O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

sunixye 02/08/2023

Te amo fantasma da ópera
Esse é o livro da minha vida. cada detalhe dessa história me encanta, e como alguém que teve contato primeiramente com o musical, o que me apaixonou aqui foi o diferencial na forma que a história é contada. no livro, a narração é de como se estivesse lendo um artigo de um crime real, a forma que leroux se inseriu como um personagem em sua própria história é genial e isso é notável até hoje, visto que muita gente ainda acredita, como afirma leroux no livro inclusive, que o fantasma da ópera realmente existiu. outro ponto positivo pra mim também na narração foi a escrita ser pelos olhos do raoul, o que deu um ar de mistério e suspense muito maior, já que não se sabia nunca o que acontecia com christine.

essa história não é uma tragédia por conta da escolha final de christine. é uma tragédia porque, como cantado no musical, já não há mais retorno para erik. é trágico porque christine sabe que essa persona do "fantasma da ópera" é uma máscara que erik cria para não ser visto como vulnerável, e é trágico pelo questionamento deixado no final: será que erik seria dessa forma se não tivesse sido essa vítima da sociedade?

o dilema de raoul/erik/christine se dá pela pena que christine sente de erik, uma vez que é deixado bem claro a quem seu coração pertence. sigo defendendo para sempre que nao se trata de um triângulo amoroso!!!

amo cada um dos personagens, desde o trio principal até la carlotta ?

Íris 29/07/2023

The phantom of the opera is here Inside your mind ♫
Uma história que constrói um mistério que prende o leitor do começo até o fim. Dosadamente divertida em algumas cenas e cheia de características que nos dão imagens vívidas da narração. Infelizmente não consegui imaginar a Christine Daaé loira, só conseguia fantasiar uma versão com Natalie Portman interpretando ela. Ainda não vi o filme, mas vou logo procurar aqui na pirataria!!

Dav 26/07/2023

É uma grande história
Quando comecei a ler quase não conseguia entender o que tava acontecendo, a confusão da apresentação de vários personagens ao mesmo tempo e muitas informações sendo jogadas diretamente, me fizeram ficar um pouco confusa inicialmente. Quando Christine foi apresentada, as coisas começaram a tomar um rumo melhor, como se a história tivesse se encaixando aos poucos, e a partir daí se tornou tolerável de ler. Conforme os acontecimentos vão ocorrendo, existem partes que chamam muito a atenção do leitor, enquanto outras são um pouco massivas, confesso que gostei mais da segunda parte do livro do que da primeira, e no final de tudo não consegui concluir propriamente uma opinião sobre a personalidade do Erik, só acho que se existisse uma terapia naquela época ajudaria bastante no caso dele.
É um clássico que vale a pena ler, apesar dos pontos citados, e é uma história muito interessante no final das contas.

Adriana.Karimi 26/07/2023

*Você será a mais amada das mulheres*
E realmente foi. Ah Erik posso ser louca mas torci por você. Se é realmente um fantasma ou não sei dizer. Mas as loucuras da vida te deixaram invisíveis aos olhos de todos. E quando o amor próprio é pouco uma migalha se torna um banquete.

SassA 25/07/2023

He?s a manic? maniac? under the floor ?
Pra mim essa música seria do Erick, coitado, era louco? Era, mas foi muito destruído na vida, cheio de problemas mentais e ainda deformado.
Mas assim, eu não sou dessas que acha que a Christine deveria ficar com o fantasma, ele era extremamente tóxico e louco! Mas o Raoul também não era uma opção, frouxo e grudento, mas fazer o que se ela gostava dele né?
Pra mim o único personagem sensato é o Persa, achei interessante ele explicar a história do fantasma e os truques dele, até porque eu não tava entendendo nada.
Diferente do filme de 2004, o Fantasma do livro é muito doentio, ele assusta real e é um ESQUELETO. No filme, é impossível não achar ele lindaoo,até porque é o Gerald Butler!!!!
Enfim, ameiii! É um ótimo clássico e musical também! Recomendo!

Cristiane 24/07/2023

PERFEITO
Que livro PERFEITO!!
Você começa a ler e simplesmente não consegue parar, é fascinante. E além de tudo, a edição é maravilhosa!

Thais645 22/07/2023

O musical e o filme não fazem jus ao livro
Muito boa a história original, com muitas partes interessantes que foram suprimidas nas adaptações.

Naimica 21/07/2023

Achei que era uma linda história de amor...
Mas não era.
Algumas adaptações fizeram msm parecer.
É uma história triste sobre um homem que queria ser amado e ter uma vida normal, porém era "feio demais" pra isso.
O pobre fantasma fez atrocidades, mas sabe-se que ele mal tinha noção do bem e do mal.

Tenho pena dele, tenho pena da Christine.

O livro é bom, amei conhecer a história, principalmente por causa do formato que ela tem. Algo como uma investigação/documentário.

Gabi1568 18/07/2023

Bem legal
O enredo não me prendeu tanto assim, mas eu gostei muito dos personagens (principalmente do Raoul), e eu achei o estilo de escrita muito legal de acompanhar.

Senti como uma figura paterna contando uma história para mim, não sei porque exatamente.

Eu gostei também bastante da ambientação: o ano, a ópera, a música...

Vale a pena a leitura.

Lai ( : 18/07/2023

Conhecer a história pelo musical fez eu me surpreender com a profundidade dos temas abordados aqui. Achei o livro beeem mais profundo e coerente e agora acho o musical uma romantização sem sentido, rs. Talvez eu esteja um pouco empolgada com a leitura ainda, mas é isso que estou sentindo agora. Com exceção do filme de 1925, não conheço uma adaptação que faça jus à história.
No final das contas, penso que todos nós carregamos máscaras, as nossas, sociais, seja para nos proteger ou para nos adequarmos à expectativas... O Fantasma da Ópera é uma declaração de busca por aceitação e redenção.

Arthur.Borel 18/07/2023

O Fantasma complexo e digno de pena da Ópera
Acabei pegando esse livro para ler com expectativas completamente diferentes do material que a história entrega, isso me fez ficar meio confuso e até entediado por boa parte dele, mas isso já não é culpa da obra.

Ainda sim achei toda a construção da narrativa do início ao fim muito bem feita, o autor engana bem o leitor quanto a verdadeira natureza do Fantasma, e no final, mesmo com todas as atrocidades cometidas por esse personagem, você acaba por desenvolver empatia e ter pena dele.

Anderson 16/07/2023

O Anjo da Música
Na ópera de Paris eventos inexplicáveis acontecem para atormentar a vida dos novos diretores. Em paralelo, nasce o triângulo amoroso entre Christine, Raoul e Erik dando material suficiente para um repórter expor os segredos do Fantasma da Ópera.

Narrativa fluída com uma pegada investigativa, sempre trazendo à tona a estória de amor e a Ópera. Com um desfecho mais detalhado (e melhor) do que é possível ver nas adaptações cinematográficas e teatrais, esse livro continua entre os meus favoritos

Isa 15/07/2023

Gostei bastante desse livro, o que me surpreendeu um pouco, pois já tinha tentado ler quando mais nova e não tinha gostado muito. A história é um clássico, tenho certeza que muitos já ouviram falar do fantasma da ópera e a história em si é muito boa, com uma narrativa que acontece quase majoritariamente na opera de Paris, que é um lugar de arquitetura maravilhosa e um subsolo que mais parece um labirinto cheio de andares e passagens secretas. Enfim, um ótimo livro, fica a recomendação.