O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Aline Maia 09/02/2011

"Para mim, é impossível continuar a viver assim, no fundo da terra, num buraco, como uma toupeira! Don Juan triunfante está terminado, agora eu quero viver como toda gente.
Você está chorando? Tem medo de mim?
No fundo, entretanto, eu não sou mau! Ame-me e verá! Só me faltou ser amado para ser bom! Se você me amasse, eu seria doce como um cordeiro e você faria de mim o que quisesse!"

"Christine já não estava mais chorando... só eu estava chorando... daroga, daroga... Se Christine cumprir o juramento, voltará logo!"

O Fantasma da Ópera é um título que carrega grande fama, já vimos muuuitas adaptações para ele, tanto em peças, como em filmes.Eu particularmente sou apaixonada pela versão musical do livro (tanto em filme quanto em peça), mas o que me chamou mais atenção no livro é a dor e a solidão do Fantasma.

Erik é mais velho no livro, e suas falas são encantadoras e te passam toda a complexidade e tristeza que ele sente. Ele tem a voz maravilhosa, é o Anjo da Música de Christine. No princípio o vimos como um monstro que rapta a cantora de ópera Christine Daaé, mas ao decorrer do livro nós descobrimos seu lado humano. Ele era um gênio! Um gênio que teve que se esconder e aplicar golpes pra exercer seu grande talento; apenas porque era feio, deformado. A Ópera era seu mundo, e ele tinha controle sobre isso. Por ser desfigurado, Erik se mantém escondido nos fundos de uma ópera. Foi enlouquecendo, e oscila entre monstro e figura fascinante... apenas lhe faltou ser amado. A paixão que chega a ser obsessiva e o ciúme doentio que ele tem por Christine chegam a fascinar. Ela sente compaixão por ele e significa amor pra ele.

Comparo Raoul com nós leitores. Ele está perdido, não entende quem é Erik, mas principalmente não consegue entender o que acontece com Christine. Ela está sempre em constante medo, desespero e tristeza. Gaston Leuroux consegue passar muito bem isso. As falas e a ações de Christine mostram como o medo e compaixão que ela sente por Erik a consumem. Parece que ela está se definhando.

A forma que o livro é escrito passa a impressão de ser uma história real. É uma história de mistério e paixão, muito envolvente. Uma história imortal.
Camila 07/12/2011minha estante
Resenha perfeita.

Ana Luiza Silva 31/08/2012minha estante
Realmente, descreveu o que sinto. Essa é a terceira vez que releio o clássico e nunca me sinto entendiada. Eu sempre pego algum detalhe que não tinha visto antes, alguma emoção que me passou esquecida... Sempre vou relê-lo... Perfeito! ^^

karina 13/09/2013minha estante
um livro magnifico. uma historia inesquecível que tem muito a nos ensinar... sinto uma tremenda pena do fantasma.

Rayanne 09/12/2014minha estante
*---------* Também adoro as adaptações dessa obra, principalmente a do filme musical de 2004! As músicas são perfeitas e o Fantasma da Ópera mais perfeito ainda! *-------* Não sei você, mas toda vez que eu leio, ou assisto, me dá uma incontrolável vontade de matar a Christine. Mas ao mesmo tempo adoro ela! ^^ Vai entender né? Hehehehe

Júlia Machado 09/02/2021minha estante
Adorei a comparação dos leitores com o Raoul! Excelente

clara 08/01/2023minha estante
Meus sentimentos com o Erik são os mesmo que os da Christine ,mas eu só tenho esses sentimentos pq eu conheço toda a história,se eu fosse um Raoul da vida sem or ,mas sério o Raoul ama muito ela ,quem enfrentaria tudo aquilo ? EU NÃO

Pedro.Lauret 19/05/2023minha estante
Erik é o melhor personagem! Você vê a complexidade de um adulto e a alma e os desejos de uma criança nesse personagem! O final do livro para mim foi a melhor parte !

Cris 20/06/2023

20.06.2023
Amei essa leitura. Foi um dos poucos musicais que assisti. Até um fantasma que aterrorizou o romance inteiro demonstrou que tem um bom sentimento dentro de si....kkkk.
Janaina Edwiges 20/06/2023minha estante
Clássico que quero muito ler! ?

Fabricio268 20/06/2023minha estante
Livraço!

CPF1964 20/06/2023minha estante
Reli ano passado, Cris. Infelizmente não consegui assistir o musical. Assisti os Miseráveis no Teatro Renault e foi incrível.

CPF1964 20/06/2023minha estante
Já assisti uns 200 filmes deste livro....??

CPF1964 20/06/2023minha estante
Feliz em saber que você saiu ilesa do..... ???

Cris 20/06/2023minha estante
Kkkk...coloquei o capacete que vc sugeriu...kkk

????

mirianbezerra 08/11/2023

Sem dúvidas, um dos melhores clássicos que já tive o prazer de ler
Este livro é baseado em uma história real, escrita por Gaston Leroux em 1909.
Foi uma leitura incrível! Me transportou para Paris do século XIX, durante a era da ópera.
O romance, o suspense e toda a dramaticidade do ambiente tornaram a leitura muito fluida e envolvente.
O livro conta a história de amor de Erik, Raoul e Christine e o desenrolar deste drama.
A narrativa me prendeu até a metade do livro, e confesso que pensei em abandonar a leitura, mas valeu muito a pena continuar! Aos poucos o escritor retomou o ritmo e a narrativa voltou a ficar intrigante.
O fantasma da ópera é um homem que foi julgado por sua aparência durante toda a vida devido a sua feiura, mas ele possuía um talento genial para a música e ansiava ser amado por meio dela.
O dom musical de Erik tornou a história ainda mais cativante. Eu sou apaixonada por música, e adorei a forma como ela foi retratada neste livro! As descrições de como o fantasma da ópera cantava e tocava me arrepiaram. Tenho certeza que ele tinha uma voz angelical, como o anjo da música.
Além da história fascinante, esta edição do livro é lindíssima. Li a versão e-book no Kindle, e pretendo comprar a versão física.
Recomendo a leitura!
mirianbezerra 09/11/2023minha estante
Sou do time que ama o Erik e odeia o Raoul

lareS2 10/11/2023minha estante
@mirianbezerra o Raoul é um dos piores mocinhos dos filmes de terror que eu já vi, péssimo kkkkk

lareS2 10/11/2023minha estante
@mirianbezerra, tbm sou, o Raoul é simplesmente o pior mocinho de livros de terror

mirianbezerra 10/11/2023minha estante
nossa sim!! temos bom gosto amg ?

trizisreading 13/11/2023minha estante
coloquei na lista

mirianbezerra 14/11/2023minha estante
@beatrizreads vc vai amar amg, esse livro é maravilhoso!!

Thamiris.Treigher 03/03/2021

Misterioso, enigmático, empolgante.
Eu sempre fui fascinada pela história do Fantasma da Ópera: amo o filme, o musical, a trilha sonora... Sempre foi uma história misteriosamente excitante para mim. Faltava ler o livro! E a sensação não foi diferente. Uma leitura cheia de mistérios, drama, música, enigma, romance, tragédia, revolta, dor... Foi um desses livros que eu não consegui parar de ler. O maior mistério para mim permanece intacto e é em relação ao meu sentimento com Érik, o Fantasma da Ópera, que tem um história de vida dolorosa e perturbada. Ele é mesmo um Anjo da Música ou um louco?, "um deus ou um vil cafajeste?". Não sei se sinto pena, admiração, repulsa ou amor por ele. Inclusive, Gaston Leroux, autor dessa obra de arte, traz vários argumentos e provas mostrando que sim, o Fantasma da Ópera existiu. Ou seja, tudo que envolve essa história será sempre um mistério! ??

?O fantasma da Ópera existiu. Não foi, de modo nenhum, como se acreditou por longo tempo, uma inspiração de artistas, uma superstição de diretores, a criação jocosa dos cérebros excitados dessas mocinhas do corpo de baile, de suas mães, das operárias, dos empregados do vestiário e da portaria. Sim, ele existiu, em carne e osso, se bem que ele sempre teve toda a aparência de um verdadeiro fantasma, ou seja, de uma sombra.?
Carolina.Gomes 03/03/2021minha estante
Amei ??

Thamiris.Treigher 04/03/2021minha estante
É muito bom ?

Isa 05/03/2021minha estante
Eu ainda me pergunto o que o "Fantasma da Ópera" realmente era. Um fantasma? Um ser indefinido? Um coitado? Um louco? Um homem que apenas queria amor? Que ser ele era?

Thamiris.Treigher 05/03/2021minha estante
Perfeito! No fim das contas, nunca vamos saber. Mas acho que acima de tudo ele era alguém que nunca foi amado e tinha esse ânsia de ter um amor verdadeiro

Isa 05/03/2021minha estante
Realmente. Li em setembro do ano passado e pretendo reler a obra em breve.

Tutucinha 27/05/2022

"Christine havia parado de chorar. Só eu chorava"
"porque ela havia chorado junto comigo e mesclado suas lágrimas com as minhas..."

E eu ri. Eu chorei por dentro. Eu sofri. Eu amei. Eu me diverti. Eu me horrorizei. Que livro maravilhoso.

Eu não sei nem por onde começar, porque quando eu começo a digitar, parece que o que eu disser não vai expressar todo o meu maravilhamento, todo o meu encantamento com essa história.

O primeiro aviso que vou lhes dar é: Certamente não tem nada a ver com o filme. Ou, o filme passou um belo dum filtro romântico e mágico pela história.

Por vezes essa história me lembrou duas outras: Bela e a Fera e Morro dos Ventos Uivantes. Tendo essas experiências anteriores posso dizer que me baseiei nessas escritas e perspectivas para entender O Fantasma da Ópera.

Esse livro começa nos apresentando alguns personagens secundários e revelando o desfecho caótico que teremos mais a frente. No início me senti um pouco perdida (até o fim na verdade hahaha) porque a narrativa está no "presente" (que é passado, afinal o narrador é que está no presente, narrando os eventos do passado) e por vezes o narrador volta mais um pouco para o passado para explicar porque aqueles eventos estão acontecendo daquela forma. Esse vai e vem às vezes me confundiu, mas logo me acostumei. No desenrolar da história me emocionei tanto que me prendi e não parei de ler. Eu me apaixonei pelo fantasma. Digo isso por ele me deixar facinada e me arrancar tentas emoções juntas e misturadas, que acho que só pode ser amor. Teve momentos em que temi, mas, teve momentos que pensei "não será como Morro dos Ventos Uivantes? Exaltar um 'defeito' ou diferença e tornar a pessoa um 'monstro' por isso?" E aí eu colocava os pés no chão, para logo em seguida flutuar no sobrenatural novamente.

E esse fim, nossa, eu ri. Ri de deboche, de divertimento, de alívio, de alguma coisa que me fez adorar esse livro. Portanto, meu veredito final é: Eu adorei esse livro, não achei que fosse gostar de um terror gótico, mas acho que entrei nesse universo muito bem.

"Você será a mais feliz das mulheres.[...] É só me amar, e você verá!..." ? F. da Ó.
Ella Valentino 27/05/2022minha estante
Esperei tanto por essa resenha ?

Tutucinha 27/05/2022minha estante
Aaaah Rafa! Tem um olho na minha lágrima ??

Ella Valentino 27/05/2022minha estante
?????

Paola 28/05/2022minha estante
É, eu sabia? Realmente me deu vontade de ler agora hahaha ?

Victoria.Marin 26/07/2022

Realmente um clássico gótico
Um clássico gótico, com narrativa estilo jornalística-investigativa.
Um livro que retrata um amor possessivo do século XX. O Fantasma da Opera narrar o triângulo amoroso entre a cantora Christine Daaé, o apaixonado visconde Raoul de Chagny e o suposto fantasma.

O livro segue uma narrativa segue exclusivamente pela Ópera de Paris e seus labirintos conduz o leitor pelos labirintos. Os acontecimentos são relatados de forma com que o leitor monte um quebra cabeça.

A parte mais interessante é tentar entender quem é o Fantasma, os motivos que o fazem ser violento, possessivo, odioso e cruel.

Uma história leve, em alguns momentos cômica. Vale a leitura. Uma narrativa que insta o leitor a quer saber o desfecho de toda a história.
Gio Déssio 26/07/2022minha estante
Quero mtoooo ler!!!!

Victoria.Marin 26/07/2022minha estante
Espero que goste, eu achei um excelente livro!!! ?

Tidan 15/08/2022minha estante
Eu gostei também, dá vontade de visitar a Ópera Garnier. Só achei aquela parte que foca no Persa um tanto cansativa...

Victoria.Marin 15/08/2022minha estante
Simm, a ópera deve ser incrível!!! Um tanto quanto enrolada demais ahaha mas passamos pano ?

Gabslareine 13/07/2021

O fim dos amores do Fantasma
É incrível como uma segunda leitura, até mesmo terceira, pode mudar a recepção da história. Conforme nós evoluímos a narrativa ao nossos olhos também fica diferente. É inegável a tragédia nessa história, não havia solução menos triste, mas antes eu não pensava assim.

A primeira vez que eu li, condenei alguns personagens e o Fantasma foi aquele que eu mais gostei e lamentei o triste fim. Hoje continuo lamentando seu desfecho, mas crítico pelo que fez à Christine, apesar de se redimir no final. É muito triste, no entanto é uma história de mistério muito boa.
Lucas 13/07/2021minha estante
Um clássico que eu nunca li.

Gabslareine 13/07/2021minha estante
Leia!!! Você vai gostar! Não tem quem não sofra!

alexandra165 13/07/2021minha estante
Sobre o que fala?

Gabslareine 19/07/2021minha estante
A história é sobre um fantasma que aterroriza uma casa de Ópera de Paris. É muito interessante como você descobre as camadas da narrativa. Vale cada momento! Sem contar a mistura de realidade com ficção e conhecemos alguns momentos da história da França.

Manuela 07/02/2014minha estante
Assisti ao filme "O fantasma da ópera", uma película de 2004, dirigido por Joe Schumacer (o mesmo do clássico da sessão da tarde, rs, garotos perdidos)e a achei de uma beleza quase emocionante. Nunca me dei conta que deveria haver uma história por trás dela, como normalmente acontece - poucos são os roteiros escritos exclusivamente para filmes hoje em dia. Enfim, sua resenha me deixou com vontade de ler. Só vou precisar aguardar um pouquinho, rs, a fila de espera está enorme.

Deh Rangel 07/02/2014minha estante
Que bom, Manuela! Fico feliz que tenha se animado a ler esse livro!
Mas engraçado você mencionar o filme. Depois que li o livro, comecei a assisti-lo e não suportei nem uma hora! Mudaram muita coisa. O livro é muito mais envolvente e intrigante! Você vai gostar!! =)

Danielle 08/02/2014minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro até escolhi para um desafio literário de clássicos mas é só em julho a leitura.

Fernando 08/09/2020

O Fantasma da Ópera é pop
Um romance clássico da literatura francesa do século XIX que completa, em setembro de 2020, 111 anos. Escrito de uma forma simples, tem como cenário a Ópera de Paris.

A estória deu origem ao musical de maior sucesso da Broadway, em cartaz há mais de 30 anos, somando mais de 12 mil apresentações. A produção já passou por 160 cidades.

Ler o livro é ter o prazer (além da leitura em si) de conhecer, com detalhes, essa estória de amor entre o Fantasma e a bela Christine Daaé, cujo amor também e disputado por Raoul de Chagny.

A obra também foi adaptada para o cinema e, junto com a peça, segue arrematando milhões de expectadores.
Renan Rocha 17/09/2020minha estante
Genteeee!!! Preciso terminar de ler esse livro pra ontemmmmmm!!! Com tantas coisas para estudar, fica difícil manter um ritmo legal.

Acho que termino nesse fds, Nando.

Qual o próximo passo no nosso ~tombo~ tomo?

Kkkkkk

Fernando 19/09/2020minha estante
O Conto da Aia. ?

Renan Rocha 21/09/2020minha estante
Vamu!

Pêpe 28/06/2023minha estante
Estou com ele no meu Kindle, e estava em dúvida em ler.Mas agora com certeza, será meu próximo.

Luisa647 28/06/2023minha estante
Eu li através da Leitura Coletiva proposta pelo Canal Ler Antes de Morrer, e assim, me animei a ler. Que bom que minha resenha te incentivou a fazer essa leitura ??

Pêpe 28/06/2023minha estante
Incentivou sim.Obg??

DeaGomes 14/03/2023

Queria ter gostado mais
Vou dar um desconto por ser um clássico e por eu ser uma leitora do século XXI, o que significa dizer que sou bem exigente. No século XIX (e início do XX) não havia a preocupação de se dar spoiler logo na introdução, esse conceito é bem contemporâneo. E eu, ingênua que sou, esqueci desse detalhe e li a introdução desse livro. NÃO FAÇA ISSO se vc for como eu e não quer saber quem morre e quem não morre antes mesmo de ler a história. Afora isso e pelo fato de parecer estar assistindo um episódio do Scooby-Doo, gostei. Acho que fui com muitas expectativas, do contrário acho que iria gostar mais.
CPF1964 14/03/2023minha estante
Ainda bem que o lustre não acertou você....Estava preocupado. ?

DeaGomes 14/03/2023minha estante
Hahahaha fiquei com pena da senhorinha, justo no primeiro dia de trabalho!

CPF1964 14/03/2023minha estante
Começou com o pé esquerdo...???

4irGh0ul 21/06/2022

COMO EU NUNCA CONHECI ISTO ANTES????
Que
Obra

Terminei o livro e corrigi pra ver a adaptação de 2004. O Fantasma da Ópera à partir de agora é uma das minhas obras favoritas da vida. Quanto sentimento, quanta apreensão e quanto amor contém na obra não consigo descrever. Me sinto feliz e inspirado de ter lido algo tão incrível.

Arte, apenas.

Sim.

Mi-Na 23/06/2022minha estante
Rsrs

Olivier.Louhenhart 03/09/2023

Nem todos nasceram para amar... ou serem amados
Fantasma da Ópera se tornou uma das obras que mais me fascinaram em uma considerável quantidade de tempo, e toca em algumas feridas dolorosas, e que gostaria de falar. Não só sobre o livro, mas englobandoa franquia.
A obra trata principalmente de um gênio amargurado, abandonado pela sociedade e que por consequência, não guarda nenhuma gratidão ou hesitação de atentar contra ela, até que seu coração, cativado por Christine o faz aflorar o seu melhor lado... será?
Erik, o misterioso fantasma da ópera, em última análise, é abusivo e possessivo e nada muda o fato de que ele é um assassino, assediador (moral e emocional) controlador e chantagista emocional. Qualquer pessoa que viveu, presenciou ou conhece algum tipo de relacionamento abusivo consegue identificar rapidamente traços tipicos alarmentes. Mas acabar a análise aqui seria muito raso e ainda mais cruel e não faria justiça com o contra ponto proposto pela obra a partir do personagem-título.
A vida de Erik é uma tragédia, e não uma romantizada e bonitinha que sacia a necessidade de autopiedade e orgulho. Não há (literalmente) beleza nisso. Erik nasceu com uma deformidade que o torna "repulsiva" a todas as pessoas e o torna hostilizado e hostil a sociedade. Um renegado, um eterno castigado condenado a viver nas sombras e sozinho por... nascer com uma genética ruim.

Antes de mais nada, vamos tirar o elefante da sala: Aparências importam. Independente do que os idealistas e românticos de plantão o digam, mas Aparências são um importante indicativo biológico para determinar várias coisas em várias espécies, incluindo a raça humana. É nosso Instinto. E por mais que alguns neguem, são os primeiros a virar a cara para queimaduras e deformidades pesadas. O ser humano é condicionado a uma realidade dura e cruel e isso reflete nos próprios instintos dos humanos. Somos cruéis e maus porque a existência impõe isso para a sobrevivência. E se o indivíduo é cruel, assim o é a sociedade, e a sociedade é a fachada perfeita para usar Mascaras e disfarçar nossa crueldade por meio de omissão, egoismo e seletividade, afinal, o sofrimento dos outros não me convém, já tenho os meus que sobram.
Erik nunca foi nem mesmo tocado por uma pessoa, foi explorado, perseguido, humilhado e agredido. Mas Erik não tem culpa de como nasceu, ele não nasceu assim porque quis ou mereceu. E mesmo assim nunca teve empatia ou compaixão, quiçá amor (qualquer um deles, fraternal, romântico ou qualquer outro). E assim, a única coisa que ele teve foi medo e dor, e assim ele aprendeu a lidar com o mundo. Usando medo e dor a seu favor. Qual é o limite do sofrimento que uma pesso pode chegar? De que valerá todo esse sofrimento? Há algum tipo de recompensa por isso? Eu realmente não sei responder essas perguntas, e são elas que tornam a história tão trágica. O único consolo que Erik teve foi seu talento, mas e para aqueles que nem isso têem?
Erik pensou amar Christine, mas na verdade, ele só estava obcecado. Obcecado por uma vida normal que ele nunca teve chance de ter e foi escorraçado pela sociedade aos piores papéis da humanidade. Amor não é um sentimento. Nunca foi. Amor é uma escolha: a espalha de se dedicar, de ser fiel, de apoiar, de respeitar, de se dispor a uma pessoa ou mesmo algo. Claro, geralmente essa escolha e ações são motivadas por sentimentos, talvez até intensos como paixões e outras doses hormonais, mas no fim do dia, são as ações que definem o que é amor, é algo a se escolher, se dedicar e se sacrificar. E Erik entende isso. A pior agressão do Fantasma a Christine, foi com a dependência que ele impôs nela. A sua chantagem emocional, talvez não consciente, mas eficiente. O Anjo da Música aprisionou a mente e o coração de Christine contra a própria vontade e o imputou um sentimento de prisão e sufocamento. Ele entende que não pode apenas reclamar isso como um desejo. Ele precisa cultivar e provar por ações, e precisamente por isso ele acaba a obra como acaba.
Somos o que escolhemos. No fim, não somos o que pensamos ou sentimos. Com a borracha do tempo, se apaga tudo, menos atos, escritos no livro da vida a caneta. Mas é cruel nem ao menos tentar não olhar as marcas a lápis de tudo que rascunham nossos atos. As circunstâncias, cenários e contextos importam, ao menos para quem assina a sua história. Se somos o que escolhemos, são nossas emoções e pensamentos que nos levam a escolher, e não deixam de ter existido.
Em suma, Erik um dos personagens mais trágicos da ficção. Ele de certa forma me faz ver o quão afortunado eu sou em não passar tamanho sofrimento e humilhação, e ainda assim, minha ingrata natureza humana ainda me faz invejar seu talento e genialidade. Nem todos nasceram para amar ou serem amados, alguns nasceram para ficar nas sombras e procurar deixar um legado ao mundo de outra forma, e eu compreendo exatamente isso. Alguns que teimam em amar mesmo assim, apenas causarão dor e sofrimento. Para si, e para os seus adorados.

Reservo um espaço para falar da edição da Pandorga: simplesmente SENSACIONAL. É um dos livros mais bonitos de toda minha estante. (e me orgulho de ter várias livros lindos!) E não só pela capa, mas toda atenção e cuidado do livro, desde contracapas, extras, do uso das fontes, da atenção de alterar elas adequadamente, das artes internas, capítulos, fitilhas... tudo transborda uma diligência e cuidado tão profundo que chega a emocionar de tocar. Não acho que eu tenha visto uma edição tão delicadamente montada como um todo, como esse livro. E ainda vem com pôster e box! A única brecha para reclamação são alguns errinhos de digitação e tradução aqui ou ali, mas definitivamente nada que atrapalhe a leitura ou entendimento.

Do livro em específico de Leroux, acho interessante a atmosfera mais gótica, misteriosa, trágica e fria, uma abordagem bem legal. Mas confesso sentir falta da estética do musical e do filme de 2004. A máscara em 1/3 do rosto da um charme próprio e uma personalidade única a toda a obra - apesar de saber que vai um pouco contra a ideia da obra de uma infecção geral do corpo do fantasma -. A trilha sonora do musical é excepcional (especialmente o toque próprio maravilhoso do Fanfasma) também faz um pouco de falta na obra, embora também entenda que a abordagem do musical ALW é algo mais "romântica" (no sentido de expressão artística) que a densidade gótica e sombria do livro. O senso de tragedia Aqui é muito forte, e no musical já é forte. Também adoro a Christine nesse livro. Ela soa tão madura, sensata e funcional nessa versão. Parece menos uma donzela em perigo e mais o único são no meio de todo o resto do elenco e acho isso bem engraçado.

Ps: sei que muitos discordam totalmente, mas acho que o Gerard Butler é, visualmente, um dos fantasmas mais carismáticos de todos e é para mim a minha referência visual. Ramim Karimloo sendo a referência vocal. Queria poder misturar os dois em um só.
Lotus Reichhart 07/09/2023minha estante
Foi analisar a psiquê do personagem, e de repente, estava olhando para o próprio reflexo.

Olivier.Louhenhart 07/09/2023minha estante
Kkkk pô. Mas o livro (e a obra em geral) realmente abre muito essas indagações e flutua por elas. É um mérito, mas uma pena que não se aprofunda muito mais... não basta tanger em temas e não os desenvolver. Como história é bem decente, mas o conceito é absurdamente instigante.

Lotus Reichhart 07/09/2023minha estante
Bem que eu tive a impressão que aprofundidade do texto estava bem abaixo do seu nível, olhei a nota e cogitei que o livro não fosse lá essas coisas. Estava certo.

asisoynara 18/11/2023

ARREBATADOR!!!
"(...) Ele só pedia para ser alguém, como todo mundo! Mas era feio demais! E teve de esconder o seu gênio ou aplicar golpes com ele, quando, com um rosto mais comum, teria sido um dos mais nobres da raça humana! (...) Decididamente, há que se ter pena do fantasma da ópera!"

Ah, meus amigos... Le Fantôme de l'Opéra. Como resumir esse livro a uma palavra sem ser PERFEIÇÃO?! Quando iniciei a leitura dele confesso que já tinha grandes expectativas por já conhecer o musical e considerá-lo estupendo, mas devo admitir que esse livro superou as minhas expectativas e me entregou uma experiência tão imersiva que o enredo e seus personagens chegaram a me visitar em sonho.

O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O protagonista, uma entidade mascarada que assombra a local, desenvolve uma paixão obsessiva por Christine, a jovem soprano que ficou órfã e foi acolhida pela trupe. Esse romance gótico do início do século passado traz personagens e elementos arrebatadores em sua narrativa, onde nada, absolutamente nada é cansativo/enfadonho de se ler. Criamos uma conexão imediata com a história de cada personagem e nos pegamos com sentimentos e emoções mistos ao longo dessa jornada por cada um deles. Devo admitir: senti pena do fantasma! Inclusive, o autor é tão talentoso que consegue fazer uma figura como a do fantasma ser capaz de inspirar terror e piedade ao mesmo tempo.

O triângulo amoroso é instigante e atrativo, o casal principal (que eu me rendi a ele e shippei) não é construído de forma rasa e apressada - pelo contrário, existe uma ligação entre eles desde a infância e a profundidade do sentimento e das declarações que compartilham mexeram com o meu coração de leitora apaixonada pelas nuances do Romantismo Literário. Os ambientes descritos no livro também são fascinantes! O mundo dos Porões do Teatro são incrivelmente brilhantes. O autor criou ali um reinado de fantasia, com monstros, personagens obscuros que perambulam. É genial!

Entre todos os capítulos, todos muito bem elaborados e atrativos, destaco o que mais me marcou, que foi o capítulo 12: "A lira de Apolo". Nesse capítulo, que é essencialmente a alma do livro, é quando somos apresentados ao fantasma em toda a sua essência. E que personagem fascinante! E como é igualmente fascinante a relação dele com Christine, que é quando se descortina a cena do telhado - a inebriante cena em que Christine se declara para Raoul, sem saber que lá, escondido, enchendo-se de fúria e vingança, estava o fantasma da ópera.

E o que dizer sobre o personagem mais interessante e mais bem trabalhado de toda essa narrativa? O fantasma, cujo nome é Erik, tem uma história complexa de abandono social, deformação física e distúrbios psicológicos. Não obstante, ele consegue ter uma voz poderosíssima, uma criatividade cigana invejável com manipulações e ilusionismo, além de capacidades fantásticas como ventriloquismo. É um ser perturbado que traz em sua bagagem emocional uma história de abandono e violência que o levam a lutar por amor e aceitação que lhe foram negados devido a sua horrenda aparência física. Aqui podemos estabelecer uma crítica em relação aos padrões estéticos impostos pela sociedade, onde somente se tem algum valor e aceitação quando se é belo e admirado por seus atributos físicos.

Ao final, não existe fantasma além do fantasma da rejeição e da falta de amor que assusta Erick durante toda sua vida em decorrência de suas características físicas disforicas e que o fizeram recorrer a reclusão e inúmeras formas de violência para sobreviver em um mundo tão hostilizante. Lembrando que as atitudes horrendas do fantasma não devem ser romantizadas, mas tampouco condenadas em uma época literária cujos costumes, crenças, estilos de escrita e período da história eram totalmente diferentes do cenário atual.

O fantasma da ópera é um clássico arrebatador que me impactou enquanto leitora e ser humano e que entra para a lista dos favoritos e melhores que já li.
Keilizie.Santaroza 19/11/2023minha estante
Essa resenha definiu exatamente a história !! Perfeição é o que ha! Concordo em absolutamente tudo o que voce pontuou amiga! Não tem como ser diferente ! E meu coração se enche de alegria em saber que você amou essa história estupenda ????

asisoynara 28/11/2023minha estante
Que perfeição de comentário, amiga! Feliz que alguém me entende sobre essa obra magnífica... ??

Regis 13/12/2023minha estante
Sua resenha ficou perfeita, Nara! ????
Adoro essa história, mas até o momento só assisiti a filmes e musicais. Ele já está na minha lista para o próximo ano. ?

Lorrany 21/12/2022minha estante
E engraçado pensar que eu vivi e senti as mesmas coisa que vc na minha primeira leitura q foi com 11 anos eu tbm não lembrava do Raul, e tbm me lembrava de um romance entre a crhistine e o erik q hoje percebo q não existe....
Eu reli agora com 14 anos e percebo que assim como vc tive uma persebicao totalmente diferente do que o livro realmente é

Lorrany 21/12/2022minha estante
Mas de qualquer coisa pra mim ele é um livro favoritado, e continua sendo um dos meus favoritos da vida.

julia5317 21/12/2022minha estante
muito doido essa diferença ! também amo o livro