamã não imaginava era que seria atacado por vários homens armados e acompanhados por um outro xamã tão poderoso quanto ele, que seria capaz de derrubar as defesas que ele havia colocando em sua casa. Sendo assim, ele foi obrigado a fugir sendo perseguido pelos homens armados, onde se jogou de um penhasco assumindo a forma de um boto vermelho. O que ela não esperava é que o rio era um rei e que ele seria atraído por uma mulher cobra sendo um pouco submisso a ela sendo que sempre foi ao contrario com ele, geralmente as mulheres eram submissas a ele.

O conto é bem pequeno, mas muito interessante. O autor consegui em poucas páginas descrever um cenário e personagens bem construídos e com detalhes o suficiente pra entendimento.

Segundo conto: Caça e Caçador

O segundo conto fala das aventuras do novo rei o boto vermelho, onde este ia até as margens das águas do igarapé seduzir as mulheres que ali se banhavam. Mas ele não espera se deparar um uma mulher capaz de seduzi-lo e domina-lo deixando-o com queimaduras e com seu ego ferido. Se voltasse para seu palácio naquele estados todos saberiam que ele havia sido dominado. O que ele faria agora?

O conto é bem pequeno, é uma continuação do anterior narrando uma das aventura do boto vermelho depois que se tornou rei. O conto foi bem escrito, com uma linguagem simples e leve.

Terceiro Conto: Os Dois Deuses e o Senhor da Travessura

O conto é bem pequeno assim como os anteriores, e também é sobre o vermelho, mas dessa vez falar também do Deus da Terra. O Moleque aparece em toda a primavera e vive por uns dois ou três dias e não são controlados, o que da a eles a total liberdade de agirem como bem entendem, e muitas vezes causando danos. Por outro lado o boto vermelho continua seduzindo mulheres se passando por filhos da lua, mas dessa vez o moleque decide persegui-lo atrapalhando os seus planos.

O conto é bem interessante e bem contruidos assim como os anteriores.

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-rei-amaldicoado-v-m-goncalves.html#more